quinta-feira, 27 de setembro de 2007

27.09.2007


A partir do Gramofone a MPB passou a ser executada em todo o Mundo
DATAS & FATOS
MPB - REFERÊNCIA MUNDIAL - Comemoramos hoje o Dia da Música Popular Brasileira, uma referência Mundial (Garota de Ipanema, Aquarela do Brasil, Roberto Carlos, etc...). A atração pela Música é eterna e universal. Ela estimula a alma e nos faz cantar e dançar. Vários Gêneros Musicais foram compostos e interpretados por grandes compositores, cantores, músicos e maestros do País. A nossa Música também é objeto de pesquisas, de formação profissional e até de obras literárias. Entre os Estilos musicais brasileiros estão a Música Sertaneja, o Samba, as Marchinhas Carnavalescas, a Bossa Nova, a Jovem Guarda, o Chorinho e muitos outros. Os artistas que escreveram a História da MPB tem sem dúvida muito valor.



CONQUISTAS SOCIAIS E OPORTUNIDADES - Nesta data festejamos o Dia Nacional do Idoso. A expectativa de vida no Brasil era em média de 35 (trinta e cinco) anos em 1900 e, hoje subiu para 66 (sessenta e seis) anos. Este aumento ocorre em função de vários fatores, entre estes os avanços tecnológicos e a evolução da Medicina. A população de idosos cresceu significativamente nos últimos 40 (quarenta) anos. A imagem do avô ou da avó que fica contando historinha já não é uma realidade dos dias atuais. A maior idade modificou-se e hoje muitos praticam Esportes, realizam viagens e até fazem atividades domésticas. De acordo com a ONU - Organização das Nações Unidas, hoje os idosos à partir dos 66 (sessenta e seis) anos estão mais ativos no Mundo do que muitos jovens. Uma conquista social importante foi a criação dos Sistemas Previdenciários, Estatais ou Privados, instituídos nosso País e em outros. Estes passaram a prover financeiramente aqueles na fase não trabalhista de suas vidas, isto é, depois da aposentadoria.



CELEBRAÇÃO DE SUCOT - Os Judeus realizam à partir de hoje (até amanhã), a Celebração de Sucot. É a lembrança dos 40 (quarenta) anos de perseguições do Povo Judeu quando deixou o Egito. Nas Casas e Sinagogas, montam-se Cabanas (Sucot em Hebraico) de madeira e folhagem, exatamente como as que foram utilizadas no deserto. Nestas, eles rezam e comem para agradecer a Deus a proteção no período.



SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como deixaram a vida. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no Século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião. No Brasil, em 1530, a Igreja Católica de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a Festa aos Santos Gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitadas com bandeirolas e alegres desenhos. No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".



É BOM FAZER TURISMO - Festejamos hoje o Dia Mundial do Turismo, promovido pela Organização Mundial de Turismo desde 1979. É muito bom fazer Turismo e conhecer sempre que possível novas culturas e
pessoas.



FALANDO DE ESPORTES



BASQUETE - Em partida de altos e baixos, o Seleção Brasileira Feminina derrotou a rival Argentina pelo Pré-Olímpico realizado no Chile, por 72 a 62. Ainda é preciso melhorar bastante para assegurar uma vaga Olímpica.



O jogador Marcelinho Machado que atuou na última temporada no Zalgiris Kaunas, da Lituânia, acertou com o Flamengo. É um excelente reforço.



FUTEBOL - Os argentinos vão embora... O Vasco da Gama no Caldeirão de São Januário fez o placar que precisava no Lanús (3 a 0) e desta forma avança na Copa Sul-Americana. O Lateral Wagner Diniz foi o grande destaque, incomodando a defesa adversária e ainda fazendo um gol. Em jogo sofrido, o São Paulo também se classificou no Morumbi vencendo o Boca Juniors (1 a 0). O jogador Aloísio entrou e fez o
gooool salvador.



SURFE - Brigitte Mayer, a mais experiente em atividade, Andréa Lopes, Tetracampeã Brasileira e Tita Tavares, anunciaram que irão surfar a Pororoca. O Circuito de Surfe da Pororoca está citado no
Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte.



VÔLEI - A Seleção Brasileira Feminina estreou sem qualquer dificuldade no Campeonato Sul-Americano, derrotando a Colômbia por 3 sets a 0 (25/13, 25/06 e 25/14), em apenas 53 minutos de jogo.
Começamos bem!!!



PAPO RÁPIDO



O Polêmico Filme Tropa de Elite perdeu a indicação a candidato do Brasil para concorrer ao Oscar 2008 de Melhor Filme Estrangeiro. O escolhido pelo júri formado por especialistas e cineastas foi O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, que retrata a história de um garoto abandonado pelos Pais durante a Ditadura Militar. Achei boa a indicação, já que este é um longa emocionante e apresenta o que de fato acontecia naquele período do País. Tropa de Elite iria mostrar a vergonha atual do Brasil.


Nenhum comentário: