quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

JANEIRO 2008
ESPECIAL
VIAGEM
A
FOZ DO IGUAÇU/PR
Estive neste mês, como em todos os anos, na cidade de Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do Paraná. Foz possui uma população de 260 mil habitantes e tem nos setores de turismo e comércio suas principais divisas. Iguaçu, em Tupi-Guarani, significa "Água Grande". A cidade ocupa uma área de 433,3 Km2 e está situada na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, formando uma delta na união dos Rios Paraná e Iguaçu.



Tripulação alegre e competente da TAM

VIAGEM TURBULENTA - Deixei o Rio de Janeiro no dia 17 rumo a Foz do Iguaçu pela Companhia Aérea TAM. Ao chegarmos próximo da terra das Catarratas, um temporal estava desabando no local, provocando inúmeras turbulências. O comandante Martinez tentou por diversas vezes aterrizar, entretanto não foi possível. Todas as vezes que ocorria esta tentativa, a aeronave era obrigada a arrematar outra vez. Este fato aconteceu três vezes, provocando muito desconforto entre todos os passageiros, inclusive eu. No meio desta turbulência, a competente tripulação atendia a todos com conforto e carinho. Na tripulação estavam os comissários Caroline Antunes, Carla Pezzi, Douglas Feriani e Liziane Moro. Foi sem dúvida uma aventura no Céu. O avião não pousou em Foz, por falta de condições climáticas. Fomos para a cidade de Curitiba e tivemos que esperar um outro vôo. Foi incrível, mas ao entrar no outro avião, encontramos a mesma tripulação. Depois de sair da Cidade Maravilhosa às 10h da manhã e chegar em Foz às 18h, fiquei tranquilo porque nada aconteceu. Valeu pelo sorriso e simpatia dos competentes comissários. Obrigado tripulação TAM.

PARQUE

DAS

AVES

O Parque das Aves é um empreendimento privado, localizado em uma das regiões mais belas, próximo as Cataratas do Iguaçú. Foi criado em 1994 pelo casal Dennis e Anna Sophie. O visitante tem contato direto com mais de 900 aves oriundas de diversas partes do mundo. O parque está localizado numa área de 17 hectares de mata nativa. Neste local é possível localizar Tucanos, Araras, Periquitos e outras aves tropicais. As aves brasileiras predominam, porém espécies da África, Ásia e Austrália estão também representadas. Podemos também encontrar no Parque das Aves 150 espécies de animais, inclusive répteis, como Tartarugas, Crocodilos e Serpentes. Um borbolhetario também está localizado. No Parque, desenvolve-se um trabalho reconhecido de Educação, Pesquisa e Conservação Ambiental.

O Pavão pousou para nossa câmera





As belas Araras Azuis

PARQUE

NACIONAL

DO

IGUAÇU

O Parque Nacional do Iguaçu chama a atenção por sua flora, fauna e pelas exuberantes Cataratas. Oferece a aventura em caminhos rústicos entre a mata subtropical. Abriga grande diversidade de espécies animais, muitas delas vulneráveis ou ameaçadas de extinção. É o refúgio da ultima população viável de onças-pintadas do Sul do país. São registradas para a área aproximadamente 400 espécies de aves e 50 de mamíferos. O Pai da Aviação Alberto Santos Dumont voando localizou as Cataratas do Iguaçu e sugeriu a criação do Parque Nacional. Uma escultura sua está localizada no local.





Estou ao lado da escultura de Santos Dumont

CATARATAS

DO

IGUAÇU

Foi necessário um capricho da natureza, um rompante selvagem das suas forças brutas, para que aproximadamente 50 milhões de anos surgissem nesta região do planeta as formas e a arquitetura mágica que deram origem às Cataratas do Iguaçu. O local desliza sobre 1.320 quilômetros desde a cidade de Curitiba para ter suas forças liberadas em 275 diferentes quedas d'água. No século XVIII, reis de Espanha e Portugal fizeram um acordo, cessando suas hostilidades para dizimar o índio da localidade. Com a indpendência dos três países que fazem fronteira na região, Brasil, Argentina e Paraguai, as Cataratas incorporaram-se definitivamente ao território Brasileiro. O local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.





A exuberante Cataratas do Iguaçu





Outra vez fico deslumbrado com as Cataratas






Ao lado do meu irmão Leonardo curtindo o visual




As quedas d'água das Cataratas é impressionante
MACUCO
SAFARI
O passeio é feito em botes e permite apreciar as Cataratas do Iguaçu de um ângulo especial - do nível do rio. A aventura começa em um jipe que percorre três quilômetros no meio da mata até a trilha que leva às embarcações. Dali são 600 metros de caminhada leve em meio a pássaros e plantas da região, além de uma cachoeira, o Salto do Macuco. Os botes partem do deque e, 25 minutos depois, chegam ao Salto Três Mosqueteiros. Ficamos todos bastante molhados.






Eu e Leonardo na trilha do Macuco




Fernando Garrido no bote do Macuco








USINA
DE

ITAIPU

BINACIONAL



A visita em Itaipu também foi bastante significativa. O local nos mostra que é possível gerar energia limpa e renovável, promovendo o desenvolvimento alto sustentável, preservando o meio ambiente, valorizando as atividades esportivas e pesquisando novas tecnologias. Brasil e Paraguai assinaram em 1973, o Tratato de Itapu. O objetivo foi o aproveitamento hidráulico pleno do Rio Paraná, com a construção e posterior gerenciamento, em regime de de condomínio entre as duas nações, da maior Usina Hidrelétrica do Mundo em geração de energia. Para materilizar este sonho nasceu uma empresa, regida pelo próprio tratado e pelas normas de Direito Internacional Público, A Itaipu Binacional.




Imagem dos Reservatórios de Itaipu




Eu e Fernando Garrido no interior de Itaipu




Observei o trabalho no local




Interior de uma Turbina de Energia



TEMPLO
BUDISTA
INTERNACIONAL


O Templo Budista é um local de orações e meditações da Comunidade Oriental de Foz do Iguaçu. Com belíssima arquitetura, possui uma edificação, onde se encontra o Templo propriamente dito. À sua porta, encontra-se a palavra ORBI, que significa "Lugar do Céu". Na parte superior do templo, existem 5 (cinco) estátuas de Buda que representam, a alegria, a sorte e a saúde. Cada escultura tem um significado para a Vida Espiritual. O Templo possui uma sacada, de onde se pode avistar o Rio Paraná. Em frente ao Templo, na parte externa, existe uma ampla calçada, e ao lado, 112 (cento e doze) estátuas de cerca de 2 metros de altura cada. O Buda Gigante, com cerca de 7 (sete) metros de altura, representa a doutrina budista. Sempre gosto de sentir a energia deste maravilhoso local.



A imagem do Templo Budista de Foz do Iguaçu




Buda Gigante de 7 metros de altura representa Alegria





Estou no meio dos 112 Budas

Foz do Iguaçu é um lugar mágico,

com qualidade de vida,

no meio da natureza

e com astral espiritual.






































Nenhum comentário: