segunda-feira, 22 de outubro de 2007

24.10.2007



Carro Solar é atração O World Solar Challenge






FALANDO DE ESPORTES



CORRIDA DE CARROS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR - Cerca de 40 carros movidos a energia solar estão participando na Austrália de uma Corrida Internacional para promover o uso de energias alternativas. A largada aconteceu na cidade de Darwin, no norte da Austrália, com um percurso de 3 mil quilômetros. Os veículos são representados por equipes de 20 Países. A corrida será concluída em Adelaide, no sul do País. Este evento se realiza a cada dois anos. O primeiro foi em 1987 e está ficando cada vez mais conhecido, com o interesse por energia sustentável e a preocupação com o aquecimento global. No carro solar, a luz do sol é convertida em corrente elétrica pelo painel solar - um conjunto de células fotovoltaicas que fica na sua carroceria e alimenta um motor elétrico. Esses veículos podem percorrer 3000 km utilizando energia equivalente à contida em 5 litros de gasolina, e chegam a atingir 160 km por hora. A construção dos carros solares leva em conta principalmente a necessidade de uma alta eficiência, pois há uma grande necessidade de se otimizar a energia obtida e de não desperdiçá-la. O World Solar Challenge é a grande vitrine destes veículos e visa estimular as pesquisas e o desenvolvimento da utilização da energia solar. O World Solar Challenge une tecnologia, incentivo à ciência, consciência ecológica, turismo, esporte e aventura. Enquanto testam a eficiência dos veículos, os competidores participam de uma corrida de resistência por terrenos variados - asfalto, terra, florestas tropicais e deserto - e ainda podem desfrutar de belíssimas paisagens em um dos locais mais exóticos do mundo.




FUTEBOL – Os clubes brasileiros precisam correr atrás do prejuízo hoje na Copa Sul Americana. O São Paulo que perdeu o 1º jogo no Morumbi enfrenta em Bogotá o Millonários da Colômbia. O Vasco da Gama, joga em casa, em São Januário, mas precisa fazer três gols para se classificar contra o América do México.




DATAS & FATOS




CINQUENTA E UM PAÍSES CRIARAM A ONU – Nesta data comemora-se o Dia das Nações Unidas. Foi no dia de hoje que aconteceu a fundação da ONU – Organização das Nações Unidas em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial. A entidade foi criada por 51 (cinqüenta e um) Países, entre eles o Brasil, para Proteger os Direitos Humanos, o Meio Ambiente, promover ajudas humanitárias e o desenvolvimento dos Países. Algum tempo, o Brasil se destaca na ONU, mas não consegue uma participação no Conselho de Segurança. É fundamental o papel da ONU, entretanto nos últimos conflitos no Oriente Médio, não conseguiu sensibilizar especialmente a liderança dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Nenhum comentário: