quinta-feira, 25 de outubro de 2007

28.10.2007

São Judas Tadeu um dos Apóstolos de Jeus


DATAS & FATOS




FESTA PARA SÃO JUDAS TADEU – Nesta data comemora-se o Dia de São Judas Tadeu. É, sem dúvida, um dos mais populares. Não é à toa que a sua devoção reúne ainda hoje multidões em torno de seus santuários, nos dias 28 de cada mês. A novena de são Judas, que procura situá-lo na história, proporciona um melhor conhecimento de sua vida. A Paróquia no bairro do Cosme Velho – RJ festeja o dia com missas e barraquinhas.

Hino a São Judas Tadeu

Ó glorioso São Judas Tadeu
Invocamos a tua proteção
Dá-nos a graça que Jesus te deuPara alcançarmos nossa salvação
Quiseste a morte para melhor vida
Deixando o mundo o gozo terreal
Ganhaste enfim a glória prometida
O amor de Deus, a paz celestial
Parente de Jesus e de MariaTu tens no céu de Deus tão grande amor
Que a ti clamamos protetor e guia
Nas tentações, no desespero e dor
Tu, que morreste pela Santa Cruz
Vem socorrer-nos em nosso pedido
Ó venturoso apóstolo de Jesus
Que assim te fez discípulo querido
Preclaro Mártir, dá-nos tua luz
E nos ampara como filhos teus
Como teu exemplo traze-nos Jesus
Com teu socorro leva-nos a Deus



DICA DE LEITURA DA SEMANA



BONS VENTOS - A Trajetória vencedora da Família Schmidt Grael de autoria do jornalista Rogério Daflon, publicado pela Senac. Este livro destaca uma viagem na história de uma família de obstinados, que cruzaram raias, mares e oceanos levados pelos ventos em busca de vitórias.




MÍDIA




NOITE GUERREIRA – A melhor Revista eletrônica do rádio começa à meia noite com todas as suas atrações: Sociedade na Guerreira (comigo), No Escurinho do Cinema, Poucas e Boas - Muitas e Ruins, Samba de todos os Tempos e Falando de Saúde.




TROPA DE ELITE DO RÁDIO – A Rádio Manchete AM 760 agita a torcida carioca em mais um domingo de muitas emoções. Com uma equipe de destaque já conquistou o terceiro lugar na audiência do Rio de Janeiro. A Tropa de Elite do Rádio como foi denominada conta com profissionais de altíssimo nível do jornalismo esportivo pelo rádio como os locutores Daniel Pereira, João Guilherme e Carlos Borges, os comentaristas Ronaldo Castro e Waldir Luís, o plantão Vinício Gama, uma turma de repórteres e eu também tô nessa. Hoje transmite a 33ª Rodada do Campeonato Brasileiro com os jogos América RN x Flamengo, Juventude x Botafogo e Vasco x Palmeiras. Estarei ancorando o Futebol Emoção à partir das 15h.




FALANDO DE EVENTOS




NOVA EDIÇÃO DO BACALHAU DO PAVÃO - A Unidos da Tijuca promove hoje a segunda edição do Bacalhau do Pavão. Lançado mês passado, o evento tem, além do bacalhau como estrela do cardápio, uma roda de samba comandada por Wantuir, intérprete oficial da escola, recebendo convidados, que irão cantar acompanhados do grupo Pra Pagodear. O prato principal será Suflê de Bacalhau. O evento começa às 12h, na quadra da escola fica na Avenida Francisco Bicalho, 47, próximo à Rodoviária Novo Rio.




ELYMAR SANTOS SERÁ NAPOLEÃO NA IMPERATRIZ – Depois de um pedido da modelo e atriz Luiz Brunet que também voltou a reinar na frente da bateria da escola de samba de Ramos, o cantor Elymar Santos vai interpretar o personagem Napoleão no desfile em 2008. De acordo com o cantor, quando o enredo João e Marias foi anunciado, ele pensou em representar o maquinista do trem de Ramos - citado no final da sinopse. Brunet vai viver Maria Luísa, a última esposa do Imperador francês; responsável pelo ataque que culminou com a fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808.




XUPA MAIS NÃO BABA NA GAÚCHA – O famoso Bloco do bairro de Laranjeiras – RJ, realiza evento na Churrascaria Gaúcha, hoje à partir das 17h. A Roda de Samba promete esquentar o local todos os domingos. Sempre acompanhei o desfile deste bloco no período de carnaval.

























27.10.2007

Papai Noel tem Escola no Rio de Janeiro


DATAS & FATOS



CURSO DE PAPAI NOEL – O clima Natalino já agita o Rio de Janeiro. Conforme este blog noticiou, o Curso de Papai Noel começou. Neste ano, cerca de 40 (quarenta) homens participam do 14º Curso de Formação de Papai Noel no Rio’s Presidente Hotel no Centro da Cidade. As aulas incluem canto, dicção, interpretação, postura e improvisação com a coordenação do ator Limachem Cherem que tem uma equipe de 20 profissionais que vêem no Natal a oportunidade de melhorar a renda familiar. Segundo ele, 80% são aposentados, ambulantes e desempregados. O curso de Papai Noel não garante emprego direto, mas dá chance para que o aluno possa conseguir trabalho no fim do ano, em shoppings, clubes, empresas, residências, escolas, hospitais e lojas. Tomara que tenhamos bons velhinhos com boa formação.



INAUGURAÇÃO DO BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR – Nesta data foi inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar, que é um teleférico localizado no Rio de Janeiro, no Pão de Açúcar, sendo uma das atrações turísticas da cidade. O bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do morro da Babilônia ao pico do morro da Urca e outra ligando o morro da Urca ao Pão de Açúcar. A primeira linha (estação inicial - morro da Urca) possui extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo (21,6 Km/h). A segunda linha (morro da Urca - Pão de Açúcar) possui extensão de 850 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 10 metros por segundo (36 km/h). A capacidade atual é de 75 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1350 passageiros por hora. O bondinho foi ainda cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979, estrelado pelo personagemJames Bond, interpretado pelo ator Roger Moore . Nestas nove décadas foram transportados 31 milhões de passageiros de acordo com a Riotur. Diversas personalidades já realizaram o passeio no bondinho. Entre estas, destacam-se:John Kennedy - Presidente Norte-Americano; Albert Einstein - Físico Alemão; Lech Walesa - Líder sindical e Ex-Presidente da Polônia e Gina Lollobrigida – Atriz Italiana.


MÃO SANTA – No dia de hoje o astro brasileiro do Basquete Oscar Schimidt superou a marca do norte americano Kareem Abdul-Jabbar e, tornou-se o maior cestinha da história, ao terminar o Fla – Flu pelo Campeonato Estadual de 2001. Oscar completou 46.744 pontos. Ele está citado no Capítulo 27 – Façanha no Esporte do Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte.



FALANDO DE EVENTOS



IMPASSE DO RÉVEILLON DO RJ – Faltando dois meses para o Réveillon, a Prefeitura do RJ ainda não conseguiu patrocínio para os shows da Maior Festa do Mundo na orla de Copacabana. Até agora, apenas a queima de fogos está garantida. Alguns impasses surgiram como as parcerias já concretizadas com a iniciativa privada para outros locais. Os acordos com as empresas que irão investir nas Festas de Ipanema, Leblon, Flamengo, Barra da Tijuca, Ilha do Governador e Penha estão no centro de uma polêmica com o Ministério Público. A Promotoria de meio ambiente encaminhou ofícios alertando as empresas de que não vai permitir a exibição excessiva de logomarcas na orla. A Lei Orgânica do Município proibi a exibição de galhardetes e outros tipos de publicidade. Na realidade este impasse pode ser resolvido, com a utilização de outras maneiras de divulgação dos patrocinadores, como em anúncios de jornais, revistas e emissoras de rádio e TV. Sem dúvida que o patrocínio é fundamental, mas não em profusão.



MÍDIA



FLU É ATRAÇÃO NA MANCHETE – A Rádio Manchete 760 AM apresenta às 15h o Debate Esportivo com apresentação de Marcelo Baena. Às 18h10min o Futebol Emoção transmite Fluminense x Atlético MG no Maracanã.

26.10.2007
A Torcida do Vasco será atração do Salgueiro no Carnaval 2008




FALANDO DE EVENTOS



SALGUEIRO LEVA FUTEBOL PARA SAPUCAÍ - A paixão do carioca pelo Futebol será atração na Passarela do Samba em 2008, no Carnaval Carioca. A Acadêmicos do Salgueiro pretende apresentar a história do Maracanã no seu desfile. Para dar forma ao carro alegórico homenageando ao estádio, a escola corre atrás de patrocínio do Governo Estadual. Com o enredo ‘O Rio de Janeiro continua sendo...’, o Salgueiro pretende no desenvolvimento de seu enredo estruturar alas com torcedores do Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo e América. Aliás as torcidas estão nesta temporada realizando um show com a criação de músicas. O carnavalesco Renato Lage deverá convidar a polêmica bandeirinha Ana Paula Oliveira para ser um dos destaques. Renato Lage destacou que os torcedores serão divididos em cinco subalas, como se formassem torcidas organizadas. Todos virão com faixas de campeões cariocas porque os cinco clubes já ganharam o Campeonato. As cobiçadas fantasias, porém, não estarão à venda: serão distribuídas a integrantes da comunidade Salgueirense. O carnalesco afirmou que não teria como incluir todos os clubes do estado; por isso, escolheu os mais expressivos, e o América não poderia ficar de fora porque é o segundo time da maioria dos cariocas, além de ficar na Tijuca, mesmo bairro da escola.A idéia de juntar os torcedores dos cinco clubes surgiu da necessidade de levar P A Z aos estádios.



REI MOMO E RAINHA DO CARNAVAL - A coroação do casal real da folia no Rio de Janeiro acontece hoje às 19h com festa no Terreirão do Samba, na Praça Onze. No evento, além do concurso acontece show dos sambistas Arlindo Cruz e Gustavo Lins. A entrada é gratuita. Boa sorte à todos!!!

Candidatos para Rei Momo:

Alex de Oliveira Silva
Arildo Matos Falcão
Jaci Assis Gaby
Jair José Pereira RebeiroJéferson Rodrigues de Souza
José Luis Martins de Brito
Leandro Veiga Acioly
Marcelo de Jesus Reis
Raul César Novaes
Wagner de Andrade Pereira



Candidatas para Rainha:
Alline da Mata Marques
Bianca dos Santos Lopes Monteiro
Charlene Valnice da Costa
Daiane Flávia de Souza Machado
Dandara Machado de Oliveira
Giselle Campos André
Jaqueline Faria Louriçal
Ketula Rocha Mello
Marluci dos Santos Azevedo
Natália dos Santos Norbert
Paula de Luna Cruz
Suen Xavier do Nascimento



IMPÉRIO SERRANO - A verde-e-branco decidiu levar para Avenida o Samba Enredo com a composição de Celso Ribeiro, Chupeta, Henrique Hoffmann, Marcão, Marcelo Ramos, Vando Diniz, William Black, e Zé Paulo. Em 2008, o Império será a última escola a desfilar no Grupo de Acesso A com um enredo em homenagem a Carmen Miranda.



INOCENTES DE BELFORT ROXO - também já escolheu seu samba para 2008. A finalíssima da escola que desfila pelo Grupo B, teve como vencedores a parceria de Cláudio Russo, Carlinhos do Cavaco, Temtemzinho e Nino do Milênio. Na ocasião, Thatiana Pagung foi coroada novamente rainha de bateria. Em 2008, a agremiação da Baixada apresentará o enredo 'Ewe, a Cura vem da floresta', do carnavalesco Jorge Caribe.



TRADIÇÃO - A Tradição escolheu o seu samba-enredo para o carnaval 2008. A parceria vencedora foi a dos compositores Jorge Nascimento, Eli Penteado, Marquinho Imperador e Marcos Glorioso. Em 2008, a Tradição vai contar a sua própria história com o enredo Isto sim é a Tradição!, do carnavalesco Orlando Júnior. A escola carioca está no GrupoB.



PAPO RÁPIDO



PROJETO SOCIAL DA PORTELA - Para inaugurar o salão que irá abrigar as oficinas do projeto 'A Gente Quer Arte', a Portela recebeu o apoio de ex-jogadores de futebol, Amarildo, Brito, Jairzinho, Pinheiro, Roberto e Silva. O projeto A Gente Quer Arte é resultado da parceria entre a Portela, a FIA – Fundação para a Infância e Adolescência e a Faetec – Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Oferece ensino gratuito de dança e música para 300 jovens com idades de 7 a 18 anos, matriculados na rede pública ou com o ciclo de ensino fundamental já concluído. O curso terão aulas de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Rua, Danças Populares, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Passistas, Capoeira e Ritmistas.



FALANDO DE ESPORTES


GINÁSTICA – Começa hoje mais uma etapa da Copa do Mundo em Stuttgart, na Alemanha. Entre muitas atrações, o brasileiro Diego Hypolito participa novamente da disputa do solo.



FUTEBOL – Começa dia 30 a Copa do Brasil de Futebol Feminino com 32 Clubes. Vasco e América, representantes do Rio de Janeiro estréiam no dia 02 de novembro. O time vascaíno vai enfrentar o Benfica MG e o América encara o AJA SP.













25.10.2007


A Cidade Maravilhosa viveu um dia de muitas enchentes

DATAS & FATOS



CAOS E DESESPERO – As duas maiores cidades pararam ontem em função da chuva. Em São Paulo, como sempre a mesma conversa: trânsito tumultuado e aeroporto fechado. O final da tarde, vira sempre noite. No Rio de Janeiro, além do transtorno, o Túnel Rebouças foi interditado em função do deslizamento de sete mil toneladas de terra na entrada da galeria no sentido norte – sul. O volume de chuva que trouxe caos no RJ foi superior ao índice pluviométrico médio de todo mês de outubro. Até às 16h, a precipitação registrada foi 141 milímetros. A natureza pregou o transtorno outra em SP e RJ, entretanto os Órgãos Governamentais podem minimizar a situação, principalmente quando o problema é rompimento de tubulações. As chuvas afetaram também a Baixada Fluminense que teve uma vítima fatal, afogada ao cair num bueiro sem tampa. Na Baixada , cerca de setecentas pessoas estão desabrigadas. Toda está situação é mesmo de mau gosto, principalmente para o cidadão que cumpre com todas as suas obrigações.



PREJUÍZO NA CALIFÓRNIA – Os incêndios na Califórnia nos Estados Unidos deixaram um milhão de refugiados e um bilhão de dólares em prejuízo. Todas as pessoas que vem para o Sul da Califórnia aprendem a ter medo de terremotos, mas mesmo os maiores tremores não representam uma ameaça tão imediata, visceral e aterradora como os incêndios, que atacam com regularidade chocante e estão cada vez piores.



AQUECIMENTO DA TERRA – As temperaturas globais estão se aproximando de um período anterior e mais aquecido da Terra, em que 95% dos animais e plantas desapareceram. O alerta foi feito por cientistas na Inglaterra que fizeram uma ligação entre o clima e a diversidade no Planeta num período de quinhentos e vinte milhões de anos. É mesmo sinistro!!!



SATÉLITE DE ÓRBITA LUNAR – A China lançou ontem seu primeiro Satélite, o Chang’E de órbita lunar, com a missão de gerar imagens em terceira dimensão da Lua e analisar visualmente elementos de sua superfície. Cerca de 2.500 pessoas assistiram ao lançamento do Satélite em plataformas de observação. Na base de Xichang na província de Sichuan, de onde o Satélite partiu para o espaço, técnicos e chefes de missão mostraram entusiasmo, mas este empreendimento só poderá ser sucesso quando estiver na prevista órbita lunar, a 380 mil quilômetros de distância do planeta. O lançamento de ontem é a primeira etapa de um ambicioso projeto de exploração lunar que prevê, em 2012, o envio de um veículo capaz de analisar amostras do terreno da Lua. Na última fase, em 2017, será enviada outra missão para recolher material Lunar e trazê-lo para estudo na Terra. Em vinte anos, os chineses esperaram pisar na Lua com seus astronautas. A China agora se une ao Japão e a Índia no que vários cientistas consideram uma nova Corrida Espacial em direção a Lua, aventura até agora desenvolvida apenas por Russos e Americanos.



FALANDO DE ESPORTES



BASQUETE – Pelo Campeonato Estadual masculino do Rio de Janeiro o Flamengo derrotou a Liga Macaense por 97 a 78 no Ginásio da Gávea. O cestinha mais uma vez foi Marcelinho com 25 pontos. Agora o time rubro negro têm cinco vitórias em igual número de confrontos. O Fato lamentável é o adiamento do clássico Vasco x Flamengo, marcado para Domingo, sob a alegação do Flamengo, que tem o mando de quadra, que nenhum ginásio poderia receber o confronto. A idéia inicial era que o jogo fosse disputado no Ginásio do Maracãnazinho, porém o local está sediando um evento da Secretária Estadual de Saúde.



BOXE – A Seleção Brasileira teve um início promissor no Campeonato Mundial em Chicago. O evento classifica boxeadores para os Jogos Olímpicos de Pequim. O médio – ligeiro (até 64kg) Myke Carvalho e o peso – pena (até 57Kg) Davi Souza venceram suas lutas e avançaram na competição.



FÓRMULA I – Cada vez mais universal, com corridas em quatro dos cinco Continentes, o Campeonato Mundial terá em 2008 uma nova prova em seu calendário. A novidade é o GP de Cingapura, na Ásia, que irá entrar para a história como primeiro noturno, em um circuito de rua na área de Marina Bay. Os dezoito circuitos para o próximo ano são:

· Austrália (Melbourne) - 16 de março
· Malásia (Sepang) – 23 de março
· Bahrein (Sakhir) – 6 de abril
· Espanha (Catalunha) – 27 de abril
· Turquia (Istambul) – 11 de maio
· Mônaco (Monte Carlo) – 25 de maio
· Canadá (Montreal) – 8 de junho
· França (Magny-Cours) – 22 de junho
· Inglaterra (Silvestrone) – 6 de julho
· Alemanha (Hockenheim) – 20 de julho
· Hungria (Hungaroing) – 3 de agosto
· Europa (Valência) – 24 de agosto
· Bélgica (Spa) – 7 de setembro
· Itália (Monza) – 14 de setembro
· Cingapura (Cingapura) – 28 de setembro
· Japão (Fuji Speedway) – 12 de outubro
· China (Xangai) – 19 de outubro
· Brasil (São Paulo) – 2 de novembro



FUTEBOL - Na estréia de Romário como técnico, o Vasco mostrou atitude, mas desperdiçou o que seu treinador mais sabe fazer: gols. Como perdeu o jogo de ida por 2 a 0, a vitória de ontem à noite por 1 a 0 sobre o América do México com grande atuação do goleiro Ochoa, , em São Januário, não foi suficiente. O time deu adeus à Copa Sul-Americana. Mesmo com a forte chuva, o gramado de São Januário resistiu bem. Logo nos primeiros minutos, além das cinco alterações feitas pelo Baixinho, ficou clara a principal mudança na equipe: a postura, com jogadores marcando e em busca do gol. O Gol da equipe vascaína foi marcado logo no começo por Leandro Amaral, depois que Conca cobrou escanteio e Rubens Júnior desviou de cabeça. O Vasco seguiu na pressão durante todo o jogo, mas desperdiçou muitas chances. Acredito que a decisão da direção de dispensar Celso Roth foi muito demorada, mas a idéia de convocar Romário para esta partida serviu para motivar jogadores e torcida e principalmente desviar o foco da crise.Também ontem, o São Paulo perdeu de 2 a 0 para o Millonarios, em Bogotá, e igualmente foi eliminado. Mais uma vez, nenhum time brasileiro está na fase decisiva da Copa Sul Americana.



FALANDO DE EVENTOS



MOSTRA SOBRE ABERTURA DOS PORTOS - Foi inaugurada ontem uma Mostra sobre Abertura dos Portos no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro com 114 imagens. Na exposição, são relembrados o Rio de 1908 e o processo de modernização da cidade. Além da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, em 2008 serão comemorados os 200 anos da abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Mas não é a primeira vez que o Rio festeja a data. O centenário do início das livres transações marítimas foi comemorado com uma grande exposição na Praia Vermelha, na Urca, em 1908. Para relembrar a exposição de 1908 e o Rio daquela época, capital da recente República brasileira, o Arquivo Nacional, agora organiza esta mostra que tem como título: Rio 1908: A Cidade de Portos Abertos. As curadoras do evento são Cláudia Beatriz Heynemann e Maria do Carmo Teixeira Rainho, historiadoras do Arquivo Nacional. Segundo as idealizadoras, a exposição se divide em três blocos: o Rio de 1808 e D. João VI, com gravuras de Rugendas e Debret, o Rio de 1908 e o processo de modernização, com fotos e plantas arquitetônicas, e a Exposição Nacional de 1908. Vale a pena conferir esta mostra.