sábado, 30 de agosto de 2008







UMA
MÁGICA
OLIMPÍADA





O mundo passou a conhecer a China, e a China, o mundo. Esta frase foi de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional. Na realidade como espetáculo, os Jogos de Pequim foi o melhor. As instalações do Estádio Ninho de Pássaro e do Cubo D’Água impressionaram. A Cerimônia de Abertura foi a maior já realizada. Um show inesquecível em que a tradição, a história e o colorido se fizeram presentes.
Apesar de tudo, esta Olimpíada teve um processo complicado por questões políticas. Desde a saída da Tocha até a censura aos meios de comunicação predominante durante todo o evento. O show olímpico ofuscou os problemas de corrupção, as arbitrariedades no poder, a falta de preservação do meio ambiente e a desigualdade de renda.
Do ponto de vista esportivo, Pequim mostrou o crescimento chinês. Para Huang Yanling diretora do Centro de Estudos Olímpicos da Universidade de Esportes de Pequim, ser um atleta na China é uma ambição popular para sempre, como o brilho dos Jogos.






O brilho do Estádio Ninho de Pássaro foi marcante em Pequim




Atletas de todo o mundo se confraternizaram na China



A maior imprensa do mundo inteiro esteve na cobertura olímpica





OS
PERSONAGENS
MARCANTES
EM
PEQUIM




César Cielo

O mais rápido das piscinas



O nadador brasileiro consagrou-se como o mais rápido ao vencer a prova de 50m livre, batendo o recorde olímpico de 21s30. Cielo conquistou a primeira Medalha de Ouro da Natação do país. Ele também levou o Bronze nos 100m livre.



A vibração de Cielo após conquistar o Ouro




José Roberto Guimarães

O primeiro técnico campeão no feminino e masculino.




O treinador da Seleção Brasileira de Vôlei feminino tornou-se com a conquista da Medalha de Ouro, o primeiro campeão olímpico nas duas categorias. Foi um dos responsáveis pelo sucesso do Vôlei no Brasil.




José Roberto Guimarães trabalhou o sentido de equipe





Kobe Bryant
O decisivo da quadra




O ala – armador e astro do Basquete dos Estados Unidos reconquistou a hegemonia olímpica. Fez 20 pontos na decisão contra a Espanha.



Kobe fez 20 pontos na decisão olímpica





Lebron James
O Astro do Ouro




O atleta de Basquete representou a retomada da supremacia americana na modalidade. Foi o diferencial nas vitórias de Pequim e considerado pelo mídia o Astro do Ouro.



O astro Lebron James da NBA contribuiu para o Ouro





Marta
Simplesmente a melhor do mundo



A jogadora de Futebol feminino do Brasil provou no Torneio Olímpico que é mesmo a melhor do mundo. Mesmo com a falta de estrutura da modalidade em nosso país, conquistou a Medalha de Prata.



Marta comandou o Brasil no Futebol





Mathias Steiner
O Peso Surpreendente



O levantador de peso alemão surpreendeu os favoritos e ficou com o Ouro na categoria acima de 105Kg. Emocionou o mundo ao levar a foto de sua esposa vítima num acidente de carro para o pódio.





O alemão Steiner dedicou o Ouro a sua inesquecível esposa




Maurren Maggi
A saltadora que fez história




A saltadora brasileira não ganhou simplesmente uma prova olímpica, conseguiu o primeiro ouro individual de uma mulher numa competição de Olimpíada. Ela deu a volta por cima na carreira, interrompida por dois anos.



Maurren Maggi celebra o Ouro inédito para o Brasil





Michael Phelps
O Tubarão dos recordes olímpicos



O nadador americano tem Pequim como a Olimpíada da sua carreira. Chegou com um plano e saiu com 100% de aproveitamento. Disputou oito provas e ganhou oito Ouros. Ainda conseguiu sete recordes mundiais e um olímpico.



Michael Phelps simplesmente é um fenômeno




Usain Bolt
O Jamaicano que vence a ciência



O corredor da Jamaica é o homem mais rápido do mundo. Nunca ninguém havia corrido os 100m rasos em 9s69 e nem os 200m em 19s30.



Bolt com as chuteiras de Ouro conquista os Ouros





Wash e May
A dupla imbatível da praia



A dupla americana do Vôlei de Praia é imbatível. Conquistou mais uma vez a Medalha de Ouro derrotando todas as adversárias.




Na praia só deu Wash e May
Yelena Isinbaeva
A bela campeã


A saltadora russa quebrou em Pequim o recorde mundial do Salto com Vara, que já era seu, com 5,05m. Apesar de já ter conseguido o feito 14 vezes, ela se emociona. É sem dúvida uma bela campeã.



A bela Isinbaeva após conquistar mais um recorde
Vôlei Feminino do Brasil
A Seleção mais dourada de todas



Perdendo apenas um set em oito jogos, as meninas conquistaram a Medalha de Ouro. Foi uma campanha incontestável na história olímpica do país.


A Medalha foi Amarela, mas de Ouro
O Blog do Fábio Tubino completa um ano. Neste espaço a proposta é registrar os eventos, falar de esportes (meu compromisso jornalístico) e destacar minhas viagens. Aos leitores quero agradecer o carinho e a leitura diária. A informação com bonita imagem é o compromisso do Blog.



Fábio Tubino