CORRERIA NOS BASTIDORES - Na realidade, os temas destacados no Debate Manchete só podem ser definidos ao final do Programa Radar Manchete. Muitas das matérias apresentadas no jornalístico são aproveitadas, principalmente aquelas que causam polêmica. Vários assuntos acontecem no período de produção, como por exemplo o acidente com a aeronave da Gol e algumas votações políticas na Assembléia Legislativa. As reportagens são realizadas pela equipe de jornalismo da Rádio Manchete. O período de edição ocorre quando a Voz do Brasil está no ar. Os convidados chegam por volta das 19h30min e tomam conhecimento da pauta do dia. A produção fica apreensiva, enquanto todos não chegam.
ENQUETE SEMPRE GERA POLÊMICA - O público também participa em tempo real do Debate Manchete. Pelo site da emissora (http://www.radiomanchete.com.br/) responde simultaneamente com a opinião dos convidados uma enquete sobre o tema mais polêmico do dia. O âncora Ernani Alves faz questão que a polêmica faça parte das discussões e vibra quando acontece opiniões diferentes.
TEMAS COMUNITÁRIOS - Comunidade pode ser entendida como um conjunto de seres vivos inter-relacionados que habita um mesmo lugar. Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro de um conjunto de normas, como as pessoas que vivem na mesma cidade ou no mesmo bairro. No Debate Manchete, a preocupação com os assuntos comunitários é fundamental, argumenta o jornalista Ernani Alves. São os acontecimentos da cidade que mais atraem os ouvintes.
"Eu negociei o problema do Túnel com o argumento do fluxo das escolas"
SEGURANÇA PÚBLICA EM PAUTA - Os temas sobre a Segurança Pública sem dúvida são os mais concorridos. Nos últimos meses, acontecimentos de repercussão nacional e mundial fazem parte do noticiário da mídia. No Rio de Janeiro, as constantes disputas pelo tráfico de drogas e as operações policiais também repercutem para o Debate. Geralmente os temas policiais permanecem mais tempo no ar, justamente porque provocam polêmica.
Mario Picollo
(sobre a crise de comando da PM no Rio de Janeiro)
FORMANDO A OPINIÃO - Quando os jornalistas participam do Debate Manchete a polêmica aumenta. É fundamental para o jornalista ser expansivo, muitas das vezes até emotivo, garante a jornalista Vera Batista, uma das debatedoras. A presença jornalistica apresenta para um debate uma visão crítica e profunda de sua própria área de atuação, com base na vivência das reportagens.
" O crime é mais complexo, não é só um problema policial, mas também espiritual"
(sobre o assassinato da menina Isabella)
Derval de Oliveira
(sobre o crime de homofobia contra homossexuais)
COBRANDO DAS AUTORIDADES - Uma das assíduas participantes do Debate Manchete é a psicóloga Cleide Prado, mãe de Gabriela, assassinada no metrô do Rio de Janeiro. Cleide lidera um movimento pela mudança do Código Penal. Apesar do brutal acontecimento, sempre manteve posturas de bastante equilíbrio ao comentar este assunto. Para Cleide é fundamental os meios de comunicação contribuirem para cobrar das autoridades uma maior atuação no combate da violência urbana.
DA DENGUE À MACONHA - Os temas relacionados a saúde também estão na pauta de muitos debates. Os assuntos são diversos, desde a epidemia da dengue no Rio de Janeiro, até a polêmica da maconha como uso medicinal. O Debate Manchete já discutiu o descaso dos postos de saúde da cidade, a febre amarela, o tratamento do câncer e do HIV.
PROFISSIONAIS QUE FAZEM O DEBATE MANCHETE
Adalberto Borges - Sindicalista
Alceu Nobre - Professor e Líder Comunitário
Cleide Prado - Psicóloga
Derval de Oliveira - Advogado
Edson Nunes - Médico neurologista
Eduardo Moura - Médico pediatra
Eduardo Teixeira - Engenheiro
Fábio Tubino - Jornalista
Mario Picollo - Policial
Mauro Vasconcellos - Jornalista
Rui Barbosa Filho - Advogado
Sandra Andrade - Historiadora
Vera Batista - Jornalista
Waldir Luís - Radialista
Nenhum comentário:
Postar um comentário