segunda-feira, 17 de setembro de 2007

18.09.2007



Uma das câmeras da Tupi - A Pioneira emissora de TV do Brasil

DATAS & FATOS


A PIONEIRA - Idealizada por Assis Chateaubriand, celebramos hoje o início da Televisão no Brasil, como veículo de Comunicação. A Festa de Inauguração da TV Tupi de SP em 1950, contou com vários pioneiros, como os atores Walter Foster, Vida Alves, Lima Duarte, Lolita Rodrigues, Lia de Aguiar e Yara Lins; o diretor Walter Avancini a animadora Hebe Camargo, o Humorista Mazzaropi, os palhaços Arrelia e Carequinha, além do Jornalista Homero Silva. O diretor do Programa inaugural Show da Taba foi Cassiano Gabus Mendes. Na realidade acabou sendo tudo improvisado em conseqüência de uma câmera ter quebrado, por isso toda a marcação ensaiada foi para o espaço. A Televisão Brasileira é sem dúvida hoje o meio de maior projeção da Comunicação. Viva os pioneiros!!!

SIMPÁTICO CLUBE - Hoje é o aniversário do simpático América Futebol Clube. Foram sete Fundadores, entre estes Alfredo Koehler que sugeriu o nome América, em homenagem às terras descobertas por Cristóvão Colombo e, o grande maestro Heitor Vila Lobos. A família de Belfort Duarte, um ex-jogador do clube e maior exemplo de disciplina no Futebol, sugeriu a cor do uniforme vermelho em 1908. Em 1913, o América conquistou o seu primeiro título Carioca de Futebol Profissional. O América sempre teve na sua galeria de torcedores muita gente importante como os inesquecíveis Mário Brasini, idealizador do Ponto Eletrônico hoje muito utilizado na TV e do compositor Lamartine Babo, autor do Hino Americano, dentre todos quantos compôs para os clubes, sintetizou toda sua fidelidade de apaixonado, quando eternizou em verso lapidar: Hei de Torcer Até Morrer, a Torcida Americana é toda assim a começar por mim... Parabéns América pelos seus 103 anos de História e Tradição Social e Esportiva!!!



OS SÍMBOLOS NACIONAIS - Hoje também é o Dia dos Símbolos Nacionais. O nosso primeiro símbolo foi a Bandeira, criada em 1822 por um decreto do Imperador Dom Pedro I. A versão recente da Bandeira do Brasil foi criada após a Proclamação da República e alterada somente em 1992, quando uma lei determinou que os estados brasileiros e o Distrito Federal fossem representados pelas estrelas. O Hino Nacional, oficializado em 1922 é outro Símbolo Nacional e sem dúvida, um dos mais bonitos do mundo.

FALANDO DE EVENTOS


CARNAVAL AGITA O CANEÇÃO - O Lançamento dos Enredos das 12 (doze) Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ para 2008 na Casa de espetáculos Canecão, movimentou sambistas, jornalistas e personalidades. Os temas foram apresentados aos convidados pelos próprios carnavalescos, que organizaram 12 pequenos shows com vários artistas presentes. A Miss Brasil Natália Guimarães foi anunciada como a nova Rainha da Bateria da Unidos de Vila Isabel para este próximo Carnaval.

LANÇAMENTO TRICOLOR - A Chapa de Oposição Fluminense Unido e Forte comandada pelo candidato Peter Siemensen, será lançada hoje oficialmente no Jockey Clube do RJ, a partir das 20:00hs. Peter afirmou ter conhecimento de que a lista com os nomes dos sócios do clube só pode ser entregue no dia 1º de Novembro. Mas a reclamação é que a situação está utilizando tal lista antes da data. O candidato quer o mesmo direito. Pelo que tomei conhecimento, existe um Projeto Olímpico que será desenvolvido pela Oposição. O certo é que o Fluminense precisa voltar a ter um projeto além do Futebol.



BIENAL DO RJ - O dia de ontem foi agitado entre as atrações culturais, o debate sobre Maconha na Esquina do Leitor localizada no Pavilhão Azul do Riocentro contou com as participações do psicólogo Roberto Coelho e do psicanalista Luiz Pinheiro de Freitas. O primeiro defendeu a proibição e o segundo a legalização sem oba-oba. Freitas afirmou que as drogas estão presentes em todas as culturas, e que é irreal imaginar as pessoas se livrando delas. Coelho, trabalha na Secretaria Municipal de Combate à Dependência Química, falou que a Sociedade Brasileira não está pronta para a legalização. O público presente votou, a legalização venceu por 64,3% 18 (dezoito) pessoas, enquanto 35,7% 10 (dez) pessoas foram a favor da proibição, como acontece no País.


O PROFESSOR DA NOTÍCIA COMENTA

SOU CONTRA À LEGALIZAÇÃO DA MACONHA - Evidente que discussões como essa são oportunas, principalmente num evento que conta com a presença de jovens. Entretanto, acredito que toda DROGA é mesmo uma DROGA e nosso país não pode abrir este precedente de maneira nenhuma. Cabe as Autoridades e a Polícia combater a entrada das drogas, especialmente seu mercado nas favelas do Brasil. Além de todo o mal que a Maconha provoca, também leva o usuário para o contato com outras drogas e mais: não existe no País estrutura médica que possa prestar auxílio aos viciados e as pessoas que estão prontas para resistir à promessa de prazer instantâneo.






17.09.2007



No estúdio da Manchete ao lado de Vinicio Gama e Carlos Alberto Parizzi no Programa A Bola Não Para

MÍDIA
INOVAÇÃO NO RÁDIO - O programa A Bola Não Para é a grande novidade dos finais de semana no Rádio. Apresentado sempre após as rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol pela Manchete AM 760, com muito debate e polêmica, além das entrevistas nos vestiários. Ontem o destaque foi o clássico Vasco X Flamengo. Participaram da atração Vinício Gama, Ronaldo Castro, Daniel Pereira, Miguelzinho, Rodolfo Motta, eu e o irreverente Carlos Alberto Parizzi. O caneleiro do jogo escolhido foi Allan Kardek do Vasco, apesar de Obina ter alguns votos. Todos criticaram o técnico do Vasco Celso Roth pela substituição do jogador Marcelinho. O melhor escolhido, foi o goleiro Bruno do Flamengo. O Rádio Esportivo precisa de programas como este que apresenta informação, entrevista e opinião com polêmica. Os ouvintes e nós também gostamos!!!

FALANDO DE ESPORTES


ATLETISMO - Continua fazendo história o brasileiro Jadel Gregório. Ele faturou o bronze no Salto Triplo na etapa da Alemanha da Golden League em Berlim. Sua marca foi de 16,99m. O ouro ficou com o norte-americano Aarik Wilson e a prata com o português Nelson Évora. É o nosso saltador Rumo a Pequim!!!


BASQUETE - A dois segundos do final da partida, quando perdia por um ponto de diferença, a Seleção da Rússia virou o placar contra a Espanha (donas da casa) por 60 a 59 e conquistou seu primeiro título do Campeonato Europeu feminino realizado em Madri. As Russas garantiram vaga para Pequim ao lado da Espanha, vice e, da Lituânia que venceu a Grécia por 78 a 69 e ficou com o terceiro lugar. Foi sem dúvida uma vitória dramática e inédita.


FÓRMULA I - Com um desempenho impecável, a Ferrari conquistou uma dobradinha no GP da Bélgica com Kimi Rakkomen em primeiro, seguido de Felipe Massa. Um dos melhores momentos da corrida foi a largada. Fernando Alonso terceiro colocado empurrou o carro de Lewis Hamilton, para a área de escape e o inglês voltou para a pista forçando o espanhol para tentar conquistar a posição. A diferença agora dos dois na classificação é de dois pontos.
O Campeonato continua fervendo dentro e fora das pistas!!!


FUTEBOL - No domingo de clássicos pela 26ª Rodada do Campeonato Brasileiro o empate de 1 a 1 entre Vasco e Flamengo no Maracanã, representou um fracasso para os dois times. Leandro Amaral abriu o Placar para os vascaínos após uma cobrança de escanteio e Leonardo Moura empatou depois da falha do goleiro Sílvio Luís. Ambos os gols aconteceram após erros das benditas defesas. O árbitro Marcelo de Lima esteve inseguro e confuso, deixando de marcar um pênalti para cada lado. O fator positivo do clássico: 56.992 foram ao Maraca. O resultado mais justo seria a vitória do Vasco, não fosse a excelente atuação do goleiro rubro-negro Bruno.

O Cruzeiro conseguiu vencer o Atlético no Mineirão. Foi um jogo eletrizante com o time Azul marcando primeiro com dois de Roni. O Galo chegou ao empate em duas jogadas de bola parada, com Gérson e com Marinho. Mas Guilherme garantiu a nova vitória Cruzeirense com mais dois gols. A arbitragem também foi ruim, Evandro Roman marcou pênaltis polêmicos e deixou a partida quase se transformar em pancadaria nos minutos finais.

No Sul foi dia de Gre-Nal. O Grêmio venceu por 1 a 0 percebendo a deficiência do adversário se soltando em campo e dominando até o final. Agora está de volta ao
G4.

E o Botafogo mais uma vez derrota o Corinthians. O gol de Dodô foi o trezentos de sua carreira. Os Paulistas
viraram freguêses...


TÊNIS - Sem a exuberante Maria Sharapova, a Rússia em Moscou, dentro de casa, venceu a Federation Cup, versão feminina da Copa Davis. A tenista Svetlana Kuznetsova derrotou ontem a italiana. Francesca Schiavone fechando o confronto por 3 a 0. As russas estão fazendo escola no Tênis Internacional, este evento já foi conquistado por elas em 2004, 2005 e agora em 2007.

FALANDO DE EVENTOS


APRESENTAÇÃO DE ENREDOS - Acontece a partir das 20:00hs na Casa de Espetáculos Canecão do Rio de Janeiro a Festa de Lançamento dos Enredos das Escolas de Samba do Grupo Especial para o carnaval de 2008 e de seus Carnavalescos, promovida pela Liesa-Liga Independente das Escolas de Samba. A reportagem do Programa Noite Guerreira da Manchete AM 760 realiza cobertura.

Os enredos são os seguintes:

1. São Clemente - O Clemente João VI no Rio: A Redescoberta do Brasil
2. Porto da Pedra - Tem Pagode no Macro - 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil
3. Salgueiro - O Rio de Janeiro continua sendo
4. Portela - Reconstruindo a Natureza, Recriando a Vida: O Sonho vira realidade.
5. Mangueira - 100 Anos do Frevo é de perder o Sapato. Recife mandou me chamar
6. Viradouro - É de arrepiar.
7. Mocidade Independente - O Quinto Império do Brasil: Uma Utopia na História
8. Unidos da Tijuca - Vou juntando o que eu quiser, minha mania Vale Ouro, Sou Tijuca, Trago a Arte colecionando meu Tesouro
9. Imperatriz Leopoldinense - João e Marias
10.Vila Isabel - Trabalhadores do Brasil
11.Grande Rio - Coari, Vem meu Gás, Sapucaí
12.Beija-Flor - Macapaba - Equinócio Solar: Viagens Fantásticas ao meio do Mundo.

DATAS & FATOS


MESTRE DE BATERIA - Deixou esta vida ontem o Mestre Russo aos 44 anos. José Luís Custódio, começou entre os ritmistas da Estação Primeira de Mangueira ainda criança e tornou-se um dos diretores de bateria da Escola de Samba carioca. Russo, sem dúvida foi fundamental, porque se firmou num período tradicional das baterias de Carnaval. Que o Mestre possa receber toda a Luz da Espiritualidade...