sábado, 3 de maio de 2008



ABRIL 2008








A
CAMINHO
DE
PEQUIM





2008 é o Ano Olímpico . Na Rádio Manchete AM 760 no Programa Manchete Esportiva e neste Blog vamos realizar a melhor cobertura Olímpica. Os Jogos Olímpicos de Pequim acontecem de 08 a 28 de agosto.







NOTÍCIAS




Pequim comemora 100 dias para os Jogos Olímpicos



PEQUIM COMEMORA 100 DIAS - A cidade de Pequim comemorou 100 dias para a Olimpíada que vai organizar. Um concerto foi realizado com a participação de um coral de 100 pessoas, que cantou a música "Pequim te recebe", composta especialmente para comemorar a data. A celebração também contou com uma corrida de longa distância na área próxima ao Estádio Olímpico, conhecido como Ninho do Pássaro, e do Centro Aquático Nacional, chamado de Cubo D'água.



O POLÊMICO REVEZAMENTO DA TOCHA



Atenas (Grécia) - Protestos e prisões nos seis dias de revezamento pela Grécia

Pequim (China) - cerimônia rápida com revezamento apenas na Praça da Paz Celestial

Almaty (Cazaquistão) - clima de tranqüilidade durante passagem da chama

Istambul (Turquia) - tocha sofre seu primeiro ataque durante o revezamento

São Petersburgo (Rússia) - antigos aliados, russos recebem chama com tranqüilidade

Londres (Grã-Bretanha) - manifestante tira a tocha da mão de um dos condutores

Paris (França) - tocha apaga pelo menos em duas oportunidades, na primeira vez na história

São Francisco (EUA) - protestos começaram antes e obrigaram mudança no trajeto

Buenos Aires (Argentina) - O brasileiro Emanuel do vôlei de praia participa. Manifestantes fazem revezamento pirata

Dar es Salaam (Tanzânia) - chuva atrapalha revezamento. Etapa sem protestos

Mascate (Omã) - na única passagem da tocha pelo Oriente Médio, nada de incidentes

Islamabad (Paquistão) - cerimônia é feita em estádio para evitar protestos pró-Tibete

Nova Déli (Índia) - muita confusão no país com a maior colônia tibetana do mundo

Bangcoc (Tailândia) - forte segurança reduz intensidade dos protestos na capital

Kuala Lumpur (Malásia) - Manifestantes pró-Tibete e pró-China duelam na Malásia

Jacarta (Indonésia) - para evitar protestos, tocha fica em estádio e é vista por 5 mil pessoas

Camberra (Austrália) - Ian Thorpe encerra revezamento recheado de protestos e prisões

Nagano (Japão) - templo se nega a receber revezamento, que voltou a ter prisões

Seul (Coréia do Sul) - ativistas tentam atear fogo no próprio corpo na capital sul-coreana

Pyongyang (Coréia do Norte) - clima de festa na tradicional aliada política da China

Ho Chi-Minh (Vietnã) - seis pessoas são presas na última parada do revezamento internacional



Cidadão tenta se apoderar da Tocha em Istambul




Gabriela Sabatini, ex-tenista carregou Tocha por Buenos Aires




A Tocha passa pela Tanzânia sem incidentes


Revezamento em Omã acontece em clima de festa








Presidente do Paquistão Musharraf carrega o símbolo olímpico





5 mil pessoas acompanharam a Tocha na Indonésia


Cristiane coemora o segundo gol brasileiro




BRASIL CLASSIFICADO - A Seleção Brasileira feminina nem precisou se esforçar muito. Com boas atuações de Marta, Cristiane, Formiga e Rosana, a equipe goleou Gana por 5 a 1, no Worker's Stadium, em Pequim, e garantiu a última vaga no Torneio de Futebol Feminino da Olimpíada. Cristiane (2), Marta, Rosana e Aline fizeram os gols brasileiros. Amankwah descontou para as africanas no segundo tempo.







Na Manchete Esportiva do dia 18 de abril entrevistei Meg ex-goleira da Seleção Brasileira de Futebol Feminino que falou de como começou o investimento no Futebol das meninas. Ela garantiu que apesar dos resultados positivos, falta um evento maior no Brasil.




"Se tivesse um evento no Brasil, as jogadoras não precisavam atuar no exterior"
Meg



Aconteceu em Pequim o sorteio dos grupos do Torneio de Futebol Olímpico. A Seleção Brasileira, no masculino, ficou no Grupo C, ao lado de China, Nova Zelândia e Bélgica.A Seleção Brasileira Feminina ficou no Grupo F, ao lado de Coréia do Norte, Nigéria e Alemanha.





Veja os grupos do Futebol Olímpico



MASCULINO




Grupo A

Costa do Marfim
Argentina
Austrália
Sérvia

Grupo B
Holanda
Nigéria
Japão
EUA

Grupo C

China
Nova Zelândia
Brasil
Bélgica

Grupo D

Coréia do Sul
Camarões
Honduras
Itália


FEMININO

Grupo E
China
Suécia
Argentina
Canadá


Grupo F
Coréia do Norte
Nigéria
Alemanha
Brasil

Grupo G
Noruega
EUA
Japão
Nova Zelândia




José Roberto Guimarães convocou a Seleção Feminina de Vôlei




VENTURINI ESTÁ FORA - A Seleção Brasileira de Vôlei feminino foi convocada no dia 27 pelo técnico José Roberto Guinarães. Ele concedeu entrevista coletiva e justificou a não convocação da levantadora Fernanda Venturini. De acordo com Zé Roberto, existe um critério na Seleção, no qual uma atleta precisa ser titular de uma equipe e deve estar participando das competições.




AS CONVOCADAS


Levantadoras

Carol Albuquerque e Fofão

Ponteiras

Jaqueline, Mari, Paula Pequeno, Sassá e Valeskinha

Centrais

Carol Gataz, Fabiana, Thaisa e Walewska

Opostas

Joycinha e Sheilla

Líbero

Fabi





Serginho e Giba foram convocados


NALBERT ESTÁ DE VOLTA - O técnico Bernardinho também anunciou a relação da Seleção Brasileira masculina de Vôlei. A novidade é a volta do jogador Nalbert. Ele garantiu que Ricardinho está definitivamente vetado. Rodrigão também está pré-convocado, apesar de estar se recuperando de contusão. Os jogadores irão participar também da Liga Mundial. Caso algum corte seja necessário será feito após este evento.



Na Manchete Esportiva do dia 23 de abril entrevistei o técnico Bernardinho da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino que falou de sua mágoa ainda envolvendo a convocação de seu filho Bruno Resende e do corte de Ricardinho antes dos Jogos Pan-Americanos.

" Fiquei muito magoado, me chamaram de nepotista e autoritário"

Bernardinho


OS CONVOCADOS
Levantadores
Bruno Resende, Marcelinho e Marlon

Pontas
Giba, Murilo, André Nascimento, Nalbert, Manius e Dante

Centrais
Eder, André Heller, Sidão, Gustavo, Rodrigão, Lucão

Opostos
Samuel, Anderson

Líberos
Serginho e Alan.




RÁPIDAS

> Poliana Okimoto e Ana Marcela se classificaram e irão representar o Brasil na Maratona Aquática.

> Natalie Dut Toit, nadadora sul-africana que sofreu amputação da perna esquerda conquistou vaga, após chegar em 4º lugar na prova de 10Km do Mundial de Maratona Aquática.

> A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos confirmou a realização do Troféu Maria Lenk no Parque Aquático que leva seu nome no Rio de Janeiro. Esta competição vale como última seletiva olímpica para os nadadores brasileiros.

> O Brasil já garantiu vaga no Atletismo, Boxe, Ciclismo Estrada, Ciclismo Mountain Bike, Esgrima, Futebol (masculino e feminino), Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol (masculino e feminino), Hipismo Adestramento, Hipismo CCE e Hipismo Saltos, Judô, Levantamento de Peso, Nado Sincronizado, Natação, Pentatlo Moderno (feminino), Remo, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Vela e Vôlei (masculino e feminino).

> A Federação Internacional de Basquete anunciou que não haverá o Torneio que define as colocações de quinto ao oitavo na Olimpíada.


CURIOSIDADES OLÍMPICAS


> Nos Jogos de Atenas o Brasil ganhou cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.

> O Brasil tem na sua história quatro atletas bi-campeões olímpicos. Estes são Adhemar Ferreira da Silva do Atletismo, Robert Scheidt da Vela, Maurício e Giovani do Vôlei. Destes, Scheidt vai participar em Pequim e pode conquistar o tri.

A Caminho de Pequim é o noticiário Olímpico que apresento no Programa Manchete Esportiva de 2ª a 6ª pela Rádio Manchete 760 AM, no horário de 17h às 18h15min com o comando do locutor esportivo João Guilherme e a produção de Marise Zuriaga. A supervisão do Departamento de Esportes é de Daniel Pereira.


















ABRIL 2008




MÍDIA
NA MANCHETE
O DEBATE É PRA VALER



O Debate Manchete é apresentado de segunda a sexta-feira, de 20h às 21h, destacando os principais assuntos do dia. O jornalista Ernani Alves é o âncora e convidados de diversos segmentos da sociedade desenvolvem pontos de vista diferentes sobre questões que influenciam as camadas populares. Além de ajudar a população a formar opinião, o Debate pretende sempre esclarecer questões complexas de forma didática, aproximando o ouvinte dos temas explorados pelo noticiário do dia. O telefone também é liberado para participação e desta forma, é possível registrar a opinião popular. O Debate Manchete só não vai ao ar nos dias das transmissões esportivas.




Participo do Debate que tem como âncora Ernani Alves

CORRERIA NOS BASTIDORES - Na realidade, os temas destacados no Debate Manchete só podem ser definidos ao final do Programa Radar Manchete. Muitas das matérias apresentadas no jornalístico são aproveitadas, principalmente aquelas que causam polêmica. Vários assuntos acontecem no período de produção, como por exemplo o acidente com a aeronave da Gol e algumas votações políticas na Assembléia Legislativa. As reportagens são realizadas pela equipe de jornalismo da Rádio Manchete. O período de edição ocorre quando a Voz do Brasil está no ar. Os convidados chegam por volta das 19h30min e tomam conhecimento da pauta do dia. A produção fica apreensiva, enquanto todos não chegam.

O âncora Ernani Alves confere a pauta antes do Debate

ENQUETE SEMPRE GERA POLÊMICA - O público também participa em tempo real do Debate Manchete. Pelo site da emissora (http://www.radiomanchete.com.br/) responde simultaneamente com a opinião dos convidados uma enquete sobre o tema mais polêmico do dia. O âncora Ernani Alves faz questão que a polêmica faça parte das discussões e vibra quando acontece opiniões diferentes.




O site da Manchete registra a opinião popular

TEMAS COMUNITÁRIOS - Comunidade pode ser entendida como um conjunto de seres vivos inter-relacionados que habita um mesmo lugar. Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro de um conjunto de normas, como as pessoas que vivem na mesma cidade ou no mesmo bairro. No Debate Manchete, a preocupação com os assuntos comunitários é fundamental, argumenta o jornalista Ernani Alves. São os acontecimentos da cidade que mais atraem os ouvintes.


O debatedor Alceu Nobre é líder comunitário do Cosme Velho

"Eu negociei o problema do Túnel com o argumento do fluxo das escolas"

Alceu Nobre
(sobre a abertura do Túnel Rebouças depois de uma semana)

SEGURANÇA PÚBLICA EM PAUTA - Os temas sobre a Segurança Pública sem dúvida são os mais concorridos. Nos últimos meses, acontecimentos de repercussão nacional e mundial fazem parte do noticiário da mídia. No Rio de Janeiro, as constantes disputas pelo tráfico de drogas e as operações policiais também repercutem para o Debate. Geralmente os temas policiais permanecem mais tempo no ar, justamente porque provocam polêmica.



Mario Picollo do Sindicato da Polícia Civil sempre entre os debatedores
" Quem fala sobre a polícia sem conhecimento é inocente demais"

Mario Picollo

(sobre a crise de comando da PM no Rio de Janeiro)

FORMANDO A OPINIÃO - Quando os jornalistas participam do Debate Manchete a polêmica aumenta. É fundamental para o jornalista ser expansivo, muitas das vezes até emotivo, garante a jornalista Vera Batista, uma das debatedoras. A presença jornalistica apresenta para um debate uma visão crítica e profunda de sua própria área de atuação, com base na vivência das reportagens.


A jornalista Vera Batista gosta de falar sob emoção

" O crime é mais complexo, não é só um problema policial, mas também espiritual"

Fábio Tubino
(sobre o assassinato da menina Isabella)
TRIBUNA AO VIVO - As questões jurídicas sugerem diversas interpretações. A maioria dos temas explorados no Debate Manchete, também precisam do conhecimento de advogados. Para Derval de Oliveira, um programa de rádio popular deve esclarecer especialmente o direito de cidadania.
" É normal um Gay beijar o outro em Ipanema"

Derval de Oliveira

(sobre o crime de homofobia contra homossexuais)

O advogado Derval de Oliveira analisa questões jurídicas

COBRANDO DAS AUTORIDADES - Uma das assíduas participantes do Debate Manchete é a psicóloga Cleide Prado, mãe de Gabriela, assassinada no metrô do Rio de Janeiro. Cleide lidera um movimento pela mudança do Código Penal. Apesar do brutal acontecimento, sempre manteve posturas de bastante equilíbrio ao comentar este assunto. Para Cleide é fundamental os meios de comunicação contribuirem para cobrar das autoridades uma maior atuação no combate da violência urbana.


A Psicóloga Cleide Prado pede mudanças na lei penal do país

DA DENGUE À MACONHA - Os temas relacionados a saúde também estão na pauta de muitos debates. Os assuntos são diversos, desde a epidemia da dengue no Rio de Janeiro, até a polêmica da maconha como uso medicinal. O Debate Manchete já discutiu o descaso dos postos de saúde da cidade, a febre amarela, o tratamento do câncer e do HIV.



Dr. Eduardo Moura médico pediatra no Debate

PROFISSIONAIS QUE FAZEM O DEBATE MANCHETE

Adalberto Borges - Sindicalista

Alceu Nobre - Professor e Líder Comunitário

Cleide Prado - Psicóloga

Derval de Oliveira - Advogado

Edson Nunes - Médico neurologista

Eduardo Moura - Médico pediatra

Eduardo Teixeira - Engenheiro

Fábio Tubino - Jornalista

Mario Picollo - Policial

Mauro Vasconcellos - Jornalista

Rui Barbosa Filho - Advogado

Sandra Andrade - Historiadora

Vera Batista - Jornalista

Waldir Luís - Radialista


Adalberto Borges dirige o Sindicato dos Guardadores de Automóveis