sábado, 8 de agosto de 2009


Ricardo Mazela estréia na Manchete




O locutor esportivo Ricardo Mazela está de volta ao rádio. Com passagens pela TV Tupi, Rádio Globo, Tamoio e Rede Brasil, Mazela estréia na Rádio Manchete. Trabalhei com ele na Tamoio e agora estamos juntos outra vez. Seu estilo jovem permite bastante dinanismo nas transmissões esportivas. Boa Sorte para o novo integrante da equipe Apaixonada por Futebol!!!





Ao lado do locutor Ricardo Mazela nos estúdios da Manchete







13 horas de transmissão




A Rede Manchete de Rádio inovou ao promover 13 horas de programação ao vivo da Central do Brasil. Todos os comunicadores estavam no local no contato direto com o público. Participei do programa Manchete Esportiva 1ª Edição com a equipe esportiva e respondi perguntas sobre Futebol. Iniciativas como esta é fundamental para uma emissora que cresce na preferência popular.





Com a equipe da Manchete na Central do Brasil





Carnaval impulsiona geração de empregos


O Carnaval brasileiro adquiriu um novo significado ao longo desta última década, estrapolando os desfiles nas ruas e avenidas para se transformar em importante e sólida fonte de trabalho, renda e cidadania para milhares de integrantes das diversas comunidades que compõem as Escolas de Samba. Pensando nisto, o Instituto de Gestão e Comunicação e a Facha indealizaram o Curso de Capacitação Profissional de Gestão do Carnaval que terá a minha coordenação. Atualmente a indústria do Carnaval funciona o ano inteiro na cidade do Rio de Janeiro. Fantasias, adereços e outras peças são desenvolvidas para atender as demandas de mercado. Shows no país e exterior, apresentações em eventos e produção cenográficas fazem parte da cadeia produtiva do carnaval. Somente o desfile do Grupo Especial na Sapucaí envolve aproximadamente 4 mil pessoas. As disciplinas oferecidas são: História do Carnaval, Pesquisas de Enredo, Assessoria de Imprensa de Carnaval, Organizações Carnavalescas e Gestão de Operações do Carnaval, Economia e Fianaças do Carnaval, Produtos Jornalísticos de Carnaval e Gestão de Serviços do Carnaval. Maiores informações no site http://www.igec.com.br/ ou pelo telefone (21) 2102-3238.




A Mangueira é uma das mais importantes do RJ






Gestão de Qualidade


Estive entrevistando o Profº José Carlos Fontes que coordena o Curso de Gestão de Qualidade do IGEC/FACHA para a edição 18 da Revista O Professor da Notícia. O Curso terá início no dia 17 de outubro com uma proposta diferenciada, preparando gestores, gerentes e diretores de empresas para o bom desempenho empresarial. O Profº Fontes nesta entrevista fala sobre seu trabalho na ISO que é um orgão da ONU. O Brasil neste orgão é representado pela ABNT e neste momento a ISO está desenvolvendo uma nova norma sobre a gestão de pessoas para ajudar a implementação da qualidade na empresa. Nesta conversa falamos também sobre os serviços oferecidos pelo Brasil e o que existe de qualidade nossa para o mundo.





Ao lado do Profº Fontes com o Professor da Notícia virtual





Beija Flor valoriza o ser humano


Que a Beija Flor de Nilopólis é uma Escola de Samba vitorisa no Carnaval do Rio de Janeiro todas as pessoas sabem. Mas o Projeto Beija Flor é muito maior: forma, socializa e capacita muita gente para o mercado. Todos estes trabalhos são desenvolvidos em Nilopólis com profissionais a frente. Estive no Município para registrar este trabalho que foi matéria de capa de O Professor da Notícia. Visitamos a Creche Julia Abrão David, o Educandário Abrão David, os Cursos de Capacitação Profissional que acontecem na quadra, o Centro de Apoio Comunitário Nelson Abrão David e o Projeto Esportivo. Faço questão de atribuir a todos uma nota 10.







Luís Henrique é uma das crianças da Creche Júlia Abrão David





Teatro - Dança faz temporada no Rio



A Cia. Teatro Urgente de Vitória-ES apresentou o premiado espetáculo Metropolis numa temporada no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro. O Professor da Notícia assistiu a estréia e realizou reportagem para edição nº 17. Em cena, dois interpretes: Marcelo Ferreira, também autor e diretor e Diego Amaral. Nesse novo roteiro, dois operários estão dentro de um contêiner, que abriga todo tipo de mercadoria. Mantidos sob controle, vigiados pelo sistema, que tudo domina e ninguém vê, ingerem cápsulas num eterno delay. A peça alia a interpretação e a dança.






No camarim com Marcelo Ferreira e Diego Amaral





Mister Tubino in World Cup 94


A Copa do Mundo de Futebol de 1994 pode não ter sido grande coisa em termos técnicos, mas para mim foi especial. Realizei um sonho, o de assistir uma final com o Brasil conquistando o título. Apesar de ser realizada num país pouco afeito ao Futebol masculino, o evento teve uma média de público expressiva: 68.991 espectadores por jogo. O público total foi de quase 3,6 milhões de pessoas. O título brasileiro e a Copa de 94 completaram 15 anos. A reportagem completa está na edição 17 de O Professor da Notícia, na seção Ontem, hoje & sempre.





A imprensa do mundo se preparando para a decisão





Os tricolores eleitos


Os Dez Mais do Fluminense é o quatro lançamento da Coleção Idólos Imortais de autoria do jornalista Roberto Sander e publicado pela Maquinária Editora. Os eleitos foram: Marcos Carneiro de Mendonça, Romeu, Orlando Pingo de Ouro, Castilho, Pinheiro, Telê Santana, Valdo, Félix, Rivelino e Assis. O lançamento ocorreu no Bar da Piscina do Fluminense. A reportagem completa está na revista O Professor da Notícia nº 17.





Ao lado do jornalista Roberto Sander





Paulinho da Viola no Acústico


A temporada de Paulinho da Viola no Caneção foi um sucesso. Estive na estréia fazendo matéria para edição 17 de O Professor da Notícia. Alternando-se no violão e no cavaquinho e, acompanhando por oito músicos e três cantoras, ele começou o show com a música Timoneiro. Sem preocupação cronológica ele apresentou mais de vinte composições. A reportagem completa está na revista.





Paulinho da Viola no Caneção







Educação Qualificada




O Professor da Notícia firmou uma parceria com os cursos de Pós-Graduação do Instituto de Gestão e Comunicação e a Facha. A partir do nº 15 de nossa revista estamos também na internet no site www.igec.com.br . Os alunos também estão participando do projeto com a publicação de reportagens, pesquisas, fotografias e trabalhos de destaque. Desta forma, cumprimos um de nossos objetivos que é a informação com a qualidade da formação. Em agosto iniciam várias turmas novas dos cursos de Gestão Estratégica da Comunicação, Gestão em Políticas Públicas, Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (onde leciono duas matérias - História do Jornalismo Esportivo e Ética e Esporte), Gestão Estratégica de Marketing Digital e Gestão em Marketing Estratégico). Todos estes cursos atendem as demandas do mercado.



Com a coordenadora administrativa Laísa Lopes

e o diretor acadêmico Claudio Moreira





Médico aponta os avanços da Célula Tronco Embrionária


Entrevistei para O Professor da Notícia nº 17 o médico Cesar Nascimento. Além da função clínica, ele desenvolve trabalhos científicos e até escreve poesias. Nesta conversa falamos sobre os avanços nas experiências sobre a Célula Tronco Embrionária. Para o Dr. Cesar, avançamos bastante tanto nos procedimentos de exames de detecção como na classificação e controle das doenças de forma adequada, mas é fundamental que estas pesquisas não sejam usadas de forma indevida. Também falamos sobre a doação do coração e a dificuldade de avaliar o orgão adequado. Quando se chega no local, muitas vezes o corpo já está deteriorado e existe infecções. O doador tem que ser sadio e a equipe médica precisa fazer um esforço extra. Ser médico neste país não é fácil pelas dificuldades e pelo sistema operacional, que as vezes é muito lento.





Com o Dr. Cesar Nascimento







Alunos na Manchete


Grupos de alunos divididos da segunda turma do Curso de Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte da Facha participaram da visita no Programa Manchete Esportiva 1ª Edição. O encontro começou pela redação. Eles assitiram ao vivo a atração com apresentação do locutor João Guilherme e os comentários deste jornalista. Esta interação faz parte das atividades da matéria que leciono História do Jornalismo Esportivo.





Grupo de alunos nos estúdios da Manchete






Pizza Sacalinata


O Chef Leonardo Tubino para comemorar o Dia da Pizza nos apresentou a receita da Pizza Sacalinata (pizza enrolada muito servida como aperitivo). A Pizza é sem dúvida uma unamidade mundial. A receita completa e o modo de preparar está na edição nº 15 de O Professor da Notícia. O Chef Leonardo prepara surpresas para esta temporada em Vitória-ES.





Leonardo Tubino se especializou em Gastronomia





Noel: A presença do poeta da Vila


O Petisco da Vila, bar mais tradicional do bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro foi o local escolhido para o lançamento oficial do enredo 2010 da Vila Isabel. Será em homenagem ao Centenário de nascimento de Noel Rosa. Estivemos no local para fazer a reportagem que está no Professor da Notícia nº 15. Muitas personalidades também estiveram no local. Boa sorte para a galera da Vila Isabel, uma das tradicionais do samba carioca.






Ao lado de Martinho da Vila que teve a idéia do enredo





Janelas para a India




Foi realizada a Exposição de fotografias Janelas para a India no Iate Clube do Rio de Janeiro. As fotos foram elaboradas por Alice Kohler e a curadoria foi de Flávio Rodrigues. Alice conseguiu clicar a expressão do povo indiano. Neste momento a India por conta da novela global está na moda. A reportagem está na edição nº 15 de O Professor da Notícia.






Ao lado da jornalista Mhariazzinha e da fotografa Alice Kohler





Vivendo este momento lindo!!!


O Show dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos foi histórico. É impressionante como até chovendo uma multidão de fãs continuou no Maracanã, um local que dignificou o prestigio de Roberto. Quando entrei no Maraca pude sentir a energia que pulsava, principalmente com os balões em formato de coração. O público era composto por pessoas de todas as idades e de vários lugares. Fiquei muito feliz pela oportunidade de está presente nesta festa. O Professor da Notícia apresentou uma edição extra, a nº 16.





Pertinho do palco assisti o Show do Rei





Na tela do Plim Plim


A camiseta utilizada pelo Professor da Notícia e seus convidados no Show de Roberto Carlos no Maracanã chamou a atenção da repórter Sandra Passarinho da TV Globo. Estavamos na fila aguardando a abertura dos portões, quando com o microfone do RJ TV, Sandra conversou com este súdito do Rei.





A repórter da Globo Sandra Passarinho e este jornalista





Neguinho faz Show da superação




Foi uma noite inesquecível para o interprete Neguinho da Beija Flor. O Canecão foi palco do Show de lançamento do DVD Nos Braços da Comunidade. Em um dos momentos mais emocionantes do evento, ele cantou com os intérpretes das Escolas de Samba do Grupo Especial e Acesso do Rio de Janeiro. Neguinho também comemorou seu aniversário de 60 anos, a recuperação da saúde e os 35 anos de carreira. A matéria está na edição 14 de O Professor da Notícia.





Desejei felicidades e saúde para Neguinho no camarim





Celebração ao Esporte


O Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte editado pela Senac completou dois anos. Muita coisa aconteceu neste tempo, entre estas a indicação ao Prêmio Jaboti. O livro ficou entre os dez finalistas. Os lançamentos no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte e em Foz do Iguaçu foram muito concorridos. Na Bienal Internacinal do Livro no Rio em 2007 participamos de debates com o público. Pela mídia, este trabalho foi recomendado e conseguiu expressiva venda. Estivemos em todo o Brasil, divulgando e sendo festejado. A reportagem completa está na edição nº 14 de O Professor da Notícia. Vale ressaltar que o livro continua a ser vendido nas principais livrarias do país. Para festejar este feito fizemos um selo comemorativo.




Selo comemorativo dos 2 anos do

Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte





Por que não desisto


O livro Por Que Não Desisto - Futebol, Dinheiro e Política escrito pelo jornalista Juca Kfouri e editado pela Disal Editora foi lançado na Livraria da Cultura em São Paulo. É uma seleção de artigos de Juca sobre Futebol e as questões políticas e econômicas do esporte. Estive no lançamento prestigiando um dos mais conceituados jornalistas esportivos do país. Juca esteve ao lado de meu pai no combate a aqueles que passaram pelo esporte sem conduta moral. A sua última entrevista nesta vida na televisão foi no Programa Juca Entrevista da ESPN, divulgando o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. A reportagem de capa de o Professor da Notícia nº 14 sobre mais este lançamento da literatura esportiva brasileira. Parabéns Juca!!!






A emoção de Juca Kfouri comigo no lançamento de seu livro


























Nenhum comentário: