segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

FEVEREIRO DE 2008



FALANDO DE ESPORTES




Lebron James fez 27 pontos no Jogo das Estrelas




ALL STAR GAME – Foi realizado no dia 17 o All Star Game – O jogo das estrelas do Basquete Americano. A Conferência Leste venceu por 134 a 128 a Conferência Oeste. O jogo foi realizado na New Orleans Arena em New Orleans. O MVP (melhor jogador da partida) foi o ala-armador Lebron James, que anotou 27 pontos, pegou sete rebotes e deu oito assistências. Esta foi a segunda vez que LeBron James foi eleito o MVP de um All-Star Game. Os jogadores de ambas as conferências foram apresentados com uma verdadeira festa na quadra ao som do jazz, estilo musical típico da cidade de Louisiana. . A universalização da NBA, foi simbolicamente representada por bandeiras dos mais variados países. O hino norte-americano foi cantado por Stephanie Jordan, famosa cantora de jazz e natural de New Orleans. A história do All Star Game está no Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte no capítulo 14 - Eventos Esportivos.



Robinho comemora o gol contra Irlanda



AMISTOSOS INTERNACIONAIS DE FUTEBOL – Vários amistoso foram realizados no dia 6 entre Seleções Nacionais. Jogando numa temperatura de 2 graus, o Brasil derrotou a Irlanda por 1 a 0 com um gol do jogador Robinho em Dublin. Este foi o primeiro amistoso do ano. Antes da bola rola no Estádio Croke Park, foi respeitado um minuto de silêncio em nome de Liam Whelan, atleta Irlandês dos anos 50, que deixou a vida no acidente de avião que vitimou o time Inglês do Manchester United. Em Zurique na Suíça, a Itália, atual campeã mundial venceu Portugal por 3 a 1. Este amistoso serviu de preparação para a disputa da Eurocopa. Em casa, a Espanha, venceu a França por 1 a 0. No Estádio de Wembley, a Inglaterra derrotou a Suíça por 2 a 1.



Fabio Luciano ergue a Taça Guanabara




CAMPEONATOS ESTADUAIS – Os principais Campeonatos Estaduais tiveram início. Em São Paulo os clubes do interior como Ponte Preta, Guaratinguetá e Barueri lideram o Campeonato Paulista. No Rio de Janeiro, Flamengo e Botafogo decidiram o 1º turno, a Taça Guanabara no dia 24. A decisão foi realizada no Maracanã com a presença de 84.185 pagantes. O Flamengo venceu por 2 a 1 numa partida em que o árbitro Marcelo de Lima Henrique tumultuou. O gol do Botafogo foi marcado por Welligton Paulista e Ibson e Diego Tardelli fizeram os gols do Flamengo.


O PROFESSOR DA NOTÍCIA COMENTA



O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou um pênalti do zagueiro Ferrero do Botafogo em cima do jogador Fabio Luciano do Flamengo. Na realidade o pênalti existiu, mas o árbitro inverteu outros lances. O Goleiro Castillo do Botafogo foi pivô de duas confusões e nem sequer recebeu um cartão amarelo. No lance do pênalti, o atacante Souza quis pegar a bola no fundo do gol para acelerar a partida, só que o goleiro alvinegro já estava com a bola e se recusou a entregá-la. Souza ficou revoltado e com um tapa arrancou a bola das mãos do goleiro uruguaio. Souza acabou expulso e os outros jogadores do Botafogo resolveram tomar as dores. Zé Carlos empurrou Souza e caiu no gramado. O jogador também foi expulso. Quando a situação foi controlada, o técnico Cuca entrou no gramado para tentar convencer o árbitro a não expulsar nenhum jogador do Botafogo. Ao final da decisão, já no vestiário o Presidente Bebeto de Freitas declarou que vai renunciar. De tudo isto, chegamos as seguintes conclusões: Não é possível ter mais um quadro de arbitragem fraco. A renovação é fundamental, mas não numa decisão. A Federação deveria contratar árbitros com maior experiência. Com relação ao destempero emocional do Presidente do Botafogo, ele precisa ser menos passional, apesar de correto. No mais, o Flamengo foi mais competente e mereceu a Taça Guanabara.


A lamentável dor do craque Ronaldo



CAMPEONATO ITALIANO DE FUTEBOL – O jogador brasileiro Ronaldo no dia 13 passou a viver mais um drama em sua carreira. Aos 15 minutos do segundo tempo no jogo em que o Livorno empatou com sua equipe o Milan, ele caiu na área adversária ao tentar pular para dar um cabeceio. Estendido no gramado, sua expressão era de muita dor e choro. Ronaldo sofreu séria lesão no joelho esquerdo e precisou ser operado no dia seguinte. Sem dúvida mais uma imagem impressionante com este famoso atleta do Brasil. Após receber alta do hospital, Ronaldo concedeu uma entrevista coletiva e afirmou que vai fazer de tudo para voltar a atuar, mas caso o corpo não responda favoravelmente, ele terá que encerrar sua atividade como jogador profissional de futebol.




Aboutrika fez o gol da vitória do Egito

COPA DA ÁFRICA DE FUTEBOL – A Seleção do Egito conquistou no dia 10 o sexto título da Copa da África, o segundo consecutivo ao derrotar Camarões por 1 a 0. O Gol do título foi marcado por Mohamed Aboutrika aos 31 minutos do segundo tempo. Após a partida, milhares de pessoas foram festejar nas principais cidades do País. Gana venceu a Costa do Marfim por 4 a 2 e ficou com o terceiro lugar da competição.



A emoção de Guga e Larri Passos no momento da despedida


BRASIL OPEN DE TÊNIS - A dupla brasileira Marcelo Melo e André Sá conquistou o Brasil Open nas duplas disputado na Costa do Sauípe-BA. Com apoio da torcida, eles superaram na decisão os espanhóis Santiago Ventura e Alberto Montañes, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e10/7.Depois do título, a meta da dupla é brilhar nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. “A conquista na chave de duplas serve para amenizar o fracasso nacional nos jogos de simples da edição 2008 do torneio, marcado ainda pela despedida de Gustavo Kuerten como profissional. Nunca os brasileiros haviam ido tão mal. A final de simples aconteceu entre espanhóis e terminou com triunfo do jovem Nicolas Almagro sobre o veterano Carlos Moyá, por 2 a 1. Não faltou emoção na despedida de Gustavo Kuerten. O tricampeão de Roland Garros foi derrotado pelo argentino Carlos Berlocq por 7/5 e 6/1, e deu adeus ao torneio de forma definitiva. Ao acenar para o público antes de se retirar, Guga foi aplaudido de pé, e foi às lágrimas. Na arquibancada, seu técnico, Larri Passos, ficou também emocionado. Antes de sair de quadra, Guga pegou o microfone e, falando com dificuldade por causa do choro, fez um discurso emocionado à platéia.




Daytona é uma das principais provas do mundo de motores


24 HORAS DAYTONA DE AUTOMOBILISMO – No dia 27 o ex-piloto de Fórmula 1 colombiano Juan Pablo Montoya conquistou o bicampeonato das 24 Horas de Daytona, tradicional prova do Automobilismo mundial, dirigindo um carro da equipe Chip Ganassi. Além de Montoya, a equipe contou com o americano Scott Pruett, o escocês Dario Franchitti e o mexicano Momo Rojas. Para a Chip Ganassi, foi uma marca histórica: a equipe levou a prova pelo terceiro ano consecutivo - algo inédito em 46 anos de competição.




De virada Talita e Renata reinam em Ipanema



DESAFIO DAS RAINHAS DE VÔLEI DE PRAIA – As brasileiras Talita e Renata venceram o Desafio das Rainhas dia 3 na Praia de Ipanema no Rio de Janeiro ao vencerem as norte americanas Misty May e Nicole Branagh por 2 sets a 1, parciais de 11-21, 21-18 e 15-12.






Adriana Behar fez sua última partida como profissional




DESPEDIDA DE ADRIANA BEHAR – Após 114 títulos em 12 anos de parceria com Shelda, a jogadora de Vôlei de Praia Adriana Behar realizou sua despedida na Praia de Ipanema no Rio de Janeiro dia 3. O jogo de despedida contou com a participação de Sandra Pires, Jackie Silva, Mônica Rodrigues e Adriana Samuel se revezando em uma quadra contra Adriana e Shelda. A vitória das duas no final por 15 a 12. A dupla está citada no Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte – Capítulo 27 – Façanhas do Esporte.




Emanuel é Tri-Campeão do Rei da Praia




REI PRAIA DE VÔLEI DE PRAIA – Emanuel é o primeiro e único Tri-Campeão do Rei da Praia realizado na Praia de Ipanema no Rio de Janeiro. Em jogo equilibrado, ele contou com a parceria de Fábio Luiz, para superar seu parceiro Ricardo que jogou com Harley. Emanuel e Fábio venceram por 2 a 1 com parciais de 25/27, 21/19 e 15/13.




Emanuel faz defesa no jogo que foi coroado Rei dos Reis




DESAFIO DOS REIS DE VÔLEI DE PRAIA – No dia 10 na Praia de Ipanema no Rio de Janeiro, a dupla Emanuel e Ricardo venceu o Desafio dos Reis derrotando os americanos Hyden e Lambert. Emanuel foi aclamado pela terceira vez.





CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA


1ª ETAPA/XANGRI-LÁ (RGS)



O Circuito começou em Xangri-lá no Rio Grande do Sul dia 17. No feminino a dupla Juliana e Larissa derrotou Renata e Talita por 2 sets a 1 com parciais de 18/16, 16/18 e 15/12. No masculino, o título ficou nas mãos de Ricardo e Emanuel, que venceram Pedro Solberg e Harley por 2 sets a 1, com parciais de 20/18, 13/18 e 15/13.



Juliana e Larissa comemoram a vitória



Ricardo e Emanuel vibram com o resultado da 1ª Etapa



2ª ETAPA/FLORIANÓPOLIS (SC)



A dupla feminina Juliana e Larissa novamente conquistaram a segunda etapa dia 24. As campeãs do Circuito Mundial do ano passado encararam as rivais Renata e Talita e levantaram a taça com vitória por 2 sets a 1 (16/18, 18/14 e 15/10). Ricardo e Emanuel também levantaram a etapa Catarinense derrotando Pedro e Harley por 2 sets a 0.




O beijo carinhoso de Juliana e Larissa




A alegria de Ricardo e Emanuel




A vibração de Natalia do Osasco


SUPER LIGA FEMININA DE VÔLEI – Em partida que marcou a reabertura do Ginásio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro dia 24 o Osasco/SP derrotou o Rio de Janeiro por 3 sets a 1 e conquistou o título da terceira fase da Super Liga Feminina de Vôlei. As parciais foram 25/19, 28/26, 14/25 e 26/24.



Tiger Woods conquistou título em Dubai com 65 pancadas


DUBAI DESERT CLASSIC DE GOLFE - O norte-americano Tiger Woods conquistou Dubai Desert Classic, ao conseguir 65 pancadas (sete abaixo do par) na última ronda, para a qual partiu com quatro pancadas de desvantagem para o sul-africano Ernie Els. Depois de ter iniciado a época com o triunfo no Buick Invitational, por oito pancadas, Woods foi implacável na altura das decisões, ao conseguir birdies (uma abaixo do par) em cinco dos derradeiros sete buracos, incluindo os dois últimos. Com este resultado, o golfista americano terminou a prova com 274 pancadas (14 abaixo do par), menos uma do que o alemão Martin Kaymer. Com o triunfo no Evento, Tiger Woods, líder destacado do "ranking" mundial, passou a somar triunfos nos quatro últimos torneios oficiais em que entrou e, pela terceira vez na carreira, abriu a época com dois sucessos consecutivos.




Thiago Pereira foi ouro em Missouri



GRAND PRIX DE NATAÇÃO - A delegação brasileira participou do Grand Prix Missouri de Natação, nos Estados Unidos. O nadador Thiago Pereira obteve a vitória nos 200 metros medley, enquanto Kaio Márcio levou a medalha de bronze nos 100m borboleta e César Cielo conquistou o ouro da competição dos 100 metros livres. Thiago nadou os 200m medley em 2min00s24, tempo acima do seu recorde sul-americano na prova (1min57s79). No entanto, a marca foi suficiente para bater o húngaro Tamas Kerekjarto (2min01s92) e o americano Jeremy Knowles (2min04s31), respectivamente segundo e terceiro colocados.



Giants leva milhares de torcedores pelas ruas de Manhatan


SUPER BOWL – O New York Giants conquistou dia 4 o Tri-Campeonato do Super Bowl, principal decisão do Campeonato de Futebol Americano ao surpreender o favorito New England Patriots, por 17 a 14, de virada. O jogo foi realizado em Glendale no Arizona. O Giants obteve um recorde de 11 vitórias seguidas fora de casa. A conquista foi festejada por torcedores em Times
Square em Nova York.


A final da Super Liga de Futsal foi em Uberlândia

SUPER LIGA FUTSAL - Em uma virada surpreendente, a Ulbra Suzano venceu o Joinville por 2 a 1 e conquistou o título de campeã da 3ª Superliga de Futsal. A partida ocorreu dia 17, no Ginásio Tancredo Neves, em Uberlândia-MG. O título da Ulbra quebrou a série de conquistas da Malwee/Jaraguá, pois a equipe catarinense havia vencido as duas edições da competição. Já o Joinville mais uma vez viu escapar a chance de levantar a taça em sua primeira conquista nacional.































FEVEREIRO 2008






MÍDIA









Almanaque do Carnaval foi assunto do Sociedade na Guerreira



A HISTÓRIA DOS GÊNEROS CARNAVALESCOS - O Sociedade na Guerreira, quadro que apresento no Programa Noite Guerreira da Rádio Manchete AM 760 destacou a entrevista com André Diniz, autor do Livro Almanaque do Carnaval . Acompanhe abaixo a entrevista:



Fábio Tubino: O Livro Almanaque do Carnaval foi lançado. O que de interessante está na obra?


André Diniz: O Livro se propõe a contar a história dos gêneros carnavalescos. Através de quatro gêneros, o Frevo, a Marchinha, o Samba e o Axé e os seus respectivos estados , Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia, eu conto a História do Carnaval falando de compositores, do contexto político e social.


Fábio Tubino: No Livro existe um destaque aos compositores importantes de Carnaval, como Ary Barroso, Lamartine Babo e outros. Você também conta um pouco da história da MPB?


André Diniz: Estas pequenas biografias retratam a história de cada compositor, de cada cantor. Eu falo de Capiba, que era um compositor e de Germano, que era um cantor de Frevo e que está vivo até hoje. O que eu trabalhei neste contexto foi justamente a memória deste Carnaval, que sobrevive e vive até hoje em muitos locais. É a tradição que se mistura a modernidade.


Fábio Tubino: Você como um pesquisador, imaginaria que de uma brincadeira, teríamos depois as Grandes Sociedades e hoje o Desfile das Escolas de Samba, com esta dimensão mundialmente conhecida?


André Diniz: O Brasil virou sinônimo de Carnaval. A gente se vende lá fora sobretudo pela nossa música e como símbolo o Samba. E o Samba tem seu palco de excelência que é o Carnaval. O Carnaval brasileiro alcançou uma dimensão de milhões, é uma festividade que hoje envolve toda a sociedade e que acabou cultuando alguns gêneros durante a história. O Samba é emblemático na nossa identidade, mas o Frevo é muito cantado. O Axé é mais recente mas arrasta milhões de pessoas pelo Brasil inteiro. Este crescimento acontece historicamente através dos gêneros.


Fábio Tubino: O que você pode falar do Samba de Enredo. Os do passado eram melhores? Hoje é mais uma marcha para corresponder ao desfile?


André Diniz: Esta é uma pergunta complexa. Sempre foi um dos elementos importantíssimo nos desfiles. As pessoas iam para ver as alegorias, os sambistas, os ritmistas e para ouvir o Samba de Enredo. Hoje na realidade virou um trailer do que a Escola apresenta na avenida. Ele não tem tanto valor em si e as vezes surge um belo Samba Enredo. Hoje eles pasteurizados, padronizados, diferentes de Samba da época do Silas de Oliveira. Hoje é tempo do desfile aéreo. O Samba Enredo empobreceu, mas o desfile ainda continua arrastando milhares de pessoas.


Fábio Tubino: No Livro você fala dos desfiles na Sapucaí e apresenta uma cronologia dos campeões. Nesta a Imperatriz Leopoldinense e a Beija Flor são as maiores vencedoras da Passarela do Samba desde que foi inaugurada. Por que esta supremacia na sua opinião?


André Diniz: É a vitória da competência, do desfile certinho, programado, do ensaio, de quem se organiza. Antigamente você tinha a vitória do Samba Enredo, da empolgação da Escola, de um estilo de Carnaval que esta ficando para trás. O Carnaval hoje é marketing, está todo vendido. A Imperatriz e a Beija Flor de certa maneira representam o Carnaval moderno e grandioso.


Fábio Tubino: Você também destaca no Livro os cantores e a música baiana?


André Diniz: Todos os gêneros sobrevivem do mercado. O Axé nasce diretamente ligado ao mercado e vai fazendo sucesso. O que o mercado vende do Axé não pode tirar a riqueza da nossa análise da história cultural do surgimento deste gênero, deste estilo de fazer música na Bahia. O Axé remonta os tambores africanos, o Samba de Roda baiano. A riqueza desta miscenização é muito forte no Axé e na evolução dos cantores baianos, por mais que o mercado com o tempo tenha padronizado.


Fábio Tubino: Para terminar como você define Carnaval?


André Diniz: É expontaneidade e felicidade. A organização precisa ser na desorganização e com muita brincadeira.


Fábio Tubino: Obrigado pela entrevista e parabéns pelo Livro.


André Diniz: Obrigado a você. Eu também estou virando um leitor do seu Livro de Esportes. Estou querendo agora me embrear por esta praia.




NOITE GUERREIRA RECEBE MHARIAZZINHA E MANOEL DIONÍSIO - O Programa Noite Guerreira apresentado pela Rádio Manchete AM 760 no dia 16 destacou os bastidores dos desfiles na Sapucaí e teve como convidados Mhariazzinha, divulgadora da Beija Flor (A Bi-Campeã do Carnaval) e Manoel Dionísio responsável pelos casais de Mestre e Sala e Porta Bandeira do Salgueiro (Vice Campeão do Carnaval). Mhariazzinha destacou o trabalho da Comissão de Carnaval e acrescentou que o enredo 2009 já está sendo trabalhado







Mhariazzinha destacou o Desfile vencedor da Beija Flor




Manoel Dionísio enalteceu o Salgueiro