segunda-feira, 1 de outubro de 2007

03.10.2007



Alan Kardec codificou o Espiritismo


DATAS & FATOS




O NASCIMENTO DO CODIFICADOR - Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte - Léon Denizard Rivail nasceu nesta data em Lyon na França. Em Janeiro de 1823 ele já vivia em Paris atuando como professor. Seu primeiro livro foi lançado neste mesmo ano, O Curso Prático e Teórico de Aritmética. Esta obra surpreendeu pela qualidade pedagógica e por isso foi publicada até 1876. O Professor Rivail teve seis princípios de ensino: O de Cultivar o espírito das crianças, Cultivar a inteligência, Proceder sempre do conhecido para o desconhecido, evitar toda atitude mecânica, levando o aluno a conhecer o fim e a razão de tudo que faz, conduzí-lo a todas as verdades e só confiar à memória aquilo que já tenha sido apreendido pela inteligência. Ele foi um dos interessados na pesquisa do magnetismo. Também desenvolveu Plano para a Melhoria da Educação Pública. Em 1854 pela primeira vez ouviu falar em Mesas que giravam. Entendeu que precisava estudar os fenômenos. O Livro dos Espíritos, a principal obra espírita foi apresentada em 1857. Kardec, sem dúvida, Um Ser Especial, contribuiu como educador e na codificação do Espiritismo, que ao mesmo tempo é uma ciência e uma doutrina filosófica como o próprio definia.



FEITOS POLÍTICOS - Nesta data foram registrados muitos acontecimentos políticos que movimentaram o País. Getúlio Vargas foi eleito o Presidente com 49% dos votos em 1950. Leonel Brizola ganhou a eleição para Prefeito em 1955 e Governador do Rio Grande do Sul em 1958. Também em 1955, Jucelino Kubitsachek venceu a eleição para Presidente. Carlos Lacerda se elegeu Governador do então Estado da Guanabara em 1960 e Jânio Quadros foi eleito Presidente com 48% dos votos em 1960.



MITO DO ATLETISMO - Um dos mais importantes atletas do Atletismo americano e Mundial deixou esta vida no dia 1º aos 71 (setenta e um) anos. Al Oerter ganhou a Medalha de Ouro no Lançamento de Disco nos Jogos Olímpicos de 1956, 1960, 1964 e 1968. Foi o primeiro a ganhar quatro vezes a mesma prova, quebrando o Recorde Olímpico em todas as suas participações. Que o Plano Espiritual receba o campeão com muita Luz.



PIONEIRO DA NATAÇÃO - O primeiro brasileiro que conquistou Medalha de Ouro em Jogos Pan-Americanos, o nadador Tetsuo Okamoto, deixou esta vida ontem aos 75 (setenta e cinco) anos. Ele foi campeão nos 400 metros e 1500 metros livres no Pan de 1951 em Buenos Aires. Okamoto também conquistou o Bronze nos 1500 metros livres nos Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952. Foi o primeiro pódio do Brasil na modalidade. Nosso nadador vai para a galeria dos campeões na Espiritualidade.



ATOR MARCANTE - Deixou esta vida ontem o ator Castro Gonzaga aos 89 (oitenta e nove) anos. Ele começou a carreira no teatro e ao longo da trajetória artística participou de filmes, novelas e mini séries de sucesso. No cinema fez parte do elenco de Rio 40 Graus de Nelson Pereira dos Santos e O Primo do Cangaceiro de Mario Brasini, ambos lançados em 1955. Na TV, participou de Saramamdaia, Gabriela, Meu pedacinho de chão, O Grito, Dona Beija, Por Amor, Anos Rebeldes, Alma Gêmea, O Profeta e muitas outras atrações. Passa a integrar a Galeria Artística do Plano Espiritual.

FALANDO DE ESPORTES


FUTEBOL - A histórica campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da China, finalmente vai render frutos. A Confederação Brasileira de Futebol anunciou que será realizada a 1ª Copa do Brasil Feminina, no final deste mês. O evento vai receber o apoio financeiro do Ministério do Esporte. Os participantes ainda não foram definidos, mas de acordo com a entidade um levantamento sobre Clubes brasileiros que contam com equipes femininas está sendo feito. Pelo Brasil hoje acontecem 04 (quatro) competições:
A Copa Batom é realizada em São Luís, reunindo 400 (quatrocentas) mulheres e o Internacional conquistou o Tetracampeonato.


O Campeonato Paulista foi organizado pela Federação Paulista e reuniu 14 (quatorze) equipes divididas em 02 (dois) grupos de 04 (quatro) times. O Santos foi o Campeão da temporada.
O Campeonato Carioca foi organizado pela Federação local e Cepe de Caxias tornou-se Tricampeão.
O Campeonato Mineiro teve como vencedor o Nacional.

FALANDO DE EVENTOS
GLAMOUR NA CIDADE LUZ - A Semana de Moda de Paris acontece no Museu do Louvre. São 8 (oito) dias com a apresentação de 66 (sessenta e seis) desfiles, destacando vestimentos de outono/inverno. Entre os destaques desta edição, está a brasileira Carol Pantoliano. Este é sem dúvida um dos grandes Eventos do Mundo.


MÍDIA
A BOLA ROLA NA MANCHETE - Hoje as atrações do Futebol Emoção pela Rádio Manchete AM 760 são os jogos Vasco x Juventude em São Januário e Fluminense x Corinthians no Maracanã. A cobertura começa às 20hs.

Nenhum comentário: