segunda-feira, 29 de outubro de 2007

31.10.2007


O Halloween é Festejado em todo o Mundo


DATAS & FATOS



DIA DAS BRUXAS – Hoje vários Países comemoram o Halloween. A Festa era chamada de Samhain, que significa Fim do Outono e, surgiu como uma lenda dos sacerdotes dos celtas, do povo que habitava a Inglaterra, por volta do ano 200 antes de Cristo. Na noite de hoje, segundo eles, todas as bruxas se reuniam numa grande festa e o medo que esta comemoração causava, transformou-se numa brincadeira para os jovens. Nos Estados Unidos, a festa passou a ser conhecida como Halloween. Com os meios de comunicação e as escolas, a Festa das Bruxas tornou-se também popular no Brasil. Vale acrescentar que além da brincadeira, existem bruxas e bruxos em várias partes do mundo, que realizam rituais de magia, para o mal e para o bem.




FALANDO DE ESPORTES




FUTEBOL – Começa hoje a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo pode conquistar o título no Morumbi contra o lanterna América RN. O Goiás em situação delicadíssima encara o Vasco no Serra Dourada. O grande clássico, acontece no Maracanã, mais uma vez lotado: Flamengo (quase na Libertadores) x Corinthians (quase rebaixado).



MÍDIA




QUARTA EMOCIONANETE NA MANCHETE – A Rádio Manchete AM 760 transmite o Campeonato Brasileiro de Futebol: Á partir das 19h30min pela internet (www.radiomanchete.com.br) tem Figueirense x Fluminense. Em 760 AM à partir das 20h00 a cobertura dos jogos Goiás x Vasco e Flamengo x Corinthans.



PAPO RÁPIDO



TEMPORADA DE CRUZEIROS – A temporada de Cruzeiros Marítimos do RJ abriu oficialmente com a chegada ao Píer Mauá do Navio Grande Voyager, com 920 (novecentos e vinte) passageiros. Ao todo, serão 40 (quarenta) navios e 154 (cento e cinqüenta e quatro) atracações. É sem dúvida muito bacana viajar de navio. Realizei algumas ao lado da minha mãe. A última foi até Buenos Aires, Montevidel e outros lugares do Sul do Brasil.

30.10.2007
Os alunos da Biblioteca do Estado do RJ, comigo na redação da Rádio Manchete


MÍDIA



FUTUROS COMUNICADORES – O programa Noite Guerreira recebe alunos dos Cursos de Locução e Jornalismo da Biblioteca Pública do Estado do RJ. Eles foram ao estúdio da Rádio Manchete 760 AM e puderam comprovar na prática aquilo que aprendem. A maioria não imagina a correria das redações momentos antes de um programa de Rádio entrar no Ar. Na sala de Jornalismo, fiz questão de registrar a empolgação dos futuros colegas.




TEXTO SENSÍVEL E PRECISO – A novela Duas Caras de Aguinaldo Silva foi destaque durante a semana. Com um texto bastante sensível e com a qualidade de interpretação dos atores e da direção, o debate Racismo voltou a Sociedade Brasileira. Refiro-me a cena do jantar na casa da família da personagem Júlia (Débora Falabella). Na seqüência deste acontecimento, seu pai, Barreto (Stênio Garcia), de maneira veemente agrediu Evilásio (Lázaro Ramos), com um discurso racista. Ainda teve Gioconda (Marília Pêra), chocada com o papel imperdoável do marido, até que a mesa de jantar veio abaixo e ela acabou reagindo com racismo – inconsciente, ensinuando a queda de seu filho pela empregada negra (Cris Vianna). A novela Global, depois de um começo morno, agora está brilhante, com destaque também para Juvenal (Antonio Fagundes). Aguinaldo Silva levanta a bandeira com o romance entre Júlia e Evilásio que não se deve em tempos atuais tolerar preconceito e discriminação.



FALANDO DE ESPORTES



BRASIL 2014 - Hoje em Zurique na Suíça, o Comitê Executivo da FIFA vai aprovar por unanimidade de 23 votos, o Projeto do Brasil para sediar a Copa do Mundo de Futebol 2014. A apresentação brasileira acontece duas horas e meia antes da decisão final. Está confirmada a presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva no evento. Na comitiva ainda estão os Ministros das Relações Exteriores Celso Amorim e dos Esportes Orlando Silva, além de governadores e importantes celebridades como Romário (Embaixador da Copa) e o escritor Paulo Coelho. Nesta mesma cerimônia, a FIFA também escolhe, entre Alemanha e Canadá, a sede para o Mundial Feminino de 2011. Vale acrescentar que a escolha de nosso País é muito justa, já que somos 5 (cinco) vezes Campeões do Mundo e um dos que mais pratica o Futebol. Até a Copa, muita coisa precisa ser feita para melhorar a infra estrutura de nossos estádios, dos transportes nas cidades sedes e rede hoteleira.



FALANDO DE EVENTOS



IMPÉRIO ESCOLHE PRATA DA CASA - O Império Serrano definiu o nome do novo intérprete desta Escola de Samba para o Carnaval 2008. Gonzaguinha será o responsável pela execução do samba da verde e branco na Passarela do Samba. Ele assume a vaga aberta com a saída de Nêgo.
29.10.2007


Fernando Garrido, o Jornalista e Escritor Orlando Duarte, eu e Manoel Tubino
no Lançamento do Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte em São Paulo.




DATAS & FATOS



LER É FUNDAMENTAL – Hoje é o Dia Nacional do Livro. A Biblioteca Nacional foi criada com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. O acervo tinha 60 (sessenta) mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, medalhas, moedas e etc..., tudo centralizado numa sala do Hospital da Ordem Terceiro do Carmo, no Rio de Janeiro. Em 1810, a Biblioteca foi transferida e essa passou a ser a data oficial de sua fundação, por isso esta data foi reservada para festejar o Livro no Brasil. Nosso País sempre apresentou vários autores de talento, muitos com sucesso em outros Países como Jorge Amado e nesta transição de século, Paulo Coelho. Nas áreas em que atuo, tenho contribuído com a Literatura, indicando alguns livros para meus alunos e também como autor. Até esta temporada publiquei 3 (três) livros, sendo que o último foi um dos grandes acontecimentos do ano, o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte com Manoel Tubino e Fernando Garrido.



GÊNIOS VIVOS - O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, ficou em 9º lugar numa lista que reúne os 100 maiores gênios vivos. As indicações consideraram fatores como Aclamação Popular, Importância Cultural, Poder intelectual e realizações. O documento foi organizado pela empresa de Global Synetics. O arquiteto dividiu o 9º lugar com o compositor americano Philip Glass e o matemático russo Grigory Perelman. Na primeira posição da lista está o químico suíço Albert Hoffman, criador da droga LSD, que provocou uma revolução nos tratamentos psiquiátricos nos anos 40. Hoffman dividiu este lugar com o cientista de computação britânico Tim Berners-Lee, criador do domínio World Wide Web, conhecido como www. A listagem ainda conta com o megainvestidor Americano George Soros (3º), o Animador e criador da série Os Simpsons, Matt Groening (4º), Nelson Mandela, ex - Presidente Africano (5º), o Físico Inglês Steven Hawking (7º), o Músico Daniel Barenboim (19º), o Magnata das Comunicações Rupert Murdoch (20º), o Jogador Russo de xadrez Garry Kasparov (25º), além do Líder Espiritual Dalai Lama (26º) e do Cineasta Americano, premiado por filmes como Tubarão, E.T. e outros Steven Spielberg (26º).




MANCHA ESCURA EM COPACABANA - Uma mancha escura surgiu na ontem na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela cobriu parte do mar, perto da areia, na altura do Posto 6. A Feema não soube informar a causa da coloração escura da água, e apenas convocou profissionais ao local para estudar a situação. Em Copacabana também voltaram a aparecer as Gigogas, aquelas plantas que se proliferam em água contaminada por esgoto. Por que todo ano é a mesma coisa???



NOVA PRESIDENTE DA ARGENTINA – Foi eleita ontem Cristina Kirchner como Presidente da Argentina. Cristina é a primeira mulher democraticamente eleita para presidir este País. No seu discurso, afirmou que é necessário reconstruir socialmente o País. O Brasil lidera os Países do Mercosul e a presença da Argentina é fundamental. Os Países Sul Americanos precisam estar fortes, principalmente economicamente para juntos construírem um processo de desenvolvimento.




FALANDO DE ESPORTES



FUTEBOL – O São Paulo superou o calor e o desgaste de Recife e mais uma vez venceu, agora o Sport por 2 a 1. No jogo realizado na Ilha do Retiro, Rogério Ceni marcou mais um gol em sua carreira. Agora o tricolor chega a 21ª vitória com 70 (setenta) pontos e 48 (quarenta e oito) gols marcados. Na 4ª feira, com o Morumbi lotado vai confirmar o título. O Flamengo sofreu para vencer o lanterna América – RN, mas garantiu 3 (três) pontos importantes para a classificação a Libertadores da América. O feito mais uma vez foi a Torcida que enfrentou o calor. No Machadão estiveram presentes 32.178 pagantes. O Grêmio triunfou num jogo de muitos gols, venceu o Náutico por 4 a 3, e também briga pela Libertadores. Em São Januário, faltou ao Vasco à raça e o empenho demonstrados no meio da semana, por isso empatou com o Palmeiras por 2 a 2. No Sul do Brasil, o Botafogo merecia ter goleado nos primeiros 45 minutos o Juventude, mas na etapa final, o goleiro Roger engoliu um frangaço e o time se perdeu. No meio de semana tem mais Campeonato Brasileiro.



FUTSAL – A Seleção Brasileira na cidade de Jaraguá do Sul em Santa Catarina venceu o Irã por 4 a 0 e conquistou o Grand Prix. Mais uma vez o Ala Falcão foi o artilheiro da competição ao marcar 9 (nove) gols.



GINÁSTICA – No exercício de Solo, em Stuttgart (Ale), como era esperado, Diego Hypólito conquistou sua 8ª Medalha de Ouro em Etapas da Copa do Mundo. A encantadora Jade Barbosa ganhou duas Medalhas de Prata, no Solo e no Salto.



NATAÇÃO – O Brasil encerrou a 2ª Etapa da Copa do Mundo em Cingapura, com mais uma Medalha de Prata, conquistada por Lucas Salatta, nos 200 metros medley com o tempo de 1min59s54. O grande destaque desta Etapa aconteceu nas provas femininas. A norte americana Natalie Coughlin estabeleceu novo recorde mundial para a prova dos 100 metros. A nadadora cravou 56s51.




STOCK CAR – Foi realizada a 10ª Etapa em Tarumã (RS), a 2ª válida pelos playoffs. A vitória foi de Rodrigo Sperafico, seguido de Cacá Bueno e Duda Pamplona. Cacá ficou mais perto do Bi Campeonato.



TÊNIS – É urgente que as entidades responsáveis façam uma apuração criteriosa nas denúncias sobre resultados armados na modalidade. Independente das armações, o Suíço Roger Federer, garantiu o Título de melhor da temporada ao vencer o Finlandês Jarkko Nieminen na final do Torneio da Basiléia.




VÔLEI – O Flamengo venceu em casa o Teresópolis na abertura do Campeonato Estadual do RJ por 3 sets a 1 com parciais de 25/22, 25/15, 18/25 e 28/26. O time rubro negro é um dos favoritos para o título da competição.




FALANDO DE EVENTOS




REINADO DO CARNAVAL DEFINIDO - O arquiteto e jornalista Alex de Oliveira, foi reeleito para o posto de Rei Momo do Carnaval do Rio de Janeiro pela 10ª vez. A Rainha do Carnaval eleita foi A Profª. de Educação Física Ketula Rocha Mello, ex-rainha de bateria da Escola de Samba Porto da Pedra. Jaqueline Faria, rainha em 2007, ficou em terceiro lugar e garantiu o posto de 2ª princesa. A 1ª princesa será Charlene da Costa. A festa aconteceu no Terreirão do Samba.



DOMINGUINHOS DO ESTÁCIO NA VILA ISABEL – O presidente da Vila Isabel Wilson Vieira Alves, convocou o Interprete Dominguinhos do Estácio para fazer parte da equipe que vai cantar o samba da escola na Passarela do Samba, ao lado do intérprete Tingá. Vale acrescentar que Dominguinhos ficou 12 anos na Viradouro.