Marília autografa meu livro
Ao lado da escritora e atriz Marília Pêra
O autor de Duas Caras Aguinaldo Silva prestigiou a festa
Fábio Mazeron Tubino Mestre em Memória Social e Documento pela Universidade do Rio de Janeiro/UNI-RIO (2000), pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho/UGF (1998), graduado em Comunicação Social – habilitação jornalismo pela Universidade Gama Filho – UGF (1996). Professor, Escritor, Jornalista e Roteirista de Teatro, Rádio e TV. Experiência na área de Comunicação, Cultura e História com ênfase em Jornalismo, História do Rádio e da TV e Jornalismo Esportivo.
DIA 11 - DIA DA ESCOLA DE SAMBA - Comemora-se a fundação do bloco de Carnaval Ouro sobre Azul criado por Paulo da Portela. Depois passou a ser chamar Conjunto Carnalesco Oswaldo Cruz. Em 1930 a agremiação foi rebatizada como Vai como Pode, devido aos inúmeros problemas que enfrentou para desfilar naquele ano. Em 1935 foi escolhido o nome definitivo como Portela. Estes acontecimentos fizeram da data uma homenagem as Escolas de Samba.
DIA 19 - DIA DO ÍNDIO - A data tornou-se oficial em todo continente americano. No Brasil foi oficializado em 1943. Os índios fazem parte da história do país e ainda permanecem em suas tribos localizadas em diversas regiões brasileiras.
DIA 21 - DIA DE TIRADENTES - Joaquim José da Silva Xavier, trabalhava como dentista e recebeu o apelido de Tiradentes. Ele se tornou mártir da chamada Inconfidência Mineira, um movimento defensor da República no Brasil, que acabou sufocado pelas autoridades portuguesas. Tiradentes foi o único condenado à forca.
DIA 22 - DESCOBRIMENTO DO BRASIL - Marca a data em que a esquadra de Pedro Alvares Cabral ancorou em frente ao Monte Pascal. O descobrimento oficial em 1500 está registrado na carta de Pero Vaz de Caminha.
O Santo Guerreiro
DIA 23 - DIA DE SÃO JORGE - São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros e do Clube Corinthians no Brasil. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões.
A TRAGÉDIA DA DENGUE NO RIO - A dengue assusta os moradores do Rio de Janeiro. Um surto provocou movimentação em diversos hospitais da cidade e do Estado. Profissionais foram convocados para atender a demanda de pacientes. O RJ passou a exportar pacientes para cidades vizinhas. Mais uma vez, as esferas governamentais passaram a ser acusar mutuamente, o que não justifica o descaso com o sistema de saúde e com a prevenção dos focos do mosquito transmissor. Os meios de comunicação passaram a realizar campanhas pela doação de sangue. Somente na cidade foram registrados em um mês mais de 80 óbitos.
UM DRAMA QUE COMOVEU O PAÍS - A noite do dia 29 registrou um drama que comove o mundo. O acontecimento foi em São Paulo, o assassinato da menina Isabella Oliveira. Os acusados até o presente momento são seu pai e sua madrasta. De acordo com a versão do pai, ele chegou ao edifício com a segunda mulher, seus dois filhos e Isabella, que passava o final de semana com o casal. Como as crianças dormiam, levou Isabella no colo para um dos quartos e desceu para buscar a mulher e as duas crianças na garagem. Quando voltou com o resto da família, encontrou as luzes acessas, a rede de proteção da janela do quarto ao lado rasgada e viu Isabella jogada no jardim. Legistas do IML, apontaram indícios de asfixia na menina, manchas no coração e nos pulmões e supostas marcas de dedos em sua nuca. Após prisão decretada, o casal afirma inocência. Este caso provocou grande espaço na mídia do País. Lamentavelmente, ainda indefinido, mas com enormes evidências.
O PANELAÇO NA ARGENTINA - O Panelaço agitou a Argentina, na cidade de Buenos Aires e teve como protagonistas os opositores da presidente Cristina Kirchner, cansados da inflação descontrolada. Cristina foi contra a paralização no campo, que protesta contra o aumento de taxas sobre as exportações de grãos e carnes.
DEIXARAM ESTA VIDA
HAROLDO DE ANDRADE - Um dos maiores comunicadores do rádio brasileiro. Foi líder de audiência com seu programa na Rádio Globo do Rio de Janeiro. Administrava sua própria emissora, a Rádio Haroldo de Andrade. Dia 1º aos 73 anos.
LOURIVAL DE SOUZA SERRA (MESTRE LOURO) - Comandou a bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro por mais de 30 anos. Também atuou na Caprichosos de Pilares e atualmente estava à frente da bateria da Unidos do Porto da Pedra. Dia 14, aos 58 anos.
JEAN-MARIE BALESTRE - Jornalista francês que atuou como dirigente do Automobilismo desde 1950, quando criou a Federação Francesa da categoria. Em 1978, fundou a Federação Internacional de Esporte Automobilístico. Dia 27, aos 86 anos.
DITH PRAN - Jornalista e fotógrafo americano. Atuou no jornal New York Times. Sua vida foi tema do filme Os Gritos do Silêncio. Dia 30 aos 65 anos.
JULES DASSIN - Considerado um mestre do film noir americano. Foi o diretor de clássicos como Força Bruta e a Cidade Nua. Com o filme Rififi ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1955. Dia 31 aos 96 anos.