segunda-feira, 1 de outubro de 2007

03.10.2007



Alan Kardec codificou o Espiritismo


DATAS & FATOS




O NASCIMENTO DO CODIFICADOR - Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte - Léon Denizard Rivail nasceu nesta data em Lyon na França. Em Janeiro de 1823 ele já vivia em Paris atuando como professor. Seu primeiro livro foi lançado neste mesmo ano, O Curso Prático e Teórico de Aritmética. Esta obra surpreendeu pela qualidade pedagógica e por isso foi publicada até 1876. O Professor Rivail teve seis princípios de ensino: O de Cultivar o espírito das crianças, Cultivar a inteligência, Proceder sempre do conhecido para o desconhecido, evitar toda atitude mecânica, levando o aluno a conhecer o fim e a razão de tudo que faz, conduzí-lo a todas as verdades e só confiar à memória aquilo que já tenha sido apreendido pela inteligência. Ele foi um dos interessados na pesquisa do magnetismo. Também desenvolveu Plano para a Melhoria da Educação Pública. Em 1854 pela primeira vez ouviu falar em Mesas que giravam. Entendeu que precisava estudar os fenômenos. O Livro dos Espíritos, a principal obra espírita foi apresentada em 1857. Kardec, sem dúvida, Um Ser Especial, contribuiu como educador e na codificação do Espiritismo, que ao mesmo tempo é uma ciência e uma doutrina filosófica como o próprio definia.



FEITOS POLÍTICOS - Nesta data foram registrados muitos acontecimentos políticos que movimentaram o País. Getúlio Vargas foi eleito o Presidente com 49% dos votos em 1950. Leonel Brizola ganhou a eleição para Prefeito em 1955 e Governador do Rio Grande do Sul em 1958. Também em 1955, Jucelino Kubitsachek venceu a eleição para Presidente. Carlos Lacerda se elegeu Governador do então Estado da Guanabara em 1960 e Jânio Quadros foi eleito Presidente com 48% dos votos em 1960.



MITO DO ATLETISMO - Um dos mais importantes atletas do Atletismo americano e Mundial deixou esta vida no dia 1º aos 71 (setenta e um) anos. Al Oerter ganhou a Medalha de Ouro no Lançamento de Disco nos Jogos Olímpicos de 1956, 1960, 1964 e 1968. Foi o primeiro a ganhar quatro vezes a mesma prova, quebrando o Recorde Olímpico em todas as suas participações. Que o Plano Espiritual receba o campeão com muita Luz.



PIONEIRO DA NATAÇÃO - O primeiro brasileiro que conquistou Medalha de Ouro em Jogos Pan-Americanos, o nadador Tetsuo Okamoto, deixou esta vida ontem aos 75 (setenta e cinco) anos. Ele foi campeão nos 400 metros e 1500 metros livres no Pan de 1951 em Buenos Aires. Okamoto também conquistou o Bronze nos 1500 metros livres nos Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952. Foi o primeiro pódio do Brasil na modalidade. Nosso nadador vai para a galeria dos campeões na Espiritualidade.



ATOR MARCANTE - Deixou esta vida ontem o ator Castro Gonzaga aos 89 (oitenta e nove) anos. Ele começou a carreira no teatro e ao longo da trajetória artística participou de filmes, novelas e mini séries de sucesso. No cinema fez parte do elenco de Rio 40 Graus de Nelson Pereira dos Santos e O Primo do Cangaceiro de Mario Brasini, ambos lançados em 1955. Na TV, participou de Saramamdaia, Gabriela, Meu pedacinho de chão, O Grito, Dona Beija, Por Amor, Anos Rebeldes, Alma Gêmea, O Profeta e muitas outras atrações. Passa a integrar a Galeria Artística do Plano Espiritual.

FALANDO DE ESPORTES


FUTEBOL - A histórica campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da China, finalmente vai render frutos. A Confederação Brasileira de Futebol anunciou que será realizada a 1ª Copa do Brasil Feminina, no final deste mês. O evento vai receber o apoio financeiro do Ministério do Esporte. Os participantes ainda não foram definidos, mas de acordo com a entidade um levantamento sobre Clubes brasileiros que contam com equipes femininas está sendo feito. Pelo Brasil hoje acontecem 04 (quatro) competições:
A Copa Batom é realizada em São Luís, reunindo 400 (quatrocentas) mulheres e o Internacional conquistou o Tetracampeonato.


O Campeonato Paulista foi organizado pela Federação Paulista e reuniu 14 (quatorze) equipes divididas em 02 (dois) grupos de 04 (quatro) times. O Santos foi o Campeão da temporada.
O Campeonato Carioca foi organizado pela Federação local e Cepe de Caxias tornou-se Tricampeão.
O Campeonato Mineiro teve como vencedor o Nacional.

FALANDO DE EVENTOS
GLAMOUR NA CIDADE LUZ - A Semana de Moda de Paris acontece no Museu do Louvre. São 8 (oito) dias com a apresentação de 66 (sessenta e seis) desfiles, destacando vestimentos de outono/inverno. Entre os destaques desta edição, está a brasileira Carol Pantoliano. Este é sem dúvida um dos grandes Eventos do Mundo.


MÍDIA
A BOLA ROLA NA MANCHETE - Hoje as atrações do Futebol Emoção pela Rádio Manchete AM 760 são os jogos Vasco x Juventude em São Januário e Fluminense x Corinthians no Maracanã. A cobertura começa às 20hs.

02.10.2007




Em Xangai, lanternas e luzes coloridas embelezam a cidade no 58º aniversário

DATAS & FATOS



POTÊNCIA MUNDIAL - O governo Chinês comemorou na 2ª feira o 58º aniversário da proclamação da República Popular da China. O feriado de 1º de outubro, é de caráter eminentemente político, e foi utilizado, para lembrar os "progressos" do país desde 1949 e elogiar a situação atual do gigante asiático. A China será sede dos Jogos Olímpicos na cidade de Pequim e tem promovido importantes eventos esportivos desde o ano passado. Com certeza será uma bela Olimpíada, valendo-se de toda a tradição do País e de sua modernidade.

LIDER DA PAZ - Em 1869 nacia nesta vida Gandhi Mohandas Karamchand, o líder pacifista da Independência da Índia. Gandhi foi sem dúvida um ser iluminado que passou na Terra.

NASCIMENTO DO SNOOPY - Nesta data Charles Shultz criou o personagem Snoopy. O adorável cachorrinho faz sucesso nos quadrinhos e desenhos animados da TV.

ESTAÇÃO CARANDIRU - Nesta data aconteceu em 1992 o Massacre do Carandiru. O episódio começou com uma briga no Pavilhão 9 da Casa de Detenção, o Complexo hoje demolido em São Paulo. Esta briga transformou-se em rebelião e terminou provocando um dos mais vergonhosos assassinatos urbanos da história. O saldo foi constrangedor, 111 (cento e onze) vítimas. O médico Drauzio Varella publicou anos depois um livro sobre sua passagem profissional no local. Este livro foi adaptado para o cinema. Não existe lamentavelmente limite para a Bárbarie no País.

SEGUNDA VISITA DO PAPA - O Papa João Paulo II chegou ao Rio de Janeiro para uma visita de 04 (quatro) dias em 1997. A Arquidiocesse organizou o 2º Encontro Mundial do Papa com as Famílias, que inclui um Congresso Teológico, Missa na Catedral, Festa Religiosa no Estádio do Maracanã e Missa no Parque do Flamengo. O Pensamento de João Paulo II sobre o Rio de Janeiro resume-se na expontaneidade de suas expressões. Chegou a enfatizar a frase: " Se Deus é Brasileiro, o Papa é Carioca ". João Paulo II, independente do crédulo religioso, sempre foi muito carismático, era o Papa Pop Star.

FALANDO DE ESPORTES

DOPING - O comitê Olímpico Internacional anunciou que os atletas punidos pelo antidoping com mais de 06 (seis) meses de suspensão serão automaticamente impedidos de disputar os Jogos Olímpicos seguintes. A medida é correta.

ESPORTE EDUCACIONAL - Com orçamento de R$ 200 milhões para o próximo ano, o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, que antes atendia apenas alunos do Ensino Fundamental, passará a abranger estudantes dos Ensinos Médio e Superior. A duração dos convênios serão anuais, para desta forma vigorarem entre 2 (dois) e 4 (quatro) anos. Vale a pena investir na formação esportiva no Brasil.







01.10.2007





A Rainha Natália Guimarães na Escolha do Samba na Vila Isabel

FALANDO DE EVENTOS


A RAINHA E O SAMBA - A Miss Brasil Natália Guimarães, foi apresentada a comunidade da Vila Isabel como Rainha de Bateria. A Escola como se esperava, promoveu a fusão dos dois sambas finalistas como 10 (dez) compositores: André Diniz, Carlinhos Petisco, Evandro Bocão, Pingüim, Profº Vladimir, Dedé, Aguiar, Eduardo Katta, Dinny Miro Jr e Carlinhos do Peixe. O Enredo é Trabalhadores do Brasil.



FALANDO DE ESPORTES



BASQUETE - Assim como no masculino, a Seleção Brasileira fracassou no Pré-Olímpico das Américas. A derrota para Cuba por 69 a 67 não poderia acontecer. No terceiro quarto elas conseguiram abrir 9 pontos de vantagem. No último tempo, o Brasil conseguiu reagir mas Iziane desperdiçou dois lances livres. Resta o consolo do 3º lugar e a vitória sobre a Argentina por 73 a 41.



Os Estados Unidos confirmaram o favoritismo vencendo Cuba por 101 a 71 e garantiram a vaga Olímpica. O destaque deste time é a pivô Tina Thompson, cestinha ontem com 18 pontos.



Começou o Estadual do Rio de Janeiro. O Flamengo venceu o Volta Redonda com facilidade por 95 a 49. O Fluminense nas Laranjeiras derrotou o Macaé por 88 a 64. O clube carioca fez parceria com o Minas Tênis Clube. Foi bacana ver o ginásio lotado e o ala Soró foi o maior destaque marcando 24 pontos.



FÓRMULA I - Com muita chuva, Lewis Hamilton venceu o GP do Japão. Ele demonstrou maturidade ao controlar as duas horas da longa corrida, conservando sua pole depois da interrupção no início da 42ª volta, quando Fernando Alonso chocou-se contra o muro e foi embora da prova.



FUTEBOL - A Seleção Brasileira lamentavelmente perdeu para a Alemanha na decisão da Copa do Mundo. O vice precisa ser reconhecido porque é inédito. A melhor do mundo, Marta (Chuteira de Ouro da competição), desta vez foi infeliz na cobrança do pênalti, não aproveitado.



A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro foi toda do São Paulo, que novamente venceu de virada o Internacional. O Cruzeiro perdeu para o Figueirense em pleno Mineirão por 2 a 1 e o Palmeiras conseguiu empatar com o lanterna América em Natal. A maior vergonha ficou por conta do Botafogo que perdeu por 3 a 0 do Goiás no Maracanã. A culpa é também da direção do clube que não pode chamar a atenção do time em público. O Vasco da Gama mais uma vez foi prejudicado pela arbitragem, agora contra o Santos que venceu com um gol impedido. No final de semana da bola, incompetência de todos que tem interesse e eficiência do São Paulo, o virtual campeão.



O América tomou de 5 do Crac de Goiás pela Série C. Continua morrendo na praia.



MARATONA - O etíope Haile Gebrselassie superou o recorde Mundial do queniano Parl Tegart. Foi na Maratona de Berlin com o tempo de 42,195 Km em 2h04min26s. Eles são mesmo muito bons nestas provas.



MARATONA AQUÁTICA - Uma semana depois de conquistar o 1º lugar na cidade Chinesa de Shantou, Poliana Okimoto, subiu outra vez no pódio. Agora a vitória foi na etapa de Hong Kong do Circuito Mundial. Ela terminou a prova dez milésimos a frente da alemã Britta Cortein. Poliana já faz história.



VÔLEI - Como se esperava a Seleção Brasileira conquistou mais uma vez o Sul-Americano ao derrotar o Peru por 3 sets a 0 e agora vai disputar a Copa do Mundo.



VÔLEI DE PRAIA - Ricardo e Emanuel conquistaram o título da Etapa de Fortaleza do Circuito Mundial. Eles ontem derrotaram os americanos Rogers e Daulhausser por 2 sets a 0. Para a alegria da torcida Márcio e Fábio também foram para o pódio com o 3º lugar. No Feminino, as duplas americanas venceram. Adriana e Shelda tentaram o Bronze e foram impedidas por Youngs e Barnagh. Na final Walsh e May derrotaram Juliana e Larissa. É importante esclarecer que elas não costumam participar de todas as etapas do Circuito Mundial, porque disputam também a Liga Americana. Este fato favoreceu as brasileiras Juliana e Larissa, que levaram o 3º título Mundial.



DATAS & FATOS



ANIVERSÁRIO DO CORINTHIANS - Hoje foi fundado um dos clubes de maior popularidade do Brasil. Antonio Ambrósio sugeriu o nome em 1910. O primeiro título de futebol foi o Campeonato Paulista de 1914. Em 2000, conquistou o maior feito da história, o Campeonato Mundial da Fifa. Parabéns aos Corintianos.



A DESPEDIDA DE PELÉ - O Cosmos venceu o Santos por 2 a 1 no Giants Stadium em Nova York. A partida foi transmitida ao vivo para 44 (quarenta e quatro) Países, incluindo o Brasil. Desta forma, Pelé, O Maior de Todos os Tempos, se despediu nesta data, na década de 70. O Rei Pelé, também foi homenageado na ONU - Organização das Nações Unidas e no Hotel Plaza, numa festa para trezentos convidados. No plenário da ONU, recebeu o título de Cidadão do Mundo, oferecido pelos diplomatas dos 159 (cento e cinqüenta e nove) Países que formavam então a entidade. Pelé está citado no Capítulo 27 - Façanhas Esportivas do Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte.


REINO MÁGICO - Em 1971 na Flórida foi inaugurada a Disney World. Todos nós, que já visitamos o local, ficamos encantados e nos tornamos crianças, pelo menos no coração.



A RÁDIO QUE TOCA NOTÍCIA - Em 1991 aconteceu a inauguração da CBN - Central Brasileira de Notícias em São Paulo, a primeira emissora do Sistema Globo de Rádio com programação voltada para o Jornalismo. Hoje estão no ar mais de 20 (vinte) estações da rede.



COLUNISMO SOCIAL - Deixou esta vida em 1995 o Jornalista Ibrahim Sued, um dos mais respeitados colunistas sociais do Brasil. Fez escola no Jornalismo.



INVENTOR DO WALKMAN - Em 1999 também deixava esta vida Akio Morita o inventor do walkman e sócio da empresa Sony. Esta foi sem dúvida uma grande invenção.



MÍDIA



ÚLTIMO CAPÍTULO - Nunca antes houve tantos vilões numa novela como em Paraíso Tropical de Gilberto Braga, que terminou na 6ª feira após 8 (oito) meses, mobilizando 42 (quarenta e dois) milhões de telespectadores. O grande vilão foi mesmo Olavo, interpretado pelo ator Wagner Moura. Ele foi o assassino escolhido pelo autor. Na verdade, parecia um desfecho da Agatha Christie piorado. A cena reveladora, mostrou um irmão matando o outro e a mãe, por mais ruim que seja, sem nenhuma reação. A cena bacana ficou por conta de Bebel, vivida pela atriz Camila Pitanga, sendo interrogada no Senado Federal. Neste caso, a novela apresentou um retrato fiel do País neste momento. O Brasil, mais uma vez parou em frente da TV (inclusive eu).