Marília autografa meu livro
Ao lado da escritora e atriz Marília Pêra
O autor de Duas Caras Aguinaldo Silva prestigiou a festa
Fábio Mazeron Tubino Mestre em Memória Social e Documento pela Universidade do Rio de Janeiro/UNI-RIO (2000), pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho/UGF (1998), graduado em Comunicação Social – habilitação jornalismo pela Universidade Gama Filho – UGF (1996). Professor, Escritor, Jornalista e Roteirista de Teatro, Rádio e TV. Experiência na área de Comunicação, Cultura e História com ênfase em Jornalismo, História do Rádio e da TV e Jornalismo Esportivo.
DIA 11 - DIA DA ESCOLA DE SAMBA - Comemora-se a fundação do bloco de Carnaval Ouro sobre Azul criado por Paulo da Portela. Depois passou a ser chamar Conjunto Carnalesco Oswaldo Cruz. Em 1930 a agremiação foi rebatizada como Vai como Pode, devido aos inúmeros problemas que enfrentou para desfilar naquele ano. Em 1935 foi escolhido o nome definitivo como Portela. Estes acontecimentos fizeram da data uma homenagem as Escolas de Samba.
DIA 19 - DIA DO ÍNDIO - A data tornou-se oficial em todo continente americano. No Brasil foi oficializado em 1943. Os índios fazem parte da história do país e ainda permanecem em suas tribos localizadas em diversas regiões brasileiras.
DIA 21 - DIA DE TIRADENTES - Joaquim José da Silva Xavier, trabalhava como dentista e recebeu o apelido de Tiradentes. Ele se tornou mártir da chamada Inconfidência Mineira, um movimento defensor da República no Brasil, que acabou sufocado pelas autoridades portuguesas. Tiradentes foi o único condenado à forca.
DIA 22 - DESCOBRIMENTO DO BRASIL - Marca a data em que a esquadra de Pedro Alvares Cabral ancorou em frente ao Monte Pascal. O descobrimento oficial em 1500 está registrado na carta de Pero Vaz de Caminha.
O Santo Guerreiro
DIA 23 - DIA DE SÃO JORGE - São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros e do Clube Corinthians no Brasil. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões.
A TRAGÉDIA DA DENGUE NO RIO - A dengue assusta os moradores do Rio de Janeiro. Um surto provocou movimentação em diversos hospitais da cidade e do Estado. Profissionais foram convocados para atender a demanda de pacientes. O RJ passou a exportar pacientes para cidades vizinhas. Mais uma vez, as esferas governamentais passaram a ser acusar mutuamente, o que não justifica o descaso com o sistema de saúde e com a prevenção dos focos do mosquito transmissor. Os meios de comunicação passaram a realizar campanhas pela doação de sangue. Somente na cidade foram registrados em um mês mais de 80 óbitos.
UM DRAMA QUE COMOVEU O PAÍS - A noite do dia 29 registrou um drama que comove o mundo. O acontecimento foi em São Paulo, o assassinato da menina Isabella Oliveira. Os acusados até o presente momento são seu pai e sua madrasta. De acordo com a versão do pai, ele chegou ao edifício com a segunda mulher, seus dois filhos e Isabella, que passava o final de semana com o casal. Como as crianças dormiam, levou Isabella no colo para um dos quartos e desceu para buscar a mulher e as duas crianças na garagem. Quando voltou com o resto da família, encontrou as luzes acessas, a rede de proteção da janela do quarto ao lado rasgada e viu Isabella jogada no jardim. Legistas do IML, apontaram indícios de asfixia na menina, manchas no coração e nos pulmões e supostas marcas de dedos em sua nuca. Após prisão decretada, o casal afirma inocência. Este caso provocou grande espaço na mídia do País. Lamentavelmente, ainda indefinido, mas com enormes evidências.
O PANELAÇO NA ARGENTINA - O Panelaço agitou a Argentina, na cidade de Buenos Aires e teve como protagonistas os opositores da presidente Cristina Kirchner, cansados da inflação descontrolada. Cristina foi contra a paralização no campo, que protesta contra o aumento de taxas sobre as exportações de grãos e carnes.
DEIXARAM ESTA VIDA
HAROLDO DE ANDRADE - Um dos maiores comunicadores do rádio brasileiro. Foi líder de audiência com seu programa na Rádio Globo do Rio de Janeiro. Administrava sua própria emissora, a Rádio Haroldo de Andrade. Dia 1º aos 73 anos.
LOURIVAL DE SOUZA SERRA (MESTRE LOURO) - Comandou a bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro por mais de 30 anos. Também atuou na Caprichosos de Pilares e atualmente estava à frente da bateria da Unidos do Porto da Pedra. Dia 14, aos 58 anos.
JEAN-MARIE BALESTRE - Jornalista francês que atuou como dirigente do Automobilismo desde 1950, quando criou a Federação Francesa da categoria. Em 1978, fundou a Federação Internacional de Esporte Automobilístico. Dia 27, aos 86 anos.
DITH PRAN - Jornalista e fotógrafo americano. Atuou no jornal New York Times. Sua vida foi tema do filme Os Gritos do Silêncio. Dia 30 aos 65 anos.
JULES DASSIN - Considerado um mestre do film noir americano. Foi o diretor de clássicos como Força Bruta e a Cidade Nua. Com o filme Rififi ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1955. Dia 31 aos 96 anos.
Scott Dixon venceu 1ª Etapa da Indy
CAMPEONATO MUNDIAL DE FÓRMULA INDY - Tony Kanaan liderava com folga o GP de Miami, primeira etapa da Fórmula Indy, mas quando restavam apenas sete voltas para o final, o venezuelano Ernesto Viso, retardatário, rodou na frente do brasileiro, que não teve o que fazer para evitar o choque, causando a quebra do braço da suspensão da roda dianteira direita do carro número 11.Foi acionada a bandeira amarela, e Kanaan insistiu na raça, com a roda toda comprometida, permanecendo atrás do Safety Car até a volta 198 das 200 no total. A torcida era para que a prova fosse encerrada sem ser agitado o pano verde. No entanto, o brasileiro foi obrigado a abandonar a prova logo após a relargada ter sido autorizada a duas voltas do final. Mesmo assim, Kanaan finalizou na oitava colocação. A vitória caiu no colo do neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi.
CAMPEONATO MUNDIAL DE MOTO GP – O piloto australiano Casey Stoner venceu a primeira etapa realizada no Qatar com o tempo de 42m36s587. Ele é o atual campeão mundial. Na segunda prova disputada na Espanha dia 30 a vitória foi do espanhol Dani Pedrosa.
CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA - Ricardo e Emanuel conquistaram mais um título na temporada. A dupla venceu Paulo Emílio e Moisés por 2 sets a 0 (parciais de 18-13 e 20-18)na etapa de Foz do Iguaçu – PR. Entre as meninas a vitória novamente foi da dupla Juliana e Larissa.
CIRCUITO MUNDIAL DE VÔLEI DE PRAIA - As brasileiras Juliana e Larissa confirmaram o favoritismo e conquistaram o título da primeira etapa da temporada do Circuito Mundial, que teve um pódio todo brasileiro entre as mulheres em Adelaide, na Austrália. Na final, as campeãs derrotaram Renata e Talita por 2 sets a 1. Este foi o 20º título da dupla neste evento. no masculino, os brasileiros Pedro Solberg e Harley também levaram o título da etapa da Austrália, ao vencerem os chineses Penggen Wu e Linyin Xu por 2 sets a 0.
COPA DO MUNDO DE TURFE – Foi realizado no Hipódromo de Nad Al Sheba em Dubai no dia 29 março a Copa do Mundo de Turfe. O cavalo Curlin dos Estados Unidos montado por R Albarado, deu um verdadeiro show de categoria ao vencer por 7 3/4 corpos. Marcou o tempo de 2´00"15, para os 2.000m pista de areia. Acompanhou de perto os ponteiros, para liquidar seus rivais, já na seta dos 300 metros finais. O brasileiro Glória de Campeão, figurou entre os ponteiros, mas esmoreceu na reta. Em segundo chegou o cavalo Asiatic Boy da Argentina com o jóquei J Murtagh e em terceiro ficou o americano A Gryder pilotando Well Armed.
COPA DO MUNDO DE TIRO ESPORTIVO - Medalhistas olímpicos e mundiais estiveram reunidos no Rio de Janeiro, de 22 a 28, para a disputa da etapa brasileira deste torneio no Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, no Complexo Esportivo de Deodoro. A competição oficial teve representantes de oito países do continente (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Suriname), mas pela primeira vez atletas de fora da América do Sul participaram como convidados. O brasileiro Julio Almeida foi um dos destaques da competição vencendo provas na pistola de ar 10m.
VERT JAM – Foi realizado o Vert Jam no Parque dos Patins na Lagoa Rodrigo de Freitas – RJ e mais uma vez Bob Burquist conseguiu vencer a disputa. Ele superou o pentacampeão mundial Sandro Dias.
Maurren Maggi
Campeonato Mundial de Atletismo
Ela ao lado de Fabiana Murer, entre as mulheres, conquistaram medalhas no evento dignificando o esporte brasileiro. As provas foram realizadas em Valência na Espanha. A edição 2008 registrou o recorde de 159 nações participantes. Maurren levou a Medalha de Prata na prova do Salto em Distância. Murer levou o bronze no salto com vara.
Alain Bernard
Campeonato Europeu de Natação
A prova mais importante da Natação, os 100m livre, tem um novo homem mais rápido. No dia 21, o nadador francês Alain Bernard durante as semifinais do evento, bateu o recorde mundial com 47s60. A competição foi realizada em Eindhoven na Holanda. Ele a partir deste feito causou um debate mundial sobre o novo maiô utilizado.
Parque Aquático Maria Lenk
Recebendo autógrafo especial de Maitê
MATURIDADE COMO ESCRITORA - A atriz Maitê Proença, considerada há muitos anos uma das mais belas mulheres brasileiras, relata casos e tragédias de sua vida. Desta vez, deixa de falar da “vida dos outros” para falar da sua. Pode se dizer que é uma biografia. Fiquei muito feliz pelo convite deste evento. Acho que a Maitê é uma das atrizes de destaque e agora começa encontrar sua maturidade como escritora.
A TIETAGEM DE MARIA - Uma das mais assediadas na festa de lançamento foi a filha Maria de Maitê. Durante toda a noite foi possível perceber o carinho entre as duas. Maria permaneceu no local até o final da festa e também não se importou em tirar muitas fotos.
UM DOS PRIMEIROS - O diretor de TV e Cinema Daniel Filho foi um dos primeiros a chegar na Livraria Argumento. Pouco antes da hora marcada, a fila já estava formada. Daniel fez questão de beijar e ter seu livro autografado. Ele disse que Maitê é uma profissional bastante querida e disciplinada.
AMIGOS DA TV - O autor Manoel Carlos e a atriz Beth Faria chegaram no meio da festa e imediatamente foram comprar o livro. Maneco ressaltou que Maitê faz parte de sua trajetória como autor de novelas. Vale destacar que ela interpretou uma de suas muitas Helenas, na novela Felicidade. Beth Faria foi elogiada pelo seu trabalho na novela Duas Caras, mas disse que a estrela da noite era Maitê.
DO VÍDEO SHOW PARA O LEBLON - A atriz e repórter do Vídeo Show Cissa Guimarães fez questão de abraçar e beijar todo mundo no lançamento, inclusive este jornalista. Ela disse que está muito feliz com este momento de sua carreira profissional. Sobre Maitê ela disse que é uma pessoa super bacana.
SEMPRE COM HUMOR - O ator Ney Latorraca sempre está bem humorado. Ele participou afetivamente do lançamento lendo trechos do livro e falando frases soltas sobre Maitê Proença. Este foi outro ator bastante assediado.
BOA LEITURA COM MUITAS RISADAS - Ney Latorraca fez questão de produzir um show a parte. As suas frases mais interessante foram: "Maitê é visionária, estorou o ibope da Manchete quando ninguém acreditava naquela emissora", "Posou para a Playboy na revista mais vendida da história", "Sou o capacho, o escravo da Maitê". Sem dúvida, Ney Latorraca mereceu os aplausos.
"Sou o capacho, o escravo da Maitê".
Ney Latorraca
UM PITANGA NA FESTA - O ator Antônio Pitanga disse que estava representando toda a família. Ele fez questão de conversar sobre cinema com os amigos, já que muitos cineastas estiveram presentes.
TRIO DA BAGUNÇA - O trio formado por Claudia Jimenez, Vitor Fasano e Beth Lago agitaram a fila de autógrafos. Jimenez e Fasano chegaram juntos e logo em seguida apareceu Beth que perguntou: "Posso ficar aqui com vocês?". Jimenez respondeu alto: "Depende da roupa, deixa eu ver". Lago, de preto, com uma capa chique respondeu: "Fala baixo". Claudia aumentou a voz: "Olha que é a última vez que fico aqui na fila para você". No momento em que os três chegaram na mesa de Maitê, Jimenez falou novamente alto: "Bota só um beijo que tá bom".
"Bota só um beijo que tá bom".
Claudia Jimenez
CHAPÉU DE FELTRO BEGE - Os atores Ney Latorraca e Mauro Mendonça também brincaram bastante. Ney perguntou no meio dos jornalistas que chapéu era este que Mauro estava usando. Mauro respondeu: "Sou chique, mineiro classudo e imponente, é de feltro".
REVELAÇÃO GLOBAL - O ator Thiago Mendonça que interpreta Bernardinho na novela Duas Caras também fez questão de prestigiar o lançamento de Maitê. Foi o encontro da nova geração com a atriz consagrada.
ESTRELAS DA TV E DO TEATRO - Marília Pera também esteve presente na festa. Fez questão absoluta de abraçar a companheira. Ela permaneceu no local bastante tempo. Marília está também brilhando no elenco de Duas Caras como Gioconda.
PERSONALIDADE DO RIO - A empresária Gisele Amaral estava muito emocionada. Ela disse que Maitê soube superar as adversidades como ela e pode ser considerada uma vitóriosa. Gisele sempre desenvolveu importantes projetos culturais na cidade.
SOCIALITE SEMPRE APARECE - A socialite Narcisa Tamboridegui sempre prestigia as festas dos artistas. Desta vez não foi diferente. Fez questão de procurar os repórteres para prestar seu depoimento sobre Maitê Proença.
A TURMA DA TELONA - Muitos profissionais do cinema estiveram presentes no lançamento. Entre estes Domingos de Oliveira e Paulo Thiago. Paulo disse que Maitê também é uma bela atriz de cinema. Ele foi o roterista e diretor de filmes nacionais de grande bilheteria como a Policarpo Quaresma.
O PROFESSOR DA NOTÍCIA COMENTA
ATRIZ DE CORAGEM - No livro, Maitê Proença escreve sobre assuntos que durante 27 anos jamais tocou, são temas inclusive dramáticos de sua vida. Pelo que conversei com Maitê, ela garante que sua vida agora pode ser escancarada publicamente. Sem dúvida, que o livro desperta a atenção em função dos temas polêmicos destacados. Esta obra comprova que além de seu trabalho artístico, Maitê é um ser humano que enfrentou inúmeras provações nesta vida.