sábado, 26 de abril de 2008

ABRIL 2008




CALENDÁRIO



DIA 01 - DA MENTIRA - A brincadeira surgiu na França desde o começo do século XVI. Este costume se espalhou para Inglaterra e em seguida para todo o mundo.





DIA 07 - DIA DO JORNALISTA NO BRASIL - Com a missão de defender a liberdade de expressão e os interesses da classe, a Associação Brasileira de Imprensa fundada nesta data decretou este dia de festa para os profissionais.



Faço jornalismo a 23 anos



DIA 11 - DIA DA ESCOLA DE SAMBA - Comemora-se a fundação do bloco de Carnaval Ouro sobre Azul criado por Paulo da Portela. Depois passou a ser chamar Conjunto Carnalesco Oswaldo Cruz. Em 1930 a agremiação foi rebatizada como Vai como Pode, devido aos inúmeros problemas que enfrentou para desfilar naquele ano. Em 1935 foi escolhido o nome definitivo como Portela. Estes acontecimentos fizeram da data uma homenagem as Escolas de Samba.




O desfile das Escolas de Samba do RJ é monumental




DIA 19 - DIA DO ÍNDIO - A data tornou-se oficial em todo continente americano. No Brasil foi oficializado em 1943. Os índios fazem parte da história do país e ainda permanecem em suas tribos localizadas em diversas regiões brasileiras.




Os índios sempre habitaram no Brasil



DIA 21 - DIA DE TIRADENTES - Joaquim José da Silva Xavier, trabalhava como dentista e recebeu o apelido de Tiradentes. Ele se tornou mártir da chamada Inconfidência Mineira, um movimento defensor da República no Brasil, que acabou sufocado pelas autoridades portuguesas. Tiradentes foi o único condenado à forca.






DIA 22 - DESCOBRIMENTO DO BRASIL - Marca a data em que a esquadra de Pedro Alvares Cabral ancorou em frente ao Monte Pascal. O descobrimento oficial em 1500 está registrado na carta de Pero Vaz de Caminha.

O Santo Guerreiro



DIA 23 - DIA DE SÃO JORGE - São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros e do Clube Corinthians no Brasil. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões.






Nenhum comentário: