O Carnaval brasileiro adquiriu um novo significado ao longo desta última década, estrapolando os desfiles nas ruas e avenidas para se transformar em importante e sólida fonte de trabalho, renda e cidadania para milhares de integrantes das diversas comunidades que compõem as Escolas de Samba. Pensando nisto, o Instituto de Gestão e Comunicação e a Facha indealizaram o Curso de Capacitação Profissional de Gestão do Carnaval que terá a minha coordenação. Atualmente a indústria do Carnaval funciona o ano inteiro na cidade do Rio de Janeiro. Fantasias, adereços e outras peças são desenvolvidas para atender as demandas de mercado. Shows no país e exterior, apresentações em eventos e produção cenográficas fazem parte da cadeia produtiva do carnaval. Somente o desfile do Grupo Especial na Sapucaí envolve aproximadamente 4 mil pessoas. As disciplinas oferecidas são: História do Carnaval, Pesquisas de Enredo, Assessoria de Imprensa de Carnaval, Organizações Carnavalescas e Gestão de Operações do Carnaval, Economia e Fianaças do Carnaval, Produtos Jornalísticos de Carnaval e Gestão de Serviços do Carnaval. Maiores informações no site http://www.igec.com.br/ ou pelo telefone (21) 2102-3238.
Estive entrevistando o Profº José Carlos Fontes que coordena o Curso de Gestão de Qualidade do IGEC/FACHA para a edição 18 da Revista O Professor da Notícia. O Curso terá início no dia 17 de outubro com uma proposta diferenciada, preparando gestores, gerentes e diretores de empresas para o bom desempenho empresarial. O Profº Fontes nesta entrevista fala sobre seu trabalho na ISO que é um orgão da ONU. O Brasil neste orgão é representado pela ABNT e neste momento a ISO está desenvolvendo uma nova norma sobre a gestão de pessoas para ajudar a implementação da qualidade na empresa. Nesta conversa falamos também sobre os serviços oferecidos pelo Brasil e o que existe de qualidade nossa para o mundo.
Que a Beija Flor de Nilopólis é uma Escola de Samba vitorisa no Carnaval do Rio de Janeiro todas as pessoas sabem. Mas o Projeto Beija Flor é muito maior: forma, socializa e capacita muita gente para o mercado. Todos estes trabalhos são desenvolvidos em Nilopólis com profissionais a frente. Estive no Município para registrar este trabalho que foi matéria de capa de O Professor da Notícia. Visitamos a Creche Julia Abrão David, o Educandário Abrão David, os Cursos de Capacitação Profissional que acontecem na quadra, o Centro de Apoio Comunitário Nelson Abrão David e o Projeto Esportivo. Faço questão de atribuir a todos uma nota 10.
Teatro - Dança faz temporada no Rio
A Cia. Teatro Urgente de Vitória-ES apresentou o premiado espetáculo Metropolis numa temporada no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro. O Professor da Notícia assistiu a estréia e realizou reportagem para edição nº 17. Em cena, dois interpretes: Marcelo Ferreira, também autor e diretor e Diego Amaral. Nesse novo roteiro, dois operários estão dentro de um contêiner, que abriga todo tipo de mercadoria. Mantidos sob controle, vigiados pelo sistema, que tudo domina e ninguém vê, ingerem cápsulas num eterno delay. A peça alia a interpretação e a dança.
A Copa do Mundo de Futebol de 1994 pode não ter sido grande coisa em termos técnicos, mas para mim foi especial. Realizei um sonho, o de assistir uma final com o Brasil conquistando o título. Apesar de ser realizada num país pouco afeito ao Futebol masculino, o evento teve uma média de público expressiva: 68.991 espectadores por jogo. O público total foi de quase 3,6 milhões de pessoas. O título brasileiro e a Copa de 94 completaram 15 anos. A reportagem completa está na edição 17 de O Professor da Notícia, na seção Ontem, hoje & sempre.
Os Dez Mais do Fluminense é o quatro lançamento da Coleção Idólos Imortais de autoria do jornalista Roberto Sander e publicado pela Maquinária Editora. Os eleitos foram: Marcos Carneiro de Mendonça, Romeu, Orlando Pingo de Ouro, Castilho, Pinheiro, Telê Santana, Valdo, Félix, Rivelino e Assis. O lançamento ocorreu no Bar da Piscina do Fluminense. A reportagem completa está na revista O Professor da Notícia nº 17.
A temporada de Paulinho da Viola no Caneção foi um sucesso. Estive na estréia fazendo matéria para edição 17 de O Professor da Notícia. Alternando-se no violão e no cavaquinho e, acompanhando por oito músicos e três cantoras, ele começou o show com a música Timoneiro. Sem preocupação cronológica ele apresentou mais de vinte composições. A reportagem completa está na revista.
Entrevistei para O Professor da Notícia nº 17 o médico Cesar Nascimento. Além da função clínica, ele desenvolve trabalhos científicos e até escreve poesias. Nesta conversa falamos sobre os avanços nas experiências sobre a Célula Tronco Embrionária. Para o Dr. Cesar, avançamos bastante tanto nos procedimentos de exames de detecção como na classificação e controle das doenças de forma adequada, mas é fundamental que estas pesquisas não sejam usadas de forma indevida. Também falamos sobre a doação do coração e a dificuldade de avaliar o orgão adequado. Quando se chega no local, muitas vezes o corpo já está deteriorado e existe infecções. O doador tem que ser sadio e a equipe médica precisa fazer um esforço extra. Ser médico neste país não é fácil pelas dificuldades e pelo sistema operacional, que as vezes é muito lento.
Grupos de alunos divididos da segunda turma do Curso de Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte da Facha participaram da visita no Programa Manchete Esportiva 1ª Edição. O encontro começou pela redação. Eles assitiram ao vivo a atração com apresentação do locutor João Guilherme e os comentários deste jornalista. Esta interação faz parte das atividades da matéria que leciono História do Jornalismo Esportivo.
Pizza Sacalinata
O Chef Leonardo Tubino para comemorar o Dia da Pizza nos apresentou a receita da Pizza Sacalinata (pizza enrolada muito servida como aperitivo). A Pizza é sem dúvida uma unamidade mundial. A receita completa e o modo de preparar está na edição nº 15 de O Professor da Notícia. O Chef Leonardo prepara surpresas para esta temporada em Vitória-ES.
O Petisco da Vila, bar mais tradicional do bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro foi o local escolhido para o lançamento oficial do enredo 2010 da Vila Isabel. Será em homenagem ao Centenário de nascimento de Noel Rosa. Estivemos no local para fazer a reportagem que está no Professor da Notícia nº 15. Muitas personalidades também estiveram no local. Boa sorte para a galera da Vila Isabel, uma das tradicionais do samba carioca.
O Show dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos foi histórico. É impressionante como até chovendo uma multidão de fãs continuou no Maracanã, um local que dignificou o prestigio de Roberto. Quando entrei no Maraca pude sentir a energia que pulsava, principalmente com os balões em formato de coração. O público era composto por pessoas de todas as idades e de vários lugares. Fiquei muito feliz pela oportunidade de está presente nesta festa. O Professor da Notícia apresentou uma edição extra, a nº 16.
A camiseta utilizada pelo Professor da Notícia e seus convidados no Show de Roberto Carlos no Maracanã chamou a atenção da repórter Sandra Passarinho da TV Globo. Estavamos na fila aguardando a abertura dos portões, quando com o microfone do RJ TV, Sandra conversou com este súdito do Rei.
O Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte editado pela Senac completou dois anos. Muita coisa aconteceu neste tempo, entre estas a indicação ao Prêmio Jaboti. O livro ficou entre os dez finalistas. Os lançamentos no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte e em Foz do Iguaçu foram muito concorridos. Na Bienal Internacinal do Livro no Rio em 2007 participamos de debates com o público. Pela mídia, este trabalho foi recomendado e conseguiu expressiva venda. Estivemos em todo o Brasil, divulgando e sendo festejado. A reportagem completa está na edição nº 14 de O Professor da Notícia. Vale ressaltar que o livro continua a ser vendido nas principais livrarias do país. Para festejar este feito fizemos um selo comemorativo.
O livro Por Que Não Desisto - Futebol, Dinheiro e Política escrito pelo jornalista Juca Kfouri e editado pela Disal Editora foi lançado na Livraria da Cultura em São Paulo. É uma seleção de artigos de Juca sobre Futebol e as questões políticas e econômicas do esporte. Estive no lançamento prestigiando um dos mais conceituados jornalistas esportivos do país. Juca esteve ao lado de meu pai no combate a aqueles que passaram pelo esporte sem conduta moral. A sua última entrevista nesta vida na televisão foi no Programa Juca Entrevista da ESPN, divulgando o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. A reportagem de capa de o Professor da Notícia nº 14 sobre mais este lançamento da literatura esportiva brasileira. Parabéns Juca!!!