sábado, 24 de janeiro de 2009



JANEIRO DE 12 A 22



12.01.2009

Para vencer: Disciplina


O jogador Zé Roberto está de volta ao Rio de Janeiro e vai disputar o Campeonato Carioca de Futebol pelo Flamengo. Ele tem qualidade técnica e é um bom driblador. Sem dúvida a sua maior dificuldade na carreira é a disciplina. O próprio treinador Cuca não teve paciência com ele no Botafogo. Se tiver comportamento fora de campo, será uma boa, caso o contrário, a camisa 10 será demais para ele.



Zé Roberto é o reforço do Flamengo



13.01.2009

Um atacante do Expresso da Vitória



Deixou esta vida ontem em Itaperuna o ex-jogador de Futebol Friaça. Ele foi um importante integrante da Seleção Brasileira que ficou com o vice-campeonato da Copa do Mundo de 1950. Friaça começou sua carreira como centroavante e depois virou um clássico ponta-direita, após a contusão de Tesourinha. O então técnico Flávio Costa apostou nele e deu certo. Friaça entrou para a história pelo seu desempenho e também pelo gol que marcou na decisão contra o Uruguai no Maracanã. Pelo Vasco fez parte do legendário Expresso da Vitória que venceu todos os títulos nas décadas de 40 e 50. Mais que um campeão, Friaça deixa por aqui seu nome nos álbuns do Futebol.



Friaça foi atração no Vasco e na Seleção Brasileira




14.01.2009

Não existe jogadora como Marta no Mundo


A cena se repete. Pela terceira vez a jogadora Marta é eleita pela FIFA como a melhor do mundo. Nestes três anos, ela insiste nas entrevistas da necessidade de apoio ao Futebol Feminino no Brasil. O incrível é que todos concordam. Algumas promessas são feitas, mas na realidade pouca coisa muda. Marta é uma atleta com habilidade e técnica, é uma atacante de raça que também joga pelo lado esquerdo do meio de campo. Ela é bastante objetiva e pensa no gol o tempo inteiro. Depois de cinco anos na Suécia, ela agora se transfere para a recém - criada Liga Profissional dos Estados Unidos. O Futebol Feminino brasileiro ainda é amador. As jogadoras recebem pouco, não existe um calendário de competições, as equipes são montadas e depois dispensadas, mas mesmo assim os resultados acontecem. Apesar de tantas promessas, tudo que realmente existe são dois torneios nacionais. Falta de dinheiro não pode ser desculpa. Manter um time custa apenas 1 milhão de reais por ano, 2% do que os clubes gastam com seus plantéis masculinos. Esta foi mais uma vitória de Marta contra a hipocrisia.




Marta recebeu pela 3ª vez o prêmio FIFA


15.01.2009

Momento de encontrar soluções

A diretoria do Vasco trata do assunto como mais uma herança deixada. Mas o fato é que foi divulgada uma ação de despejo que tramita a um ano e nove meses na 1ª Vara Cível, do Fórum da Barra contra o Vasco pelos 29 meses de aluguéis atrasados do Centro de Treinamento Vasco-Barra que está arrendado desde 2002. A assesoria jurídica do Vasco revelou que em 2007, a Prefeitura majorou o IPTU do Vasco-Barra de 40 mil reais para 550 mil. Isso causou desequilíbrio econômico-financeiro no contrato, aumentando em 50% o custo anual do imóvel, incluindo aluguel e IPTU. Este percentual para a assessoria precisa ser revisto. Sómente de IPTU, a dívida é de aproximadamente 1 milhão e meio de reias. Tomara que o Vasco não passe pelo constrangimento do despejo. Que estas contas sejam de fato recontadas e que a partir de agora tudo seja bem calculado. Reconheço o esforço desta diretoria, que de fato herdou problemas anteriores, mas sabia que estes iriam aparecer. Este precisa ser um ano da virada não apenas no campo, mas na condução administrativa.



O Vasco-Barra enfrenta problemas graves



16.01.2009

O ano da Educação Física Escolar


O Conselho Federal de Educação Física escolheu este ano de 2009 como o da Educação Física Escolar. Conversei com o presidente Jorge Steinhilber que pretende realizar campanhas de esclarecimento e alerta à sociedade, principalmente aos pais, procurando alertar para que passem a cobrar das escolas a inclusão da disciplina de Educação Física. De acordo com o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte, o esporte escolar é praticado no ambiente da escola com a finalidade do desenvolvimento esportivo de seus praticantes, sem perder de vista a formação dos mesmos para a cidadania. Meu pai sempre disse com sua experiência de profissional da área que o esporte escolar precisa ter como referência o desenvolvimento do espírito esportivo, que contribuiu para o respeito aos códigos, regras, dirigentes e companheiros, além da formação de uma atitude desejável dentro e fora do esporte. É verdade que a disicplina Educação Física foi por muito tempo considerada como uma das mais importantes e hoje é até opcional. O fato é que Manoel Tubino com muita sabiência sempre disse que não existe educação sem Educação Física. É pura verdade.



As aulas de Educação Física são fundamentais


17.01.2009

Autoridade Pública Olímpica

O Ministro do Esporte Orlando Silva, o Governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes assinaram ontem no Palácio Laranjeiras o protocolo de intenções para a construção da Autoridade Pública Olímpica, caso o Rio de Janeiro seja a cidade escolhida para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Este protocolo é na realidade um compromisso dos governos Federal, Estadual e Municipal de centralizar em um só orgão a coordenação de serviços públicos e a entrega da infraestrutura necessária à realização da Olimpíada. A estrutura vai ter divisões de responsabilidade dedicadas ao transporte olimpico, a segurança, ao marketing e a preparação das sub-sedes do Futebol. Ainda existe a questão do Parque Olimpico e de todas as instalações. Até 12 de fevereiro o Ministério do Esporte vai apresentar um grupo de trabalho constituído por representantes dos três governos. Estes grupos apresentam propostas num prazo de 60 dias. Estou satisfeito com o compromisso das três esferas de poder. Desta forma, o Brasil se antecipa na agenda pública olimpica.



Os governos estão unidos


18.01.2009

A crise e o Carnaval

A falta de dinheiro está rondando até o carnaval carioca. Sem os patronos e sem patrocínios nos enredos, a pouco mais de um mês para os desfiles, a movimentação dos barrações está mais preocupante neste ano. Pelo que fui informado, uma das poucas escolas de samba que apresenta o trabalho visivelmente adiantado é a Grande Rio, que vai desenvolver um enredo homenagem ao Ano da França no Brasil. Podemos dizer que a Grande Rio conseguiu o patrocínio. A maioria está mesmo com o cronograma apertado e o problema é mesmo a verba. Esta crise econômica iniciou em outubro do ano passado e para quem não sabe parte do material utilizado pelas escolas é importado. Uma série de fatores contribuíram para esta situação delicada. Além do material, a receita dos ensaios nas quadras está fraca por conta do tempo chuvoso, da segurança e da própria falta de dinheiro das pessoas. A maior Festa Popular do Mundo corre contra o tempo. Mesmo em tempos de crise o brilho do Carnaval nunca pode apagar.




Cahê Rodrigues da Grande Rio



19.01.2009

Em construção

No último teste antes da estréia no Campeonato Carioca de Futebol, o Vasco teve dificuldade para vencer a Desportiva por 1 a 0 no Estádio Engenheiro Araripe em Vitória. A equipe na verdade mostrou evolução, mas ainda vai precisar de tempo para acertar. O que deu certo: os laterais Paulo Sérgio e Ramon foram boas opções de ataque. Aos poucos com o entrosamento e as tabelas entre os laterais e os meias, eles irão sair mais para o jogo com facilidade. O zagueiro Titi, autor do gol, apresentou bom porte físico e segurança. Também esteve bem Rodrigo Pimpão, sempre tentando finalizar. Com relação a Carlos Alberto tentou jogadas, chutou, driblou mas cansou. Faço referências também a Fernandinho que tentou algumas jogadas. O que não deu certo: o zagueiro Fernando que até expulso foi e Léo Lima que errou todas as conclusões. Falta ao Vasco mais um atacante na área. O treinador Dorival Júnior foi bem quando antes do gol, promoveu a entrada de Alex Teixeira e Faioli nos lugares de Léo Lima e Carlos Alberto. Conseguiu dar um novo ânimo a equipe que evoluiu.




O técnico Dorival Júnior acertou no primeiro jogo do Vasco



20.01.2009

Posse de Obama não muda escolha olimpica



Hoje é o primeiro dia de um novo tempo. Sai do poder um dos piores governantes do mundo George Busch e entrada uma das maiores esperanças Barack Obama. Raramente a história concentrou tanto alívio pelo que está terminando e tanto otimismo pelo que está começando. O que podemos observar no fenômeno Obama é que ele chega com o sentido de família, de superação, de posições definidas, exatamente contrárias as defendidas pelo antecessor. Com relação ao Esporte, acredito que as coisas possam mudar. O apoio de expressivos esportistas foi fundamental para Obama na sua construção popular. Nos EUA o investimento nas escolas e universidades para a prática física existe. As competições universitárias são até comercializadas e acompanhadas pela mídia. O poder econômico norte-americano também é indiscutível. Apesar da mudança ideológica, a dificuldade de acesso ao território vai continuar, o que contraria o Olimpismo, que defende a Cultura de Paz. Este será um processo bastante diplomático do novo governante. E ainda existe possibilidades de graves acontecimentos por conta das rivalidades políticas. Mesmo com Obama, o Rio de Janeiro continua forte candidato.




Obama é esperança


21.01.2009

Roda Gigante fortalece candidatura Rio 2016

Estive ontem na Roda Gigante no Forte de Copacabana que é a grande atração do verão carioca. O tema é a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Da Roda é possível nos encantarmos com a beleza da orla mais famosa do mundo. Após o passeio um painel está colocado onde todos os visitantes podem deixar escrito uma mensagem de apoio a candidura. Escrevi em nome da família Tubino. Todas as mensagens serão enviadas para o Comitê Olímpico Internacional. Com cerca de 36 metros de altura e pesando 80 toneladas, a Roda Rio 2016 vem da Alemanha e tem 24 gôndolas com capacidade para 144 pessoas (grupos de seis pessoas por cabine, sendo uma adaptada para portadores de deficiência física). Cada passeio tem duração média de três minutos. Na hora da compra, os visitantes escolhem o horário que desejam passear na roda-gigante, que está aberta ao público até o dia 1º de março de 2009, aniversário da cidade. O passeio foi sem dúvida muito bacana.



A Roda Gigante realmente impressiona




Escrevi no painel mensagem em nome da família Tubino



22.01.2009

E aí tá ligado?

O locutor esportivo Sérgio Maurício é o mais novo contratado da equipe de esportes da Rádio Manchete 760 AM RJ. Ele foi apresentado no programa Manchete Esportiva 1ª edição. O locutor que transmite emoção se junta ao timaço que conta com Daniel Pereira, João Guilherme e Cyro Neves. Experiente e com um currículo de importantes coberturas internacionais. Sérgio Maurício também está no Sport TV, o que lhe credencia como um profissional completo de rádio e televisão. Seu bordão E Aí tá ligado já poderá ser ouvido no jogo Vasco x Americano na 1ª rodada do Campeonato Carioca de Futebol. Fico contente em novamente trabalhar com Sérgio Maurício. Boa sorte companheiro!!!






Com João Guilherme, Sérgio Maurício,
Zuriaga e Cassiano Carvalho