quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

JANEIRO 2008


DATAS & FATOS



Casamento coletivo na cidade de Xiamen na China



CELEBRAÇÃO RECORDE – O ano de 2008 começou um acontecimento recorde na China. Um casamento coletivo foi realizado na cidade de Xiamen com a presença de 2.008 casais. Este fato comemora entre os chineses a chegada do Ano Novo.





Marco Fois mergulhou no Rio Tigre



SALTO DE ANO NOVO – O ex-salva-vidas Marco Fois saltou de uma ponte no Rio Tigre em Roma na Itália. Este mergulho faz parte de uma tradição da população romana para comemorar a chegada do Ano Novo. O detalhe interessante do acontecimento é o frio de 0º graus.




A Praia de Copacabana lotada no dia 1º



RIO 40º GRAUS - Enquanto na Europa e na América do Norte, a população enfrenta o inverno, no Brasil é tempo de Verão, de praias lotadas, de muita azaração e de férias. No primeiro dia de 2008 e durante toda a primeira semana do ano as praias estiveram lotadas, mesmo com a poluição de algumas.




QUEDA DO SALDO COMERCIAL - Pela primeira vez em uma década, o saldo comercial brasileiro caiu. As exportações subiram 16,1% mas as importações cresceram 32% e o saldo ficou em 40,039 bilhões de dólares, 13% menor.



INCOERÊNCIA DO GOVERNO - No primeiro dia útil sem CPMF, o governo anunciou um pacote de medidas que combinam o aumento de impostos e cortes nos gastos públicos, principalmente nos investimentos. O Presidente desta forma não cumpre com a palavra, quando disse no final do ano que não haveria aumento de impostos.




FATO LAMENTÁVEL - A polícia prendeu um menor no Rio de Janeiro que serviu de olheiro dos assaltantes que atacaram o ortopedista Lídio Toledo Filho. Ele disse que o crime foi cometido por mototaxistas. De acordo com os médicos, Lídio ficou paralítico. É fundamental que os pardais eletrônicos sejam urgentemente desligados de 22h às 6h. Este fato ocorreu porque o médico diminui a velocidade em função dos pardais.





Tempestade de neve no Texas




NEVE FAZ VÍTIMAS NOS ESTADOS UNIDOS - Nos Estados Unidos as tempestades de neve que acontecem neste período do ano castiga principalmente as região do Texas. Várias pessoas foram vitimadas e os governantes foram obrigados a fecharem muitas de suas estradas devido ao inúmero acidentes de automóveis. Na Europa também ocorrem nevascas, principalmente na Alemanha que registrou na primeira semana de 2008 no Castelo Charlottenburg menos de 10º graus.




A volta das Telas do Masp agora recuperadas

A VOLTA PARA CASA - As duas telas que haviam sido furtadas do Museu de Arte de São Paulo chegaram ao museu no dia 09. As investigações estão adiantadas para prender todos os envolvidos no crime. Os bandidos foram presos pelo furto. A polícia acredita que as telas seriam vendidas para um grupo especializado no comércio ilegal de obras de arte. As obras O Lavrador de Café, de Portinari, e O Retrato de Suzanne Bloch, de Picasso, foram recuperadas pela Polícia Civil em uma casa em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. Os quadros haviam sido furtados na madrugada do dia 20 de dezembro, quando ladrões arrombaram o portão principal do museu com um macaco hidráulico. As duas obras juntas são avaliadas em US$ 100 milhões. Os quadros pertencem ao acervo permanente do Masp e estavam no segundo andar do prédio. Ainda bem que temos policiais competentes.







JANEIRO 2008
MÍDIA



Torloni é atração do Sociedade na Guerreira

TORLONI É A PRIMEIRA ENTREVISTA DE 2008 - O Quadro Sociedade na Guerreira que apresento no Programa Noite Guerreira que vai ao ar pela Rádio Manchete 760 AM nas madrugadas de domingo de meia noite à 2h, começa o ano de 2008 em grande estilo. A primeira entrevistada foi a atriz e produtora Cristiane Torloni. Torloni desenvolve uma campanha pela preservação da Amazônia. Ela também é apaixonada por Carnaval e mais uma vez vai desfilar pela Grande Rio no Rio de Janeiro, que apresenta o enredo Do verde de Coarí, vem meu gás, Sapucaí!, que destaca os benefícios do gás natural no dia a dia e tem a Amazônia como parte do seu enredo. O refrão do Samba de Enredo diz: "Grande Rio vem cantar Minha Escola é o gas da Sapucaí Se a lição é preservar Meu grito é verde, Amazonas, Coarí. Acompanhe abaixo a entrevista com Cristiane Torloni exibida no dia 12.01.2008.

Fábio Tubino - Como está a campanha pela preservação da Amazônia?

Torloni - Chegando as 600 mil assinaturas válidas, tá bom né, só falta 400 mil. Vamos embora.

Fábio Tubino - A Mídia participando da campanha é fator fundamental?

Torloni - Tem que entrar mesmo, tem que fazer pressão, tem que ajudar a fiscalizar e tem que denunciar. E tem começar pelo Rio de Janeiro, esta zona da federalização do que está acontecendo. A mídia é uma das colunas né, tem que ajudar mesmo, se a gente não aguenta gritar sozinha.

Fábio Tubino - Outra coisa que preocupa é a própria consciência da população. O artista deve trabalhar esta consciência?

Torloni - A gente é só um instrumento. O povo está disponível para aprender, basta ter somente alguém que ensine. A gente vive num País que não tem educação, que não educa, que não ensina, então é isso as pessoas estão aí para serem educadas. Tem que fazer o que com as garrafas pets, tem que fazer o que com óleo da fritura? Se ensinar as pessoas vão fazer, não é um povo do mal é um povo do bem. Você acha que o povo do Brasil quer que ele acabe? Não quer, só tem que dar condições, educação deveria ser de graça, não é?

Fábio Tubino - Quais os projetos para 2008 Torloni?

Torloni - Estamos estreiando a novela das 7h Beleza Pura que vai ao ar em fevereiro. Se Deus quiser A Loba de Rayban também no primeiro semestre, que é teatro.

Fábio Tubino - Teatro é bom para o artista?

Torloni - Teatro é bom para o artista e para o público. Eu estava falando que quando fiz Mulheres por um Fio que foi o último espetáculo que fiz no Rio de Janeiro no ano passado, nós fizemos temporada popular no Carlos Gomes, era este público que vinha, era maravilhoso. No final de semana era 1 Real. Você pode imaginar o que significa 1 Real?

Fábio Tubino - Está faltando está temporada popular no Rio?

Torloni - Você sabe o que acontece, você pode até querer fazer temporada popular, mas não é todo mundo que consegue, porque se você não tiver algum tipo de subsídio, você quebra. Para isto que existem os bons patrocínios. O patrocínio é aquele que diz, eu só patrocino se for temporada popular. Você pode cobrar do público 10 reais e não quebrar a produção. Você não vai ficar rico, não vai fazer dinheiro, mais não vai trabalhar de graça. Nós vivemos disto.

Fábio Tubino - Mais sucesso em 2008 e um belíssimo desfile na Grande Rio.

Torloni - Se Deus quiser meu amigo, que tal o número um em? Que tal vencer, isso que é bom, risos...

Quero agradecer a simpatia e a franqueza desta destacada atriz brasileira.

Selminha exibe fantasia vencedora do Troféu Jussara Mazeron

CARIOCA SAMBA SHOW - Aceitei o convite do companheiro Cesar Santos para comentar o Desfile das Escolas de Samba de 2008 pela Rádio Carioca 710 AM. Ao meu lado também estarão os parceiros Sérgio Luís, Bruno Filippo e Jota Lima. Este será meu 10º ano trabalhando na Passarela do Samba do Rio de Janeiro. A equipe Guerreira estará no plantão, com mais de 40 repórteres espalhados por todo o Estado do RJ. Como acontece nos últimos anos, será entregue o Troféu Jussara Mazeron a a Escola de Samba do Grupo Especial que apresentar melhor fantasia. Vale acrescentar que Jussara Mazeron, minha inesquecível mãe trabalhou nesta vida como artista plástica, sempre gostou de fantasias, principalmente no Carnaval. O Troféu Jussara Mazeron tem sua 4ª Edição neste ano de 2008. Os vencedores dos anos anteriores foram: 2005 - Beija Flor, 2006 - Unidos da Tijuca, 2007 - Beija Flor. Obrigado pelo convite e pela confiança.



JANEIRO 2008
FALANDO DE EVENTOS




Capa do CD das Escolas Mirins do Rio de Janeiro

ABERTURA OFICIAL DO CARNAVAL RJ - Na sexta-feira, 1º de Fevereiro de 2008, às 17h acontece na Passarela do Samba a abertura oficial do Carnaval 2008 com o Desfile das Escolas de Samba Mirins do RJ. As escolas que estarão desfilando são:
1 - Miúda da Cabuçu - apresenta como carnavalesco e autores Luis Carlos Guimarães, Marcelo Rodrigues e Neca Bittar. O enredo é A Vinda da Família Real faz o Desenvolvimento da Cultura Musical.
2 - Inocentes da Caprichosos - apresenta como autor Jane Nunes de Abreu. O enredo é Suburbana caminho Caprichoso da Rainha ao Engenho.
3 - Herdeiros da Vila - apresenta como carnavalesco e autores Leandro Santos e Leonardo Leonel. O enredo é Ser Criança...
4 - Corações Unidos do CIEP - apresenta como carnavalesco Oficina de Carnaval. O enredo: A Cidade de Eterna Realeza Anuncia, o Rei Chegou!.
5 - Mangueira do Amanhã - apresenta como carnavalesco e autor Max Lopes. O enredo é Verde que te quero Rosa, Semente Viva do Samba.
6 - Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy (Liga) - O enredo não foi divulgado.
7 - Infantes do Lins - apresenta como carnavalesco e autores Eduardo Minucci e Ronaldo Abrahão. O enredo é Brasil Reino Unido de Portugal e Algarves.
8 - Império do Futuro - apresenta como autores Arandi C. Santos e Célia Regina A. Santos. O enredo é É D. João VI Bicentenário... É Império do Futuro – 25° Aniversário.
9 - Pimpolhos da Grande Rio - apresenta como autora Camila Soares e carnavalesco Marcus e Edmilson. O enredo é Canto para o Encanto.
10 - Aprendizes do Salgueiro - apresenta como carnavalesco e autor Anderson Abreue Gustavo Mello. O enredo é Aprendizes em Quadrinhos.
11 - Mel do Futuro - apresenta como autor Waldecyr Rosas. O enredo é No Faz e Refaz da Vida.
12 - Estrelinha da Mocidade - apresenta a comissão de carnaval formada por Alex de Oliveira, Ricardo Dias, Marcelo Costa, Roberto Rangel e Edson Menezes. Os autores são Ricardo Dias e Marcelo Costa. O enredo é Meu Melhor Amigo é o Bicho.
13 - Tijuquinha do Borel - apresenta como carnavalesco Eduardo Guimarães. O enredo é Cantando e Sambando com o Cenário da Disney.
14 - Golfinhos da Guanabara - apresenta como autora Valéria Pires. O enredo é O Real Jardim Botânico Rio de Janeiro.
15 - Filhos da Águia - apresenta como carnavalesco e pesquisadora Arthur Reiy e Jaqueline Luppo. O enredo é Os Legados de D. João VI 50 anos Depois.
16 - Petizes da Penha - apresenta como autor Luiz Carlos Guimarães e a Comissão de Carnaval formada por Bianca dos Santos, Washington César, Milleir e Quinho. O enredo é A Influência da Família Real com o Surgimento da Imprensa no Brasil.
17 - Nova Geração do Estácio - apresenta como carnavalesco e autor Ewerton Domingos. O enredo é Da Missão ao Modernismo... Meu Carnaval é Arte!
18 - Virando Esperança - apresenta como autor e carnavalesco Marco Lira e Sandro Carvalho. O enredo é Em canto infantil, a imigração italiana no Brasil - tal como Pinóquio, o imigrante é exemplo de superação.
Este Desfile é um excelente aperitivo para a programação do final de semana. As crianças passaram com o decorrer dos anos a figurar como ala fundamental nas grandes Escolas de Samba. Este trabalho de formação no samba, educa e cria uma identidade do jovem com o Carnaval.




Grazi foi a estrela do primeiro ensaio do ano

FOI DADA A LARGADA - A temporada 2008 de ensaios da Grande Rio no clube Monte Líbano, na Lagoa, no Rio de Janeiro começou no dia 05. O destaque entre as celebridades presentes foi o casal formado pelos atores Cauã Reymond e Grazi Massafera, que é a rainha de bateria da escola. A idéia é que Grazi consiga alternar ensaios na quadra da escola, no município da Baixada Fluminense e no clube da Zona Sul, já que a Grande Rio faz ensaios nos dois lugares simultaneamente.



Valeska Salvador é a nova Rainha do Carnaval de SP

SÃO PAULO ELEGE REI MOMO E A RAINHA DO CARNAVAL 2008 - A Corte do Carnaval 2008 de São Paulo foi eleita na madrugada deste sábado, 5, no Anhembi. O comerciante Dirceu de Almeida membro da Escola de Samba Unidos do Peruche vai comandar a folia como Rei Momo da Festa Popular Paulista ao lado da dançarina da Escola de Samba Unidos da Vila Maria, Valeska Reis Salvador, que foi eleita Rainha do Carnaval. Ao som da bateria da Escola de Samba Mocidade Alegre, um público com aproximadamente 3.500 pessoas acompanhou com entusiasmo a presença da Embaixada do Samba Paulista e as performances dos competidores. O corpo de jurados teve representação variada, formado por carnavalescos, jornalistas e até o dirigente da São Paulo Fashion Week