quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

JANEIRO 2008










A
CAMINHO
DE
PEQUIM




Começo neste ano a vivenciar o Ano Olímpico. Em agosto começa os Jogos de Pequim 2008. Na Rádio Manchete AM 760 no Programa Manchete Esportiva e neste Blog vamos realizar a melhor cobertura Olímpica. Os Jogos Olímpicos de Pequim acontecem de 08 a 28 de agosto.







MODALIDADES DISPUTADAS EM PEQUIM





Arco-e-Flecha

Atletismo

Beisebol

Badminton

Basquetebol

Boxe

Canoagem

Ciclismo

Esgrima

Futebol

Ginástica Artística

Ginástica Rítimica Desportiva

Halterofilismo

Handebol

Hipismo

Hóquei na Grama

Judô

Luta (Livre e Greco-Romana)

Natação

Nado Sincronizado

Pentatlo Moderno

Pólo Aquático

Remo

Saltos Ornamentais

Softbol

Tae Kwon Do

Tênis

Tênis de Mesa

Tiro

Trampolim Acrobático

Triatlo

Vela

Vôleibol

Vôlei de Praia





NOTÍCIAS






Dalai Lama é o líder espiritual do Tibete





DALAI LAMA PEDE MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM PEQUIM - Dala Lama, líder espiritual e político do Tibete pediu aos seus seguidores que se manifestem pacificamente durante a realização dos Jogos Olímpicos. O movimento nacionalista Tibetano contesta a autoridade da China, que ocupou militarmente o território a partir de 1950, e se divide entre os que querem a independência e os que aceitam um governo com mais autonomia, mas sob controle de Pequim. Protestos sem violências seriam utilizados para atrair a atenção do povo Chinês. Dala acredita que a situação piorou desde que Pequim foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional.








TOCHA OLÍMPICA - A Tocha dos Jogos de Pequim 2008 que foi apresentada é uma das mais trabalhadas. As cores e o material escolhido (alumínio), faz o visual ficar bem diferenciado das demais. Ela foi produzida para suportar ventos de até 65 Km por hora e para o fogo permanecer na chuva até 50 mm em uma hora.




PARQUE AQUÁTICO - Foi inaugurado no dia 28 o Estádio Aquático Nacional com uma estrutura já conhecida como Cubo d'Água e que será o palco das provas Aquáticas nos Jogos Olímpicos de Pequim. O centro, coberto por uma película de teflon similar a um plástico que passa a idéia de bolhas d'água, levou quatro anos para ser construído, a um custo oficial de US$ 200 milhões, financiados em boa parte por doações de chineses que moram fora do País. O Cubo d'Água fica perto de outro ícone olímpico da cidade, o Estádio Nacional, conhecido como "Ninho do Pássaro", que segundo o cronograma oficial deve estar concluído em abril ou maio. A estrutura desenvolvida com técnicas ecologicamente corretas permite o uso da energia solar, o que economizará 30% da energia elétrica, segundo o comitê organizador de Pequim 2008. O Cubo d'Água, com capacidade para 17 mil espectadores, vai receber as competições de Natação, Saltos Ornamentais, Nado Sincronizado e Pólo Aquático.




Escultura conhecida como Cubo D'Água



Parque Aquático Nacional foi inaugurado em Pequim



Piscina coberta passa idéia de Bolhas D'Água




Animadoras foram escolhidas




CONCURSO DE ANIMADORAS - A organização dos Jogos Olímpicos de Pequim realizou um concurso, no dia 24, em um teatro na cidade, para escolher equipes de animadoras de torcida para a competição. As apresentações tiveram diversos grupos de dançarinas e acrobatas fazendo exibições para jurados do concurso, que foram os responsáveis por escolher as melhores equipes. Com diversas coreografias homenageando a chegada dos Jogos Olímpicos, os grupos fizeram referências ao esporte, às tradições folclóricas chinesas e ao mascote da competição.





Moncho é o novo técnico do Basquete





AGORA O MAIS IMPORTANTE É O TRABALHO PSICOLÓGICO - Depois do fracasso da Seleção Brasileira masculina de Basquete no Pré-Olímpico de Las Vesgas, a Confederação Brasileira de Basquetebol, resolveu contratar um técnico estrangeiro. O escolhido foi o espanhol Manuel "Moncho" Monsalve. Ele vai comandar o time na briga por uma das três vagas para Pequim 2008 no Pré-Olímpico mundial, no mês de julho em Atenas na Grécia. O ex-jogador Oscar aprovou esta contratação, apesar de ser opositor a Confederação. O treinador Marcel, também ex-jogador, não gostou e afirmou que no Brasil existem profissionais tão gabaritados quanto o treinador espanhol. Vale acrescentar que a iniciativa de ter um técnico estrangeiro é válida, entretanto não sabemos se o nome correto é de Moncho.






Tiago Camilo preferia confronto



DISPUTA NA MESMA CATEGORIA - Após conquistar o título mundial no Rio de Janeiro em 2007, e ser eleito o melhor judoca da competição, Tiago Camilo prefere o modelo antigo de classificação para os Jogos Olímpicos, com o confronto entre os dois principais de cada categoria. Ele concedeu entrevista para este jornalista no Quadro A Caminho de Pequim no dia 22. No novo critério a disputa é paralela. Com vantagem do empate por vencer o Mundial, Tiago vai disputar a Super Copa do Mundo em Hamburgo na Alemanha e a Copa do Mundo de Praga. Tiago luta pela categoria meio médio e o seu principal adversário brasileiro será Flávio Canto.






Dupla de velejadores garante vaga para Pequim



VITÓRIA NA AUSTRÁLIA - Os velejadores brasileiros Fábio Pillar e Samuel Albrecht conquistaram a vaga Olímpica. A dupla obteve a classificação na Regata do dia 26 do Mundial da Classe 470, em Port Phillip, terminando em 16º lugar (35 pontos perdidos). A tripulação de Pillar e Albrecht é a segunda do Brasil classificada. André Fonseca e Rodrigo Duarte haviam garantido vaga no Mundial de 49er, também na Austrália.






Ana Marcela Cunha está classificada para o Mundial




BRASIL EM BUSCA DE VAGAS NA MARATONA AQUÁTICA - Os brasileiros foram bem na etapa inaugural do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, realizada na cidade de Santos (SP). Quatro atletas garantiram vaga no Mundial da modalidade, em maio, que será na cidade de Sevilha (Espanha). Esta competição classifica para os Jogos de Pequim. Vale ressaltar que esta será a primeira Olimpíada em que a Maratona Aquática será disputada. A prova em Santos teve a distância de 10km, a mesma que será utilizada na China. Entre os homens, o vencedor foi o italiano Valério Cleri, número dois do mundo, com o tempo de 2h03min42s. Em segundo ficou o Evgeni Drattsev. O brasileiro Allan do Carmo, 18 anos, ficou com o bronze e afirmou que o resultado serve para estimulá-lo ainda mais na busca por um lugar em Pequim. Outro brasileiro Marcelo Romanelli terminou na 12ª colocação e também garantiu vaga em Sevilha. Na prova feminina, a brasileira Ana Marcela Cunha, ficou em quinto lugar. A nadadora, bicampeã brasileira da modalidade, espera evoluir ainda mais visando o Mundial em maio. Poliana Okimoto, uma das favoritas e número três do mundo, passou mal durante a disputa, mas resistiu e conseguiu terminar na nona posição. Com o resultado, a atleta também conseguiu uma vaga no Mundial de Sevilha. A vencedora entre as mulheres foi a russa Larissa Ilchenko, com o tempo de 2h04min04s. A norte-americana Kristen Groom ficou em segundo e a alemã Ângela Maurer, número um do mundo, conquistou a terceira colocação.





RÁPIDAS




> Dezoito atletas de Luta Olímpica foram selecionados para representarem o Brasil no Pan Americano, evento classificatório para os Jogos de Pequim 2008. O evento será realizado à partir do dia 28 de fevereiro em Colorado nos Estados Unidos. Rosangela Conceição e Rodrigo Artilheiro são os destaques brasileiros.



> A Seleção Brasileira de Handebol inicia a preparação para Pequim 2008. Entre 12 e 21 de fevereiro, serão realizados treinamentos e avaliações médicas na Escola Paulista de Medicina. Em junho, será disputado o Campeonato Pan-Americano de Seleções nos Estados Unidos, que vai servir de preparação.



> O técnico Dunga da Seleção Brasileira de Futebol masculino realizou sua primeira convocação do ano para o amistoso contra a Irlanda, dia 6 de fevereiro em Dubbin. Dez jovens com idade Olímpica foram chamados, entre estes o atacante Alexandre Pato do Milan.




CURIOSIDADES OLÍMPICAS


> As Medalhas de Ouro não são exatamente de ouro. Elas devem ter pelo menos 92,5% de prata e só 6 gramas de ouro fino para sua cobertura.



> A Maratona é a prova mais longa da Olímpiada: Tem um percurso de 42 Km e dura mais ou menos 2h.

A Caminho de Pequim é o noticiário Olímpico que apresento no Programa Manchete Esportiva de 2ª a 6ª pela Rádio Manchete 760 AM, no horário de 17h às 18h15min com o comando do locutor esportivo João Guilherme e a produção de Cassiano Carvalho. A supervisão do Departamento de Esportes é de Daniel Pereira.



























































































JANEIRO 2008
MÍDIA
TV VIRTUAL FIEP.COM - A FIEP-Federação Internacional de Educação Física, no Brasil implementada em 1949, aproveitou a realização do Congresso Mundial em Foz do Iguaçu, para lançar um audacioso projeto. Entrou no ar a TV Virtual FIEP.COM, com o objetivo de oferecer aos profissionais um canal de comunicação pela internet. A sede da TV é na casa de Educação Física. As transmissões podem ser acompanhadas pelo site http://www.tvvirtualfiep.com/. Entre as atrações da TV, a cobertura dos eventos, entrevistas com personalidades da Educação Física mundial, debates de temas atuais e arquivo de vídeos sobre a Educação Física Brasileira. O responsável pela TV Virtual FIEP é o competente Cristian Gruhn. O repórter Clery Quinhones me entrevistou para falar sobre o lançamento do Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte.





Clery Quinhones me entrevista para TV FIEP virtual.com

FOZ TV - A Foz TV é uma emissora de televisão a cabo, presente em todos os eventos de Foz de Iguaçu. Os programas da emissora são realizados pelos acadêmicos da UDC. Entre estes estão o UDC Notícias, UDC Entrevistas, Arquitetura e Engenharia e Revista Acadêmica. Eu e Manoel Tubino fomos entrevistados pelo UDC Notícias, durante o Congresso Mundial da FIEP. Falamos sobre o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. O repórter que nos entrevistou foi Maurício Freire. O telejornal também contou com os âncoras Eduardo Bittencourt e Suelen Frigo com o auxílio competente do câmera Danilo Scaliante. Obrigado pela divulgação e boa sorte a todos em suas carreiras jornalísticas.

Logo da FOZ TV



Estou nos estúdios da emissora


Sendo entrevistado pelo repórter Maurício Freire



No cenário do UDC Notícias




Com os âncoras Eduardo Bittencourt e Suelen Frigo





Manoel Tubino concede entrevista para a FOZ TV







JANEIRO 2008
ESPECIAL
VIAGEM
A
FOZ DO IGUAÇU/PR
Estive neste mês, como em todos os anos, na cidade de Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do Paraná. Foz possui uma população de 260 mil habitantes e tem nos setores de turismo e comércio suas principais divisas. Iguaçu, em Tupi-Guarani, significa "Água Grande". A cidade ocupa uma área de 433,3 Km2 e está situada na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, formando uma delta na união dos Rios Paraná e Iguaçu.



Tripulação alegre e competente da TAM

VIAGEM TURBULENTA - Deixei o Rio de Janeiro no dia 17 rumo a Foz do Iguaçu pela Companhia Aérea TAM. Ao chegarmos próximo da terra das Catarratas, um temporal estava desabando no local, provocando inúmeras turbulências. O comandante Martinez tentou por diversas vezes aterrizar, entretanto não foi possível. Todas as vezes que ocorria esta tentativa, a aeronave era obrigada a arrematar outra vez. Este fato aconteceu três vezes, provocando muito desconforto entre todos os passageiros, inclusive eu. No meio desta turbulência, a competente tripulação atendia a todos com conforto e carinho. Na tripulação estavam os comissários Caroline Antunes, Carla Pezzi, Douglas Feriani e Liziane Moro. Foi sem dúvida uma aventura no Céu. O avião não pousou em Foz, por falta de condições climáticas. Fomos para a cidade de Curitiba e tivemos que esperar um outro vôo. Foi incrível, mas ao entrar no outro avião, encontramos a mesma tripulação. Depois de sair da Cidade Maravilhosa às 10h da manhã e chegar em Foz às 18h, fiquei tranquilo porque nada aconteceu. Valeu pelo sorriso e simpatia dos competentes comissários. Obrigado tripulação TAM.

PARQUE

DAS

AVES

O Parque das Aves é um empreendimento privado, localizado em uma das regiões mais belas, próximo as Cataratas do Iguaçú. Foi criado em 1994 pelo casal Dennis e Anna Sophie. O visitante tem contato direto com mais de 900 aves oriundas de diversas partes do mundo. O parque está localizado numa área de 17 hectares de mata nativa. Neste local é possível localizar Tucanos, Araras, Periquitos e outras aves tropicais. As aves brasileiras predominam, porém espécies da África, Ásia e Austrália estão também representadas. Podemos também encontrar no Parque das Aves 150 espécies de animais, inclusive répteis, como Tartarugas, Crocodilos e Serpentes. Um borbolhetario também está localizado. No Parque, desenvolve-se um trabalho reconhecido de Educação, Pesquisa e Conservação Ambiental.

O Pavão pousou para nossa câmera





As belas Araras Azuis

PARQUE

NACIONAL

DO

IGUAÇU

O Parque Nacional do Iguaçu chama a atenção por sua flora, fauna e pelas exuberantes Cataratas. Oferece a aventura em caminhos rústicos entre a mata subtropical. Abriga grande diversidade de espécies animais, muitas delas vulneráveis ou ameaçadas de extinção. É o refúgio da ultima população viável de onças-pintadas do Sul do país. São registradas para a área aproximadamente 400 espécies de aves e 50 de mamíferos. O Pai da Aviação Alberto Santos Dumont voando localizou as Cataratas do Iguaçu e sugeriu a criação do Parque Nacional. Uma escultura sua está localizada no local.





Estou ao lado da escultura de Santos Dumont

CATARATAS

DO

IGUAÇU

Foi necessário um capricho da natureza, um rompante selvagem das suas forças brutas, para que aproximadamente 50 milhões de anos surgissem nesta região do planeta as formas e a arquitetura mágica que deram origem às Cataratas do Iguaçu. O local desliza sobre 1.320 quilômetros desde a cidade de Curitiba para ter suas forças liberadas em 275 diferentes quedas d'água. No século XVIII, reis de Espanha e Portugal fizeram um acordo, cessando suas hostilidades para dizimar o índio da localidade. Com a indpendência dos três países que fazem fronteira na região, Brasil, Argentina e Paraguai, as Cataratas incorporaram-se definitivamente ao território Brasileiro. O local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.





A exuberante Cataratas do Iguaçu





Outra vez fico deslumbrado com as Cataratas






Ao lado do meu irmão Leonardo curtindo o visual




As quedas d'água das Cataratas é impressionante
MACUCO
SAFARI
O passeio é feito em botes e permite apreciar as Cataratas do Iguaçu de um ângulo especial - do nível do rio. A aventura começa em um jipe que percorre três quilômetros no meio da mata até a trilha que leva às embarcações. Dali são 600 metros de caminhada leve em meio a pássaros e plantas da região, além de uma cachoeira, o Salto do Macuco. Os botes partem do deque e, 25 minutos depois, chegam ao Salto Três Mosqueteiros. Ficamos todos bastante molhados.






Eu e Leonardo na trilha do Macuco




Fernando Garrido no bote do Macuco








USINA
DE

ITAIPU

BINACIONAL



A visita em Itaipu também foi bastante significativa. O local nos mostra que é possível gerar energia limpa e renovável, promovendo o desenvolvimento alto sustentável, preservando o meio ambiente, valorizando as atividades esportivas e pesquisando novas tecnologias. Brasil e Paraguai assinaram em 1973, o Tratato de Itapu. O objetivo foi o aproveitamento hidráulico pleno do Rio Paraná, com a construção e posterior gerenciamento, em regime de de condomínio entre as duas nações, da maior Usina Hidrelétrica do Mundo em geração de energia. Para materilizar este sonho nasceu uma empresa, regida pelo próprio tratado e pelas normas de Direito Internacional Público, A Itaipu Binacional.




Imagem dos Reservatórios de Itaipu




Eu e Fernando Garrido no interior de Itaipu




Observei o trabalho no local




Interior de uma Turbina de Energia



TEMPLO
BUDISTA
INTERNACIONAL


O Templo Budista é um local de orações e meditações da Comunidade Oriental de Foz do Iguaçu. Com belíssima arquitetura, possui uma edificação, onde se encontra o Templo propriamente dito. À sua porta, encontra-se a palavra ORBI, que significa "Lugar do Céu". Na parte superior do templo, existem 5 (cinco) estátuas de Buda que representam, a alegria, a sorte e a saúde. Cada escultura tem um significado para a Vida Espiritual. O Templo possui uma sacada, de onde se pode avistar o Rio Paraná. Em frente ao Templo, na parte externa, existe uma ampla calçada, e ao lado, 112 (cento e doze) estátuas de cerca de 2 metros de altura cada. O Buda Gigante, com cerca de 7 (sete) metros de altura, representa a doutrina budista. Sempre gosto de sentir a energia deste maravilhoso local.



A imagem do Templo Budista de Foz do Iguaçu




Buda Gigante de 7 metros de altura representa Alegria





Estou no meio dos 112 Budas

Foz do Iguaçu é um lugar mágico,

com qualidade de vida,

no meio da natureza

e com astral espiritual.