TOCHA OLÍMPICA - A Tocha dos Jogos de Pequim 2008 que foi apresentada é uma das mais trabalhadas. As cores e o material escolhido (alumínio), faz o visual ficar bem diferenciado das demais. Ela foi produzida para suportar ventos de até 65 Km por hora e para o fogo permanecer na chuva até 50 mm em uma hora.
PARQUE AQUÁTICO - Foi inaugurado no dia 28 o Estádio Aquático Nacional com uma estrutura já conhecida como Cubo d'Água e que será o palco das provas Aquáticas nos Jogos Olímpicos de Pequim. O centro, coberto por uma película de teflon similar a um plástico que passa a idéia de bolhas d'água, levou quatro anos para ser construído, a um custo oficial de US$ 200 milhões, financiados em boa parte por doações de chineses que moram fora do País. O Cubo d'Água fica perto de outro ícone olímpico da cidade, o Estádio Nacional, conhecido como "Ninho do Pássaro", que segundo o cronograma oficial deve estar concluído em abril ou maio. A estrutura desenvolvida com técnicas ecologicamente corretas permite o uso da energia solar, o que economizará 30% da energia elétrica, segundo o comitê organizador de Pequim 2008. O Cubo d'Água, com capacidade para 17 mil espectadores, vai receber as competições de Natação, Saltos Ornamentais, Nado Sincronizado e Pólo Aquático.
CONCURSO DE ANIMADORAS - A organização dos Jogos Olímpicos de Pequim realizou um concurso, no dia 24, em um teatro na cidade, para escolher equipes de animadoras de torcida para a competição. As apresentações tiveram diversos grupos de dançarinas e acrobatas fazendo exibições para jurados do concurso, que foram os responsáveis por escolher as melhores equipes. Com diversas coreografias homenageando a chegada dos Jogos Olímpicos, os grupos fizeram referências ao esporte, às tradições folclóricas chinesas e ao mascote da competição.
Tiago Camilo preferia confronto
DISPUTA NA MESMA CATEGORIA - Após conquistar o título mundial no Rio de Janeiro em 2007, e ser eleito o melhor judoca da competição, Tiago Camilo prefere o modelo antigo de classificação para os Jogos Olímpicos, com o confronto entre os dois principais de cada categoria. Ele concedeu entrevista para este jornalista no Quadro A Caminho de Pequim no dia 22. No novo critério a disputa é paralela. Com vantagem do empate por vencer o Mundial, Tiago vai disputar a Super Copa do Mundo em Hamburgo na Alemanha e a Copa do Mundo de Praga. Tiago luta pela categoria meio médio e o seu principal adversário brasileiro será Flávio Canto.
Dupla de velejadores garante vaga para Pequim
VITÓRIA NA AUSTRÁLIA - Os velejadores brasileiros Fábio Pillar e Samuel Albrecht conquistaram a vaga Olímpica. A dupla obteve a classificação na Regata do dia 26 do Mundial da Classe 470, em Port Phillip, terminando em 16º lugar (35 pontos perdidos). A tripulação de Pillar e Albrecht é a segunda do Brasil classificada. André Fonseca e Rodrigo Duarte haviam garantido vaga no Mundial de 49er, também na Austrália.
Ana Marcela Cunha está classificada para o Mundial
BRASIL EM BUSCA DE VAGAS NA MARATONA AQUÁTICA - Os brasileiros foram bem na etapa inaugural do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, realizada na cidade de Santos (SP). Quatro atletas garantiram vaga no Mundial da modalidade, em maio, que será na cidade de Sevilha (Espanha). Esta competição classifica para os Jogos de Pequim. Vale ressaltar que esta será a primeira Olimpíada em que a Maratona Aquática será disputada. A prova em Santos teve a distância de 10km, a mesma que será utilizada na China. Entre os homens, o vencedor foi o italiano Valério Cleri, número dois do mundo, com o tempo de 2h03min42s. Em segundo ficou o Evgeni Drattsev. O brasileiro Allan do Carmo, 18 anos, ficou com o bronze e afirmou que o resultado serve para estimulá-lo ainda mais na busca por um lugar em Pequim. Outro brasileiro Marcelo Romanelli terminou na 12ª colocação e também garantiu vaga em Sevilha. Na prova feminina, a brasileira Ana Marcela Cunha, ficou em quinto lugar. A nadadora, bicampeã brasileira da modalidade, espera evoluir ainda mais visando o Mundial em maio. Poliana Okimoto, uma das favoritas e número três do mundo, passou mal durante a disputa, mas resistiu e conseguiu terminar na nona posição. Com o resultado, a atleta também conseguiu uma vaga no Mundial de Sevilha. A vencedora entre as mulheres foi a russa Larissa Ilchenko, com o tempo de 2h04min04s. A norte-americana Kristen Groom ficou em segundo e a alemã Ângela Maurer, número um do mundo, conquistou a terceira colocação.
> Dezoito atletas de Luta Olímpica foram selecionados para representarem o Brasil no Pan Americano, evento classificatório para os Jogos de Pequim 2008. O evento será realizado à partir do dia 28 de fevereiro em Colorado nos Estados Unidos. Rosangela Conceição e Rodrigo Artilheiro são os destaques brasileiros.
> A Seleção Brasileira de Handebol inicia a preparação para Pequim 2008. Entre 12 e 21 de fevereiro, serão realizados treinamentos e avaliações médicas na Escola Paulista de Medicina. Em junho, será disputado o Campeonato Pan-Americano de Seleções nos Estados Unidos, que vai servir de preparação.
> O técnico Dunga da Seleção Brasileira de Futebol masculino realizou sua primeira convocação do ano para o amistoso contra a Irlanda, dia 6 de fevereiro em Dubbin. Dez jovens com idade Olímpica foram chamados, entre estes o atacante Alexandre Pato do Milan.
CURIOSIDADES OLÍMPICAS
> As Medalhas de Ouro não são exatamente de ouro. Elas devem ter pelo menos 92,5% de prata e só 6 gramas de ouro fino para sua cobertura.
> A Maratona é a prova mais longa da Olímpiada: Tem um percurso de 42 Km e dura mais ou menos 2h.
A Caminho de Pequim é o noticiário Olímpico que apresento no Programa Manchete Esportiva de 2ª a 6ª pela Rádio Manchete 760 AM, no horário de 17h às 18h15min com o comando do locutor esportivo João Guilherme e a produção de Cassiano Carvalho. A supervisão do Departamento de Esportes é de Daniel Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário