Fiquei contente quando assisti um dos melhores maratonistas do mundo, Vanderlei Cordeiro de Lima fazendo o famoso aviãozinho quando cruzou a linha de chegada da Corrida de São Silvestre, se despedindo como atleta profissional. Sem dúvida a maior proeza de Vanderlei foi durante os Jogos Olímpicos de Atenas, quando aquele religioso Irlandês apareceu em sua frente a poucos quilometros do final da Maratona. Apesar de ficar sem a medalha de ouro, recebeu a Pierre de Coubertin, honraria concedida apenas três atletas na história olímpica. O fundista brasileiro nos deixa a lição de quem trabalha sempre alcança vitórias, mesmo que estas sejam muito defíceis. Vanderlei Cordeiro de Lima conseguiu!!!
06.01.2009
O efeito Ronaldo
Ainda é prematuro, mas o Departamento de Marketing do Corinthians está preparando um relatório de quanto o clube recebeu em mídia desde que o jogador Ronaldo foi apresentado. Os números preliminares serão utilizados até para a sucessão política do clube. Na realidade, o Corinthians consegue explorar muito bem seus produtos e atletas para o Marketing. A camisa roxa deu certo e a galera compra a toda hora. Foi uma novidade lançada no pior momento do futebol corintiano, a queda para a Série B. Realmente para alavancar receitas, a chegada de Ronaldo foi interessante. Agora é fundamental a imprensa e a torcida entender que ele não é o mesmo de tempos atrás. Apesar de estar bem clinicamente, o condicionamento físico jamais será igual. Ele precisa ser muito preservado pelo técnico Mano Menezes e pela diretoria. Cabe uma observação: Ronaldo também tem que entender que é uma pessoa pública e por isso sua imagem neste momento é fundamental. Ele não pode cometer exageros em São Paulo. Se vai dar certo, só o tempo vai responder.
08.01.2009
Rio Olímpico
É lógico que temos que comemorar a candidatura brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016. Para uma cidade, um país acostumado a ver o sonho olímpico naufragado, a pré indicação é um avanço inegável. Mais do que isto o Rio chegou à final não como coadjuvante, mas com chavnces reais. Estive analizando o último artigo publicado pelo meu pai que apresenta as razões que indicam a Cidade Maravilhosa como sede da Olimpíada de 2016. Realmente Chicago tem poder econômico, mas depois do 11 de setembro, os EUA passou a dificultar as vias de acesso a seu território. Também não podemos descartar o fato de que dificilmente um país europeu será selecionado após Londres 2012. Na realidade nosso grande adversário será Tóquio, mas o país já foi sede em 1964 e também realizou uma Olimpíada de Inverno. em Pequim tivemos o fuso horário, o que prejudicou bastante as transmissões pela TV. Portanto o Rio de Janeiro só precisa ser competente e cumprir todos os prazos.
09.01.2009
Pensamento pequeno
O repórter Cassiano Carvalho na cobertura do Flamengo pela Rádio Manchete AM 760RJ colocou no ar no programa Manchete Esportiva 1ª edição uma entrevista com o presidente do Flamengo Marcio Braga anunciando a redução de custos nos esportes olimpicos do clube. O corte de gastos planejado pelo Flamengo para 2009 tem deixado apreensivo os principais atletas do rubro-negro. Além de não saberem se suas modalidades serão mantidas, eles não tem certeza de quando irão receber seus salários que estão atrasados. Acredito que o presidente saiba da importância esportiva e até política dos esportes olimpicos. No Flamengo, o remo todo ano disputa títulos e o basquete chegou a uma decisão sul-americana. De acordo com o técnico Renato Araújo, os atletas da Ginástica Artística Jade Barbosa, Diego e Danielle Hypolito estão com dois meses de salários atrasados. Todos os atletas com participação olímpica. O Flamengo sempre em sua história formou atletas e valorizou a participação em competições de projeção nacional e internacional, portanto tem uma história de vencedores. Alguma forma precisa ser encontrada, seja esta até com uma parceria, mas a tradição não pode terminar. E o presidente deveria trabalhar neste sentido em vez de pensar pequeno. Definitivamente não combina com o Flamengo.
10.01.2009
70 Anos do Parque
Foz do Iguaçú - Chego em Foz do Iguaçu na Costa Oeste do Paraná com a emoção forte o tempo inteiro, já que venho para participar do 24º Congresso Internacional de Educação Física promovido pela FIEP e principalmente para homenagear meu pai. Desde a saída do Rio de Janeiro a sensação é de absoluto vazio, já que esta viagem sempre foi com ele. Mas prometi que viria, pelo carinho de todos e pelo seu compromisso com este evento. E hoje este maravilhoso Parque Nacional do Iguaçu completa 70 anos. Uma data muito comemorada com bolo, lançamento de selo e de livro, além de música e da projeção de um documentário. O Parque Nacional criado em 1939, exatamente o ano de nascimento de meu pai, é um santuário para muitos animais, tem 185 hectares e abriga a imponente Cataratas do Iguaçu. Na realidade, o resgaste da memória do Parque exibe uma relação íntima do ser humano com as riquezas naturais e de sua conservação. Este resgaste mostra também o austríaco Franz Kohlemberger que escalou vários abismos e realizou travessias em barcos a remo, numa prévia daquilo que agora também é chamado de turismo de aventura. Falando do Parque não se pode esquecer deste notável Alberto Santos Dumont, que voou pelo local e ficou simplesmente encantado, como eu fico a cada ano.
As Cataratas do Iguaçu é uma das atrações do Parque Nacional
Foi emocionante. A cidade de Foz do Iguaçu homenageou durante todo o dia Manoel José Gomes Tubino. Toda a equipe de apoio e organização do 24º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP-Federação Internacional de Educação Física, vestiu uma camisa com a seguinte frase: Prof. Dr. Tubino - Um homem eterno pela sua obra. Na Casa da Educação Física, tiraram a foto oficial ao lado de sua estátua, inaugurada no ano passado. Fiz questão de agradecer e cumprimentar cada um. Os conselheiros de todo o país do Conselho Federal de Educação Física, entidade que ocupava a vice-presidência, se reuniu em uma das salas do Hotel Bella Itália, onde foi inaugurada uma placa registrando que naquele local meu pai foi o primeiro professor brasileiro que assumiu a presidência mundial da FIEP. A cerimônia de abertura do evento também ocorreu sob forte sentimento. Uma projeção foi realizada com passagens suas neste congresso nos anos anteriores. Um minuto de silêncio foi prestado pelo auditório lotado do Mercure Grande Hotel Internacional, seguido de intenso aplauso. Neste mesmo evento, foi entregue a medalha Prof. Sylvio José Raso, um dos pioneiros da FIEP e ocorreu o lançamento de um selo personalizado referente aos sessenta anos da FIEP no Brasil. A representante do Ministério do Esporte, Luiza Rangel, recebeu deste jornalista a camisa com sua foto. Ela contribuiu emocionada vestindo com mais aplausos. Fui até o púlpito agradecer e fiz questão de ressaltar que Manoel Tubino sempre foi otimista e alegre e que as FIEP precisa continuar sua trajetória de feitos pela Educação Física brasileira e mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário