quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

JANEIRO 2008




FALANDO DE EVENTOS




ESPECIAL



23º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA



FOZ DO IGUAÇU / PARANÁ




Bandeira da FIEP





EDUCAÇÃO CONTINUADA E CULTURA DA PAZ - Aconteceu em Foz do Iguaçu de 12 a 16 de janeiro o 23º Congresso Mundial de Educação Física, promovido pela FIEP - Federação Internacional de Educação Física. O tema do evento neste ano de 2008 foi Educação Física e sua Perspectiva de Educação continuada e Cultura da Paz. Foram mais de 2 mil congressistas que estiveram presentes nesta temporada, de todos os estados brasileiros e de vários países do mundo. Inúmeros eventos paralelos fizeram parte do congresso, o que possibilitou uma maior flexibilidade dos participantes.


INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA


MANOEL TUBINO




Numa iniciativa da FIEP do Brasil, com a liderança do Profº Almir Gruhn, foi realizada no dia 11, véspera da abertura do Congresso Mundial, a Inauguração da Escultura de Manoel Tubino, Presidente Mundial da FIEP na Casa da Educação Física.





Manoel Tubino desce para inauguração de sua escultura




A SURPRESA NA CHEGADA A FOZ - Após chegar de viagem a cidade de Foz do Iguaçu, Manoel Tubino foi levado até a Casa da Educação Física e foi surpreendido com a inauguração da escultura. Toda a família sabia da homenagem, menos ele.




A Escultura foi descoberta pela família Tubino




EMOÇÃO E APLAUSOS - A escultura de Manoel Tubino foi descoberta pela família Tubino, representada por Vera Costa, Léo e eu. Foi um momento de enorme emoção e aplausos dos amigos que já estavam presentes no local.




Escultura de Manoel Tubino



UM TRABALHO NOTA DEZ - O Trabalho foi realizado pelo escultor plástico Giovani Vissotto. Ele fez a escultura em que Manoel Tubino está na posição sentada fazendo a leitura de um livro. Ela tem a altura de 1.60 metros e está fixada num banco do pátio, na entrada do local, que ainda abriga a Biblioteca também com o nome de Manoel Tubino.





A emoção de Manoel Tubino




UMA JUSTA HOMENAGEM - A emoção tomou conta de Manoel Tubino, que fez questão de dizer que nos seus mais de 40 anos de profissão, nunca teve uma homenagem como esta, apesar de sempre ser condecorado com várias honrarias.




Manoel Tubino ao lado de sua Escultura






UMA TRAJETÓRIA VITORIOSA - Manoel Tubino tem uma trajetória de importantes realizações no meio acadêmico, esportivo e literário. Como acadêmico já esteve participando de diversas funções. No esporte, foi atleta e dirigente e no campo literário, já publicou mais de 20 livros. O mais recente de sua carreira foi o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte.


Leonardo, eu e Manoel Tubino ao lado da escultura




ORGULHO DA FAMÍLIA - Após a inauguração da escultura, todos foram tirar suas fotos para a posteridade. Leonardo e eu fizemos questão de registrar este grande momento. Além de grande profissional, Manoel Tubino é nosso exemplo de formação e caráter.




CERIMÔNIA DE ABERTURA


DO


CONGRESSO MUNDIAL



A Solenidade de Abertura Oficial do 23º Congresso Mundial FIEP 2008 foi realizada no Salão de Conveções do Mercure Grande Hotel Internacional de Foz do Iguaçu no dia 12 de janeiro com a presença de muitas personalidades da Educação Física e do Esporte. Entre as personalidades os representantes da nova diretoria mundial da FIEP, o vice presidente geral Manoel Brito ( Portugal) , Jorge Otañez (Argentina) vice presidente da América do Sul, Grant Jones (Nova Zelândia) vice presidente da oceania Branislav Antala (Slovakia) vice presidente da Europa e Mohamad Algarnass (Arábia Saudita). No início da cerimônia foi exibido um vídeo institutucional sobre os projetos sociais e ecológicos de Itaipú. Os esportes também estão inseridos nestes programas. Depois o Presidente do Confef - Conselho Federal de Educação Física Jorge Steinhilber fez o lançamento da Campanha dos 10 anos da entidade. o Presidente Mundial da FIEP Manoel Tubino declarou aberto os trabalhos em 3 idiomas, o Português, o Inglês e o Francês. Durante a Festa recebeu a Bandeira da FIEP. Terminado a sessão solene, o grupo de dança do Chile fez uma bela apresentação.




Almir Gruhn organizador do congresso e eu



A secretaria de Educação Bernadete Gruhn e Manoel Tubino





Estou ao lado de Manoel Brito de Portugal






Jorge Otañez da Argentina e Manoel Tubino





Com Leonardo e Fernando Garrido na cerimônia de abertura




Manoel Tubino recebe de Paulo Antonelli a Bandeira da FIEP




O Público presente na cerimônia 23º Congresso





MOSTRA SANTOS DUMONT DESPORTISTA




No dia 12 foi inaugurada na Escola Dinâmica a Exposição do Acervo Santos Dumont, com o objetivo de mostrar a história e a realidade de Alberto Santos Dumont. A mostra foi promovida pelo Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica, representada em Foz do Iguaçu pelo Coronel David de Andrade, pelo museologa Tenente Claudia Lima, pela arquivista Tenente Tânia Vicente e pelo historiador Tenente Renato Vilela. A mostra foi aberta com um discurso do Coronel David Andrade e do Presidente Mundial da FIEP Manoel Tubino, que disse não duvidar da importância de Santos Dumont para o Esporte brasileiro. Vale ressaltar que o Pai da Aviação, praticou Hipismo, Automobilismo e claro foi o Inventor do Avião.






Tomada geral da Mostra Santos Dumont Desportista






David de Andrade e Manoel Tubino inaugurando a Mostra




Caricatura de Santos Dumont na exposição





CURSOS

DO

CONGRESSO MUNDIAL



Durante o 23º Congresso Mundial de Educação Física foram realizados 41 cursos de diferentes areas. Um dos mais atuais é Terceira Idade: Ginástica e Recreação. Especilista sobre saúde dos idosos, o coordenador de mestrado e doutorado de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, Ricardo Jacó aifrmou que a velhice torna as pessoas fisicamente menos capazes, motivo que tem levado os profissionais a procurarem novas práticas e formas de prevenção e intervenção. O Brasil possui hoje 13,5 milhões de idosos (8,65%) da população. A estimativa é que em 2050 o número ultrapasse 56 milhões (24%) da população prevista. Estudos apontam que a prática de atividades físicas regulares inibe o aparecimento de muitas alterações.

Idosos praticando a natação

Além do Curso sobre Terceira Idade, muitos foram procurados, principalmente os práticos. Entre estes: Body Systems, Personal Training, Esportes de Aventura: Rafting e Arvorismo, Treinamento Esportivo de alto nível, Educação Física Infantil, Ballness, Alongamento e Pilates, Circuito Ginástica de Academia, Natação, Hidroginástica, Recreação e Jogos Aquáticos, Organização de eventos e elaboração de projetos, etc...


Body Systems agitou a Escola Dinâmica





Pratiquei Rafting no Rio Iguaçu




Hidroginástica na piscina do Hotel Salvat
14ª FEIRA DE ESPORTES
DO
MERCOSUL


A Feira de Esportes do Mercosul foi aberta dia 12 pela 14ª vez na quadra do Colégio Dinâmica com 22 expositores selecionados de diversas áreas e regiões do Brasil. Na feira vários estandes foram montados apresentando produtos para academias, malhas para ginástica, camisetas, livros, dvds, cds, aparelhos de musculação, esteiras, programas de avaliação e diversos softwares, produtos para natação e hidroginástica, além daqueles estandes que são institucionais. Esta feira aqueceu o mercado econômico na região, já que muita gente adquiriu produtos de boa qualidade para as atividades físicas e profissionais.

Camisas Institucionais da FIEP



A Bola de jogo e a Cesta de Basquete foi atração na feira



Produtos Médicos Fisioterapicos tiveram boa procura



A Prancheta de Futebol é muito utilizado pelos profissionais

I EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

DO

ESPORTE

Durante o Congresso Mundial aconteceu de 12 a 16 no Colégio Dinâmica a I Exposição Fotográfica do Esporte com a exposição de maia de 40 fotos de cinco países diferentes, organizadas por Christhian Gruhn e Simone Stuardo. As fotografias apresentadas são de amadores e profissionais e retratam o Esporte, a Atividade Física, a História, os Eventos e os Atletas. Nas fotos abaixo: 1ª - Roda de Capoeira, foto tirada no calcadão da Praia de São Francisco em Niterói registrada por Celso Marino em 2005, 2ª - Braçada de nadador tirada por Marcio Cabral de Recife na prova dos 25 metros livres na IV Olpimpiada do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, 3ª - Drible do fotógrafo Joel Pacheco do Rio de Janeiro que registrou o treinamento da Seleção Brasileira masculina de Hoquei de Grama para o Pan 2007, 4ª - Sede, foto de Wládia Dumont de Brasília registrada na Corrida do Trabalhador 2007.

Roda de Capoeira em Niterói

A braçada de nadador na IV Olimpíada do Tribunal de Contas de PE


Drible - O treinamento do Hoquei de Grama no Pan 2007




Sede é a foto da Corrida do Trabalhador de Brasília 2007





JANTAR
DE
GALA FIEP


Na noite de 13 de janeiro foi realizado o Jantar Comemorativo de Gala da FIEP no restaurante La Bella Tavola no Hotel Bella Italia. Uma variada mesa no local apresentou mais de 35 tipos de queijos, antepastos, pães especiais, saladas diversas, variedade de entradas, pratos internacionais e buffet de sobremesas. A Festa contou com várias atrações e a presença de convidados especiais. Antes das pessoas saborearem o buffet foi lançado o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte na cidade e foram entregues os prêmios e honrarias da FIEP.




Manoel Tubino e Vera recepcionaram os convidados




DICIONÁRIO ENCILOPÉDICO TUBINO DO ESPORTE - O lançamento foi especial porque os membros da FIEP de todo o mundo tiveram a oportunidade de adquirir nosso livro.

O Dicionário exposto no local

A confraternização de Manoel Tubino e Manoel Brito de Portugal

Fernando Garrido com Jorge Otañez da Argentina


Festejo mais um lançamento com meu irmão Leonardo




Garrido e eu com Antala da Slovakia



Autografamos para Nelson Schavalla um dos difusores do Tchoukball



Autografei para Alberto Puga da Univer. Fed. do Amazonas


CRUZ DE OURO E PRATA - A FIEP realizou a entrega de suas honrarias, a Cruz de Ouro e Prata para Grant Jones, Vice Presidente da Oceania e Mahamad Algarnass da Arábia Saudita, que realiza o Prêmio do Principe Faissal. Esta homenagem sempre é concedida no jantar a profissionais que contribuiram com suas atuações em vida na FIEP.




Mohamad Algarnass recebe de Manoel Tubino a homenagem


TROFÉU TOP FIEP - Outra atração da Festa da FIEP foi a entrega dos Troféus TOP FIEP 2007/2008 que teve sua 4ª Edição. Durante quatro meses o Prêmio recebeu quase 9000 votos e escolheu os melhores da temporada. A votação aconteceu pelo site do Congresso e foi destinada mais uma vez a todas as áreas da atividade física em 4 categorias: Profissional/Professor, Livro, Revista e Site. Também foi criada a categoria Especial para homenagear um profissional do Brasil e do Exterior.



Troféu TOP FIEP é disputado pelos profissionais

Na categoria Profissional/Professor foram votados os profissionais da área. Os vencedores foram os professores Angelo Vargas e Paula Roquete do Rio de Janeiro. Três publicações foram as melhores na categoria livro. Do autor Angelo Vargas o livro Ética, Ensaios sobre Educação Física, Saúde Social e Esporte, o livro Educação como Prática Corporal de João Batista Freire e o nosso Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte que foi escrito por Manoel Tubino, Fernando Garrido e eu. A categoria Revista teve como vencedor a Revista Brasileira Medicina no Esporte. Foram votadas as revistas científicas da área de Educação Física e Esportiva. O vencedor da categoria site foi o http://www.leoallevato.com.br/ desenvolvido pelo Profº Leonardo Allevato do Rio de Janeiro. Nesta categoria são votados sites de empresas, universidades, entidades e particulares. O Profº Claudio Boschi, de MG, membro do Confef ganhou o TOP FIEP na categoria Especial.

Paula Roquete recebe do Diretor FIEP Paulo Antonelli o TOP FIEP


Dicionário Tubino foi um dos 3 melhores na categoria livro



Angelo Vargas, o campeão TOP FIEP

SEMINÁRIOS E FÓRUNS DO CONGRESSO MUNDIAL

Foram realizados durante o 23º Congresso Mundial 2008 vários Seminários e Fóruns. Entre estes o III de Lesgialação Desportiva, o I Euro Americano de Motricidade, o VIII Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul e o II Fórum de Educação Física Escolar.




Motricidade Humana teve evento bastante prestigiado

MOTRICIDADE HUMANA - O Evento Euro Americano de Motricidade Humana foi organizado pelo Conselho Federal de Educação Física, com participação conjunta do Fórum de Educação Física dos países do Mercosul e do Instituto Euro Americano de Educação e Motricidade Humana. Vários temas foram debatidos de 13 a 15 de janeiro no Hotel Lanville, como a preparação e a incerção profissional e as experiências vivenciadas em diferentes países dos blocos Mercosul e Euro Americano.


Seminário de Legislação Desportiva teve alto nível



O III Seminário de Legislação Desportiva foi realizado nos dias 13 e 14 no Hotel Bella Italia e teve a coordenação do Profº Alberto Puga da Universidade Federal do Amazonas. Foram apresentados vários temas livres e científicos. Entre estes muitos polêmicos como o Esporte versos Bebida, Tabaco e Propaganda que teve como expositor o mestre em educação pela PUC de São Paulo David Rodrigues Poit, A Jornada de Trabalho do jogador de Futebol desenvolvido por Rafael Dantas, Ana Galvão e Angelo Vargas e O Portador de Deficiência Física e o Estatuto do Torcedor exposto por Braz Rafael, Jamile Khede, Thaís Priamo e Angelo Vargas, todos da Faculdade de Direito da UFRJ do RJ. Além dos trabalhos cinetíficos foi realizada a palestra de Manoel Tubino e Paineis de Debates com a participação dos advogados Paulo Schitt e Marcílio Krieger.



Manoel Tubino no seminário entregou o Dicionário ao advogado

Paulo Schimitt

A Palestra de Manoel Tubino foi sobre Legislação Internacional




EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - Este Forum foi realizado dias 13 e 14 também no Hotel Bella Italia e teve como propósito debater a escola e seus aspectos didáticos e pedagógicos com as propostas dos países do Mercosul. A coordenação do Fórum foi do Profº Celio Borges de Rondônia. Os temas foram desenvolvidos em quatro grupos.




A Educação Física é prioridade nas escolas




Entre os grupos de estudo estão Educação Física Infantil: O Significado das práticas corporais para o desenvolvimento na infância, a Educação Física Escolar e os conteúdos no ensinos fundamental, a Educação Física no ensino médio e políticas públicas e recursos para a escola.



Equipe de trabalho do Esporte Escolar




A GAROTA DO CONGRESSO



Emanuela Viana foi a vencedora de 2008






O concoruso Garota do Congresso 2008 foi realizado no Oeste Paraná Clube dia 15, contando com mais de 20 concorrentes de diferentes estados brasileiros, além de representantes do exterior. Emanuela Viana, de Paranavaí, no Paraná foi a vencedora. O título de primeira princesa ficou com Rafela Maia de Ribeirão Preto.

Obrigado por participar mais uma vez do Congresso Mundial Até 2009!!!