sábado, 31 de janeiro de 2009

JANEIRO 23 A 31





23.01.2009

A decisão de Kaká




O jogador Kaká recusou a milionária proposta do time inglês Manchester City. No Milan ele recebe 25 milhões de reais por ano e a oferta salarial dos ingleses foi de 85 milhões de reais anuais. Na Itália, Kaká pode continuar a disputar títulos, o que pode representar seu retorno na eleição pelo posto de melhor jogador do mundo da FIFA. Num grande time, Kaká tem o auxílio dos demais jogadores, também estrelas como ele. O Milan é hoje um dos maiores clubes de Futebol do mundo, com projetos muito bem estruturados. Na realidade o City foi recém comprado pelo xeque Mansur bin Zayed al-Nahyan, dos Emirados Árabes, que quer transformar a equipe mais competitiva, hoje muito mal na classificação do campeonato. A negociação comoveu a Itália e depois de uma semana de idas e vindas, o milionário Kaká tomou a decisão correta.





Kaká continua no Milan




24.01.2009


As lembranças dos mais charmoso




O Campeonato Carioca de Futebol começa hoje e claro sempre desperta lembranças. Nunca vou esquecer dos inesquecíveis jogos do Vasco nas arquibancadas do Maracanã. Era uma farra imperdível reunir toda a família e após o domingo de Futebol, quando chegava em casa, ficava triste porque no dia seguinte tinha aula. Para amenizar, meu pai pedia uma pizza gigante de mussarela, suco de manga e sorvete de pistache. E o meu idólo quando criança sempre foi Roberto Dinamite, hoje presidente do Vasco. Todos estes momentos aconteceram nos anos 70 e 80. Depois o Campeonato Carioca passou a ser de trabalho como jornalista esportivo e aí, tive a oportunidade de conhecer vários campos, companheiros e passar por inúmeras situações. Em 88, fiz minha estréia na Rádio Capital como repórter na decisão Vasco 1 x 0 Flamengo no Maraca. Este foi o jogo do gol de Cocada e do Bi-Campeonato vascaíno. Pela Capital, também não posso esquecer da histórica festa do Botafogo campeão carioca de 89 depois de 21 anos. Na Manchete ancorei a primeira transmissão esportiva da emissora em 2006. No percurso do Cariocão, trabalhei com muitos profissionais como José Cabral (O moço da Maricota), César Rizzo (Sacundindo o Brasil), David Ferreira (O técnico comentarista), Sérgio Moraes (Dos Pampas aos Serigais), Arnaldo Moreira (O de cinco Copas), Weiler Gonçalves (O que chega juntinho com a Bola), Sidney Amaral (O Olho Vivo) e tantos outros. Mas sem dúvida, o maior feito foi ter o privilégio de realizar coberturas com Waldir Amaral, na minha opinião o mais completo profissional do Rádio Esportivo deste país. Estas são lembranças do mais charmoso Campeonato do Brasil na minha vida. São velhos tempos que não voltam mais.




A Torcida do Vasco faz parte da minha história






25.01.2009


Abrindo os Trabalhos






E o Campeonato Carioca de Futebol começou. Primeiro assisti o polêmico jogo entre Boavista 1 x 2 Botafogo em Saquarema. Na verdade a partida ficou muito prejudicada em função do campo pesado, mas o Botafogo mostrou qualidades, apesar da falta de entrosamento. O maior destaque ficou por conta do jogador Maicosuel que além de marcar um belíssimo gol de falta, garantiu a vitória ao fazer outro no final. Foi um jogo de inúmeros lances discutidos. Aos 35 minutos do primeiro tempo, depois da cobrança de escanteio, o jogador Santiago subiu mais que Leandro Guerreiro e tocou para o gol. Só o árbrito Marcelo de Souza Pinto viu falta e anulou o gol. Logo aos cinco do segundo tempo, mais confusão no lance em que Victor Simões cruzou e Alessandro completou de cabeça, mas nítidamente a bola entrou por fora do gol. O assistente Jackson Lourenço alertou e mesmo assim o árbrito validou o gol. Depois de muitas reclamações e novamente chamado pelo bandeirinha, a iniciativa de anular o gol e marcar o tiro de meta. A partida caiu depois de toda esta confusão, mas o Botafogo respirou aliviado no final. Em São Januário, o Vasco começou tropeçando e perdeu por 2 a 0 para o Americano. Fernando mais uma vez esteve envolvido no gol tomado. Alex Teixeira produziu muito pouco e acabou substituído. Léo Lima esteve apagado o tempo todo. Carlos Alberto novamente estava fora da posição e Rodrigo Pimpão prometeu ser a sensação, mais não fez nada. Foi decepcionante.





26.01.2009


Futebol razoável e polêmica





O Flamengo jogou apenas o suficiente para derrotar a Friburguense por 1 a 0 pelo Campeonato Carioca de Futebol no Maracanã. O primeiro tempo foi burocrático com o time rubro-negro sem limitando a bloquear as saídas do time visitante. Conseguia trocar passes e levantava a bola na área, mas não o suficiente para concluir. O goleiro Adriano também se destacou fazendo para a Fruburguense defesas incríveis. Na minha visão foi o cara do jogo. Se o time de Friburgo tivesse um pouco mais de ambição, poderia até ter saído na frente. No intervalo, o técnico Cuca substituiu Marcelinho Paraíba que esteve discreto e colocou Éverton que até participou de alguns lances. Logo aos dois minutos aconteceu o lance polêmico, o gol legítimo da Friburguense marcado por Vítor Hugo que foi anulado. O Flamengo acordou, buscou o ataque com maior objetividade e, aos doze minutos Juan aproveitou a sobra de Adriano, após jogada que participaram Éverton, Ibson, Kléberson e Obina. E foi só, o jogo voltou a ficar burocrático. O árbrito Leonardo Cavalheiro além de inverter faltas, confirmou a anulação bisonha do gol assinalado pelo assistente Luiz Antonio Muniz. De positivo para a galera os três pontos conquistados.






27.01.2009


Sambão de Domingo




Estive no último domingo acompanhando os Ensaios Técnicos na Passarela do Samba que esteve lotado. E finalmente não choveu, como sempre vem acontecendo em dias de agito na avenida. A Estação Primeira de Mangueira me surpreendeu de maneira positiva. A muito tempo não vejo seus componentes tão animados com o Carnaval. As estrelas da escola estavam todas presentes como Alcione e Rosemary. Este foi um ano de mudanças para a Mangueira que apresenta o competente carnavalesco Roberto Szaniecki. O enredo tem como título A Mangueira trás os Brasis do Brasil, mostrando a formação do povo brasileiro. Acredito ser este enredo de fácil entendimento popular e realmente combina com a perfil da verde rosa. Pelo que deu para conhecer, o desenvolvimento será histórico e vai destacar a formação das raças de nosso país. O samba de enredo, composto por Lequinho Jr, Fionda, Gilson Bernni e Gustavão Clarão tem um refrão muito bacana e já pegou na avenida: "É sangue, é suor, religião, mistura de raças, num só coração, um elo de amor à minha bandeira, canta Estação Primeira. Depois veio a Viradouro, que já não me empolgou tanto. O enredo presta uma homenagem a Bahia com o título Vira Bahia, Pura Energia. Quem assina como carnavalesco é Milton Cunha, que ficou devendo depois do fraco desfile na São Clemente no ano passado. A novidade interessante da escola de Niterói ficou por conta da bateria, dirigida pelo mestre Ciça. Abatuques foram incorporados como instrumento e ainda tivemos a tradicional paradinha. Competência deste mestre que já faz história no Carnaval Carioca. De qualquer maneira foi uma linda noite de domingo. Tive o privilégio de sentir novamente o calor desta Sapucaí lotada, graças a Deus.






Abraçei Alcione uma das atrações do ensaio da Mangueira



Mestre Ciça sempre inovou na Viradouro








28.01.2009

Patrocínio salvador



Finalmente alguém assumiu bancar a Ginástica Artística do Flamengo. A Prefeitura de Niterói vai investir 80 mil reais e desta forma evita a extinção da modalidade no clube. Os ginastas irão participar de um projeto para atrair novos praticantes em Niterói. A Prefeitura reconhece desta forma que vale sempre investir no Esporte e que pode ser um filão financeiro no futuro, com eventos e principalmente com sua chancela estampada. Nesta salvação da Ginástica Artística rubro-negra, vale também ressaltar o trabalho de João Henrique Areias, agora o novo vice-presidente de Esportes Olímpicos do Clube. Areias é uma especialista em Marketing e provavelmente vai desenvolver negócios para explorar as imagens dos atletas. Conheço bem sua trajetória, o que comprova competência. Falta agora solucionar os salários atrasados. Um clube formador como o Flamengo necessita de profissionais do ramo e João Henrique Areias é um destes.




Hora importante para Ginástica Artística do FLA




29.01.2009


Boa Recuperação




Foi um outro Vasco que enfrentou o Tigres pelo Campeonato Carioca de Futebol. No lugar de uma equipe insegura, entrou em campo um time consciente que mereceu golear por 4 a 0. Melhor desde o começo, os vascaínos conseguiram controlar a partida a partir dos trinta minutos. O jogador Jeferson me agrada e parece ter futuro no clube. Finalmente Alex Teixeira apresentou boa movimentação. Faioli entrou no jogo e em pouco tempo mostrou ótima presença marcando dois gols. Carlos Alberto desta vez foi o melhor em campo, correndo o tempo todo e participando das jogadas de destaque. Até o falastrão Rodrigo Pimpão demonstrou categoria no gol que marcou. Vamos ver este time daqui para frente.






O Vasco mostrou recuperação e goleou o Tigres





30.01.2009


Fla apito



Estive em Volta Redonda com a equipe Manchete para comentar o jogo Bangu 1 x 2 Flamengo no belo estádio Raulino de Oliveira. O jogo foi mais um em que a polêmica foi mais debatida do que o próprio Futebol. Os gols saíram nos últimos cinco minutos e até fez justiça a pressão do time rubro-negro. O gol de empate saiu de um penâlti que o despreparado árbrito Djalma Beltrami inventou. Além deste infeliz lance, ele errou ao validar o gol do Bangu (em impedimento), ao anular um gol legal de Éverton e ao não expulsar o jogador banguense Bruno Luís que agrediu Williams. O penâlti marcado que Obina perdeu também no meu entender é duvidoso. O time do Flamengo continua muito confuso, lento e com bastante dificuldade para passar da defesa para o ataque. O jogador Ibson foi muito mal tecnicamente, Willians novamente não foi bem e Kléberson foi uma decepção. Desta vez o Marcelinho Paraíba entrou bem e fez o gol de empate. Com relação ao Obina até que começou bem, mas depois perdeu penâlti e sumiu em campo. O Flamengo se quiser alguma coisa, precisa melhorar, se não vai ficar dependendo da ajuda da arbritagem, fato que ocorreu nas duas rodadas.








Cuca tem dificuldades para melhorar o FLA




31.01.2009


Uma geração vencedora



Comemora-se no dia de hoje os 50 anos da conquista do primeiro título brasileiro de campeão mundial de Basquete masculino. A competição foi realizada no Chile em 1959 e os jogadores enfrentaram naquela oportunidade adversidades climáticas e quadras bastante escorregadia. A decisão foi realizada no Estádio Nacional de Santiago completamente lotado e o Brasil teve uma atuação impecável quando derrotou os donos da casa por 73 a 49. Foi uma época mágica em que a modalidade empolgava o público. O Brasil apresentou para o mundo jogadores memoráveis como Pecente, Edson, Algodão, Otto, Amaury Passos, Walmir Marques e Rosa Branca. Teve um dos melhores treinadores de todos os tempos Togo Renan Soares "Kanela". A partir deste feito uma geração de notáveis fez história.





Rosa Branca foi um dos destaques