quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

FEVEREIRO 2008
ESPECIAL
50 ANOS
DE
BOSSA NOVA
O Blog do Fábio Tubino está Feliz com o aniversário de 50 anos da Bossa Nova, um dos mais importantes movimentos musicais de todos os tempos do mundo. Por isso , este especial comemorativo.



Com violão as canções da Bossa Nova foram criadas

A ORIGEM DA BOSSA NOVA - A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa. A expressão Bossa Nova passou a ser utilizada também na decada seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas. Alguns críticos musicais destacam a grande influência que a cultura norte-americana do Pós-Guerra combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na Bossa Nova, especialmente do Jazz. Além disso, havia um fundamental inconformismo com o formato musical de época, Uma das manifestações culturais mais representativas e que ganhou fama internacional é a Bossa Nova, movimento da Música Popular que teve início na década de 1950. Mais do que um estilo musical, a Bossa Nova personificou uma época da história brasileira. A importância da Bossa Nova não se restringe à sua época de surgimento mas destaca-se pelo que promoveu no mundo em termos de divulgação do Brasil.

Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli,
Roberto Menescal e Carlos Lyra

AS REUNIÕES DA ZONA SUL - O movimento, já na decada de 1950, eram as reuniões casuais de grupos de músicos da classe média carioca na Zona Sul da cidade. Nestas reuniões, participavam Nara Leão, Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo. O grupo foi aumentando, contando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli e outros. No final de 1957, numa destas apresentações realizada, no Colégio Israelita-Brasileiro, teve-se a idéia de chamar o novo gênero - então apenas denominado de samba sessions, numa alusão à fusão entre samba e jazz - , através de um recado escrito num quadro-negro, provavelmente escrito por uma secretária do colégio, chamando as pessoas para uma apresentação de samba-sessions por uma turma "bossa-nova". No evento participaram Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e Luiz Eça, onde foram anunciados como grupo Bossa Nova apresentando sambas modernos.

Tom Jobim foi um dos expoentes da Bossa Nova

A PARCERIA DE VINICIUS E TOM - Vinicius de Moraes e Tom Jobim foram sem dúvida dois dos maiores expoentes das canções de Bossa Nova. A parceria dos dois proporcionou músicas mundialmente conhecidas como Garota de Ipanema, Eu sei que vou te Amar e tantas outras.

Trecho da música Garota de Ipanema
Composição: Tom Jobim e Vinícius de Morais


Olha que coisa mais linda,

Mais cheia de graça

É ela menina

Que vem que passa

Num doce balanço

Caminho do mar


João Gilberto foi pioneiro da Bossa Nova
ANIVERSÁRIO EM 2008 - Em 2008 a Bossa Nova completa 50 anos com a comemoração do lançamento do LP Canção do Amor Demais que reune a voz de Elizeth Cardoso, a música de Tom Jobim, a letra de Vinícius de Moraes e o violão de João Gilberto. “A Bossa Nova, cantada e tocada como se deve, com toda a sua riqueza harmônica, já é um patrimônio da humanidade e assim continuará daqui a 50 anos.”