segunda-feira, 29 de outubro de 2007

29.10.2007


Fernando Garrido, o Jornalista e Escritor Orlando Duarte, eu e Manoel Tubino
no Lançamento do Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte em São Paulo.




DATAS & FATOS



LER É FUNDAMENTAL – Hoje é o Dia Nacional do Livro. A Biblioteca Nacional foi criada com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. O acervo tinha 60 (sessenta) mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, medalhas, moedas e etc..., tudo centralizado numa sala do Hospital da Ordem Terceiro do Carmo, no Rio de Janeiro. Em 1810, a Biblioteca foi transferida e essa passou a ser a data oficial de sua fundação, por isso esta data foi reservada para festejar o Livro no Brasil. Nosso País sempre apresentou vários autores de talento, muitos com sucesso em outros Países como Jorge Amado e nesta transição de século, Paulo Coelho. Nas áreas em que atuo, tenho contribuído com a Literatura, indicando alguns livros para meus alunos e também como autor. Até esta temporada publiquei 3 (três) livros, sendo que o último foi um dos grandes acontecimentos do ano, o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte com Manoel Tubino e Fernando Garrido.



GÊNIOS VIVOS - O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, ficou em 9º lugar numa lista que reúne os 100 maiores gênios vivos. As indicações consideraram fatores como Aclamação Popular, Importância Cultural, Poder intelectual e realizações. O documento foi organizado pela empresa de Global Synetics. O arquiteto dividiu o 9º lugar com o compositor americano Philip Glass e o matemático russo Grigory Perelman. Na primeira posição da lista está o químico suíço Albert Hoffman, criador da droga LSD, que provocou uma revolução nos tratamentos psiquiátricos nos anos 40. Hoffman dividiu este lugar com o cientista de computação britânico Tim Berners-Lee, criador do domínio World Wide Web, conhecido como www. A listagem ainda conta com o megainvestidor Americano George Soros (3º), o Animador e criador da série Os Simpsons, Matt Groening (4º), Nelson Mandela, ex - Presidente Africano (5º), o Físico Inglês Steven Hawking (7º), o Músico Daniel Barenboim (19º), o Magnata das Comunicações Rupert Murdoch (20º), o Jogador Russo de xadrez Garry Kasparov (25º), além do Líder Espiritual Dalai Lama (26º) e do Cineasta Americano, premiado por filmes como Tubarão, E.T. e outros Steven Spielberg (26º).




MANCHA ESCURA EM COPACABANA - Uma mancha escura surgiu na ontem na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela cobriu parte do mar, perto da areia, na altura do Posto 6. A Feema não soube informar a causa da coloração escura da água, e apenas convocou profissionais ao local para estudar a situação. Em Copacabana também voltaram a aparecer as Gigogas, aquelas plantas que se proliferam em água contaminada por esgoto. Por que todo ano é a mesma coisa???



NOVA PRESIDENTE DA ARGENTINA – Foi eleita ontem Cristina Kirchner como Presidente da Argentina. Cristina é a primeira mulher democraticamente eleita para presidir este País. No seu discurso, afirmou que é necessário reconstruir socialmente o País. O Brasil lidera os Países do Mercosul e a presença da Argentina é fundamental. Os Países Sul Americanos precisam estar fortes, principalmente economicamente para juntos construírem um processo de desenvolvimento.




FALANDO DE ESPORTES



FUTEBOL – O São Paulo superou o calor e o desgaste de Recife e mais uma vez venceu, agora o Sport por 2 a 1. No jogo realizado na Ilha do Retiro, Rogério Ceni marcou mais um gol em sua carreira. Agora o tricolor chega a 21ª vitória com 70 (setenta) pontos e 48 (quarenta e oito) gols marcados. Na 4ª feira, com o Morumbi lotado vai confirmar o título. O Flamengo sofreu para vencer o lanterna América – RN, mas garantiu 3 (três) pontos importantes para a classificação a Libertadores da América. O feito mais uma vez foi a Torcida que enfrentou o calor. No Machadão estiveram presentes 32.178 pagantes. O Grêmio triunfou num jogo de muitos gols, venceu o Náutico por 4 a 3, e também briga pela Libertadores. Em São Januário, faltou ao Vasco à raça e o empenho demonstrados no meio da semana, por isso empatou com o Palmeiras por 2 a 2. No Sul do Brasil, o Botafogo merecia ter goleado nos primeiros 45 minutos o Juventude, mas na etapa final, o goleiro Roger engoliu um frangaço e o time se perdeu. No meio de semana tem mais Campeonato Brasileiro.



FUTSAL – A Seleção Brasileira na cidade de Jaraguá do Sul em Santa Catarina venceu o Irã por 4 a 0 e conquistou o Grand Prix. Mais uma vez o Ala Falcão foi o artilheiro da competição ao marcar 9 (nove) gols.



GINÁSTICA – No exercício de Solo, em Stuttgart (Ale), como era esperado, Diego Hypólito conquistou sua 8ª Medalha de Ouro em Etapas da Copa do Mundo. A encantadora Jade Barbosa ganhou duas Medalhas de Prata, no Solo e no Salto.



NATAÇÃO – O Brasil encerrou a 2ª Etapa da Copa do Mundo em Cingapura, com mais uma Medalha de Prata, conquistada por Lucas Salatta, nos 200 metros medley com o tempo de 1min59s54. O grande destaque desta Etapa aconteceu nas provas femininas. A norte americana Natalie Coughlin estabeleceu novo recorde mundial para a prova dos 100 metros. A nadadora cravou 56s51.




STOCK CAR – Foi realizada a 10ª Etapa em Tarumã (RS), a 2ª válida pelos playoffs. A vitória foi de Rodrigo Sperafico, seguido de Cacá Bueno e Duda Pamplona. Cacá ficou mais perto do Bi Campeonato.



TÊNIS – É urgente que as entidades responsáveis façam uma apuração criteriosa nas denúncias sobre resultados armados na modalidade. Independente das armações, o Suíço Roger Federer, garantiu o Título de melhor da temporada ao vencer o Finlandês Jarkko Nieminen na final do Torneio da Basiléia.




VÔLEI – O Flamengo venceu em casa o Teresópolis na abertura do Campeonato Estadual do RJ por 3 sets a 1 com parciais de 25/22, 25/15, 18/25 e 28/26. O time rubro negro é um dos favoritos para o título da competição.




FALANDO DE EVENTOS




REINADO DO CARNAVAL DEFINIDO - O arquiteto e jornalista Alex de Oliveira, foi reeleito para o posto de Rei Momo do Carnaval do Rio de Janeiro pela 10ª vez. A Rainha do Carnaval eleita foi A Profª. de Educação Física Ketula Rocha Mello, ex-rainha de bateria da Escola de Samba Porto da Pedra. Jaqueline Faria, rainha em 2007, ficou em terceiro lugar e garantiu o posto de 2ª princesa. A 1ª princesa será Charlene da Costa. A festa aconteceu no Terreirão do Samba.



DOMINGUINHOS DO ESTÁCIO NA VILA ISABEL – O presidente da Vila Isabel Wilson Vieira Alves, convocou o Interprete Dominguinhos do Estácio para fazer parte da equipe que vai cantar o samba da escola na Passarela do Samba, ao lado do intérprete Tingá. Vale acrescentar que Dominguinhos ficou 12 anos na Viradouro.

Nenhum comentário: