terça-feira, 11 de março de 2008

MARÇO 2008


MÍDIA


O RESGASTE DO BOLA PRETA – O Quadro Sociedade na Guerreira que apresento no Programa Noite Guerreira que vai ao ar pela Rádio Manchete 760 AM nas madrugadas de domingo de meia noite à 2h, destacou a entrevista no dia 2 com o Presidente do Cordão da Bola Preta, conhecido como o Quartel General do Carnaval Carioca Pedro Ernesto. Ele falou sobre este clube social fundado em 1918, que desfila no sábado de Carnaval pelo Centro do Rio de Janeiro, sua situação após o despejo e a volta por cima.



Gravei com Pedro Ernesto na Estação do Trem do Corcovado

FÁBIO TUBINO – O Rio de Janeiro está completando 443 anos e como o Bola Preta faz parte da identidade cultural desta cidade, Cristo Redentor é uma das maravilhas do mundo. De que maneira o Cristo Redentor é inspiração para nossa atuação profissional?

PEDRO ERNESTO – É verdade, o Cristo nos protege o ano inteiro em nossas atividades de trabalho, de lazer. É muito legal saber que em todos os momentos, a qualquer hora do dia, da noite, todos os dias do ano a gente tem a proteção do Cristo Redentor.

O desfile da Bola Preta é tradicional desde 1918

FÁBIO TUBINO – Como é realizar aquela festa monumental do desfile de sábado de Carnaval e daqui para frente qual vai ser a do Bola Preta, continua a sede cedida, vai voltar a desfilar?


PEDRO ERNESTO – Tivemos o privilégio de ser presenteado pelo Governo do Estado, através de uma iniciativa do secretário de transporte Júlio Lopes. O Governador é muito sensível com a cultura da nossa cidade, nos cedeu um imóvel na Rua do Lavradio, e para lá nós vamos nos próximos dias. A população carioca fique certa, o Bola Preta vai continuar fazendo o seu monumental desfile ali na Avenida Rio Branco, sempre concentrando na Cinelândia, já que a gente tem uma gratidão a Cinelândia, já que o Bola Preta viveu a maior parte da sua vida no local. Nós também não podemos deixar de prestigiar o nosso novo local, então possivelmente a gente vai fazer sábado a abertura ali no mesmo local de sempre e vamos fazer o encerramento na terça lá Rua do Lavradio.


FÁBIO TUBINO – O Bola Preta desfilou este ano inúmeras vezes, justamente para conscientizar esta permanência, apesar de todos os problemas econômicos?

PEDRO ERNESTO – É verdade, porque você não pode misturar a alegria e irreverência do Bola Preta com o problema que aconteceu na sua história, porque infelizmente o Bola Preta é uma instituição que tem uma característica diferente da maioria das outras. O Bola Preta tem sede, tem empregados, tem compromissos a cumprir e infelizmente por uma série de fatores as coisas foram se deteriorando com o tempo e faltou visão administrativa aos seus administradores e chegamos ao ponto que chegamos. Com certeza isso é mais um episódio vitorioso na vida do Bola Preta. O Bola Preta é tão importante, tão positivo para a cidade que a nossa autoridade, nosso querido governador junto com o secretário de transporte estão dando novo local e com certeza, será mais bonito, porque será um centro cultural onde vai ter uma exposição de 90 anos do acervo. A gente está saindo para uma situação bem melhor, com os desfiles destes ano.


"Bola Preta é uma instituição que tem uma característica diferente da maioria das outras"


FÁBIO TUBINO – E a questão financeira como fica, esclarece para a gente o que de fato aconteceu, por que a sede na Cinelândia foi penhorada?

PEDRO ERNESTO – A realidade do Bola Preta não é diferente dos demais clubes sociais. De um modo geral estão todos com sérios problemas financeiros e econômicos e o Bola Preta tinha uma agravante que era o problema do condomínio e isso que nos levou a esta situação de perder a nossa sede. Era impossível você conseguir administrar o clube de maneira saudável sabendo que você começava o mês já devendo 10 mil reais que era o valor do condomínio. Nós vamos para um local que não tem o condomínio nem o IPTU. Significa dizer que o Bola Preta agora pode desenhar uma nova história, um novo caminho para sua vida. Agora, o Bola Preta vai cumprir com todas as suas obrigações, todos os débitos que foram contraídos por conta desta crise, que serão saldados centavo por centavo. O Bola Preta é um lado positivo desta cidade e só deve dar bons exemplos.



"O Bola Preta vai cumprir com todas as suas obrigações, que serão saldados centavo por centavo"


Chico Bricio um dos fundadores do Cordão da Bola Preta

FÁBIO TUBINO – Qual análise que você faz dos clubes sociais que estão enfrentando o mesmo tipo de problema?


PEDRO ERNESTO – É verdade, o que aconteceu foi o seguinte, com o surgimento dos grandes shoppings, dos condomínios, o que aconteceu, os clubes sociais perderam a sua função. O Clube Social era um local onde a sociedade se reunia para dançar, conversar e tomar seu chopp. Os grandes condomínios surgiram pela mudança dos costumes da sociedade e passaram a fazer o papel dos clubes. Os clubes ficaram em segundo plano, daí esta crise sem tamanho que todos os clubes sociais estão enfrentando. É raro hoje você afirmar se tem algum clube que não esteja enfrentando crise.



"Com o surgimento dos grandes shoppings, dos condomínios, o que aconteceu, os clubes sociais perderam a sua função".



A tradicional sede na Cinelândia foi fechada
FÁBIO TUBINO – Alguma programação especial para esta temporada 2008?
PEDRO ERNESTO – Nós ficamos sem sede, sem um local para fazermos nossas festividades. Estamos medindo esforços, até porque muitas sociedades co-irmãs estão nos oferecendo espaço. Estamos definindo, vamos efetivamente organizar grandes festividades. Eu posso até anunciar previamente uma super atividade para o dia 23 de abril, dia de São Jorge, o nosso padroeiro. Vai ser uma feijoada, algo que vai com certeza marcar a cidade do Rio de Janeiro. Será uma coisa grandiosa, bonita, maravilhosa, para a gente mostrar que o Bola Preta perdeu a sede, mas não perdeu sua animação e não perdeu seu objetivo de fazer do Rio de Janeiro a cidade da alegria.

"Bola Preta perdeu a sede, mas não perdeu sua animação e não perdeu seu objetivo de fazer do Rio de Janeiro a cidade da alegria".


FÁBIO TUBINO – Muito obrigado Pedro. Sociedade na Guerreira deseja sucesso e sorte para este novo momento do Cordão da Bola Preta e vamos festejar a sua permanência, que é o mais importante, porque é um patrimônio histórico e cultural da nossa Cidade Maravilhosa.

PEDRO ERNESTO – Com certeza. Eu tenho muito orgulho de ser o Presidente do Cordão da Bola Preta mesmo neste momento complicado, mas nós vamos dar a volta por cima e mostrar que a gente tem força, tem inspiração para sair desta situação e colocar o Bola Preta no pedestal que ele merece estar.


Luiza Brunet foi a madrinha do desfile 2008