sexta-feira, 9 de novembro de 2007

11.10.2007


O público vai lotar o Maracanã no jogo Flamengo x Santos



FALANDO DE ESPORTES



FUTEBOL - Dono de oito dos dez maiores públicos do Campeonato Brasileiro, o Flamengo espera superar um novo recorde esta noite no Maracanã no jogo contra o Santos. Este é a centésima partida da história do confronto. Os demais jogos de hoje são decisivos na disputa por classificação para Libertadores, Sul Americana e Rebaixamento. O Destaque é Goiás x Corinthians, ambos em situação delicadíssima. No Morumbi, o campeão São Paulo enfrenta o Grêmio. Os São Paulinos não querem que o time gremista se classifique para a Libertadores.



FALANDO DE EVENTOS




ESCOLAS DE SAMBA FAZEM A FESTA NOS BAIRROS DA CIDADE - A Mocidade Independente de Padre Miguel realizou na última sexta-feira, ensaio no seu novo point da Zona Oeste, o Camping Clube do Brasil na praia da Macumba. O evento contou com a presença da bateria de Mestre Jonas, passistas, baianas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e o interprete oficial Bruno Ribas. Já a Acadêmicos do Salgueiro iniciou sua temporada na Casa de espetáculo Scala. Os ensaios acontecerão sempre às sextas-feiras, até o carnaval, com a presença da bateria Furiosa, comandada por Mestre Marcão, casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e passistas, além do intérprete oficial da escola.



MÍDIA




MARCHINHA NA GUERREIRA – Hoje a meia noite tem Noite Guerreira na Manchete AM 760. No Sociedade na Guerreira falo de Marchinhas de Carnaval.




FUTEBOL EMOÇÃO - Hoje na Manchete AM 760 o Futebol Emoção começa às 15h com destaque para a Rodada do Campeonato Brasileiro. Estarei ancorando. Figueirense x Vasco terá Carlos Borges transmitindo e Flamengo x Santos, a narração é de Daniel Pereira.




DICA DE LITERATURA DA SEMANA



Nossa Evolução de Waldo Vieira – lançado pela Editora Editares. Este livro procura responder as cinco perguntas clássicas da filosofia e formulam novas questões não menos importantes para nossa evolução.

10.11.2007



O TenistaTommy Haas pode ter sido vítima de envenenamento




FALANDO DE ESPORTES




ENVENENAMENTO NO TÊNIS – O Tênis mundial continua bastante turbulento. Depois dos rumores de que alguns jogadores estariam envolvidos em manipulação de resultados, a polêmica do momento é a suposta tentativa de envenenamento ao tenista da Alemanha Tommy Haas, durante a semifinal da Copa Davis contra a Rússia no mês de Setembro. A Federação Alemã de Tênis comunicou que não acredita em evidências médicas para apoiar o rumor de que o atleta tenha sido realmente envenenado. Haas vai realizar uma viagem para Nova York, onde pretende realizar exames de sangue e de cabelo para tentar comprovar a veracidade deste caso. A Federação Internacional de Tênis promete investigar o caso.




FUTEBOL – Hoje começa a 36ª Rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo ainda com esperanças de se classificar para o Copa Sul Americana enfrenta o quase rebaixado Paraná no Maracanã. O Internacional que se recuperou no último final de semana encara o Cruzeiro, também motivado após vitória sobre o Flamengo. O outro jogo de hoje é entre Náutico e América RN.




FUTEBOL DE AREIA – Depois do jogão contra a Seleção de Portugal, a equipe do Brasil enfrenta a França pela Semifinal da Copa do Mundo na Arena de Copacabana no RJ. Nossa equipe está a 56 jogos sem perder.




FALANDO DE EVENTOS




ALEGORIA REPRESENTA ORGIA – A Escola de Samba Unidos do Viradouro vai apresentar uma alegoria em forma de cama para representar uma orgia no seu desfile no Carnaval de 2008. No carro, os componentes virão fantasiados apenas com uma segunda pele. Vale acrescentar que o Enredo tem como título “É de arrepiar!” do carnavalesco Paulo Barros. A representação nesta cama será de uma orgia. O carro já está sendo construído.




MÍDIA




HOJE TEM FUTEBOL NA MANCHETE 760 AM – A partir das 15hs começa a Programação Esportiva da Manchete. O destaque do Futebol Emoção é para o jogo entre Botafogo x Paraná no Maracanã.









09.11.2007


Doping de Rebeca Gusmão vira Caso de Polícia

FALANDO DE ESPORTES




FRAUDE – O caso Rebeca Gusmão, antes restrito a esfera esportiva, agora pode ser policial. Após as revelações de uso de testosterona, a nadadora pode ser acusada de fraude. Os exames de urina que foram realizados por ela durante o Pan Rio 2007 registraram presença de DNAs de pessoas diferentes. Em primeira análise, aconteceu uma alteração no conteúdo da amostra. O novo exame da prova foi solicitado pelo Dr. Eduardo de Rose, chefe da equipe médica da Organização Desportiva Pan Americana, ao laboratório Sonda, que processou as amostras. De Rose constatou diferenças nas amostras quanto à densidade e ao nível de diluição na urina dos testes realizados. No meio desta crise, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos comunicou o afastamento da médica Renata Castro. A médica disse que apenas acompanhou a atleta por ser a única avaliadora presente à tenda médica da Vila Pan Americana, onde aconteceram os exames. No entanto o Jornal Lance! divulgou que pelo menos seis agentes antidopping uniformizados estavam no momento no local. A assessoria de imprensa de Rebeca, pediu em nota publicada que a imprensa tenha compreensão, antes de se posicionar contra a atleta.




O PROFESSOR DA NOTÍCIA COMENTA




Aproveitando este drama que está sendo vivido pela nadadora Rebeca Gusmão e, também reportando aos últimos casos envolvendo atletas brasileiros como da jogadora de vôlei Jaqueline e do jogador de futebol do Botafogo Dodô, é importante refletir sobre os perigos das drogas no Esporte. O caso Jaqueline: foi ingerido uma substância chamada sibutramina, presente em moderadores de apetite. Esta medicação, como qualquer outra, pode apresentar efeitos colaterais como o sono superficial e agitação, o que naturalmente poderia ter prejudicado bastante a jogadora. O atacante Dodô foi indiciado por infringir o artigo 244 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que rege as regras de doping. O exame antidoping a que foi submetido depois da partida entre Botafogo e Vasco, no dia 14 de junho, deu positivo para a substância proibida femproporex, fato confirmado pelo resultado da contraprova, liberado no dia 9 de julho, que provocou a sua suspensão preventiva por 30 dias. Depois de muita polêmica e pouca explicação, Dodô foi absolvido. O caso de Rebeca Gusmão também é polêmico, primeiro por que fica claro a alteração corporal da nadadora, segundo pelo fato de passar mal constantemente após as competições e terceiro pelo problema hormonal. Se já não bastasse tudo, agora surge a informação de fraude. Os atletas precisam ter a consciência que apesar de enfrentarem problemas pessoais, também são referência, principalmente para os jovens e adolescentes. Buscar melhor resultado estético e melhor performance competitiva não pode superar a disputa esportiva.




DATAS & FATOS




KASPAROV A FERA DO XADREZ – Nesta data, o russo Gary Kasparov tornou-se Campeão Mundial de Xadrez em 1985. Kasparov é hoje um dos mais destacados campeão da modalidade.




O CINTURÃO DE ROY JONES JR – No dia de hoje aconteceu em 2003, o duelo dos boxeadores norte americanos Roy Jones Jr e Antonio Tarver. Roy conquistou os títulos da AMB e CMB, na categoria Meio-pesados.








08.11.2007



Aluna Raquel foi sorteada com o
Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte no Salecom 2007




FALANDO DE EVENTOS
COMUNICAÇÃO, ESPORTE E AÇÃO – Estive ontem no Município de Macaé no Estado do Rio de Janeiro, participando como Palestrante do Evento Salecom 2007, promovido pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora. O tema deste ano foi Comunicação, Esporte e Ação. Além da minha participação, estiveram presentes João Mandarino, Coordenador de Esportes da UNISUAM e técnico de Handebol, Andréia Gorito Assessora de Comunicação e Marketing da Universidade Veiga de Almeida e Katiúcha Pacheco, Publicitária e Produtora de Eventos. O Salecom começou com a apresentação da Esquete Cômica “Esporte Mudo”, performance dos alunos do 2º período de Comunicação Social, prosseguiu com a nossa exposição e ao final brindes foram sorteados, entre estes o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. A aluna Raquel ganhou o livro autografado. Fui recebido no local pela diretora geral da Faculdade Ir. Maria Léa Ramos, pelo coordenador do curso José Carlos Morais e pelo coordenador de eventos Altayr Derossi. Em nossa chegada no local um lanche foi servido para a Confraternização dos convidados.




UM POUCO DA HISTÓRIA DE MACAÉ - Macaé tem hoje 132.461 habitantes, numa área de 1.219,8 Km2. As principais atividades econômicas deste município são a Pesca, a Pecuária e principalmente o Petróleo. Muitas são as Praias de Macaé, mas podemos destacar a Praia do Pecado, que é a continuação da Praia dos Cavaleiros até encontrar-se com a Lagoa de Imboassica, já no limite de Rio das Ostras. Nesta praia se pratica Surfe, Pesca e outras modalidades esportivas. As outras Praias de Macaé são: Praia dos Cavaleiros, Campista, Prainha do Farol, São José do Barreto, Campista, Barra de Macaé, do Forte, Lagomar, São José do Barreto e Imbetiba, que abriga hoje o Terminal, com apoio as atividades de extração de petróleo na Plataforma Continental.




DEBATE SOBRE A FAMÍLIA IMPERIAL – Foi realizado evento – debate no Armazém digital do Rio Designer Leblon sobre a Família Imperial. Entre os convidados, estavam a historiadora Francisca Nogueira de Azevedo, que analisou Carlota Joaquina, o embaixador Alberto da Costa e Silva, coordenador da Comissão Oficial de Comemoração dos 200 anos da vinda imperial, que traçou um retrato histórico de Dom João VI e a historiadora Mary Del Priore que apresentou à platéia o personagem Pedro Augusto, neto de Dom Pedro II. O debate foi mediado pela jornalista Ana Lúcia Azevedo.




DATAS & FATOS




O TROFÉU DA FAMÍLIA KUERTEN - Deixou esta vida, ontem Guilherme Kuerten, aos 28 anos, irmão do tenista Gustavo Kuerten. Guilherme nasceu com paralisia cerebral e microcefalia, mas tinha grande alegria, principalmente depois que recebia os troféus de Guga. Vale acrescentar que em 2000, Guga criou um Instituto na capital Catarinense para o atendimento e inserção social de pessoas portadoras de necessidades. Guilherme cumpriu sua missão e agora parte para a espiritualidade, com a luz e o cuidado dos amigos e da família.




GREVE NOS EUA – Uma greve de roteiristas da indústria televisiva e cinematográfica americana está agitando a terra do Tio Sam. Na sede da NBC, muitos protestos acontecem desde o início da semana. Os roteiristas querem aumento da porcentagem paga com direitos autorais sobre os lucros da indústria do entretenimento. O sindicato quer que o mínimo pago, ou seja, 3% do lucro obtido com a atração. Os talk shows diários estão entre os primeiros atingidos. Os efeitos sobre a produção cinematográfica serão mais lentos, já que as produções são definidas anualmente. É uma situação complicada que para estúdios e programas televisivos.