segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

FEVEREIRO 2008




A
CAMINHO
DE
PEQUIM



2008 é o Ano Olímpico . Na Rádio Manchete AM 760 no Programa Manchete Esportiva e neste Blog vamos realizar a melhor cobertura Olímpica. Os Jogos Olímpicos de Pequim acontecem de 08 a 28 de agosto.



NOTÍCIAS



Em Shanxi, os Anéis Olímpicos foram formados


ANÉIS OLÍMPICOS HUMANOS - Com a intenção de celebrar a proximidade dos Jogos Olímpicos de Pequim, os chineses formaram no dia 16, um anel olímpico humano gigante na província de Shanxi. As pessoas construíram o desenho durante a comemoração do Festival de Primavera, tradicional evento comemorado no mês de fevereiro no País. O local escolhido é conhecido por suas longas áreas montanhosas.


A maquete das principais instalações fez parte da Exposição


Público aprecia fotografias dos locais dos Jogos de Pequim

EXPOSIÇÃO EM HONG KONG – A cidade de Hong Kong recebeu uma exposição com a maquete das principais instalações Olímpicas. As provas eqüestres da competição serão realizadas nesta cidade.

Steven Spielberg saiu da consultoria artística de Pequim



DIRETOR PREMIADO PEDE DEMISSÃO - O cineasta Steven Spielberg anunciou dia 12 sua decisão de não ser mais o consultor artístico dos Jogos Olímpicos deste ano em Pequim, por causa da política do regime chinês em relação ao Sudão. Em abril do ano passado, Spielberg escreveu uma carta ao presidente da China, Hu Jintao, somando-se ao coro de pessoas contrárias à simpatia que a China demonstra para com o governo do Sudão, acusado de patrocinar milícias árabes responsáveis por atrocidades na região de Darfur. Spielberg é um dos principais diretores de Hollywood, autor de sucessos como "Tubarão", "ET" e "A Lista de Schindler", um drama sobre o Holocausto que lhe rendeu o Oscar de melhor diretor.Ele foi um dos criadores do Instituto Fundação USC Shoah para a História Visual e Educação, em Los Angeles, que se dedica a manter viva a memória do Holocausto. Em sua nota, Spielberg afirmou que o governo sudanês é o maior responsável por esses crimes continuados" em Darfur, e que a China deveria fazer mais para acabar com a continuação do sofrimento humano por lá.


Piscina Olímpica vista por escotilha
ESCOTILHA NA PISCINA OLÍMPICA - Por meio de uma escotilha foi possível as pessoas observarem a imagem da entrada na água de uma saltadora durante a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, realizada entre os dias 18 e 22 na Piscina Olímpica de Pequim, localizada no Complexo Aquático conhecido como "Cubo D'Água".
O local dos Jogos de Basquete em Pequim

O Ginásio de Basquete reflete 80% dos Raios do Sol


O PAVILHÃO DO BASQUETE - A organização dos Jogos de Pequim não economizou na ousadia para a construção do Pavilhão Olímpico, local que receberá as competições de Basquete e que foi apresentado dia 19 ao público. O Ginásio tem uma área de 168 mil metros quadrados e terá capacidade para 18.700 pessoas. Ele tem um telão central de 9 metros de altura, além de outros 110 espalhados por todo o local. A parte externa é coberta com uma liga de alumínio capaz de refletir 80% dos raios de sol, permitindo uma economia considerável de energia. É realmente um ginásio impressionante.


Alexandre Pato é a promessa do Futebol já classificado


ATÉ JULHO SERÁ DEFINIDA DELEGAÇÃO DO BRASIL – O Brasil já tem cerca de 200 atletas de 18 modalidades classificados para os Jogos Olímpicos. A lista dos Esportes que ainda irão definir seus representantes é extensa e tudo pode acontecer nos próximos meses. Badminton, Basquete, Boxe, Canoagem, Esgrima, Judô, Levantamento de Peso, Nado Sincronizado, Pólo Aquático, Tênis, Tênis de Mesa, Trialtlo e vôlei de Praia ainda não tem vagas oficialmente confirmadas. O Atletismo está na lista dos classificados, embora 20 atletas já tenham obtido o índice A, com suas marcas estipuladas, mas ainda sem vaga garantida, pois necessitam obter pelos menos o índice B (mais baixo) até Julho, nas competições da Federação Internacional. O Comitê Olímpico Brasileiro apresentou uma estimativa de que o País possa ultrapassar a delegação de 247 atletas (125 homens e 122 mulheres) dos Jogos de Atenas.



A Dança do Siri no Pan Rio 2007



A DIFÍCIL SITUAÇÃO DO BASQUETE BRASILEIRO – Depois de desperdiçar as chances no Mundial e no Pré-Olímpico das Américas, as Seleções masculina e feminina depositam suas esperanças nos Pré-Olímpicos Mundiais. O feminino acontece em Junho, na Cidade de Madri e, as cinco melhores equipes se classificam. Com relação ao masculino, foi contratado um técnico estrangeiro, o espanhol Moncho Monsalve para dirigir o time que disputa o torneio em Julho na Grécia. A situação é mais complicada, já que serão apenas três vagas para Pequim. Foram sorteados neste mês os adversários do Brasil no Grupo A do Pré-Olímpico masculino que acontece de 14 a 20 de Julho. Duas seleções de cada grupo estarão classificadas para as quartas de final, cujos vencedores irão disputar as semifinais. Os ganhadores tem suas classificações definidas para a Olimpíada e os perdedores, decidirão a terceira e última vaga. Abaixo os grupos do Pré-Olímpico Mundial masculino:

GRUPO A - Brasil, Grécia e Líbano.
GRUPO B - Alemanha, Cabo Verde e Nova Zelândia.
GRUPO C - Coréia do Sul, Esolovênia e Canadá.
GRUPO D – Croácia, Camarões e Porto Rico
.

O Brasil estréia dia 15 contra o Líbano e enfrenta a Grécia dia 16.



Robert Scheidt e Bruno Prada estão classificados

EM BUSCA DA TERCEIRA MEDALHA DE OURO - O velejador brasileiro Robert Scheidt vai disputar os Jogos Olímpicos pela quarta vez na carreira. Ele já conquistou as medalhas de ouro em Atlanta/96 e Atenas/2004, e de prata em Sydney/2000, sempre na classe Laser. Scheidt pode se tornar o primeiro tricampeão olímpico do país. Scheidt vai formar parceria com Bruno Prada, medalha de bronze na classe Finn no Pan-Americano de Winnipeg, em 1999 e que fará sua estréia nos Jogos. A classificação foi conquistada no Pré-Olímpico realizado no Rio de Janeiro. Os maiores adversários da dupla foram Lars Grael e Marcelo Jordão.


" Estamos curtindo a vaga e vamos nos preparar para os Jogos. Respeito e admiro o Lars, por tudo que passou. É um dos meus ídolos no Esporte Brasileiro".
Robert Scheidt


Quem também já carimbou o passaporte na Vela:

Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X;
Fernanda Oliveira e Isabel Swan, no 470 feminino;
André Fonseca e Rodrigo Duarte, no 49er;
Fábio Pillar e Samuel Albrecht, no 470 masculino
Patrícia Freitas no RS:X feminino A classe Finn


Tiago Camilo é esperança de Medalha no Judô


JUDOCA BRASILEIRO GARANTE VAGA – Acabou dia 17 a briga entre os judocas brasileiros Tiago Camilo e Flávio Canto pela vaga de titular de meio médio (até 81 Kg) para Pequim. Camilo vai ser o representante do Brasil. A definição acontece por não ser mais possível Camilo ter um desempenho inferior ao de Canto nas duas competições, que cada um disputará neste bimestre na Europa. De acordo com a Confederação Brasileira de Judô, se os dois tivessem desempenhos iguais, Camilo seria também o classificado, pois foi campeão Mundial no ano passado. Tiago foi vice campeão olímpico em Sidney 2000 e vai participar pela segunda vez do evento.


Victor Roethlin venceu a Maratona de Tóquio

VAGA OLÍMPICA EM TÓQUIO – O Suíço Victor Roethlin assegurou vaga Olímpica após vencer a Maratona de Tóquio realizada dia 17. O Japonês Arata Fujiwara e o queniano Julius Gitahi terminaram em segundo e terceiro respectivamente. Ele conseguiu o recorde da prova com 2h7m23s. Victor é favorito na Maratona Olímpica de Pequim.


RÁPIDAS


> O Comitê Olímpico Internacional divulgou que os atletas que participarem dos Jogos Olímpicos de Pequim poderão escrever Blogs durante o evento. A entidade considera os Blogs um formato legítimo de expressão pessoal.

> Foi realizada Assembléia em Manaus da Confederação Brasileira de Atletismo. O Presidente Roberto Gesta de Melo foi reeleito ao lado do medalhista Nelson Prudêncio como Vice - Presidente. Neste Ano Olímpico, a entidade terá orçamentos de 17 milhões de reais.


> Os torneiros de Futebol dos Jogos Olímpicos fazem parte também do calendário da FIFA e os clubes são obrigados a liberar todos os convocados abaixo de 23 anos, 15 dias antes da competição.


> Pela primeira vez na historia as Seleções de Vôlei masculina e feminina da Venezuela irão disputar os Jogos Olímpicos. O técnico da equipe no torneio masculino será o brasileiro Ricardo Navajas.




CURIOSIDADES OLÍMPICAS


> A Natação está na era espacial. A Speedo lançou um novo traje para seus nadadores. A empresa desenvolveu junto à Agência Espacial Americana - Nasa, uma vestimenta que promete revolucionar a disputa desta modalidade. O LZR Racer não deixa que a água seja absorvida pela roupa e molda o corpo do atleta, diminuindo o atrito.


A Caminho de Pequim é o noticiário Olímpico que apresento no Programa Manchete Esportiva de 2ª a 6ª pela Rádio Manchete 760 AM, no horário de 17h às 18h15min com o comando do locutor esportivo João Guilherme e a produção de Cassiano Carvalho. A supervisão do Departamento de Esportes é de Daniel Pereira