quinta-feira, 11 de outubro de 2007

11.10.2007





Nelson Sargento Ícone do Samba Carioca






DATAS & FATOS







NOSSO SAMBA AGORA É PATRIMÔNIO CULTURAL - O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico declarou esta semana o Samba do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural. O estudo sobre as origens do ritmo foi iniciado em 2004, depois que Nilcemar Nogueira, Presidente do Centro Cultural Cartola e neta do compositor Agenor de Oliveira, o Cartola, solicitou ao Instituto o reconhecimento. Neste mesmo ano, a Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e Liesa-Liga Independente das Escolas de Samba apoiaram o pedido. A partir daí, foi elaborado um extenso dossiê, formado por monografias, teses, livros, vídeos, discos e reportagens. Neste documento também estão os depoimentos de importantes sambistas como Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Xangô da Mangueira. Além de tudo isso, foram desenvolvidas pesquisas junto às 6 (seis) Escolas de Samba mais antigas do Carnaval como Estácio de Sá, Império Serrano. Mangueira, Portela, Salgueiro e Vila Isabel. Este reconhecimento veio sem dúvida em excelente hora, Já que o Samba é a dança cantada de origem africana desenvolvida no Brasil e em especial no Rio de Janeiro. Parabéns à todos os Sambistas e Compositores deste gênero!!!





FUNDADOR DA MANGUEIRA - Nesta data nasceu por aqui, Agenor de Oliveira - Cartola, um dos fundadores da Escola de Samba carioca Estação Primeira de Mangueira. Foi muito gravado por cantores na década de 1930. Na história da Música Popular Brasileira é consagrado como um dos maiores Sambistas de todos os tempos.





LETRISTA POLÊMICO - Deixou esta vida no dia de hoje em 1996, Renato Russo, cantor e compositor de Rock e vocalista da banda Legião Urbana. Os seus poemas e suas músicas sempre mostraram uma pessoa frágil e vulnerável, procurando salvação no Budismo, na Bíblia e no Amor. Através do messianismo das letras e dos hábitos de Renato a Legião viraram quase uma religião entre os jovens.







FALANDO DE EVENTOS







BEIJA FLOR, GRANDE RIO E SALGUEIRO ESCOLHEM SEUS SAMBAS - Prosseguem hoje as escolhas de Sambas Enredo das Escolas do Grupo Especial do Carnaval do RJ:





BEIJA FLOR - A atual Campeã de fato e de direito leva para sua final hoje três sambas. Na programação da Festa a participação dos alunos da Escolinha de Porta-bandeira e Mestre-sala coordenada por Selminha Sorriso e Claudinho.





GRANDE RIO - Quatro sambas fazem a final nesta noite. O agito conta também com a presença da atriz Grazzi Massafera que será novamente apresentada como Rainha da Bateria tão bem comandada pelo Mestre Odilon.





SALGUEIRO - Depois de três meses o Salgueiro escolhe hoje seu samba para o Desfile de 2008. Quatro sambas estão na disputa. Vale acrescentar que todas as parcerias contam com compositores que já foram vencedores em Carnavais anteriores.





HOMENAGEM AO CRISTO REDENTOR - Os sinos de quatrocentas igrejas badalaram por dois minutos ontem em toda Cidade Maravilhosa, para comemorar a escolha do Cristo Redentor como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. No alto do Cristo, a sinfonia teve acompanhamento de harpas, violinos, teclados e as vozes de vinte e sete integrantes do Coral Schola Cantorum. A cantora Fafá de Belém interpretou as músicas Jesus Cristo e Ave Maria. Foi um final de tarde inesquecível.









FALANDO DE ESPORTES









BASQUETE - Mais uma vez querem tumultuar a nova administração do Basquete no Rio de Janeiro. Agora após o Conselho Arbrital aceitar por unanimidade as parcerias de Vasco com o Universo (DF), de Fluminense com o Minas Tênis (BH) e do Iguaçú com Uberlândia (MG), um ex-dirigente denuncia que o Campeonato Estadual está sendo disputado sem o registro na Federação destas equipes. Vale acrescentar que no Regulamento está previsto que os atletas podem deixar de usar a carteira da entidade (que comprova o registro) em casos extraordinários. E estas parcerias são, principalmente porque elevam o nível da competição. Conversei com o Presidente da Federação Álvaro Lionides que garantiu a continuidade do Estadual e ainda que a legalidade do procedimento é uma questão de interpretação.

Apesar da polêmica, o Vasco da Gama derrotou o Fluminense por 89 a 77. O cestinha da partida foi o Pivô vascaíno Luis Fernando com 27 pontos. O tricolor sofreu sua segunda derrota, mas ainda soma dez pontos na competição.

FUTEBOL - Depois de muita polêmica e com problemas financeiros graves, Andrés Sanchez foi eleito o novo Presidente do Corinthians. Ele fica no cargo até Fevereiro de 2009. Sem dúvida que agora a principal missão do dirigente é revitalizar a imagem do clube, seriamente comprometida pelo processo na Justiça Federal que o ex-presidente responde por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

O Vasco da Gama perdeu ontem para o América do México por 2 a 0. No primeiro tempo até jogou bem mas na etapa complementar sentiu a atitude e agora terá que inverter outro placar adverso em São Januário. O São Paulo também decepcionou e perdeu em pleno Morumbi para o Millonarios por 1 a 0. Está difícil a classificação dos brasileiros na Copa Sul-Americana.


Nenhum comentário: