segunda-feira, 22 de outubro de 2007

24.10.2007



Carro Solar é atração O World Solar Challenge






FALANDO DE ESPORTES



CORRIDA DE CARROS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR - Cerca de 40 carros movidos a energia solar estão participando na Austrália de uma Corrida Internacional para promover o uso de energias alternativas. A largada aconteceu na cidade de Darwin, no norte da Austrália, com um percurso de 3 mil quilômetros. Os veículos são representados por equipes de 20 Países. A corrida será concluída em Adelaide, no sul do País. Este evento se realiza a cada dois anos. O primeiro foi em 1987 e está ficando cada vez mais conhecido, com o interesse por energia sustentável e a preocupação com o aquecimento global. No carro solar, a luz do sol é convertida em corrente elétrica pelo painel solar - um conjunto de células fotovoltaicas que fica na sua carroceria e alimenta um motor elétrico. Esses veículos podem percorrer 3000 km utilizando energia equivalente à contida em 5 litros de gasolina, e chegam a atingir 160 km por hora. A construção dos carros solares leva em conta principalmente a necessidade de uma alta eficiência, pois há uma grande necessidade de se otimizar a energia obtida e de não desperdiçá-la. O World Solar Challenge é a grande vitrine destes veículos e visa estimular as pesquisas e o desenvolvimento da utilização da energia solar. O World Solar Challenge une tecnologia, incentivo à ciência, consciência ecológica, turismo, esporte e aventura. Enquanto testam a eficiência dos veículos, os competidores participam de uma corrida de resistência por terrenos variados - asfalto, terra, florestas tropicais e deserto - e ainda podem desfrutar de belíssimas paisagens em um dos locais mais exóticos do mundo.




FUTEBOL – Os clubes brasileiros precisam correr atrás do prejuízo hoje na Copa Sul Americana. O São Paulo que perdeu o 1º jogo no Morumbi enfrenta em Bogotá o Millonários da Colômbia. O Vasco da Gama, joga em casa, em São Januário, mas precisa fazer três gols para se classificar contra o América do México.




DATAS & FATOS




CINQUENTA E UM PAÍSES CRIARAM A ONU – Nesta data comemora-se o Dia das Nações Unidas. Foi no dia de hoje que aconteceu a fundação da ONU – Organização das Nações Unidas em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial. A entidade foi criada por 51 (cinqüenta e um) Países, entre eles o Brasil, para Proteger os Direitos Humanos, o Meio Ambiente, promover ajudas humanitárias e o desenvolvimento dos Países. Algum tempo, o Brasil se destaca na ONU, mas não consegue uma participação no Conselho de Segurança. É fundamental o papel da ONU, entretanto nos últimos conflitos no Oriente Médio, não conseguiu sensibilizar especialmente a liderança dos Estados Unidos e do Reino Unido.
23.10.2007


Hoje é Dia de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação



DATAS & FATOS




O PAI DA AVIAÇÃO - Hoje é dia de Santos Dumont, considerado O Pai da Aviação. Alberto Santos-Dumont, nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Minas Gerais. Aos 18 anos foi morar em Paris, passando então a se interessar por vôos em balões. Em 1901, realizou sua primeira façanha, circundou a Torre Eiffel com seu dirigível nº 5. Com isso, arrebatou o prêmio Deutsch. Em 1906, Santos-Dumont começou suas primeiras experiências, ou melhor, aventuras, com o 14-Bis. E, após algumas tentativas, nesta data, sob os olhos maravilhados do público parisiense e de representantes do Aeroclube da França, voou finalmente com um aparelho mais pesado. O 14 -Bis levantou vôo, percorrendo 60 metros em 7 segundos. Na ocasião, Santos Dumont ganhou o prêmio Archdeacon, Um detalhe: A idéia de que sua invenção pudesse ser usada para fins bélicos desagradava muito a Santos Dumont. Para ele, a finalidade maior dos aviões deveria ser a de meio de transporte e lazer, encurtando as distâncias para unir amigos e familiares. Em 1918, Santos-Dumont foi morar em Petrópolis. A casa que morou, conhecida como A Encantada, abriga um pouco da vida e da história deste que foi um dos maiores inventores brasileiros. A Encantada é cheia de curiosidades, com uma escada em que só se pode começar a subir com o pé direito... coisas de inventor...



DIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA – Em homenagem a Santos Dumont comemora-se também o Dia da Aviação Brasileira e o Dia do Aviador.


ATLETA DO SÉCULO – Hoje é aniversário de Edson Arantes do Nascimento – Pelé, o maior jogador de Futebol de Todos os Tempos. Parabéns...



FALANDO DE ESPORTES



FUTEBOL - Eleita pela Fifa a melhor jogadora da última Copa do Mundo, a craque Marta teve mais um motivo para sorrir. Com uma goleada de 8 a 0 sobre o AIK, neste domingo, o Ümea IK, time da brasileira, conquistou o tricampeonato sueco com duas rodadas de antecipação. Além de Marta, a zagueira Elaine também participou da partida.


22.10.2007



Kimi Raikkonen - O homem de gelo é o Campeão do Mundo de Fórmula I 2007


FALANDO DE ESPORTES



FÓRMULA I – A Ferrari trabalhou no Brasil para surpreender e fazer justiça. Souberam de modo cinematográfico desenvolver a estratégia para Kimi Raikkonen ultrapassar Felipe Massa e vencer o Campeonato de 2007. O Piloto que decidiu tudo foi Felipe Massa, a começar pelo espetacular desempenho no sábado, quando realizou duas voltas perfeitas e conquistou a Pole. Massa venceria com tranqüilidade o GP Brasil, não fosse seu compromisso com a equipe. Dos três pilotos que disputavam o título, o Finlandês era o mais desacreditado. Após as 71 voltas no Circuito de Interlagos, em São Paulo e com a vitória na prova e o terceiro lugar de Fernando Alonso e a sétima posição de Lewis Hamilton, o piloto da escuderia vermelha ficou com a Taça com 110 pontos contra 109 dos rivais. Hamilton, largou mau e ainda enfrentou um problema na caixa de câmbio na oitava volta, perdendo muitas posições. Mesmo diante da estratégia alternativa da Mac Laren de três pit stops, nada o ajudou a chegar pelo menos em quinto lugar, o que lhe daria o Título. O Inglês ainda tem um futuro promissor como o nosso Felipe Massa.




FUTEBOL – A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro foi destacada pela presença do público. No Maracanã, mais um Show com 63189 pagantes, mais um recorde registrado. O Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 0 e agora está a três pontos da zona de classificação para a Taça Libertadores da América. No Programa A Bola Não Para da Rádio Manchete 760 AM, salientei a brilhante atuação do jogador Ibson que marcou o segundo gol. Ele foi escolhido por unanimidade o melhor em campo. O primeiro gol foi de Souza, votado como o mais bonito. O São Paulo, mais campeão do que nunca, venceu o Cruzeiro no Morumbi lotado e o Corinthians no jogo dos desesperados perdeu mais uma vez, agora para o Náutico e caminha para a segundona. O Vasco de novo lamentável, perdeu para o Atlético-MG no Mineirão. Não vai a lugar nenhum, enquanto o técnico Celso Roth tirar o jogador Conca de campo. Ele é o único criador.




NATAÇÃO – O nadador brasileiro Gabriel Mangabeira conquistou a Medalha de Ouro nos 100 metros borboleta na Etapa de Durban da Copa do Mundo. O atleta liderou de ponta a ponta a prova com o tempo de 53s37. O recorde foi batido pelo alemão Thomas Rupprath. A próxima etapa da competição será realizada em Cingapura, na próxima semana. No total, serão seis etapas e a última acontece em nosso País, na cidade de Belo Horizonte. Mangabeira é sem dúvida um dos destaques da nova geração da Natação do Brasil.




REMO – Após a boa performance do Vasco da Gama na abertura do Campeonato Estadual, ontem foi a vez do Flamengo. Os atletas do clube venceram 6 das 11 provas do dia e superaram os arqui rivais por 84 a 77, na Lagoa Rodrigo de Freitas – RJ. O Vasco continua na liderança da competição com 137 pontos.




RÚGBI – E a África do Sul conquistou o Título da Copa do Mundo na França. A equipe Africana derrotou a Inglaterra por 15 a 6. O Rúgbi foi tema dos principais jornais europeus durante toda a semana. Assim que o Presidente Nicolas Sarkozy anunciou o nome do treinador da Seleção de Rúgbi na França, Bernard Laporte, como Ministro dos Esportes, a Revista L’Express indagou se a modalidade é de direita. Por sua vez, na Argentina, a mídia fez festa com a atuação de sua Seleção e lembrou a década de 1970, quando os argentinos do Rúgbi sofreram com a repressão da ditadura militar. O motivo naquela oportunidade foi que boa parte dos atletas do clube mais respeitado, o La Plata, tinha militância política no Partido Comunista Marxista-Leminista. Neste evento, a França ficou em terceiro e a Argentina com a quarta posição.




FALANDO DE EVENTOS




ACADÊMICOS DA ROCINHA - A escola de São Conrado decidiu levar para a avenida o samba de Bitinho, Isaac, Lula Antunes, Mauro Barros e Wander Timbalada. Tanto Wander Timbalada quanto Isaac são bicampeões de samba na agremiação. A Rocinha vai destacar o enredo Rocinha é minha vida...Nordeste é minha história, do carnavalesco Fábio Ricardo.




ARRANCO DO ENGENHO DE DENTRO - Venceu a parceria de Harley Souza, Lequinho e Rodrigo Maia. A Azul e branco vai mostrar na passarela o enredo 'Andanças e folias', do carnavalesco Severo Luzardo.




CAPRICHOSOS DE PILARES – O samba vencedor foi o dos compositores Aurélio Proença, Júlio Martins, Mário Gordo, Paulo Apparício, e Paulo Bispo. Em 2008, a azul e branco vai apresentar o enredo De Santo Antônio de Sá ao Pólo Petroquímico, Itaboraí… Uma terra abençoada!, do carnavalesco Lane Santana.




CUBANGO - Na madrugada deste sábado a trilha sonora que vai embalar a escola foi escolhida. Os compositores são Arthur Bernardes, Diego Nicolau, Carlinhos da Penha, Jr. Duarte e Júlio Martins Sardinha. Diego Nicolau já havia sido campeão em 2006. Em 2008, a escola levará para a Avenida o enredo 'Mercedes Batista - De passo a passo, um passo”, do carnalesco Wagner Gonçalves.




IMPÉRIO DA TIJUCA - A Escola de Samba escolheu na noite deste domingo o samba-enredo para o desfile de 2008. A vitória foi da parceria de Alípio Carmo, Guilherme Sá, Jota, Pingo, e Professor Peixoto. A verde e branco vai falar sobre os 200 anos da chegada da Família Real no Brasil com o enredo Duzentos anos da corte real nos jardins da Família Imperial, do carnavalesco Sandro Gomes.




UNIÃO DE JACAREPAGUÁ – Os vencedores da disputa de Samba de Enredo foram Alexandre Valle, Fernando Tcha Tcha, Girão, Ivanísia Silva, Jorge Buccos, Marinho da Galera, Serginho Mato Alto e Tito.




VIZINHA FALADEIRA - Na escolha do samba-enredo na madrugada deste sábado, vitória da parceria de Diego Ferreira, Freddy Ferreira, Thiago Lepletier, Renato Buarque, Ricardinho Delezcluze, Vinícius Ferreira e Vlad Nascimento. O Enredo deste ano é: Vizinha Faladeira no Brasil das Maravilhas, do carnavalesco Laerte Gullini.