sexta-feira, 9 de novembro de 2007

09.11.2007


Doping de Rebeca Gusmão vira Caso de Polícia

FALANDO DE ESPORTES




FRAUDE – O caso Rebeca Gusmão, antes restrito a esfera esportiva, agora pode ser policial. Após as revelações de uso de testosterona, a nadadora pode ser acusada de fraude. Os exames de urina que foram realizados por ela durante o Pan Rio 2007 registraram presença de DNAs de pessoas diferentes. Em primeira análise, aconteceu uma alteração no conteúdo da amostra. O novo exame da prova foi solicitado pelo Dr. Eduardo de Rose, chefe da equipe médica da Organização Desportiva Pan Americana, ao laboratório Sonda, que processou as amostras. De Rose constatou diferenças nas amostras quanto à densidade e ao nível de diluição na urina dos testes realizados. No meio desta crise, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos comunicou o afastamento da médica Renata Castro. A médica disse que apenas acompanhou a atleta por ser a única avaliadora presente à tenda médica da Vila Pan Americana, onde aconteceram os exames. No entanto o Jornal Lance! divulgou que pelo menos seis agentes antidopping uniformizados estavam no momento no local. A assessoria de imprensa de Rebeca, pediu em nota publicada que a imprensa tenha compreensão, antes de se posicionar contra a atleta.




O PROFESSOR DA NOTÍCIA COMENTA




Aproveitando este drama que está sendo vivido pela nadadora Rebeca Gusmão e, também reportando aos últimos casos envolvendo atletas brasileiros como da jogadora de vôlei Jaqueline e do jogador de futebol do Botafogo Dodô, é importante refletir sobre os perigos das drogas no Esporte. O caso Jaqueline: foi ingerido uma substância chamada sibutramina, presente em moderadores de apetite. Esta medicação, como qualquer outra, pode apresentar efeitos colaterais como o sono superficial e agitação, o que naturalmente poderia ter prejudicado bastante a jogadora. O atacante Dodô foi indiciado por infringir o artigo 244 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que rege as regras de doping. O exame antidoping a que foi submetido depois da partida entre Botafogo e Vasco, no dia 14 de junho, deu positivo para a substância proibida femproporex, fato confirmado pelo resultado da contraprova, liberado no dia 9 de julho, que provocou a sua suspensão preventiva por 30 dias. Depois de muita polêmica e pouca explicação, Dodô foi absolvido. O caso de Rebeca Gusmão também é polêmico, primeiro por que fica claro a alteração corporal da nadadora, segundo pelo fato de passar mal constantemente após as competições e terceiro pelo problema hormonal. Se já não bastasse tudo, agora surge a informação de fraude. Os atletas precisam ter a consciência que apesar de enfrentarem problemas pessoais, também são referência, principalmente para os jovens e adolescentes. Buscar melhor resultado estético e melhor performance competitiva não pode superar a disputa esportiva.




DATAS & FATOS




KASPAROV A FERA DO XADREZ – Nesta data, o russo Gary Kasparov tornou-se Campeão Mundial de Xadrez em 1985. Kasparov é hoje um dos mais destacados campeão da modalidade.




O CINTURÃO DE ROY JONES JR – No dia de hoje aconteceu em 2003, o duelo dos boxeadores norte americanos Roy Jones Jr e Antonio Tarver. Roy conquistou os títulos da AMB e CMB, na categoria Meio-pesados.








Nenhum comentário: