UMA HISTÓRIA DE VIDA - O livro conta a vida e a trajetória artística de Eva Todor Nolding, nascida Éva Fodor, em Budapeste no dia 9 de setembro de 1922. Eva é uma atriz húngara que atua no Brasil a décadas. Sua família emigrou para o País em 1929 e, no ano seguinte, a pequena menina de nove anos já iniciava sua carreira artística como a bailarina Eva Todor.
PESQUISA E DEPOIMENTO - A jornalista Maria Angela de Jesus teve a iniciativa de telefonar para a atriz Eva Todor e propor escrever a obra. Além de uma pesquisa detalhada, Maria Angela afirmou que o depoimento da atriz é divertido e emocionante, já que ela tem uma memória formidável. Para a escritora a presença dos artistas valoriza o trabalho.
ARTISTAS DE SUCESSO - O casal Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça prestigiaram o Lançamento. Rosamaria, observava a felicidade de Eva, característica que sempre foi preponderante em sua carreira. Mauro Mendonça fez questão de abraçar todos os amigos, já que esta foi uma grande oportunidade de encontro da classe. Mauro ressaltava que só mesmo atrizes como Eva Todor podem proporcionar um momento como este.
Fernanda Montenegro é reverenciada por Alexandre Borges
A CHEGADA TRIUNFAL DE FERNANDA MONTENEGRO - A atriz considerada a Dama do Teatro Brasileiro foi saudada por todos os companheiros quando de sua chegada na Livraria da Travessa. Fernanda fez questão de puxar os aplausos para Eva Todor e acabou cercada pelos jornalistas e fotógrafos. O ator Alexandre Borges foi um dos que a reverenciou.
DIRETOR DE TV E ESPETÁCULO DE REVISTA- O atual diretor do humorístico Zorra Total Maurício Shermann, prestigiou o lançamento. Shermann já dirigiu inúmeros trabalhos em que Eva Todor atuou, já que é um dos principais profissionais da televisão brasileira e dos espetáculos de revista.
REVERÊNCIA DA MEMÓRIA - O ator Emiliano Queiroz enfrentou a fila de autógrafos sempre exibindo o Livro. Emiliano, o eterno Dirceu Borboleta disse que iniciativas como o da Coleção Aplauso, reverencia a memória do artista brasileiro.
PARCEIRA DE REVISTA - A atriz Maria Pompeu, parceira de Teatro de Eva Todor relembrou os espetáculos de revista que participava. Pompeu falou que Eva Todor representa um capítulo da história do teatro nacional.
DESTAQUE DE IRACEMA - Outra atriz que foi abraçar as autoras foi Ilka Soares, destaque de muitas produções de cinema. Ilka fez sua estréia em 1949 atuando no filme Iracema (uma adaptação do romance de José Alencar). Ela passou ainda pelos estúdios da Vera Cruz e Atlântida. Foi capa de revistas, como Eva Todor e desfilou em passarelas. Em 1971 começou a atuar no Teatro e na Tv ao lado da homenageada. Vale destacar que Ilka foi casada com Anselmo Duarte (anos 50) e Walter Clark (anos 60).
Estou entre as estrelas Norma Blum e Ana Rosa
BLUM E ANA ROSA PRESTIGIAM - A atriz Norma Blum fez questão absoluta de curtir a festa, permanecendo no cocktail o tempo inteiro. Ela disse estar muito feliz pela vitória de Eva Todor, que faz parte da história artística do Brasil. Blum também destacou seu momento, quando atua na novela Malhação ao lado de jovens da Tv. Ana Rosa, no momento contratada da Record, lembra que é uma das atrizes que mais fez novelas na Tv. Ana Rosa também gosta de investir na readaptações teatrais espíritas, como Violetas na Janela.
Manoel Carlos e Daisy Lucidi
MANECO E DAISY BADALADOS - O autor e escritor Manoel Carlos foi também um dos mais badalados do evento. Ele disse que está preparando uma mini série sobre Maísa, que será exibida pela Rede Globo e que este trabalho será um desafio já que o trabalho será diferente de sua característica na Tv como roteirista. A atriz e Radialista Daisy Lucidi ainda muito requistada em função de seu sucesso na novela Paraíso Tropical. Daisy disse também que Eva Todor é uma grande amiga.
FAMÍLIA BRASINI - A atriz Theresa Amayo estava muito emocionada com o lançamento do livro. Seu inesquecível marido Mário Brasini foi o autor da peça Quarta-Feira sem falta lá em Casa, que já teve duas montagens. Na primeira, Eva Todor foi uma das atrizes. A relação de Theresa com Eva é familiar, desde a década de 60.
A IMPORTÂNCIA DE PRODUZIR - A atriz Maria Padilha presente na festa salientou a produção teatral, as companhias e o trabalho de Eva Todor neste sentido. Para ela Eva em muitas vezes assumiu o papel de idealizadora e produtora dos projetos em que atua.
MINHA GRANDE AMIGA - A atriz Aracy Cardoso no momento em que chegou ao lançamento disse que veio abraçar sua grande amiga. Ela garante que a relação com Eva Todor é de todos os dias, desde os lanches da tarde até a ida aos espetáculos teatrais.
A ATRIZ QUE ABRIU CAMINHOS - A atriz Ruth de Souza no momento em que abraçou as autoras disse aos jornalistas que Eva Todor é uma pioneira como ela que começou a carreira em 1945, no Teatro Experimental do Negro. Ruth destacou que abriu caminho para o artista negro no Brasil, sendo a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela ainda disse que como Eva Todor trabalha ativamente fazendo arte.