quinta-feira, 11 de outubro de 2007

12.10.2007


O Cristo Redentor é uma das maravilhas do Mundo



DATAS & FATOS





CRISTO REDENTOR DE BRAÇOS ABERTOS SOBRE A GUANABARA - Nesta data aconteceu em 1931, a inauguração da Estátua do Cristo Redentor no Morro do Corcovado. Hoje é considerado com muita justiça uma das Setes Maravilhas do Mundo. A onstrução de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921. A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. A Estrada de Ferro teve seu primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluido, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906. A construção do Cristo Redentor ainda é considerada uma dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. O dono do projeto levou sua vida inteira confeccionando a estátua, que foi construída em concreto armado e revestida de pedra-sabão, originária do próprio pico do Corcovado.




PADROEIRA DO BRASIL -
Hoje também é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em 1717, a Imagem foi encontrada no Rio Paraíba por alguns pescadores. Em uma época de pesca ruim, eles estavam desanimados quando pegaram em sua rede primeiro o corpo, e depois a cabeça da imagem da Santa. Assim que as partes foram reunidas o rio milagrosamente se encheu de peixes. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira pelo Papa Pio XI, em 1929.




O VALOR DOS MARES - Celebramos hoje o Dia do Mar:


Os mares contêm 90% da biomassa do nosso Planeta, de algas à baleia azul.



Aproximadamente 3,5 bilhões de seres humanos dependem dos mares (este número pode duplicar dentro dos próximos 20 anos).



Mais de 70% dos peixes são pescados em excesso. As reservas de atum, bacalhau e peixe espada foram reduzidas em 90% no último século.



O material plástico descartado mata anualmente um milhão de pássaros marinhos, 100.000 mamíferos marinhos e incontáveis peixes.


Os vazamentos involuntários, despejo ilegal pela navegação e acidentes marítimos poluem anualmente os mares com enormes quantidades de óleo.



O nível do mar subiu 10 a 25cm nos últimos 100 anos e pode subir ainda mais, inundando regiões costeiras baixas.



Dos recifes de corais tropicais localizados de 109 países, 93 já estão fortemente danificados pelo desenvolvimento econômico das regiões costeiras e pelo crescente turismo. Os recifes de corais cobrem apenas 0,5% do fundo do mar, mas 90% das espécies dependem destes recifes de maneira direta ou indireta.



Na Conferência Internacional 2002, em Joanesburgo, em princípio houve um acordo para a criação de regiões marítimas protegidas até o ano 2012 e para reabastecer até 2015 as reservas de peixes dizimadas, a fim de evitar que a pesca descontrolada continue.




COMO É BOM BRINCAR - Hoje também é o Dia da Criança no Brasil desde 1955. A data existe por iniciativa de um diretor da Fábrica de Brinquedos Estrela. Ele queria aumentar as vendas de brinquedos e parece que conseguiu. De um tempo para cá, os meios de comunicação passaram a conscientizar os trabalhos de responsabilidade social desenvolvidos para as crianças. Ainda assim quase quatrocentos milhões de crianças trabalham e exercem funções impróprias para a idade. É fundamental que todos os adultos sejam sempre que possível crianças, para que este Mundo Selvagem fique um pouco mais inocente.




UM PROFESSOR E SUA INVENÇÃO - O Basquete é uma das modalidades esportivas mais interessantes do Mundo. Hoje é o Dia do Basquete, criado em 1891. O Diretor do Departamento de Educação Física da ACM-Associação Cristã de Moços Luther Gullick, em Massachusetts nos Estados Unidos, determinou ao professor Canadense James A. Naismith a tarefa de criar um jogo sem violência para ser praticado dentro dos ginásios. O professor pediu dois cestos usados para colheita de pêssego e com um martelo e alguns pregos, pendurou-os no alto. Os alunos foram divididos em duas equipes e passaram a jogar o Esporte. A descrição, a origem e o desenvolvimento do Basquete está citado no Capítulo 03 - Esportes Tradicionais do Dicionário Encilopédico Tubino do Esporte.




MARAVILHA DO RJ - No dia de hoje foi inaugurado o Aterro do Flamengo em 1965. Originado do desmonte do morro Santo Antônio, se estende da Avenida Beira Mar, desde o Aeroporto Santos Dumont até a Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro. Com uma área de quase 1.300.000 metros quadrados e cerca de 700 mil metros de área verde, o Parque do Flamengo, foi idealizado por Lota Castellar de Macedo Soares, nomeada coordenadora - chefe do projeto pelo governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda. A urbanização da área foi concebida pelo arquiteto Affonso Reidy e a criação da paisagem por Roberto Burle Marx.




FALANDO DE ESPORTES






FUTEBOL - Além da Copa do Brasil, competição oficial promovida pela CBF, a empresa J. Cocco Sport Marketing apresentou um projeto para organizar a Copa do Brasil Futebol Mulher. A competição terá como parceiro no desenvolvimento de mídia, o locutor esportivo Luciano do Valle, com início no primeiro semestre do ano que vem. O campeonato será inspirado em ligas como a NBA e a NFL.




NADO SICRONIZADO - A partir de hoje até domingo acontece no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, o 2º Troféu Mundial de Nado Sincronizado. O evento conta com a participação de atletas do Brasil, Egito, Espanha, Estados Unidos, Japão, México e Rússia, O Troféu Mundial estará focado na impressão artística, ou seja, não será analisado o mérito técnico das coreografias de dueto, equipe e rotina livre combinada (coreografia que mistura elementos de solo, dueto e equipe). Este é um evento interessante para o carioca acompanhar no Feriadão.

FALANDO DE EVENTOS

A Beija-Flor escolheu na madrugada desta sexta-feira seu hino para o próximo carnaval. Cláudio Russo, Carlinhos Detran, J. Veloso, Gilson Dr., Kid e Marquinhos . A noite foi marcada pela homenagem feita pela escola ao Presidente de Honra, Anízio Abraão David (Vida longa Amigo do Samba). Em 2008, a azul e branco terá como enredo "Macapaba, Viagens Fantásticas do Meio do Mundo".


A Grande Rio escolheu na madrugada desta sexta seu samba para o carnaval 2008 diante de um público de 4 mil pessoas que se aglomeraram, em Caxias. Nos bastidores, já era certa a vitória dos compositores Mingau, Emerson Dias, Edu da Penha e Maurição. Após o resultado, a expectativa se confirmou. O líder da parceria, Mingau, revelou que Arlindo Cruz também é um dos autores da composição. O enredo da Grande Rio é "Do verde de Coarí, vem meu gás Sapucaí”.

O Salgueiro escolheu na madrugada desta sexta-feira o seu samba-enredo de 2008. Pela segunda vez, o compositor Dudu Botelho terá seu samba cantado na Avenida, ao lado dos colegas Marcelo Motta, Josemar Manfredini, João Conga e Luiz Pião.Os autores campeões conseguiram traduzir o enredo "O Rio de Janeiro continua sendo...", dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lávia.











Nenhum comentário: