sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

JANEIRO 2008
DATAS & FATOS
IMPORTANTES
COMEMORAÇÕES
DE
2008
O Planeta Terra visto do Espaço

ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA - O Planeta Terra é onde habitamos. É maltratado pelo aquecimento global, mas sua visão espacial é maravilhosa.

ANO OLÍMPICO - Os Jogos Olímpicos de Verão é o maior evento esportivo do mundo. Será realizado na Cidade de Pequim na China de 8 a 24 de agosto.

200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGESA NO BRASIL - A Família Real Portuguesa trouxe seus hábitos, sua linguagem e até progressos para nosso País.

100 ANOS QUE MACHADO DE ASSIS DEIXOU ESTA VIDA - O escritor Machado de Assis contribui com seus textos. É um clássico da Literatura Brasileira e sempre falou do cotidiano.

50 ANOS DE BOSSA NOVA - O movimento musical revelou importantes cantores e compositores da MPB, entre estes João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

CALENDÁRIO

DIA 01 - CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL - Início do Ano Novo e quando se faz votos de Ano Bom. No Brasil vários rituais são realizados.

DIA 06 - DIA DE REIS - Homenagem aos 3 Reis Magos que visitaram Jesus na noite em que nasceu. Eles o presentiaram com ouro, incenso e mirra, representando respectivamente sua realeza, sua dividade e sua haumanidade. É uma celebração católica.

DIA 10 - DIA DE OXALÁ - Homenagem ao Rei dos Orixás e dos homens. É o mais querido dos Deuses Afro-Brasileiros.

DIA 20 - DIA DE SÃO SEBASTIÃO - Celebração ao Santo Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro. É feriado na Cidade Maravilhosa.

São Sebastião Padroeiro do RJ

DIA 21 - DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO - Esta data foi criada em 1949 pela Assembléia Espiritual Nacional, uma entidade brasileira composta por membros da doutrina Comunidade Bahia e por adeptos de outras crenças.


É fundamental a liberdade religiosa

DIA 25 - DIA DE FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO - A fundação aconteceu em 1554 pelo Jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. É o lugar mais populoso do Brasil, responsável pela liderança na produção econômica do País.

DIA 28 - DIA DO COMÉRCIO EXTERIOR - Em 1808, a Família Real Portuguesa transferui-se para o Brasil a fim de se proteger das tropas de Napoleão Bonaparte, que tinha invadido o Reino. Em sua condição de colônia, o Brasil só podia manter relações com Portugal, até que nesta data, o Princípe regente Dom João VI, pois fim a este monopólio ao assinar o Decreto de Abertura dos Portos, que liberou o comércio entre o Brasil e outras nações.




Nenhum comentário: