quinta-feira, 27 de setembro de 2007


29.09.2007




DATAS & FATOS





O Blog do Fábio Tubino a partir de hoje busca uma maior interatividade. Vamos realizar a primeira pesquisa Datas & Fatos. O nosso leitor através dos comentários deve votar por ordem de preferência e daqui a duas semanas o resultado será divulgado.


A pergunta é a seguinte:



Quais foram os dez acontecimentos mais marcantes do Esporte no Brasil?



A opção vem abaixo juntamente com as fotos correspondentes. Agora basta votar.






Cerimônia do Pan RJ 2007 no Maracanã



1 - PAN RIO 2007 - O Esporte viveu essa energia. Os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro mobilizaram os cariocas e turistas. O evento foi melhor da história. Novas praças foram apresentadas ao público como o Engenhão, o Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Olímpica.




Time do Uruguai Campeão do Mundo no Maracanã



2 - Copa do Mundo Futebol 1950 - O início da Era Maracanã - O maior evento do Futebol Mundial foi realizado no Brasil e o Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro foi inaugurado para esta Copa. O Brasil perdeu para o Uruguai na final.






O momento em que Pelé faz o Gol 1.000 no goleiro Andrada



3 - O Milésimo Gol de Pelé - Feito histórico do atleta do Século XX - Aconteceu no dia 19 de novembro de 1969 pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O Santos ganhou de 2 a 1 e o gol foi de pênalti.





Didi inventor da Folha Seca foi o autor do primeiro gol do Maracanã




4 - A Inauguração do Maracanã - Surge o tempo do Futebol - A inauguração aconteceu no dia 16 de Junho de 1950 com o Jogo entre as Seleções de São Paulo e Rio de Janeiro. Vitória dos Paulistas por 2 a 1. O primeiro gol foi do jogador Didi.



Bernard faz o Jornada nas Estrelas no Maracanã



5 - O jogo entre Brasil e URSS no Maracanã - A consolidação do Vôlei no País - O jogo aconteceu no dia 26 de Julho de 1983 e a Seleção Brasileira Masculina debaixo de chuva venceu por 3 a 1. 95.810 pessoas foram ao Estádio.







Ayrton Senna o Rei da Pista em Interlagos



6 - A emocionante vitória de Ayrton Senna em Interlagos - O público invade a pista - GP Brasil de Fórmula I aconteceu no dia 28 de março de 1993 em Interlagos-SP. Com muita chuva Ayrton ultrapassou Damon Hill. Foi a centésima vitória da escuderia Mac Laren.


A emoção de Pelé ao conduzir a Tocha Olímpica no RJ




7 - A Passagem da Tocha Olímpica no Rio de Janeiro 2004 - Um Domingo emocionante - Pela primeira vez o Brasil teve uma cidade, o Rio de Janeiro no roteiro da passagem da Tocha de Atenas 2004. A Festa mobilizou no dia 13 de julho Pelé, Xuxa, Renato Aragão e outros. Na Praia do Flamengo Show reuniu 30 (trinta) artistas da MPB e mais de 400 (quatrocentas) mil pessoas.






Romário faz o gol 1.000 em São Januário



8 - O Milésimo gol de Romário - Um dia de Festa em São Januário - Depois de muita persistência, o atacante Romário consegue a Façanha em São Januário no Jogo que o Vasco da Gama venceu o Sport Recife por 3 a 1 pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2007.




Wlamir Marques Astro do Basquete Brasileiro no Mundial do RJ




9 - A Conquista do Bi Mundial de Basquete em 1963 - Foi uma competição sensacional e o Rio de Janeiro foi sede do Campeonato Mundial de Basquetebol masculino. Os Brasileiros conquistaram no Ginásio do Maracanazinho lotado o Bi-Campeonato derrotando a Iugoslávia. Foi a época da geração Amauri, Wlamir e Ubiratan.






Pelé comandou o Santos nos títulos Mundiais

10 - O Santos de Pelé conquista o Mundo - O Histórico time de Futebol do Santos conquistou no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro o Bi-Campeonato Mundial de Clubes na década de 1960. Em 1962, o primeiro jogo foi no RJ com vitória Santista por 3 a 2, sobre o Benfica de Portugal. Em 1963, a decisão contra o Milan da Itália também foi no Maracanã. Dois jogos aconteceram, no primeiro vitória de 4 a 2 e no segundo 1 a 0.




Clodoaldo Santos foi um dos destaques do Brasil no Parapan


11 - O Parapan 2007 que emocionou o Mundo - Os Jogos Parapan Americanos também foram realizados no RJ com a mesma estrutura do Pan. O Brasil ficou em primeiro lugar no número de medalhas conquistadas e emocionou.



Mundial de Judô agitou a Arena Olímpica no RJ

12 - O Campeonato Mundial de Judô no RJ 2007 - O Melhor resultado do Brasil - Nosso País realizou mais uma vez o Campeonato Mundial, só que desta vez foi disputado na nova Arena Olímpica no RJ e os judocas Brasileiros conseguiram o melhor resultado da História.



Sandro Dias foi o destaque do Skate na Olímpiada dos Esportes Radicais

13 - X Games no RJ - A expansão dos Esportes Radicais - Foi lançada em 2002 a Seletiva da América Latina da Olimpíada dos Esportes Radicais. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro e o local para as disputas foi o Aterro do Flamengo. Em função do sucesso, no ano seguinte o evento foi transferido para a Praia de Copacabana. A partir de então estas modalidades se expandiram no País com uma infra-estrutura industrial e o ídolo mundial Sandro Dias.



Façanha do Surfe na Cidade Maravilhosa



14 - A primeira Façanha do Surfar numa mesma onda - O feito aconteceu na Praia da Macumba no RJ, promovido pelo legendário surfista Rico de Souza.




Os aviões agitaram a Praia de Botafogo no RJ

15 - A Corrida Aérea no RJ - Um Dia de Ano Novo na cidade - Milhares de pessoas foram a Orla de Botafogo em 2007 acompanhar a primeira Corrida Aérea no Brasil. A mobilização chegou a causar transtorno na cidade, lembrando um dia de Reveilón.



Maria Lenk a Pioneira do Nado Borboleta

16 - Os recordes Mundiais de Natação de Maria Lenk nos Anos 30 e 40 - A nadadora Maria Lenk (in memorian) trouxe para o País o estilo Borboleta. Conseguiu dois recordes Mundiais históricos, e que permanecem 10 (dez) anos sem serem alcançados. O dos 200 (duzentos) metros que aconteceu na Piscina do Fluminense em 1939 e dos 400 (quatrocentos) metros em 1940 na Piscina do Botafogo.



Nas areias de Fortaleza Sandra Pires faz história




17 - A Milésima vitória de Sandra Pires - Aconteceu em Fortaleza ao lado da jogadora Ana Paula pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia em 2007.





O recorde histórico de Jadel Gregório

18 - Jadel Gregório quebra o recorde Sul-Americano do Salto Triplo - No Grande Prêmio Brasil de Atletismo, realizado em Belém, em 20 de maio de 2007, Jadel Gregório quebrou o recorde sul-americano e brasileiro do salto triplo, conseguindo a marca de 17,90 metros. O recorde anterior foi conquistado 32 anos atrás por João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que em 1975, nos Jogos Pan Americanos da Cidade do México, alcançou a marca de 17,89 metros, estabelecendo o então recorde mundial da prova.




Time do Flamengo Campeão da Copa União 1987


19 - Copa União movimenta o Futebol no Brasil - Em 1987, os treze principais clubes do futebol brasileiro na época (Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético/MG, Cruzeiro, Inter, Grêmio e Bahia) decidiram fundar uma associação denominada Clube dos 13. Reunidos na nova associação, apesar das ameaças de desfiliação por parte da CBF, com o respaldo da FIFA, agregaram um novo elemento ao mundo do futebol brasileiro, ou pelo menos inédito: o projeto de marketing. Patrocinados pela Coca-Cola, Varig e Rede Globo de Televisão, organizaram a Copa União. O Flamengo foi o grande Campeão.


Arena de Barretos projetada por Oscar Niemeyer



20 - Arena de Rodeio inaugurada em Barretos - Projetada por Oscar Niemeyer, tem capacidade para 35 mil pessoas sentadas. Foi inaugurada oficialmente em 1985, por ocasião da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro. É a maior do gênero na América Latina, tendo toda infra-estrutura para a realização de rodeios e outros eventos, tais como: camarotes, bretes, palcos, lojas e um grandioso sistema de iluminação.











































Nenhum comentário: