sábado, 17 de janeiro de 2009


JANEIRO 2009 - de 01 a 11




01.01.2009

Domingos Martins: Lugar de Flores, Música e da Pedra Azul



Começo 2009 no Espírito Santo, na aprazível Domingos Martins, "Rota das Montanhas'. Este é um lugar que vale a pena conhecer, fruto da herança deixada pelos imigrantes alemães e também pelos italianos. Os eventos movimentam o local durante todo o ano. Existem atrações interessantes como a Casa da Cultura, a Fábrica de Arcos de Violinos, os Orquidários e a Igreja Luterana. É indispensável conhecer também o Parque Estadual de Pedra Azul e suas piscinas naturais. Do clima das montanhas capixabas, desejo um Feliz 2009 para todos nós.




Clima considerado um dos 3 melhores do mundo




02.01.2009

Um brasileiro que chegou lá


Fiquei contente quando assisti um dos melhores maratonistas do mundo, Vanderlei Cordeiro de Lima fazendo o famoso aviãozinho quando cruzou a linha de chegada da Corrida de São Silvestre, se despedindo como atleta profissional. Sem dúvida a maior proeza de Vanderlei foi durante os Jogos Olímpicos de Atenas, quando aquele religioso Irlandês apareceu em sua frente a poucos quilometros do final da Maratona. Apesar de ficar sem a medalha de ouro, recebeu a Pierre de Coubertin, honraria concedida apenas três atletas na história olímpica. O fundista brasileiro nos deixa a lição de quem trabalha sempre alcança vitórias, mesmo que estas sejam muito defíceis. Vanderlei Cordeiro de Lima conseguiu!!!





O aviãzinho de Vanderlei Cordeiro



03.01.2009

De Falcão a Robinho, um desfile de talentos



A 40ª Copa São Paulo de Futebol Juniors, evento mais importante do Brasil da categoria começa com jogadores de até 18 anos. Nesta temporada, 88 clubes estão participando. Entre os inúmeros atletas revelados estão Falcão, Casagrande, Toninho Cerezo, Edinho, Jardel, Marcelinho Carioca, Djalminha, Rogério Cenni, Kaká, Robinho e muitos outros. Com 6 títulos, o Corinthians é o maior vencedor seguido do Fluminense que faturou 5 vezes e do Internacional que levou 4 troféus. Na primeira fase os clubes estão divididos em 22 grupos de quatro .O vencedor de cada chave se classifica junto com os 10 melhores segundos colocados. A partir da segunda fase começa o mata mata, ou seja, quem perder é eliminado. Muita gente acha que a competição está desvalorizada por conta do número maior de clubes e da presença de agentes que observam os jovens valores para o mercado da bola. Tudo isto é verdade, mas continua a Copinha a ser uma interessante atração, a primeira do ano. Vale a tradição e claro o histórico do evento. Vamos então de maneira produtiva conferir o trabalho de base dos clubes brasileiros.




A Copa São Paulo é a primeira atração do Fuebol em 2009




04.01.2009
Carlos Alberto é uma boa?



Depois de realizar contratações modestas, o Vasco anunciou o jogador Carlos Alberto, ex-Botafogo para o projeto 2009 no Futebol. Ele tem vínculo com o Werder Bremen até 2011, mas a negociação foi realizada de maneira discreta pela diretoria do clube carioca. É sem dúvida um jogador experiente e tem currículo de vitórias. Enfrentou problemas por conta da disciplina, mas teve uma boa participação no Botafogo. A única coisa que não me agrada é Carlos Alberto ficar apenas por seis meses, levando em consideração que o Vasco precisa voltar para a primeira divisão em 2010. Tomara que o jogador não tenha problemas e que venham outros reforços, os vascaínos estão na espera.

05.01.2009

A Fera dos Comentários


Hoje será apresentado o comentarista Rubem Leão, o novo reforço da equipe esportiva da Rádio Manchete AM760 RJ. Leão estava na Super Rádio Tupi participando do programa Bola em Jogo. A Fera dos Comentários como é conhecido é um dos melhores analistas de rádio e agora vai comentar os eventos por esta emissora que vem crescendo a cada dia na audiência em nossa Cidade Maravilhosa. Equilibrado, criterioso e de vasto conhecimento esportivo, Rubem Leão merece este destaque. E a Manchete passa a ter três comentaristas, este que escreve, Carlos Alberto Parizzi (o polêmico) e Rubem Leão. Cada um com seu estilo e sua forma de comunicar. Quem ganha é o ouvinte que tem a Manchete como preferência. Seja bem vindo Rubem Leão, mais um Apaixonado por Esportes.




06.01.2009


O efeito Ronaldo



Ainda é prematuro, mas o Departamento de Marketing do Corinthians está preparando um relatório de quanto o clube recebeu em mídia desde que o jogador Ronaldo foi apresentado. Os números preliminares serão utilizados até para a sucessão política do clube. Na realidade, o Corinthians consegue explorar muito bem seus produtos e atletas para o Marketing. A camisa roxa deu certo e a galera compra a toda hora. Foi uma novidade lançada no pior momento do futebol corintiano, a queda para a Série B. Realmente para alavancar receitas, a chegada de Ronaldo foi interessante. Agora é fundamental a imprensa e a torcida entender que ele não é o mesmo de tempos atrás. Apesar de estar bem clinicamente, o condicionamento físico jamais será igual. Ele precisa ser muito preservado pelo técnico Mano Menezes e pela diretoria. Cabe uma observação: Ronaldo também tem que entender que é uma pessoa pública e por isso sua imagem neste momento é fundamental. Ele não pode cometer exageros em São Paulo. Se vai dar certo, só o tempo vai responder.




Ronaldo se esforça na pré-temporada do Corinthians




07.01.2009

Sem investir na base ninguém cresce


O novo presidente do Botafogo Maurício Assumpção encontrou uma dura realidade em Marechal Hermes, local onde realizam os treinos as equipes de base do futebol alvinegro. O fundo fixo que o clube destinava para a base era de 12 mil reais mensais e muitas das vezes este orçamento chegou a ultrapassar. No local não havia nem telhado no estádio, o vestuário continua precário e o almoxarifado largado. A base é fundamental para o futuro dos clubes e não basta ter boas condições estruturais. Quando falo em formação, os profissionais são primordiais, do técnico ao nutricionista, passando por um trabalho educacional. Por todas estas razões, o Botafogo não consegue manter uma posição melhor. Vale relembrar que em outros momentos, muitos jogadores foram formados pelo clube. Hoje nem da Copa São Paulo de Futebol Junior o Botafogo participa. Agora presidente é o momento do trabalho, fundamental de sua gestão, reconher e estruturar as divisões de base, para começar com diferencial.


08.01.2009


Rio Olímpico



É lógico que temos que comemorar a candidatura brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016. Para uma cidade, um país acostumado a ver o sonho olímpico naufragado, a pré indicação é um avanço inegável. Mais do que isto o Rio chegou à final não como coadjuvante, mas com chavnces reais. Estive analizando o último artigo publicado pelo meu pai que apresenta as razões que indicam a Cidade Maravilhosa como sede da Olimpíada de 2016. Realmente Chicago tem poder econômico, mas depois do 11 de setembro, os EUA passou a dificultar as vias de acesso a seu território. Também não podemos descartar o fato de que dificilmente um país europeu será selecionado após Londres 2012. Na realidade nosso grande adversário será Tóquio, mas o país já foi sede em 1964 e também realizou uma Olimpíada de Inverno. em Pequim tivemos o fuso horário, o que prejudicou bastante as transmissões pela TV. Portanto o Rio de Janeiro só precisa ser competente e cumprir todos os prazos.




09.01.2009


Pensamento pequeno



O repórter Cassiano Carvalho na cobertura do Flamengo pela Rádio Manchete AM 760RJ colocou no ar no programa Manchete Esportiva 1ª edição uma entrevista com o presidente do Flamengo Marcio Braga anunciando a redução de custos nos esportes olimpicos do clube. O corte de gastos planejado pelo Flamengo para 2009 tem deixado apreensivo os principais atletas do rubro-negro. Além de não saberem se suas modalidades serão mantidas, eles não tem certeza de quando irão receber seus salários que estão atrasados. Acredito que o presidente saiba da importância esportiva e até política dos esportes olimpicos. No Flamengo, o remo todo ano disputa títulos e o basquete chegou a uma decisão sul-americana. De acordo com o técnico Renato Araújo, os atletas da Ginástica Artística Jade Barbosa, Diego e Danielle Hypolito estão com dois meses de salários atrasados. Todos os atletas com participação olímpica. O Flamengo sempre em sua história formou atletas e valorizou a participação em competições de projeção nacional e internacional, portanto tem uma história de vencedores. Alguma forma precisa ser encontrada, seja esta até com uma parceria, mas a tradição não pode terminar. E o presidente deveria trabalhar neste sentido em vez de pensar pequeno. Definitivamente não combina com o Flamengo.



Diego Hypolito é um dos atletas com salário atrasado




10.01.2009
70 Anos do Parque

Foz do Iguaçú - Chego em Foz do Iguaçu na Costa Oeste do Paraná com a emoção forte o tempo inteiro, já que venho para participar do 24º Congresso Internacional de Educação Física promovido pela FIEP e principalmente para homenagear meu pai. Desde a saída do Rio de Janeiro a sensação é de absoluto vazio, já que esta viagem sempre foi com ele. Mas prometi que viria, pelo carinho de todos e pelo seu compromisso com este evento. E hoje este maravilhoso Parque Nacional do Iguaçu completa 70 anos. Uma data muito comemorada com bolo, lançamento de selo e de livro, além de música e da projeção de um documentário. O Parque Nacional criado em 1939, exatamente o ano de nascimento de meu pai, é um santuário para muitos animais, tem 185 hectares e abriga a imponente Cataratas do Iguaçu. Na realidade, o resgaste da memória do Parque exibe uma relação íntima do ser humano com as riquezas naturais e de sua conservação. Este resgaste mostra também o austríaco Franz Kohlemberger que escalou vários abismos e realizou travessias em barcos a remo, numa prévia daquilo que agora também é chamado de turismo de aventura. Falando do Parque não se pode esquecer deste notável Alberto Santos Dumont, que voou pelo local e ficou simplesmente encantado, como eu fico a cada ano.



As Cataratas do Iguaçu é uma das atrações do Parque Nacional




11.01.2009

Foz do Iguaçu faz homenagem a Manoel Tubino

Foi emocionante. A cidade de Foz do Iguaçu homenageou durante todo o dia Manoel José Gomes Tubino. Toda a equipe de apoio e organização do 24º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP-Federação Internacional de Educação Física, vestiu uma camisa com a seguinte frase: Prof. Dr. Tubino - Um homem eterno pela sua obra. Na Casa da Educação Física, tiraram a foto oficial ao lado de sua estátua, inaugurada no ano passado. Fiz questão de agradecer e cumprimentar cada um. Os conselheiros de todo o país do Conselho Federal de Educação Física, entidade que ocupava a vice-presidência, se reuniu em uma das salas do Hotel Bella Itália, onde foi inaugurada uma placa registrando que naquele local meu pai foi o primeiro professor brasileiro que assumiu a presidência mundial da FIEP. A cerimônia de abertura do evento também ocorreu sob forte sentimento. Uma projeção foi realizada com passagens suas neste congresso nos anos anteriores. Um minuto de silêncio foi prestado pelo auditório lotado do Mercure Grande Hotel Internacional, seguido de intenso aplauso. Neste mesmo evento, foi entregue a medalha Prof. Sylvio José Raso, um dos pioneiros da FIEP e ocorreu o lançamento de um selo personalizado referente aos sessenta anos da FIEP no Brasil. A representante do Ministério do Esporte, Luiza Rangel, recebeu deste jornalista a camisa com sua foto. Ela contribuiu emocionada vestindo com mais aplausos. Fui até o púlpito agradecer e fiz questão de ressaltar que Manoel Tubino sempre foi otimista e alegre e que as FIEP precisa continuar sua trajetória de feitos pela Educação Física brasileira e mundial.




A significativa homenagem da equipe FIEP




Placa inaugurada no Hotel Bella Itália




Mesa da cerimônia de abertura do Congresso




Com Luíza Rangel, representante do Ministério do Esporte




Sendo entrevistado pela Foz TV




Luiza Rangel, eu e Almir Gruhn Presidente interino FIEP