quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

FEVEREIRO 2008
FALANDO DE EVENTOS
PERSONALIDADES DO DESFILE
DAS
ESCOLAS DE SAMBA
GRUPO ESPECIAL - RJ
O Carnaval carioca tem em suas Escolas de Samba personalidades. Aqueles que são identificados com as comunidades e também já participaram de muitos desfiles na avenida. Estas personalidades são os dirigentes, destaques, interpretes, carnavalescos e os artistas. O Blog do Fábio Tubino fez questão de registrar a emoção de muitas destas personalidades neste ano de 2008.
Alex Oliveira mais uma vez foi o Rei Momo


Maria Augusta foi comentarista de TV

Rogéria interpretou Dna. Maria A Louca na São Clemente


Renato Lage se destacou como carnavalesco do Salgueiro


Viviane Araújo foi Madame Vivi como Rainha do Salgueiro

Manoel Dionísio apresentou Casal Mestre Sala e Porta Bandeira

Fagundes, Zeca Pagodinho e Paulinho da Vila na Portela

Dodo sempre a eterna Rainha da Portela

Carlinhos de Jesus comandou a Comissão de Frente da Mangueira


Beth Carvalho foi destaque na Viradouro

Stephan Nercessian interpretou Dom João na Mocidade


O eterno Joãozinho Trinta assistiu da pista


Luiza Brunet voltou a ser Rainha da Imperatriz

Cristiane Torloni homenageou a Amazônia na Grande Rio


Laíla comandou a Beija Flor

Alexandre Louzada é o único Tri Campeão do Carnaval

Mestre Paulinho comandou a bateria da Beija Flor



















FEVEREIRO 2008



FALANDO DE EVENTOS


O PROFESSOR DA NOTÍCIA
GIRANDO NA AVENIDA


Toda a vez que conseguia um tempinho nas transmissões dos Desfiles das Escolas de Samba, fazia um giro pela Avenida, na pista, nos camarotes e na concentração. Foi uma super maratona e para comentar com maior conhecimento fiz questão de transitar ala por ala de cada Escola, além de pousar ao lado de pessoas queridas.


Com o Presidente campeão Farid Abrahão da Beija Flor


Selminha Sorriso da Beija Flor foi me cumprimentar


Ao lado de Mhariazzinha divulgadora da Beija Flor


Com o ator Eri Johnson antes do Salgueiro entrar


Com a atriz Vera Gimenezes na Grande Rio


Ao lado da atriz Beth Lago destaque da Grande Rio


Com o excelente carnavalesco Cahe Rodrigues da Portela


Estou ao lado da Rainha de Bateria Luiza Brunet da Imperatriz


Com Bianca Mazeron e Bruno a família na avenida


Ao lado de Cid Carvalho que fez o enredo da Mocidade


No camarote com Terezinha Sodré e o jornalista Sidney Domingues


No camarote da Brahma com Angela Bismark









FEVEREIRO 2008
FALANDO DE EVENTOS
TROFÉU JUSSARA MAZERON
GRES IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE
Este ano a Imperatriz recebeu o Troféu Jussara Mazeron de fantasia em sua 4ª Edição. A entrega aconteceu na cabine de Rádio da Passarela do Samba no Desfile das Campeãs dia 09. O Troféu foi entregue ao Presidente Luís Pacheco Drumond. As fantasias da Escola tiveram como seus criadores e figurinistas Rosa Magalhães e Mauro Leite. Entre as principais alas fantasiadas os destaques foram Povo Rebelado, O Espelho da Vaidade, Damas da Corte, Jovem Revolucionário, Vinhedos de Lisboa, As flores, Nobres Brasileiros, A Ala das Baianas representando Azulejos Portugueses e outras. O enredo da Imperatriz teve o título João e Marias, ficando com a sexta posição, figurando entre as Campeãs. Parabéns Imperatriz.

A carnavalesca Rosa Magalhães foi uma das criadoras de fantasia

As fantasias Dama da Corte


As Flores foram representadas em uma ala


Ala das Baianas representou Azulejos Portugueses



Bruno e Bianca Mazeron desfilaram na ala Vinhedos de Lisboa


Entreguei Troféu Jussara Mazeron a Luizinho Drumond


Sérgio Luis, Eu e Luizinho no momento da entrega do Troféu


JUSSARA MAZERON - Formada em Belas Artes pela UFRJ, foi Artista Plástica premiada, Professora de Educação Artística e Pintora. Sempre foi conhecedora do Carnaval. Deixou esta vida em 2004. Minha mãe inesquecível, a Pérola mais preciosa que já conheci.


O Troféu Jussara Mazeron foi criado em 2005. Os vencedores dos anos anteriores foram 2005 e 2007 (Beija Flor), 2006 (Unidos da Tijuca) e 2008 (Imperatriz Leopoldonense).









FEVEREIRO 2008



FALANDO DE EVENTOS



O BLOG DO FÁBIO TUBINO

ELEGEU OS MELHORES DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RJ

GRUPO ESPECIAL



MELHOR ESCOLA: BEIJA FLOR - A Escola de Samba fez um desfile grandioso e com muito luxo. O enredo Macabapa - Equinócio Solar, Viagens fantásticas do meio do mundo. Apresentou lindas fantasias e foi compacto. Foi mesmo deslumbrante!!!



Tomada Geral da Beija Flor


MELHOR IMTERPRETE: NEGUINHO DA BEIJA FLOR - É impressionante como Neguinho tem carisma. Quando entrou na avenida foi logo cercado pela imprensa e aplaudido pelo público. Depois de esquentar a escola mandou o vitorioso e emocionante refrão "Olha a Beija Flor aí gente, Chora Cavaco".




Ao lado de Neguinho o Melhor Interprete



PERSONALIDADE: PAULO BARROS - UNIDOS DO VIRADOURO - Ele realmente impressiona pela critiatividade e pincipalmente pela polêmica. Depois de ter o carro do Holocausto proibido, substiutui por uma alegoria contra a censura com o título de Liberdade, trazendo a figura de Tiradentes no alto, cercado por pessoas vestidas de branco e com mordaças. Ainda inovou com outras no desfile de sua escola.


Com Paulo Barros a personalidade do Carnaval



MELHOR ENREDO: UNIDOS DA TIJUCA. A Escola tratou do enredo Vou Juntando o que eu quiser, minha mania Vale Ouro: Sou Tijuca, trago a Arte colecionando Meu Tesouro, de maneira criativa e irreverente, revivendo outros tempos tijucanos. O tema foi muito bacana e fez com que todos pudessem se identificar com as diferentes coleções.


Carro Pinguim da Unidos da Tijuca


MELHOR COMISSÃO DE FRENTE: BEIJA FLOR - Foi um ponto alto do desfile. Com nome de difícil compreensão, A Linha imaginária e a beleza do Fenômeno Solar, a coreografia exigiu quatro meses de ensaios pela coreógrafa Ghislaine Cavalcanti. A comissão apresentou 15 bailarinos que interpretaram o equinóquio solar, o momento em que o sol se posiciona a 90 graus , illuminando os hemisférios Norte e Sul e fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração: 12h. Para reproduzi-lo, 14 fantasias douradas e com uma espécie de explendor que representavam os raios do Sol. Um dos bailarinos, porém, foi o destaque como o Rei do Sol. A fantasia da Comissão também apresentou1.200 microlâmpadas presas ao tecido.




Eu com a Comissão de Frente


MELHOR SAMBA ENREDO: MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL - Uma obra prima composta por Gustavo Henrique, Igor Leal e Marquinho Marino. Este samba cresceu na avenida levando a Escola a desenvolver um bom desfile. O seu refrão pegou nas arquibancadas da Sapucaí. "Minha Mocidade...Guerreira Traz a igualdade, Justiça e Paz. Hoje o Quinto Império é brasileiro... Amor Canta Mocidade, Canta!!!




O Compositor Gustavo Henrique ao meu lado


MELHOR BATERIA: PORTO DA PEDRA - Comandada pelo Mestre Louro esta bateria deu o tom diferente com ritmo muito rápido. Durante o percurso, ele sofreu uma queda de pressão, mas voltou no segundo recuo. Mestre Louro simplesmente tem 35 anos à frente de Baterias e desta vez, a batucada de São Gonçalo arrebentou.



Bateria da Porto da Pedra


TROFÉU JUSSARA MAZERON



MELHOR FANTASIA: IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE - Um verdadeiro luxo, com fantasias representando a Família Real. A Escola primou pelas cores verde, branco e ouro. As fantasias conseguiram resgatar a sofisticação da reconquista de nobreza imperial, muitas alas apresentaram as fantasias com plumas e adereços, do tradicional ao luxuoso.




Imperatriz premiada com Troféu Jussara Mazeron



MELHOR CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA: CLAUDINHO E SELMINHA SORRISO - BEIJAR FLOR - Eles entraram na Avenida representando As Cores Espectro Solar. A Fantasia com as cores do Arco-Iris traduziam o fenômeno luminoso que se observa quando a Luz do Sol incide na atmosfera, produzindo o aparecimento de um arco de círculo com as cores do espectro solar. Eles mandaram bem demais.



Selminha Sorriso e Claudinho estavam radiantes


MELHOR RAINHA DE BATERIA: THATIANA PAGUNG - MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL - Ela mostrou muita interação com a Bateria, numa coreografia com as ritmistas do Chocalho. Chegou majestosa e carregada numa cadeira no meio da Bateria.



Uma Rainha que conhece a teoria e a prática do Carnaval



MELHOR ALA CRIATIVA: PINGUINS – UNIDOS DA VIRADOURO – Fantasiados de Pingüins eles entraram no primeiro setor da Escola de Niterói, destacando o Arrepio do Gelo.


Ala de Pingüins da Viradouro bastante criativa


MELHOR ALEGORIA: HOMENAGEM A CARTOLA – ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA - O último carro da Escola Verde e Rosa fez uma homenagem a Cartola, que completaria nesta vida cem anos em 2008. Foi uma homenagem majestosa.




Carro homenageando Cartola na Mangueira


MELHOR ALA BAIANAS: CERÂMICA CUNANI MARACÁ – HERANÇA CULTURAL – BEIJA FLOR – As 110 baianas de Nilópolis representaram a herança cultural identificada nos sítios arqueológicos, especialmente na regiões de Cunani e Maracá. A fantasia refletia a diversidade e a habilidade artística desses povos, com destaque para a Cerâmica. Foi outro ponto forte e de emoção da Escola.



Ala das Baianas da Beija Flor destacou a Cerâmica


MELHOR DESTAQUE: A ÁGUIA MODERNA – PORTELA – Desta vez, a Águia não realizou movimentos e deixou de ser aquela tradicional. Foi a maior até agora apresentada pela Escola de Madureira com 23 metros de comprimento. Foi uma Águia versão high tech com luzes néon e majestosa.

Águia da Portela versão high tech com luzes néon



MELHOR ALEGORIA CRIATIVA: MARACANÃ – ACADÊMICOS DO SALGUEIRO – O carro simplesmente foi sensacional. Nele as bandeiras dos clubes do Rio de Janeiro, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e América. O acabamento perfeito nos trazia a dimensão do maior Palco do Mundo do Futebol. As fantasias dos destaques, além de representar os clubes tinham chapéus significativos aos personagens de cada, ou seja, o urubu, almirante, diabo e cartola.




O majestoso Maracanã foi apresentado pelo Salgueiro


AS DEZ IMAGENS IMPACTANTES



1 – LIBERDADE DE EXPRESSÃO – UNIDOS DO VIRADOURO – Fiquei atento na expressividade desta alegoria. Ao alto um Tiradentes impressionante e os destaques visivelmente emocionados, muitos chorando com a boca amordaçada. Acredito que o impacto foi maior do que o que causaria o Holocausto.



O carro sobre a Censura realmente arrepiou


2 – DRAGÕES DE MOMO – ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA – Foi o quarto carro a entrar na avenida. Soltava fumaça e apresentava as cores verdes e rosa da escola. Foi um dos poucos momentos forte da Estação Primeira neste ano. Os Dragões de Momo eram uma tradicional sociedade da cidade de Recife, que desfilava com grandes e luxuosas alegorias. Além disso, representam os protetores da grande festa. Os dragões vêm à frente do Momo, o Rei e o comandante de toda a folia carnavalesca, o protegendo pelas ruas.


O Dragão da Mangueira cuspiu fumaça


3 – VIVA A VIDA – PORTELA – Esta foi uma das alegorias de destaque da Portela. Apresentou um bebê esquálido se transformando em outro cheio de vida e cercado de flores, mostrando que ainda é possível uma vida melhor no planeta.



O carro Viva a Vida doi um dos mais apludidos da Portela


4 – FAZENDO A CABEÇA – UNIDOS DO VIRADOURO - A alegoria apresentou o Castelo do Edward – mãos de tesoura, transformado-se num salão de beleza com pavimentos em que mulheres se entregavam à alquimia da indústria cosmética, ou seja, enrolando, esticando e arrepiando. As Escovas, bobes e secadores foram alguns dos tormentos a que se submetem milhares de mulheres, todos os dias, em busca do estilo perfeito. Uma alegoria bastante interessante.


A Viradouro trouxe alegoria com arrepio dos cabelos


5 – COLEÇÃO DE BONECAS – UNIDOS DA TIJUCA – Uma beleza olhar esta alegoria com as esculturas humanas representando bonecas, um hábito de coleção das meninas. A alegoria foi apresentada em forma de uma casa de bonecas, um brinquedo que resiste ao tempo, passando de geração a geração. Essas casas dos mais diversos estilos são reproduções detalhadas de casas ou castelos em miniatura, servindo para guardar todo tipo de boneca.



A Casa de Bonecas da Tijuca impressionou



6 – FRIO - UNIDOS DO VIRADOURO – Não é propriamente um carro Alegórico de Carnaval, mas sem dúvida que impressionou. Duas pistas de Esqui em plena Avenida, onde esquiadores deslizaram no gelo. Parecia os Jogos Olímpicos de Inverno invadindo a Sapucaí.



Pista de Esqui em plena Sapucaí


7 – O JARDIM ZEN DO TEMPLO KINKAKU-JI – PORTO DA PEDRA – A tranqüilidade no rosto das gueixas neste carro foi sensacional. Elas representaram um Templo Budista na Festa pelo Centenário da Imigração Japonesa no País. O Símbolo da Escola, o Tigre, se transformou em Torá, o tigre do horóscopo japonês (Zenchi), para mostrar o futuro e indicar aos imigrantes japoneses a fortuna. Ele veio protegendo o Imperador e a Imperatriz que comemoram o “Festival das Flores” (Hana Matsuri) para celebrar o aniversário do Buda Shakyamuni. O cenário deste fantástico espetáculo foi o jardim do templo dourado de Kinkaku Ji (Castelo de Ouro), em Kyoto.



O Majestoso Buda da Porto da Pedra

8 – ABRE ALAS – UNIDOS DA TIJUCA - O majestoso PAVÃO, símbolo maior da Escola foi apresentado como o objeto colecionado por muitos tijucanos. Todo em ouro, ele representou a peça mais preciosa do acervo do tijucano, a valiosa jóia que fez a abertura dos salões que constituem as galerias temáticas. Neste carro, foi homenageado o saudoso carnavalesco e museólogo Clóvis Bornay, criador de inúmeras indumentárias para concurso. O efeito das penas do pavão foi feito por 80 componentes com grandes leques durante o desfile.

O Pavão da Tijuca impressionou

9 – POROROCA – O RIO BEIJA O MAR – BEIJA FLOR – Com 208 componentes, esta ala desenvolveu o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, onde nasce o Rio Amazonas. Ao se encontrarem, as águas dos dois rios não se misturam de imediato, correndo paralelamente por alguns quilômetros. Esse fenômeno foi visualmente lindo na Avenida.

A Pororoca arrancou aplausos na Sapucaí
10 – KAMA SUTRA – UNIDOS DO VIRADOURO – Esta alegoria representou o clássico indiano que trata do comportamento sexual humano. Nela belos e ousados destaques de alto teor erótico. Foi um visual interessante pelo realismo de cada destaque. A alegoria foi uma versão bem-humorada dos ensinamentos da arte de fazer amor, produzidos pela milenar filosofia indiana. Uma filosofia que transcendeu o tempo e permanece sem dúvida servindo de inspiração.

O sexo destacado na alegoria Kama Sutra da Viradouro