quinta-feira, 25 de outubro de 2007

25.10.2007


A Cidade Maravilhosa viveu um dia de muitas enchentes

DATAS & FATOS



CAOS E DESESPERO – As duas maiores cidades pararam ontem em função da chuva. Em São Paulo, como sempre a mesma conversa: trânsito tumultuado e aeroporto fechado. O final da tarde, vira sempre noite. No Rio de Janeiro, além do transtorno, o Túnel Rebouças foi interditado em função do deslizamento de sete mil toneladas de terra na entrada da galeria no sentido norte – sul. O volume de chuva que trouxe caos no RJ foi superior ao índice pluviométrico médio de todo mês de outubro. Até às 16h, a precipitação registrada foi 141 milímetros. A natureza pregou o transtorno outra em SP e RJ, entretanto os Órgãos Governamentais podem minimizar a situação, principalmente quando o problema é rompimento de tubulações. As chuvas afetaram também a Baixada Fluminense que teve uma vítima fatal, afogada ao cair num bueiro sem tampa. Na Baixada , cerca de setecentas pessoas estão desabrigadas. Toda está situação é mesmo de mau gosto, principalmente para o cidadão que cumpre com todas as suas obrigações.



PREJUÍZO NA CALIFÓRNIA – Os incêndios na Califórnia nos Estados Unidos deixaram um milhão de refugiados e um bilhão de dólares em prejuízo. Todas as pessoas que vem para o Sul da Califórnia aprendem a ter medo de terremotos, mas mesmo os maiores tremores não representam uma ameaça tão imediata, visceral e aterradora como os incêndios, que atacam com regularidade chocante e estão cada vez piores.



AQUECIMENTO DA TERRA – As temperaturas globais estão se aproximando de um período anterior e mais aquecido da Terra, em que 95% dos animais e plantas desapareceram. O alerta foi feito por cientistas na Inglaterra que fizeram uma ligação entre o clima e a diversidade no Planeta num período de quinhentos e vinte milhões de anos. É mesmo sinistro!!!



SATÉLITE DE ÓRBITA LUNAR – A China lançou ontem seu primeiro Satélite, o Chang’E de órbita lunar, com a missão de gerar imagens em terceira dimensão da Lua e analisar visualmente elementos de sua superfície. Cerca de 2.500 pessoas assistiram ao lançamento do Satélite em plataformas de observação. Na base de Xichang na província de Sichuan, de onde o Satélite partiu para o espaço, técnicos e chefes de missão mostraram entusiasmo, mas este empreendimento só poderá ser sucesso quando estiver na prevista órbita lunar, a 380 mil quilômetros de distância do planeta. O lançamento de ontem é a primeira etapa de um ambicioso projeto de exploração lunar que prevê, em 2012, o envio de um veículo capaz de analisar amostras do terreno da Lua. Na última fase, em 2017, será enviada outra missão para recolher material Lunar e trazê-lo para estudo na Terra. Em vinte anos, os chineses esperaram pisar na Lua com seus astronautas. A China agora se une ao Japão e a Índia no que vários cientistas consideram uma nova Corrida Espacial em direção a Lua, aventura até agora desenvolvida apenas por Russos e Americanos.



FALANDO DE ESPORTES



BASQUETE – Pelo Campeonato Estadual masculino do Rio de Janeiro o Flamengo derrotou a Liga Macaense por 97 a 78 no Ginásio da Gávea. O cestinha mais uma vez foi Marcelinho com 25 pontos. Agora o time rubro negro têm cinco vitórias em igual número de confrontos. O Fato lamentável é o adiamento do clássico Vasco x Flamengo, marcado para Domingo, sob a alegação do Flamengo, que tem o mando de quadra, que nenhum ginásio poderia receber o confronto. A idéia inicial era que o jogo fosse disputado no Ginásio do Maracãnazinho, porém o local está sediando um evento da Secretária Estadual de Saúde.



BOXE – A Seleção Brasileira teve um início promissor no Campeonato Mundial em Chicago. O evento classifica boxeadores para os Jogos Olímpicos de Pequim. O médio – ligeiro (até 64kg) Myke Carvalho e o peso – pena (até 57Kg) Davi Souza venceram suas lutas e avançaram na competição.



FÓRMULA I – Cada vez mais universal, com corridas em quatro dos cinco Continentes, o Campeonato Mundial terá em 2008 uma nova prova em seu calendário. A novidade é o GP de Cingapura, na Ásia, que irá entrar para a história como primeiro noturno, em um circuito de rua na área de Marina Bay. Os dezoito circuitos para o próximo ano são:

· Austrália (Melbourne) - 16 de março
· Malásia (Sepang) – 23 de março
· Bahrein (Sakhir) – 6 de abril
· Espanha (Catalunha) – 27 de abril
· Turquia (Istambul) – 11 de maio
· Mônaco (Monte Carlo) – 25 de maio
· Canadá (Montreal) – 8 de junho
· França (Magny-Cours) – 22 de junho
· Inglaterra (Silvestrone) – 6 de julho
· Alemanha (Hockenheim) – 20 de julho
· Hungria (Hungaroing) – 3 de agosto
· Europa (Valência) – 24 de agosto
· Bélgica (Spa) – 7 de setembro
· Itália (Monza) – 14 de setembro
· Cingapura (Cingapura) – 28 de setembro
· Japão (Fuji Speedway) – 12 de outubro
· China (Xangai) – 19 de outubro
· Brasil (São Paulo) – 2 de novembro



FUTEBOL - Na estréia de Romário como técnico, o Vasco mostrou atitude, mas desperdiçou o que seu treinador mais sabe fazer: gols. Como perdeu o jogo de ida por 2 a 0, a vitória de ontem à noite por 1 a 0 sobre o América do México com grande atuação do goleiro Ochoa, , em São Januário, não foi suficiente. O time deu adeus à Copa Sul-Americana. Mesmo com a forte chuva, o gramado de São Januário resistiu bem. Logo nos primeiros minutos, além das cinco alterações feitas pelo Baixinho, ficou clara a principal mudança na equipe: a postura, com jogadores marcando e em busca do gol. O Gol da equipe vascaína foi marcado logo no começo por Leandro Amaral, depois que Conca cobrou escanteio e Rubens Júnior desviou de cabeça. O Vasco seguiu na pressão durante todo o jogo, mas desperdiçou muitas chances. Acredito que a decisão da direção de dispensar Celso Roth foi muito demorada, mas a idéia de convocar Romário para esta partida serviu para motivar jogadores e torcida e principalmente desviar o foco da crise.Também ontem, o São Paulo perdeu de 2 a 0 para o Millonarios, em Bogotá, e igualmente foi eliminado. Mais uma vez, nenhum time brasileiro está na fase decisiva da Copa Sul Americana.



FALANDO DE EVENTOS



MOSTRA SOBRE ABERTURA DOS PORTOS - Foi inaugurada ontem uma Mostra sobre Abertura dos Portos no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro com 114 imagens. Na exposição, são relembrados o Rio de 1908 e o processo de modernização da cidade. Além da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, em 2008 serão comemorados os 200 anos da abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Mas não é a primeira vez que o Rio festeja a data. O centenário do início das livres transações marítimas foi comemorado com uma grande exposição na Praia Vermelha, na Urca, em 1908. Para relembrar a exposição de 1908 e o Rio daquela época, capital da recente República brasileira, o Arquivo Nacional, agora organiza esta mostra que tem como título: Rio 1908: A Cidade de Portos Abertos. As curadoras do evento são Cláudia Beatriz Heynemann e Maria do Carmo Teixeira Rainho, historiadoras do Arquivo Nacional. Segundo as idealizadoras, a exposição se divide em três blocos: o Rio de 1808 e D. João VI, com gravuras de Rugendas e Debret, o Rio de 1908 e o processo de modernização, com fotos e plantas arquitetônicas, e a Exposição Nacional de 1908. Vale a pena conferir esta mostra.

Nenhum comentário: