sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

DEZEMBRO 2007
DATAS & FATOS
DIA DE NATAL - No dia 25 comemora-se o nascimento de Jesus. A Bíblia não especifica a data que foi adotada pelos cristãos mais ou menos em 330 depois de Cristo. Nesse dia, os antigos Romanos comemoravam a Festa do Sol Invencível. Este era o momento do ano em que os raios do sol ficavam mais fortes. Como era um evento pagão, os cristãos decidiram aproveitar para festejar o nascimento de Jesus.




BOM VELHINHO - Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
ÁRVORE DE NATAL - Em 1510 do Séc. XVI aconteceu a primeira referência a uma árvore decorada para o Natal, em Riga, Latvia. A Árvore de Natal surgiu também em Paris na França e na Alemanha o reformador Martin Luther foi o primeiro a usar velas em Árvores de Natal. Neste ano, a maior flutuante do Mundo mais uma vez está no Rio de Janeiro na Lagoa Rodrigo de Freitas





PRESÉPIO - Quando os camponeses viram a cena do presépio, ficaram muito curiosos: quem eram aqueles três reis montados em camelos? Aqueles pastores, o que faziam ali? E porque Jesus, o rei dos reis, havia nascido numa gruta? Foi então que São Francisco de Assis lhes explicou, o que cada uma daqueles bonequinhos representava.
FELIZ NATAL
Fábio Tubino
DEZEMBRO 2007

FALANDO DE EVENTOS

ESPECIAL PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO 2007





Entrada do Theatro Municipal

TALENTO DO ATLETA BRASILEIRO - Criado em 1999 pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico é a maior Festa de Premiação do Esporte do País. Este ano mais uma vez foi realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um local emblemático e de uma beleza incontestável. Nesta temporada foram premiadas cinquenta modalidades. A forma de escolha ocorre com cada confederação indicando três atletas para concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano. Em seguida, um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes e personalidades do Esporte elegeram os vencedores em cada modalidade. Este mesmo júri indicou três atletas masculinos e três femininos para disputa de Melhor Atleta de 2007. A escolha final foi do público a partir de uma votação feita por meios de comunicação.



Autoridades apresentam Logomarca Rio 2016

A LOGO FOI MONTADA NO PALCO DO PRÊMIO - Durante a Cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, o Comitê Olímpico Brasileiro apresentou a Logomarca oficial da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Inspirado no Pão de Açúcar, em formato de coração, o desenho foi formado no palco do Theatro Municipal pelas autoridades presentes.


Ao lado de Jadel Gregório

O MELHOR SALTO DO ANO - Entre os premiados da noite, no Atletismo o escolhido foi Jadel Gregório, que conseguiu em 2007 quebrar um recorde que durava trinta e dois anos. Em maio no GP Brasil, em Belém, o atleta saltou 17,90 metros. Ele também conquistou a Medalha de Ouro no Pan Rio 2007 e a Medalha de Prata no Mundial, em Osaka no Japão.


Diogo Silva e eu

ELE SUPEROU ADVERSIDADES - O escolhido na modalidade Taekwondo foi Diogo Silva. Ele superou inúmeras adversidades para conquistar o Ouro no Pan Rio 2007 na categoria até 68Kg. Sempre simpático foi muito aplaudido no Municipal. O atleta tornou seu esporte pela vez uma referência do País no evento realizado na Cidade Maravilhosa.


Com Andréa João Presidente da Federação de Ginástica

UMA AMIGA DO ESPORTE - Logo que cheguei ao Theatro Municipal encontrei Andrea João, Presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro. Andréa com bastante dificuldade administra os problemas internos. Ela também se destacou neste ano como comentarista de Ginástica Artística da Rede Globo.



Ao lado de Marcos Vinícios do COB

CHEFE DA MISSÃO - Os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 ficaram marcados pelo sucesso de organização e de participação do público. Um dos responsáveis foi o Chefe da Missão Marcos Vinícios, ex-atleta de Vôlei, também medalhista Olímpico pelo País. Ele concedeu neste ano importantes entrevistas para este jornalista. Este ano o Comitê Olímpico Brasileiro homenageou no Prêmio Brasil Olímpico com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, o ex-atleta e atual vice do COB, André Richer e, com o Troféu Maria Lenk, a legendária Maria Esther Bueno, tri-campeã do Torneio de Wimbledon e a maior Tenista da história do País.


Glenda Kozlowski foi Mestre de Cerimônia

ELA É SHOW - Os Mestres de Cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico mais uma vez foram os apresentadores da Rede Globo Glenda Koslowski e Tino Marcos. Conversei com Glenda que está animada com o próximo ano, principalmente com os Jogos Olímpicos de Pequim. Ela gostou de rever o Cauê, Mascote do Pan no palco do Municipal.




Ao lado de Jorge Luís Rodrigues do O Globo

PANORAMA ESPORTIVO - O companheiro Jorge Luís Rodrigues, que assina a coluna Panorama Esportivo do Jornal O Globo ao encontrar com este jornalista, elogiou nosso Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Ele também divulgou o livro.



A Cia. Dança Jaime Arôxa

MÚSICA, DANÇA E ENERGIA - Mais uma vez o Prêmio Brasil Olímpico foi uma Festa Cultural. Como parte da cerimônia este ano, duas atrações de respeito: A Cia. de Dança Jaime Arôxa e a cantora Ana Costa, a mesma que cantou o tema do Pan Rio 2007. Fundada a mais de 20 anos pelo coreógrafo, Jaime Arôxa, sua companhia é reconhecida internacionalmente, em função da atuação em filmes, comerciais, shows e novelas. No Prêmio Brasil Olímpico homenagearam as Américas.




Poliana Okimoto da Maratona Aquática

ABRINDO CAMINHOS - A Medalha de Prata de Poliana Okimoto, a do Brasil no Pan Rio 2007, abriu caminho para o melhor desempenho do Brasil na história do evento. Ainda em 2007, também conquistou o 3ª colocação no Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas. Ela foi a homenageada de sua modalidade. Este Blog sempre acreditou em Poliana Okimoto.

Eu com a Ginasta Jade Barbosa

EMOÇÃO TOMA CONTA DA GINASTA - Maior vencedora do Prêmio de Melhor Atleta do Ano, a Ginástica Artística se manteve no topo da premiação. Jade Barbosa foi eleita pelo público brasileiro a melhor atleta em 2007, dando à modalidade a sua 6ª vitória, em um total de 12 indicações. Jade Barbosa superou as excelentes Saltadora com Vara Fabiana Murer e a jogadora de Futebol Marta. No momento em que foi receber o prêmio do Ministro do Esporte Orlando Silva, ela bastante emocionada chorou e disse que atrás de todo atleta tem um grupo inteiro apoiando. Jade foi Ouro no Salto sobre o Cavalo no Pan Rio 2007 e Bronze Individual no Mundial de Ginástica.


Thiago Pereira da Natação e Falcão do Futsal

O BRILHO DE DOIS CAMPEÕES - Homenageados em suas modalidades a Natação e o Futsal, Thiago Pereira e Falcão foram bastante aplaudidos. Thiago também venceu como Melhor Atleta Masculino. Falcão, além de artilheiro, foi a principal estrela da conquista no Pan Rio 2007.


Thiago recebe o prêmio de Nuzman e Orlando Silva



PRIMEIRO NADADOR A VENCER O PRÊMIO - Thiago Pereira confirmou o favoritismo popular e foi eleito o Melhor de 2007. Ele é o 1º nadador a conquistar a honraria, superando o judoca Tiago Camilo e o ginasta Diego Hypolito. Ele ganhou 6 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze no Pan Rio 2007. Na etapa da Alemanha da Copa do Mundo, bateu o recorde Mundial dos 200 metros medley em piscina curta. Thiago é um super favorito para os Jogos de Pequim.




Jade Barbosa e Thiago Pereira a Dupla de Ouro

O PROFESSOR DA NOTÍCIA COMENTA

APLAUSOS PARA OS ATLETAS OLÍMPICOS - Foi sem dúvida uma Festa muito bonita como tradicionalmente o COB promove. O Theatro Municipal é o palco perfeito e os atletas foram bem indicados. Os grande vencedores da noite conquistaram neste ano expressivos resultados. Valeu também pela homenagem aos atletas paraolímpicos e a estes dois baluartes do Esporte, André Richer e Maria Esther Bueno. Uma verdadeira Noite de Gala.

















DEZEMBRO 2007

FALANDO DE EVENTOS

TROFÉU BOLA DE OURO 2007

34ª EDIÇÃO




O Promoter José Jorge abraça Jorge Martins de Brasília

PRÊMIO CONSOLIDADO - A premiação da Bola de Ouro - Oscar da Comunicação Esportiva do Brasil foi realizada pela 34ª vez no dia 17. A entrega aos melhores de 2007 foi no Teatro da ABI - Associação Brasileira de Imprensa no Rio de Janeiro. O criador e organizador é o jornalista e promoter José Jorge. Neste ano ele homenageou veteranos e jovens profissionais, além dos destaques do Esporte e das muitas entidades de classe da Crônica Esportiva, entre estas as Associações de Cronistas do Rio de Janeiro e de Brasília.




O abraço fraterno de Cesar Rizzo e Manoel Tubino




ENCONTRO DE MESTRES - A Festa teve como Mestre de Cerimônia o ex-locutor esportivo Cesar Rizzo e o apresentador da Rádio Nacional Gerdal dos Santos. Cesar trabalhou durante muitos anos nas rádios Globo, Nacional, Tupi, Tamoio e outras. Cobriu importantes eventos, entre estes Copas do Mundo e a Olimpíada de Moscou em 1980. A emoção tomou conta dos companheiros com a chegada de Cesar que passou por problemas de saúde. Tive o privilégio de trabalhar com ele no início de carreira. Cesar passou ser um amigo de família.




Eu, Waldir Luís, Cláudio Neves e Carlos Borges

EQUIPE MANCHETE - A equipe de esportes da Rádio Manchete AM 760 teve quatro premiados com a Bola de Ouro. Além deste jornalista, o Comentarista Waldir Luís, o Apresentador do programa A Bola e o Craque Cláudio Neves e o Locutor Carlos Borges, que fez questão de salientar o trabalho alternativo desenvolvido pela emissora, o que proporciona uma abertura de mercado.




Estou o lado de Manoel Tubino e Eraldo Leite

ELE É INTERNACIONAL - Eraldo Leite é um dos mais conceituados profissionais do rádio esportivo do País. Na Rádio Globo faz reportagem dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol, é o Ancôra das transmissões e apresenta o programa Enquanto a Bola não Rola em rede nacional. Eraldo é também professor de reportagem esportiva. Esta é uma Bola de Ouro conquistada por unamidade.





Com César Rizzo e o Bi-Campeão do Mundo Amarildo

POSSANTE - Um dos homenageados do dia com Desportista foi o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Amarildo, conhecido como Possante. Ele foi o destaque da conquista brasileira de 1962, ao entrar no lugar de Pelé contundido. Foi decisivo no título ao lado de Garrincha. Uma homenagem merecida.






Luís Ribeiro, José Jorge e eu

BOLA EM JOGO - O programa de debates esportivo da Super Rádio Tupi Bola em Jogo foi o melhor da temporada. Apresentado pelo independente jornalista Luís Ribeiro, conta com a participação de profissionais de expressão. O Bola em Jogo vai ao ar todos os domingos ao meio dia. O legendário comunicador Doacey Camargo, hoje analista da atração também foi homenageado.




O reconhecimento de José Jorge a Cláudio Neves

DIVULGADOR DE TODAS AS DIVISÕES - O apresentador Cláudio Neves do Programa A Bola e o Craque da Rádio Manchete foi um dos premiados com a Bola de Ouro. Cláudio divulga em seu programa que permanece no ar em várias emissoras por mais de vinte anos, as equipes que participam da segunda e terceira divisões de Futebol. O trabalho de Cláudio Neves é pioneiro e tem muito valor.





Sandro Gama, eu e Tony Vendramini

DE COLATINA PARA O CANAL DO ESPORTE - O jovem jornalista Sandro Gama da TV Bandeirantes foi um dos premiados com a Bola de Ouro como também o repórter da Rede TV Tony Vendramini. Sandro veio de Colatina no Espírito Santo e venceu na Cidade Maravilhosa. Tony é filho do inesquecível Antonio Luís, e segue o mesmo caminho de sucesso como repórter.




Estou ao lado de Fernando Garrido e Rubem Leão

A FERA DA COMUNICAÇÃO - O companheiro Rubens Leão foi um dos escolhidos para receber a Bola de Ouro. Leão é um dos analistas de destaque do Programa Bola em Jogo da Super Rádio Tupi. Durante o evento fez questão de parabenizar Fernando Garrido, Manoel Tubino e eu pelo Dicionário Encilopédico Tubino do Esporte. Rubem Leão é conhecido como A Fera da Comunicação.










Kiyomi Nakamura exibe a Bola de Ouro ao meu lado

CORRESPONDENTE DO JAPÃO - A bela japonesa Kiyomi Nakamura da Fuji TV recebeu a Bola de Ouro pelo seu brihante trabalho como correspondente no Brasil. Ela acompanha todos os jogos da Seleção Brasileira de Futebol e até participou da cobertura de Copa do Mundo. Sem dúvida, uma simpatia de repórter que veio do Japão.

A homenagem a este Profissional

CONTRIBUIÇÃO A MÍDIA ESPORTIVA - Recebo a Bola de Ouro pela quarta vez. Nesta oportunidade como Contribuição a Mídia Esportiva. O Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte, este Blog e o trabalho na Rádio Manchete 760 AM contribuiram.





Manoel Tubino entrega a minha Bola de Ouro

O ANO TUBINO DO ESPORTE - A entrega da Bola de Ouro foi especial. Quando César Rizzo anunciou meu nome pediu que Manoel Tubino (Meu Pai) fosse ao palco entregar. De fato este foi nosso ano, em função do sucesso do Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Sem dúvida tudo que sou profissionalmente devo a este Grande Mestre.




A minha quarta Bola de Ouro

O PROFESSOR DA NOTÍCIA COMENTA

TUDO COMEÇOU A VINTE E DOIS ANOS - Em março de 1985 comecei minha trajetória no jornalismo. O tempo passou e já atuei em diferentes veículos e por diversas funções. Toda vez que recebo uma homenagem, chego a conclusão de que apesar dos problemas, da falta de rotina, tudo valeu a pena. Obrigado José Jorge por mais uma Bola de Ouro!!!