sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

JANEIRO 2008
DATAS & FATOS
IMPORTANTES
COMEMORAÇÕES
DE
2008
O Planeta Terra visto do Espaço

ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA - O Planeta Terra é onde habitamos. É maltratado pelo aquecimento global, mas sua visão espacial é maravilhosa.

ANO OLÍMPICO - Os Jogos Olímpicos de Verão é o maior evento esportivo do mundo. Será realizado na Cidade de Pequim na China de 8 a 24 de agosto.

200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGESA NO BRASIL - A Família Real Portuguesa trouxe seus hábitos, sua linguagem e até progressos para nosso País.

100 ANOS QUE MACHADO DE ASSIS DEIXOU ESTA VIDA - O escritor Machado de Assis contribui com seus textos. É um clássico da Literatura Brasileira e sempre falou do cotidiano.

50 ANOS DE BOSSA NOVA - O movimento musical revelou importantes cantores e compositores da MPB, entre estes João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

CALENDÁRIO

DIA 01 - CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL - Início do Ano Novo e quando se faz votos de Ano Bom. No Brasil vários rituais são realizados.

DIA 06 - DIA DE REIS - Homenagem aos 3 Reis Magos que visitaram Jesus na noite em que nasceu. Eles o presentiaram com ouro, incenso e mirra, representando respectivamente sua realeza, sua dividade e sua haumanidade. É uma celebração católica.

DIA 10 - DIA DE OXALÁ - Homenagem ao Rei dos Orixás e dos homens. É o mais querido dos Deuses Afro-Brasileiros.

DIA 20 - DIA DE SÃO SEBASTIÃO - Celebração ao Santo Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro. É feriado na Cidade Maravilhosa.

São Sebastião Padroeiro do RJ

DIA 21 - DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO - Esta data foi criada em 1949 pela Assembléia Espiritual Nacional, uma entidade brasileira composta por membros da doutrina Comunidade Bahia e por adeptos de outras crenças.


É fundamental a liberdade religiosa

DIA 25 - DIA DE FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO - A fundação aconteceu em 1554 pelo Jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. É o lugar mais populoso do Brasil, responsável pela liderança na produção econômica do País.

DIA 28 - DIA DO COMÉRCIO EXTERIOR - Em 1808, a Família Real Portuguesa transferui-se para o Brasil a fim de se proteger das tropas de Napoleão Bonaparte, que tinha invadido o Reino. Em sua condição de colônia, o Brasil só podia manter relações com Portugal, até que nesta data, o Princípe regente Dom João VI, pois fim a este monopólio ao assinar o Decreto de Abertura dos Portos, que liberou o comércio entre o Brasil e outras nações.




JANEIRO 2008
DATAS & FATOS



Policia Carioca vive momento de caos
A CRISE NA POLÍCIA CARIOCA - Depois que PMs foram flagrados participando de um saque a um caminhão de cerveja, dia 18, a Corregeodoria da Polícia Militar perdeu prestígio para a Corregeodoria Geral Unificada. Por causa de uma declaração de que soldado mal pago é presa fácil da corrupção, o então corregedor Coronel Paulo Ricardo Piauí foi afastado do cargo pelo Coronel Ubiratan Ângelo. O Coronel Piauí participou de um protesto no dia 27 com oficiais ligados ao Grupo dos Barbonos formado por aqueles que apoiavam o Coronel Ubiratan. A Passeata aconteceu no bairro do Leblon-RJ e se concentrou em frente a residência do Governador Sérgio Cabral. Dois dias após este acontecimento, o Coronel Ubiratan foi exonerado. Toda a cúpula da PM, composta por nove Coronéis foi afastada. O novo Comandante é o Coronel Gilson Pitta, Chefe do Serviço Reservado, que fez parte do grupo de rebeldes. Enquanto a Polícia briga, a população fica desprotegida.
Virologista Hermann Schatzmayr

O PROBLEMA DA FEBRE AMARELA - Com mais de dez vítimas confirmadas por Febre Amarela, neste mês, o Brasil passou a ter mais pacientes internados por uso errado da Vacina. Desde que 2008 começou milhares de pessoas em todo território brasileiro passaram a enfrentar filas nos Postos de Saúde para tomar a vacina. O Virologista Hermann Schatzmayr alertou para os problemas da vacinação contra a doença em locais sem o risco da mesma e por pessoas que possam sofrer efeitos colaterais.


Desmantamento é recorde na Amazônia

DEVASTAÇÃO NA AMAZÔNIA - A Floresta Amazônica apresenta a maior devastação desde que os dados começaram a ser monitorados pelo Governo Federal. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais detectaram a derrubada de 3.325 Kms quadrados de Floresta. Somente em Mato Grosso foram devastados 1.786 Km quadrados. O problema foi atribuído a estiagem prolongada. É lamentável!!!





Cidadão olhando Queda das Bolsas na China

GANGORRA NAS BOLSAS - O Federal Reserve (Fed, o Banco Central Americano) surpreendeu os mercados no dia 22 ao reduzir, em reunião extraordinária, a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 3,5% ao ano. A medida emergencial foi uma tentativa de tirar os Estados Unidos da rota de recessão e interromper a queda generalizada das Bolsas Mundiais. Esse segundo, só foi conseguido em parte, já que no momento do anúncio, os mercados Asiáticos já estavam fechados, registrando quedas de até 8,6% e Wall Street acabou contaminada pelo medo de uma recessão. Tudo refletui em perdas globais. Na realidade a crise não resistui ao Fuso Horário.




Nevasca na China

NEVASCAS NA CHINA - A China se transformou em caos com as fortes nevascas que aconteceram durante todo o mês. O sistema de transporte no dia 29 piorou, Vários aeroportos foram fechados, auto-estradas bloqueadas e a rede ferroviária entrou em colapso no país.A neve destruiu mais de 4,22 milhões de hectares de plantações, causou o desabamento de 107 mil casas e obrigou a evacuação de 827 mil moradores. Somente na cidade de Cantão, na província de Guangdong, meio milhão de passageiros ficaram ilhados na estação central depois que um corte no fornecimento de energia elétrica que suspendeu a chegada de trens vindos do norte. O governo despachou mais de 70 locomotivas extras para transportar os viajantes, mas o serviço não foi normalizado e passageiros continuaram acampados na estação. Segundo dados oficiais do governo, as nevascas rigorosas já afetaram a vida de quase 80 milhões de chineses em 14 províncias.

DEIXARAM ESTA VIDA

Bobby Fischer foi campeão de Xadrez

BOBBY FISCHER - Primeiro e único americano campeão Mundial de Xadrez, no dia 17 com 64 anos.



VERA RIBEIRO MAZERON - Minha querida avô, no dia 18 aos 82 anos.



LUIZ CARLOS TOURINHO - Ator. Estava atuando na novela Desejo Proibido da Rede Globo, no dia 21 aos 42 anos.



RUBENS GERCHMAN - Artista Plástico. Transformou a arte brasileira na década de 60, criou as capas de mais de 7 livros, foi o pintor que melhor compreendeu as multidões urbanas, no dia 29 com 66 anos.







JANEIRO 2008
FALANDO DE EVENTOS
ABERTURA OFICIAL
DO
CARNAVAL
DO
RIO DE JANEIRO
A abertura oficial do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceu no dia 29 com uma cerimônia na Cidade do Samba. O Prefeito Cesar Maia entregou as chaves da Cidade ao Rei Momo, Alex Oliveira. O evento reuniu mais de 500 pessoas, entre convidados e operários que trabalham nos barracões das escolas de samba, que nesse momento celebram o início da folia com o show da bateria da Beija-Flor de Nilópolis. O Prefeito decretou que, a partir de agora, a administração da Cidade passa para as mãos do Rei Momo, de maneira simbólica e disse estar muito contente porque a festa do Carnaval consegue se superar a cada ano, em beleza e criatividade. Além do Prefeito e de várias autoridades municipais, participaram da cerimônia representantes da Liesa- Liga Independente das Escolas de Samba e das Escolas de Samba que compõem o Grupo Especial. O acontecimento também foi prestigiado pelos participantes do cortejo que acompanhou o Rei Momo e sua corte até a Gamboa, em especial a Família Real, formada por atores caracterizados como D. João VI, Carlota Joaquina, D. Maria e Dom Pedro I. O cortejo Real saiu da Praça XV no Centro do RJ em direção a Cidade do Samba.


O Prefeito entrega as chaves da Cidade com a Corte Real

VISITA AO BARRACÃO DA MOCIDADE NA CIDADE DO SAMBA

O Bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil é comemorado neste ano de 2008. O Carnaval do Rio de Janeiro reafirma seu papel cultural, ao transmitir ao público, com suas Escolas de Samba, a importância deste feito histórico. Três Escolas do Grupo Especial destacam em seus enredos este tema. Uma destas é a tradicional Mocidade Independente de Padre Miguel, que tenta resgastar sua trajetória vencedora. Estive em seu barracão na Cidade do Samba acompanhando os preparativos finais. O enredo O quinto Império: de Portugal ao Brasil, uma utopia na história tem como carnavalesco principal Cid Carvalho, estreante nesta escola. Após quinze carnavais pela Imperatriz, Fabio de Mello assumiu a coreografia da escola. Marcella Alves e Rogerinho tem a responsabilidade de conduzir o pavilhão como Porta Bandeira e Mestre Sala. A Rainha da Bateria é a bela Thatiana Pagung. O Samba Enredo foi composto por Gustavo Henrique, radialista e meu ex-aluno, Igor Leal e Marquinho Marino. O Mestre de Bateria é Joanas de Oliveira, que tem reconhecimento internacional. Tia Nilda da Silva está presente a cerca de 28 (vinte e oito) anos na Ala das Baianas. O Presidente da Mocidade Paulo Vianna garante que faz um Carnaval prestigiando a Comunidade. Obrigado pelo carinho Mocidade!!!


O Barracão trabalha 24h para o Carnaval

FESTA DE LANÇAMENTO DA REVISTA MOCIDADE INDEPENDENTE 2008

A Revista da Mocida Independente 2008 foi lançada com uma bonita festa dia 30 no Restaurante Capim Limão na Barra da Tijuca-RJ. Muita gente importante do Samba e da Imprensa esteve prestigiando. A Revista tem como editor o jornalista Bruno Filippo e contou com reportagens de Rodrigo Castro, Bruno Filippo, Marcelo G. Pires, Fabio Fabato, Enildo do Rosário, Thatiana Pagung, Gustavo Henrique, Giselle Borges e Diego Barreto. O Pesquisador e Jornalista Luís Carlos Magalhães assina uma bela crônica com o título Qual é a marca da Mocidade?. Na Festa também foram muito cortejadas a Rainha de Bateria Tatiana Pagung, a Porta Bandeira Marcella Alves e os componentes da Bateria. A Revista é produzida pela Agência Marlyn Comunicação Ltda.




Capa da Revista



Tatiana Pagung posa com a Revista




Marcella Alves exalta a Bandeira da Mocidade




Estou ao lado desta maravilhosa Rainha




Emerson Vicente, Bruno dos Santos Renan Marques
e Teles Pato da Bateria


A eterna destaque Beth Andrade com Pagung



Ao lado do Editor Bruno Filippo



Debora Costa e Daniella Oliveira da Marlyn Comunicação




Eu com o cronista Luís Carlos Magalhães



Restaurante Capim Limão colorido de verde e branco