sábado, 3 de maio de 2008

ABRIL 2008




MÍDIA
NA MANCHETE
O DEBATE É PRA VALER



O Debate Manchete é apresentado de segunda a sexta-feira, de 20h às 21h, destacando os principais assuntos do dia. O jornalista Ernani Alves é o âncora e convidados de diversos segmentos da sociedade desenvolvem pontos de vista diferentes sobre questões que influenciam as camadas populares. Além de ajudar a população a formar opinião, o Debate pretende sempre esclarecer questões complexas de forma didática, aproximando o ouvinte dos temas explorados pelo noticiário do dia. O telefone também é liberado para participação e desta forma, é possível registrar a opinião popular. O Debate Manchete só não vai ao ar nos dias das transmissões esportivas.




Participo do Debate que tem como âncora Ernani Alves

CORRERIA NOS BASTIDORES - Na realidade, os temas destacados no Debate Manchete só podem ser definidos ao final do Programa Radar Manchete. Muitas das matérias apresentadas no jornalístico são aproveitadas, principalmente aquelas que causam polêmica. Vários assuntos acontecem no período de produção, como por exemplo o acidente com a aeronave da Gol e algumas votações políticas na Assembléia Legislativa. As reportagens são realizadas pela equipe de jornalismo da Rádio Manchete. O período de edição ocorre quando a Voz do Brasil está no ar. Os convidados chegam por volta das 19h30min e tomam conhecimento da pauta do dia. A produção fica apreensiva, enquanto todos não chegam.

O âncora Ernani Alves confere a pauta antes do Debate

ENQUETE SEMPRE GERA POLÊMICA - O público também participa em tempo real do Debate Manchete. Pelo site da emissora (http://www.radiomanchete.com.br/) responde simultaneamente com a opinião dos convidados uma enquete sobre o tema mais polêmico do dia. O âncora Ernani Alves faz questão que a polêmica faça parte das discussões e vibra quando acontece opiniões diferentes.




O site da Manchete registra a opinião popular

TEMAS COMUNITÁRIOS - Comunidade pode ser entendida como um conjunto de seres vivos inter-relacionados que habita um mesmo lugar. Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro de um conjunto de normas, como as pessoas que vivem na mesma cidade ou no mesmo bairro. No Debate Manchete, a preocupação com os assuntos comunitários é fundamental, argumenta o jornalista Ernani Alves. São os acontecimentos da cidade que mais atraem os ouvintes.


O debatedor Alceu Nobre é líder comunitário do Cosme Velho

"Eu negociei o problema do Túnel com o argumento do fluxo das escolas"

Alceu Nobre
(sobre a abertura do Túnel Rebouças depois de uma semana)

SEGURANÇA PÚBLICA EM PAUTA - Os temas sobre a Segurança Pública sem dúvida são os mais concorridos. Nos últimos meses, acontecimentos de repercussão nacional e mundial fazem parte do noticiário da mídia. No Rio de Janeiro, as constantes disputas pelo tráfico de drogas e as operações policiais também repercutem para o Debate. Geralmente os temas policiais permanecem mais tempo no ar, justamente porque provocam polêmica.



Mario Picollo do Sindicato da Polícia Civil sempre entre os debatedores
" Quem fala sobre a polícia sem conhecimento é inocente demais"

Mario Picollo

(sobre a crise de comando da PM no Rio de Janeiro)

FORMANDO A OPINIÃO - Quando os jornalistas participam do Debate Manchete a polêmica aumenta. É fundamental para o jornalista ser expansivo, muitas das vezes até emotivo, garante a jornalista Vera Batista, uma das debatedoras. A presença jornalistica apresenta para um debate uma visão crítica e profunda de sua própria área de atuação, com base na vivência das reportagens.


A jornalista Vera Batista gosta de falar sob emoção

" O crime é mais complexo, não é só um problema policial, mas também espiritual"

Fábio Tubino
(sobre o assassinato da menina Isabella)
TRIBUNA AO VIVO - As questões jurídicas sugerem diversas interpretações. A maioria dos temas explorados no Debate Manchete, também precisam do conhecimento de advogados. Para Derval de Oliveira, um programa de rádio popular deve esclarecer especialmente o direito de cidadania.
" É normal um Gay beijar o outro em Ipanema"

Derval de Oliveira

(sobre o crime de homofobia contra homossexuais)

O advogado Derval de Oliveira analisa questões jurídicas

COBRANDO DAS AUTORIDADES - Uma das assíduas participantes do Debate Manchete é a psicóloga Cleide Prado, mãe de Gabriela, assassinada no metrô do Rio de Janeiro. Cleide lidera um movimento pela mudança do Código Penal. Apesar do brutal acontecimento, sempre manteve posturas de bastante equilíbrio ao comentar este assunto. Para Cleide é fundamental os meios de comunicação contribuirem para cobrar das autoridades uma maior atuação no combate da violência urbana.


A Psicóloga Cleide Prado pede mudanças na lei penal do país

DA DENGUE À MACONHA - Os temas relacionados a saúde também estão na pauta de muitos debates. Os assuntos são diversos, desde a epidemia da dengue no Rio de Janeiro, até a polêmica da maconha como uso medicinal. O Debate Manchete já discutiu o descaso dos postos de saúde da cidade, a febre amarela, o tratamento do câncer e do HIV.



Dr. Eduardo Moura médico pediatra no Debate

PROFISSIONAIS QUE FAZEM O DEBATE MANCHETE

Adalberto Borges - Sindicalista

Alceu Nobre - Professor e Líder Comunitário

Cleide Prado - Psicóloga

Derval de Oliveira - Advogado

Edson Nunes - Médico neurologista

Eduardo Moura - Médico pediatra

Eduardo Teixeira - Engenheiro

Fábio Tubino - Jornalista

Mario Picollo - Policial

Mauro Vasconcellos - Jornalista

Rui Barbosa Filho - Advogado

Sandra Andrade - Historiadora

Vera Batista - Jornalista

Waldir Luís - Radialista


Adalberto Borges dirige o Sindicato dos Guardadores de Automóveis










Nenhum comentário: