sábado, 23 de agosto de 2008








DIA

A

DIA

OLÍMPICO






DIA 17 – O brasileiro Diego Hypolito da Ginástica Artística vai ao chão na última acrobacia no exercício de solo e perde a chance de medalha. Daiane dos Santos fica em sexto e Jade Barbosa em sétimo.




- A Seleção Brasileira de Vôlei feminino vence a Itália por 3 sets a 0 e garantiu o primeiro lugar na fase de classificação.




- As norte-americanas Venus e Serena Williams do Tênis derrotaram com facilidade, em apenas uma hora, a dupla espanhola formada por Virginia Ruano e Anabel Medina por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0 e ganharam a Medalha de Ouro no torneio de duplas.





DIA 18 - A dupla brasileira de Vôlei de Praia formada por Renata e Talita foi derrotada pelas norte-americanas Walsh e May por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/14. Desta forma, o time brasileiro passa a brigar pela Medalha de Bronze.




- As velejadoras Fernanda Oliveira e Isabel Swan ganharam Bronze, a primeira medalha olímpica para a Vela feminina brasileira na história, e festejaram de maneira inusitada. Ao cruzarem em primeiro na última regata depois de não terem começado bem a competição, as brasileiras da classe 470 pularam na água e viraram o barco para comemorar o terceiro lugar no pódio.


- Bicampeã olímpica e detentora dos recordes olímpico e mundial, a saltadora russa Yelena Isinbayeva, após bater o recorde mundial pela 24ª vez, afirmou que quer o céu. Ela disse na coletiva: "O céu é meu único limite". Isinbayeva, saltou 5,05 metros na capital chinesa.




- A dupla formada por Ricardo e Emanuel derrotou os norte-americanos Gibb e Rosenthal por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/16, e garantiu para o Brasil mais uma medalha nos Jogos de Pequim.




- A atleta brasileira de Atletismo Fabiana Murer teve sua vara extraviada e por isto não conseguiu boa participação.




- A dupla do Brasil, Márcio e Fábio Luiz derrotaram os austríacos Gosch e Horst e garantiram uma vaga entre as quatro melhores duplas dos Jogos de Pequim. Com isso, enfrentarão os compatriotas Ricardo e Emanuel, que também venceram.



- Mais uma vez brilhou a estrela de Marta. Com grande ajuda da companheira Cristiane, o Futebol feminino brasileiro derrotou a Alemanha por 4 a 1.



DIA 19 - Atuais campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel estão fora da luta pelo Ouro na China. Os brasileiros foram derrotados pelos compatriotas Márcio e Fábio Luiz por 2 sets a 0, com parciais de 22/20 e 21/18, na semifinal dos Jogos de Pequim.




- O sonho dos brasileiros naturalizados georgianos, Jorge e Renato, disputarem um final olímpica no Vôlei de Praia acabou. A dupla Geor e Gia foi massacrada pelos americanos Rogers e Dalhausser, por 2 sets a 0, parciais 21/11 e 21/13.




- A Seleção Brasileira perde na semifinal do Futebol masculino para a Argentina por 3 a 0, no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim, e adiou mais uma vez o sonho em conquistar o ouro olímpico.




- A atleta de Atletismo russa Yelena Isinbayeva venceu com sobras a prova do Salto com Vara. Sem concorrentes, Isinbayeva, quebrou recordes. O primeiro foi difícil, precisou das três tentativas, mas a russa saltou 4,95 m e quebrou seu próprio recorde olímpico, de Atenas 2004, de 4,91 m.




- A Seleção Brasileira feminina de Vôlei tenta manter-se afastada do rótulo de favorita, mas as jogadoras esbanjam confiança após o triunfo por 3 a 0 sobre o Japão, a sexta vitória seguida da equipe na Olimpíada de Pequim sem ceder um set sequer.




DIA 20 - A dupla de Vôlei de Praia composta pelas brasileiras Renata e Talita perdeu a chance de conquistar a Medalha de Bronze, ao serem derrotadas pelas as chinesas Chen Xue e Xi Zhang por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17), no Chaoyang Park.




- O Jamaicano Usain Bolt é o atleta mais veloz do mundo. Ele bateu o recorde mundial nos 200m rasos com o tempo de 19s30. A Medalha de Ouro conquistada consagrou este atleta, o primeiro campeão de Atletismo dos 100m e dos 200m com recordes mundiais numa mesma olimpíada.




- A jamaicana Melaine Walker repetiu o desempenho avassalador do compatriota Usain Bolt na prova que antecedeu à final dos 400m com barreiras e conquistou a Medalha de Ouro, com direito a recorde olímpico. Walker fez o tempo de 52s64, superando a marca de 52s77 estabelecida pela grega Fani Halkia nos Jogos de Atenas, há quatro anos.




- A Seleção Brasileira de Vôlei masculino vence facilmente a China por 3 sets a 0 e vai enfrentar a Itália na semifinal.




- Com a marca de 76,34 metros, a atleta de Atletismo bielo-russa Aksana Miankova entrou para a história ao vencer a prova feminina do Arremesso de Martelo e, de quebra, bater o recorde olímpico vigente, no Ninho de Pássaro. Miankova superou em 1,32 m o recorde alcançado por Olga Kuzenkovanos Jogos de Atenas 2004.




- A Olimpíada de Pequim tornou-se o evento mais transmitido da história dos Jogos, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional. Mais da metade dos 1,3 bilhão de chineses ligaram a televisão para assistir a pelo menos uma parte da Cerimônia de Abertura. Com o expressivo número de espectadores, o COI espera aumentar seu orçamento para os próximos Jogos.




- As nadadoras brasileiras Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto terminaram nas respectivas 5ª e 7ª colocações da Maratona Aquática, disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Pequim. A prova é realizada em águas abertas e o percurso tem 10 km. Larisa Ilchenko, da Rússia, conquistou a medalha de ouro com o tempo de 1h59min27s7. Prata e Bronze ficaram respectivamente com as britânicas Keri-Ann Payne e Cassandra Patten.



DIA 21 - Uma pesquisa mundial divulgada mostrou que o ganhador de oito Medalhas de Ouro na Natação é o atleta mais conhecido da Olimpíada de Pequim. A empresa Global Language Monitor, sediada no Texas, que analisa a Mídia global para listar os nomes que são mais mencionados, descobriu, sem nenhuma surpresa, que Phelps liderava as últimas pesquisas.



- A dupla brasileira formada por Ricardo e Emanuel conquistou a Medalha de Bronze do Vôlei de Praia ao vencer os brasileiros naturalizados georgianos Jorge e Renatão por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/10.



- O cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa, montando Rufus, zerou o percurso de desempate pelo Bronze, mas fez em um tempo maior (37s04) que seus adversários e ficou fora da disputa por medalha.



- Após perder pela primeira vez para o Brasil nas semifinais, a atual campeã mundial feminina de Futebol, a Alemanha, assegurou a Medalha de Bronze ao vencer o Japão por 2 a 0, no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim.



- O torneio de Futebol, no qual já foram disputados 30 jogos no masculino dos 32 previstos e 24 dos 26 no feminino, já atraiu quase dois milhões de espectadores, um público recorde em Jogos Olímpicos, segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa).



- Pelé foi apresentado como embaixador da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 em Pequim. Durante a entrevista coletiva, ele já começou a atuar como cabo eleitoral.




- Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram a Medalha de Prata na disputa da classe Star de Vela, cujas provas ocoreram na cidade de Qingdao. Esta é a quarta medalha olímpica na carreira de Robert Scheidt: ele foi duas vezes Ouro na classe Laser, nos Jogos de 1996 e 2004, e ficou com a Prata nos de 2000. Bruno Prada disputou sua primeira edição olímpica. A Medalha de Ouro ficou com os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson e o Bronze com os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom.




- A dupla norte-americana formada por Walsh e May conquistou o bicampeonato olímpico de Vôlei de Praia ao vencer as chinesas Tiang e Wang por 2 sets a 0, com um duplo 21/18. Durante todo o torneio, Walsh e May não perderam nenhum set nas sete partidas disputadas.



- O Brasil perde a decisão do Futebol Feminino para os Estados Unidos por 1 a 0 na prorrogação e fica com a Medalha de Prata. No desespero Marta, principal jogadora do mundo pergunta o que foi que fez de errado.



DIA 22 - Foi um dia dourado para o Brasil. Maurren Maggi por um centímetro consegue saltar 7,04m contra 7,03 de sua adversária mais perigosa, a russa Tatyana Lebedeva. Ela ganha a Medalha do Ouro no salto em distância e torna-se a primeira mulher brasileira que consegue este feito em Olimpíadas. Marren faz volta olímpica no Estádio Ninho de Pássaro enrolada na bandeira do Brasil e com uma bandeira da China na mão, homenageando o público local que aplaudiu sua ayuação. A brasileira dedica o feito a sua filha Sophia.



- A Seleção Brasileira de Vôlei masculino derrota a Itália nas semifinais por 3 sets a 1 e decide o título contra os Estados Unidos. O técnico Bernardinho afirma em coletiva que esta decisão independente do resultado representa o final de um ciclo de importantes conquistas. Ele está desde 2001 à frente da geração que já ganhou 20 títulos em 25 competições.



- O Futebol brasileiro recupera-se e derrota a Bélgica por 3 a 0 conquistando desta forma a Medalha de Bronze. Os gols foram marcados por Diego e Jô.




- A equipe brasileira ficou em quarto no revezamento 4 x 100 do Atletismo. Com Usain Bolt a Jamaica venceu a prova em 37s10, estabelecendo novo recorde mundial. O time americano sequer disputou a final, sendo eliminado na fase classificatória. Esta é a primeira vez desde 76 que os Estados Unidos não sobe no Pódio.



- O Comitê Olímpico Internacional exige investigações sobre ginastas chinesas. A entidade recebeu informações relevantes que as atletas desta modalidade que levaram o Ouro teriam idade inferior ao limite mínimo de 16 anos, permitido para competir. Será solicitado a Federação Internacional de Ginástica que seja apresentado um relatório sobre este assunto.



- A ucraniana Lyudmila Blonska perdeu a Medalha de Prata que havia conquistado na prova do Heptatlo de Atletismo. Ela foi expulsa do evento por doping. Além disso, Blonska, que teve uso de esteróides confirmado no exame antidoping, foi eliminada da prova de Salto em Distância.



- Após uma partida equilibrada nos dois primeiros sets, a dupla brasileira de Vôlei de Praia Márcio e Fábio Luiz perdeu força e no último set deixou a Medalha de Ouro escapar para a dupla norte-americana Rogers e Phil Dalhausse na final do torneio. Os norte-americanos venceram por 2 sets a 1. Os brasileiros ficaram com a Prata.



DIA 23 – A Seleção Brasileira de Vôlei Feminino conquista a Medalha de Ouro pela primeira vez na história, com a vitória por 3 sets a 1,parciais de 25/15, 18/25, 25/13 e 25/21 sobre os Estados Unidos. O técnico José Roberto Guimarães consegue também um feito: é Medalha de Ouro tanto no masculino como no feminino. É o terceiro ouro do País nos Jogos.




A INÉDITA
CONQUISTA DO OURO
DO VÔLEI FEMININO












A Festa das brasileiras no Pódio


A vibração após o jogo


A emoção de uma Medalha Olímpica



Mari foi fundamental no bloqueio da Seleção de Ouro
- O atleta do século do Futebol, o brasileiro Pelé aproveitou visita a China, num evento para prestar solidariedade pelas vítimas do terremoto que devastou a província de Sichuan em maio, e exerceu seu papel de garoto-propaganda da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016.



- A lutadora brasileira Natália Falavigna conquistou a Medalha de Bronze ao vencer a disputa de terceiro lugar contra a sueca Karolina Kedzierska. Com o resultado, o País conseguiu colocar pela primeira vez uma representante no pódio do Taekwondo, modalidade que estreou oficialmente em Sydney no ano 2000. Com mais essa conquista, a atleta garantiu a 15ª medalha na capital chinesa, mesmo número de triunfos em Atlanta 1996.



- A Argentina conquistou o bicampeonato olímpico de Futebol. Os argentinos venceram a Nigéria por 1 a 0. O maior astro do Esporte do país, o ex-jogador Diego Maradona esteve presente nas tribunas do estádio Ninho de Pássaro.

PERSONAGENS
DE
PEQUIM



Natalia Falavigna comemora o inédito Bronze



Maurren Maggi emocionou com a conquista do seu ouro



Walsh é a melhor da Praia do mundo




Os brasileiros Scheidt e Prada fazem história na Vela




Nuzman, Pelé e Janeth na campanha Rio 2016




A brasileira Okimoto é 7ª na Maratona Aquática



Melaine Walker da Jamaica fez história no Atletismo



Usain Bolt é o homem mais veloz do mundo




Marcio e Fábio levaram a Medalha de Prata



Ricardo e Emanuel festejam o Bronze



A russa Isinbayeva escreve seu nome na história



Fernanda e Isabel as 1ª medalhistas da Vela



As irmãs Williams festejam o Ouro