sábado, 14 de fevereiro de 2009







FEVEREIRO 01 A 13






01.02.2009
Legado para sempre
Tive o previlégio de conhecer o Mestre Hélio Gracie quando foi homenageado por uma universidade no Rio de Janeiro, por inciativa de meu pai. E apesar das inúmeras vitórias e conquistas, ele sempre se emocionava. Todos que conversaram com ele ouviram algumas lições e a maior delas foi de como foi criado o Jiu Jitsu. Para o Mestre a modalidade sempre foi para dar chance aos mais fracos de enfrentarem os mais pesados. A técnica que Gracie desenvolveu usa os membros como alavancas para derrubar o oponente. Com isso, sempre foi possível deslocar os adversários bem maiores que o seu. E inúmeros desafios de outras modalidades de luta foram realizados demonstrando a predominância do Jiu Jitsu, feito da Era Gracie. A influência que Hélio Gracie deixa para o Esporte Comteporâneo é impressionante. O verdadeiro mestre do equilíbrio, da pregação antiviolência. Um legado que vai sobreviver para sempre.


O Mestre Hélio Gracie deixa um legado

02.02.2009

Posições de Blatter

O presidente da FIFA Joseph Blatter no Brasil concedeu entrevista ao competente jornalista Jorge Luís Rodrigues do Jornal O Globo. Entre os temas a aprovação de 12 sedes para a Copa do Mundo de 2014, a relação da FIFA com a crise global, a presença da modalidade na Olimpíada e o controle dos agentes e as transferências de jogadores. Com relação a Copa, Blatter acha justo 12 cidades, já que o Brasil é um subcontinente, tem cinco títulos mundiais e claro o Futebol é a preferência nacional. Concordo com ele e acho correto este privilégio. No Nordeste brasileiro, uma região apáixonada por Futebol todas as cidades candidatas tem atrativos turísticos e condições de abrigar eventos da modalidade. Vale acrescentar que Salvador hoje tem problemas e precisa agir rapidamente. Para o presidente da maior entidade mundial do Futebol, a crise econômica não assusta, já que todas as competições tem um orçamento definido. Apesar disto vale destacar que muita gente trabalha em função dos eventos, existe empresas tercerizadas e patrocínios que são investidos. Blatter defende jogadores de vinte anos disputando os Jogos Olímpicos. Neste caso, não tenho uma posição formada. Acho que é atrativo ter a presença dos grandes craques, mas não precisa acontecer o constrangimento dos jogadores impedidos pelos clubes de jogar a competição. Para terminar, ele garante que a FIFA vai controlar dados sobre os valores e quem participa das transferências de jogadores. Concordo que os jovens cada vez mais estão controlados pelos agentes. No nosso país no ano passado foram 1776 para o exterior. É simplesmente alarmante.






O Presidente da FIFA esteve no Brasil
03.02.2009
O novo som do samba

Neste ano de 2009, as baterias das escolas de samba estão fazendo o diferencial. A expectativa é de que até o carnaval mais inovações sejam apresentadas e nos dias de desfile sejam alvo de inúmeros comentários. Pelo que acompanho nos ensaios técnicos, entre coreografias e paradinhas, algumas baterias preparam novidades inéditas, sinal dos tempos modernos, das misturas de ritmo e da profissionalização dos integrantes. O Salgueiro por exemplo, que irá cantar a presença do tambor nas diversas fases da humanidade, vai apresentar além da parada de funk, referências a dois grupos de percussão que empolgam a Bahia, o Olodum e a Timbalada. Segundo mestre Marcão, a escola terá ainda 11 tantans como coreografia atrás dos chocalhos. A bateria da Viradouro é outra que chega mais uma vez com novidades. Um grupo de tocadores de atabaques ensaiou com os ritmistas. O Mestre Ciça afirma que o samba terá ritmos do Camdoblé. Essa inovação só não pode atravessar na avenida. Até a Imperatriz Leopoldinense, bastante técnica, promete coreografar a ala de tamborins, que num determinado momento do samba vai para o meio da bateria. Entre timbaus e atabaques vamos conferir o novo som do samba na Sapucaí, já que as baterias desenvolvem um verdadeiro show à parte.



A bateria do Salgueiro vai ferver a Sapucaí
04.02.2009
Gosto desta inciativa

Aconteceu no Palácio Laranjeiras a assinatura de um convênio entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Comitê Olímpico Brasileiro para a criação de cursos de graduação e pós-graduação na área esportiva. Neste convênio, também será beneficiada a Seleção Brasileira de Ginàstica Artística que vai treinar num centro que será montado dentro da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A UERJ quer na verdade ser a referência na formação multidisciplinar de profissionais envolvidos com os Esportes Olímpicos. O conceito de universidade moderna passa por estas parcerias. São duas coisas importantes, o CT para o ginastas e os projetos acadêmicos. O interessante é que ex-atletas também terão direito a ingressarem nos cursos oferecidos. Agora podemos vislumbrar um projeto de enorme conceito. Que os docentes selecionados tenham titulação e competência para manter esta bela inciativa.




05.02.2009
A noite dos goleiros

A noite de Futebol de ontem no Campeonato Carioca foi dos goleiros de Flamengo e Vasco. No Maracanã, Bruno marcou um gol de falta na goleada rubro-negra por 4 a 1 sobre o Mesquita. Em Volta Redonda, Thiago fez um gol de penâlti na vitória sobre o Resende por 3 a 1. Neste momento muita gente pergunta: Será que um goleiro deveria sair do gol para cobrar faltas e penâltis e tentar cabeçear na área? Temos por aqui o exemplo Rogério Ceni no São Paulo que é artilheiro. Eu também sou a favor desde que seja de maneira responsável. Existem momentos do jogo e adversários que podem ser alvos dos goleiros. O que não pode é esquecer que antes de tudo, a principal função de um goleiro é defender a sua equipe.




Bruno marcou um lindo gol de falta
06.02.2009
Um ano diferente

Comento o carnaval carioca já algum tempo e gosto bastante. O fato de ser um historiador e roteirista me ajuda a entender de maneira crítica os enredos das Escolas de Samba. Sou um destes que afirmo: O desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro é o Maior Espetáculo do Mundo. Só que neste ano de 2009 muita coisa mudou. Para começar, César Maia não é mais o Prefeito da cidade. Eduardo Paes agora é quem vai entregar a chave da cidade para o Rei Momo. E vamos pela primeira vez ver como o novo administrador se comporta. Muitos avanços o samba já conseguiu das esferas governamentais, do Sambodromo à Cidade do Samba, passando pelos recursos financeiros. O prefeito do RJ precisa ter conciência de que o Carnaval é uma festa popular e envolve muita gente. Do trânsito livre, passando pelos blocos cadastrados à Guarda Municipal, do controle sanitário aos hospitais e postos de saúde. O prefeito deve estar atento a tudo. Não se trata apenas de entregar uma chave simbólica. E muita coisa ocorre também enquanto as escolas passam pela avenida. Por falar em Rei Momo, agora é outro. Depois de dez anos, Milton Rodrigues, deve construir um novo período de reinado. No desfile em si, dois minutos foram acrescentados no tempo de apresentação das escolas, obrigando as mesmas a apresentarem suas comissões de frente ao público do setor 3. Desta forma, cada uma terá o tempo de 82 minutos. Ainda tem a crise financeira que afetou o mercado do carnaval. Apenas duas escolas, mostram este ano enredos patrocinados. Como se percebe, o Carnaval carioca será diferente.


Milton Rodrigues é o novo Rei Momo do RJ
07.01.2009
Atividades do Verão agitam a Cidade Maravilhosa
O verão carioca está quente não apenas na temnperatura, mas nas atividades ao ar livre, basta caminhar pela Zona Sul num dia de sol. Quem passa pela Lagoa Rodrigues de Freitas observa a seguinte novidade: vários barquinhos com remadores. O caiaque é o que mais chama atenção. Nas orlas, tem de tudo, jovens patinando, crianças aprendendo Surfe e idosos jogando Vôlei. Também de cara para cartões postais cariocas, a galera pode se inscrever para praticar Canoa Havaiana, na Praia da Urca. Com nove canoas, todos entram para um clube de canoagem e podem praticar até três vezes por semana. Para entrar no grupo, é preciso saber nadar e ter o mínimo de condicionamento físico. Em percursos que duram entre 30 e 40 minutos, cada canoa percorre entre 7 km e 10 km por treino. O diferencial da Canoa Havaiana é o astral, o contato da natureza e, claro, o visual do Rio como atração. Na Praia do Pepe na Barra, a atração são aulas com personal de Frescobol. O verão carioca comprova que é sempre uma atração e o Esporte faz parte em todos os lugares.

A Canoa Havaiana é atração do Verão Carioca




08.02.2009
Americano segue na boa
Estive no Estádio Giulite Coutinho comentando ontem pela Rádio Manchete o empate entre Madureira e Americano pelo placar de 1 a 1. Com este resultado, o time de Campos passou a ter nove pontos no Grupo A do Campeonato Carioca de Futebol. O jogo começou morno, devido ao fortíssimo calor. O Madureira tentou chegar ao ataque através de passes longos, porém sem sucesso. Do outro lado, os jogadores Diego e Kieza faziam as principais jogadas pelo lado esquerdo do ataque. Foi exatamente com Diego que o Americano abriu o placar. Precisando da vitória, o tricolor suburbano, voltou melhor no segundo tempo e Adão empatou. O jogo neste período ganhou uma maior movimentação.





09.02.2009

Uma interessante goleada

Estive ontem no Engenhão ao lado dos companheiros Cyro Neves e Felipe Andrade para a cobertura pela Rádio Manchete do jogo Botafogo 4 X 1 Bangu. O Botafogo teve um início com maior velocidade e explorou os cruzamentos do lateral Alessandro. Depois ficou quinze minutos em curto-circuito, por isso o time banguense abriu o placar. O superioridade passou então a predominar na partida com grande atuação de Victor Simões. O Botafogo não teve dificuldades para fazer os gols e construir uma interessante goleada. Pode-se destacar as atuações de Fael e Leandro Guerreiro. O fato curioso, foi a forte chuva com vento que caiu no final do jogo.


Victor Simões o artilheiro do Fogão
10.02.2009
Os 100 anos da Pequena Notável
Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em Marco de Canaveses - Portugal, num dia 9 de fevereiro em 1909. Foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 a 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de reavista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher que atuava nos EUA. Seu estilo eclético a fez precrusora do Tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960. Todas as homenagens que fizerem sobre a Pequena Notável são justas. É fundamental neste momento aproveitar o centenário de Carmem Miranda para resgastar uma memória das mais interessantes da cultura de nosso país.




O Mito Carmem Miranda
11.02.2009
Existe preconceito

O Chelsea anunciou no dia de ontem a demissão do técnico brasileiro Luís Felipe Scolari. Em nota oficial, O clube de Futebol londrino explicou que para manter as chances de conquistar o título da temporada, precisaria fazer agora uma mudança no comando técnico. Esta ordem veio do próprio proprietário Roman Abramovich. O fato é que Felipão tinha o apoio do elenco, que tentou rejuvenescer. A pergunta que se faz é a seguinte: Por que um técnico brasileiro não dá certo em clubes do Futebol Europeu. Em primeiro lugar existe preconceito, em função da dificuldade do idioma. Os resultados de fato não foram tão satisfatórios, mas no mínimo deveria o clube inglês esperar toda a temporada para fazer uma avaliação. Felipão já comprovou seu trabalho com o mínimo de tempo, foi assim no Palmeiras, na Seleção Brasileira e em Portugal.



Dia 12.02.2009

Desta vez foi o Brasil

Tive a satisfação de comentar pela Rádio Manchete a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Itália. Por que a Seleção finalmente jogou bem? Porque mostrou um futebol de muito toque, quase sempre objetivo, e mais do que isso, um desejo de brigar pela posse de bola, deixando o adversário sem muitas opções. O jogador Felipe Melo foi a surpresa agradável, arriscando até algums lançamentos e ajudando na marcação. Ronaldinho Gaúcho, mais fininho, mesmo sem ser brilhante participou de boas jogadas, especialmente pelo lado esquerdo do campo. Apesar de todas as polêmicas pessoais, Robinho foi o melhor em campo. Deu o passe para o gol de Elano e fez um golaço ao pedalar na frente de vários adversários. Mesmo sendo um amistoso, este clássico representa o mais importante do mundo, já que vários títulos pelas duas seleções foram conquitados. O Futebol brasileiro desta vez bombou!!!




Seleção Brasileira aplaudida em Londres

13.02.2009

A volta de um baluarte Verde e Rosa

O mestre de bateria da Mangueira Taranta foi confirmado para comandar a orquestra 'Tem que Respeitar Meu Tamborim' na avenida. Ele voltou a quadra para reassumir o comando da bateria da escola que comandou num dos momentos mais espetaculares do Carnaval carioca. Em 1984, depois de encerrar o desfile, ele mandou a bateria voltar na contramão do Sambódromo. A multidão acompanhou os ritmistas no embalo do enredo ‘Yes, nós temos Braguinha’, que daria o supercampeonato à escola. O Mestre tinha que guardar os instrumentos no barracão, que era do outro lado, mas orientou seus componentes voltar e o povão veio atrás.Taranta é o último discípulo do Mestre Valdomiro no comando de uma bateria. Ele traz um ânimo danado para a escola. Este Carnaval é mais um grande desafio na carreira de Mestre Taranta, já que no ano passado, assumiu o comando dos 300 ritmistas a pouco mais de um mês do Carnaval, após a crise na escola que culminou com a saída de Ivo Meirelles. Mesmo assim, a bateria fez o dever de casa: perdeu apenas um décimo.É sempre muito bom manter os baluartes e neste sentido a Mangueira sempre esteve na vanguarda.


Mestre Taranta de volta a Estação Primeira