quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

JANEIRO 2008
FALANDO DE EVENTOS
FESTA DA LAVAGEM DO BONFIM
SALVADOR/BA
A cidade de Salvador reuniu cerca de um milhão de pessoas no dia 17 para a tradicional Festa da Lavagem do Bonfim, que reverencia o Senhor do Bonfim o santo mais popular entre os baianos católicos e adeptos das religiões de matriz africana. O ritual foi aberto com uma celebração ecumênica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e prosseguiu com um cortejo puxado por cerca de 500 baianas que desfilaram num trajeto de seis quilômetros até a Colina Sagrada, no Bonfim. A devoção ao Senhor do Bonfim pôde ser notada no rosto de cada pessoa presente, assim como a sensação de deslumbramento entre os turistas brasileiros e estrangeiros. Palhaços, cavaleiros, homens em cima de carroças de todos os tipos, integrantes do afoxé Filhos de Gandhy e artistas como Carlinhos Brown mais uma vez deram um colorido especial à Lavagem do Bonfim.



Multidão participa da Lavagem do Bonfim



As Fitas da Sorte para homenagear o Santo


PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO
RIO DE JANEIRO/RJ

Nem mesmo a chuva atrapalhou a Procissão de São Sebastião dia 20. O cortejo, saiu às 15h da Igreja dos Capuchinhos (Paróquia de São Sebastião), na Tijuca. De acordo com o Corpo de Bombeiros aproximadamente 30 mil fiéis acompanharam a homenagem ao padroeiro da Cidade Maravilhosa. O percurso durou mais de duas horas, com paradas para bençãos em pontos estratégicos como o Hospital do Câncer, onde o arcebispo do Rio, Dom Eusébio Oscar Scheid, juntou-se ao cortejo. A procissão seguiu até a Catedral Metropolitana, na Av. Chile, no Centro do RJ, onde foi apresentado o Auto de São Sebastião. Neste momento, uma missa solene foi celebrada na Catedral pelo Bispo auxiliar e secretário-geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara Barbosa.


Frades Capuchinhos carregaram a imagem de São Sebastião

FESTA DE 454 ANOS DE SÃO PAULO

SÃO PAULO/SP

Apesar do tempo fechado e da tradicional garoa fina, paulistanos, turistas e moradores de São Paulo comemoraram no dia 25 os 454 anos da cidade em eventos e festas espalhados por toda a cidade. As comemorações iniciaram ainda no dia 24, com uma programação de shows no Vale do Anhangabaú, que virou um grande centro de shows, tendas de recreação, oficinas, teatro, dança, telecentro, praça de alimentação e prestação de serviços. Um palco de shows foi armado no Parque da Independência, ao lado do Museu do Ipiranga. Um show de bandas contou com a sul-africana Kholwa Brothers, a Banda Glória, Funk Como Le Gusta e o cantor Jorge Benjor. O segundo aniversariante do dia que também foi muito festejado foi o Mercado Municipal. O Mercadão, como é conhecido, recebeu um grande público e apresentou uma agenda de eventos repleta. Uma missa de aniversário da cidade foi realizada, na Catedral da Sé, pelo cardeal Dom Odilo Scherer. No tradicional bairro do Bixiga na Rua Rui Barbosa um bolo com 454 metros foi devorado em 5 minutos.

Bolo foi devorado em 5 minutos




Grupo de Percussão se apresentou no Vale do Anhangabaú





Atores representaram as tradições paulistas




FESTA DE LANÇAMENTO DO LIVRO
ALMANAQUE DO CARNAVAL
RIO DE JANEIRO/RJ




Aconteceu dia 26 o lançamento do Livro Almanaque do Carnaval, editado pela Jorge Zahar Editor, escrito pelo historiador André Diniz. O evento foi realizado na Livraria Folha Seca, na Rua do Ouvidor no Centro do RJ. Em frente a Livraria, o autor autografava enquanto uma mesa foi armada para uma animada Roda de Samba, com a presença de um conjunto e de convidados especiais. Entre estes, Luís Carlos da Vila foi a principal atração. A divulgação e organização do lançamento foi realizada pela DHP Produções. Sua equipe liderada por André Coni e formada por Joana Carmo, Diego Ernandes, Tatiana Castelo Branco e Roberto Netto, recepcionaram os convidados distribuindo ventarola e utilizando figurinos carnavalescos.



Equipe da DHP com o autor André Diniz




Ao lado de André Diniz com o meu Almanaque do Carnaval




Luís Carlos da Vila foi atração do evento



Roda de Samba agitou o lançamento



BLOCOS E BANDAS

DO

RIO DE JANEIRO

XUPA MAS NÃO BABA - O tradicional Bloco do aristocrático bairro de Laraneiras realizou seu desfile no dia 26. Neste ano esta completando 20 anos. A concentração foi Praça Ben Gurion com a presença de muitos foliões. De acordo com seu Presidente Eduardo Teixeira, o nome do bloco tem uma explicação. Na época da dissidência do Bloco Cardosão, a apresentadora Xuxa estava em alta e as pessoas gostavam de falar frases e palavras carregando sempre no X. A maioria também dos componentes gosta de chupar laranja. A laranjinha símbolo do bairro, passou a também ser do bloco.




Faixa comemorativa dos 20 anos




A Diretoria do Xupa me homenageou



O Presidente Eduardo Teixeira comandou o início do desfile




Eduardo Siplicio, Nilo Walace e Bernardo Ferreira da Bateria



Cristina Fernandes arrebentou no Chocolho




Ana Lucia tocando Tamborim na Bateria





GIGANTES DA LIRA - O Bloco Infantil Gigantes da Lira desfilou pelo bairro de Laranjeiras no dia 26, atraindo aproximadamente 2 mil pessoas. Este ano está completando 10 anos com a presença de Palhaços, Pernas de Pau, Malabaristas e Trapezistas. A concentração aconteceu na Pracinha da Rua General Glicério. O Bloco percorreu todo o Jardim Laranjeiras.




Pavilhão do Gigantes da Lira


A atriz Maria Nayara interpretou Maria Bonita



O Ator Jefferson Barbosa é o palhaço Catavento



A Presidente do Bloco Yeda Dantas




Dirik Freire de 5 anos é o Rei Momo do Bloco



Vitoria Viana é a Porta Bandeira do Gigantes



Estou com a Princesinha Gabrielly Nunes



A Banda Acorde Gigante tocou Marchinhas




A saída do Gigantes foi na Escola Albert Schwettzer



O Boneco Gigante brincou com as crianças




Do meu apartamento um Camarote privilegiado




O encontro dos Blocos de Laranjeiras


CÉU NA TERRA - O histórico bairro de Santa Teresa também brincou com o Bloco Céu na Terra no dia 26. Aproximadamente mil pessoas subiram no bondinho, característico do local. O bacana deste bloco foram as fantasias inspiradas na história dos personagens do carnaval.



A brincadeira rolou no bondinho



SIMPATIA É QUASE AMOR - O tradicional e concorrido Bloco Simpatia é Quase Amor partiu da Praça General Ozório, em Ipanema, na direção do Jardim de Alá. Cerca de 20 mil pessoas passearam pelas ruas do bairro atrás do carro e da banda.Embora os jovens fossem maioria, o bloco reuniu foliões de todas as idades. Era possível ver muitas crianças e alguns idosos acompanhados de seus parentes curtindo a festa de rua. Na multidão, não faltavam foliões engraçadinhos, que aproveitaram o carnaval de rua para entrar dentro de fantasias nada convencionais e esquecer o formalismo do dia-a-dia. Esse foi o caso do grupo de amigos que encarnou os salva-gatos. O Simpatia tem samba escolhido e este ano teve como vencedores Leandro Fregonesi, Rafael dos Santos, Carpete, Felipe Girardo e Ciraninho um dos compositores do samba da Portela no carnaval Carioca.




A Festa dos campeões do Samba do Simpatia




Cerca de 20 mil foliões no Simpatia na Praia de Ipanema



BANDA DO ARROXO - No dia 27 a simpática Banda do Arroxo desfilou pelo bairro de Copacabana. A concentração aconteceu na Rua Belfort Roxo esquina com Ministro Viveiros de Castro. Na saída da bateria, um momento de grande emoção para os foliões com o Hino Nacional Brasileiro. Também estive prestigiando um dos organizadores da banda, o radialista Moisés do Arroxo.


Logo da Banda do Arroxo




Lucia Helena, Lygia Silvia, Mariana Rothstein e Moisés do Arroxo




Estou ao lado de Moisés do Arroxo
SUVACO DO CRISTO - O Bloco do bairro do Jardim Botânico Suvaco do Cristo atraiu cerca de 10 mil pessoas. Sua concentração ocorreu na esquina da Rua Faro. A porta bandeira deste ano foi a apresentadora de televisão Cintia Howlett. Muita gente reclamou da mudança de horário da saída do Suvaco.




Multidão em frente ao Jardim Botânico



ESCRAVOS DA MAUÁ - O Bloco Escravos da Mauá arrastou mais de 20 mil pessoas pelo Centro do RJ. Este ano o Escravos da Mauá completam 10 anos. A Festa foi completa com o tradicional desfile e depois com o encontro dos foliões na Praça Mauá ao som das marchinhas de carnaval.



Muita alegria também no Centro do RJ