sexta-feira, 16 de novembro de 2007

15.11.2007



José Silvério, Cassiano Carvalho, Waldir Luís, Rodolfo Motta e eu

no Livre na Bola





MÍDIA




A ESTRÉIA NO LIVRE NA BOLA – Ontem fiz minha estréia na apresentação do Programa Livre na Bola pela Rádio Livre 1440 AM. Este é um programa esportivo diferente, com informação e bastante opinião. A novidade é a participação de um repórter apresentando as notícias, principalmente dos clubes do Rio de Janeiro e na seqüência acontece a opinião de vários analistas. Neste primeiro com minha participação os comentaristas presentes foram José Silvério, Waldir Luís e Rodolfo Motta. Valeu!!!




DATAS & FATOS




O MARECHAL PROCLAMOU A REPÚBLICA – Após a criação de vários partidos republicanos no Brasil a partir de 1870, a República foi Proclamada nesta data no Rio de Janeiro pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em uma revolta militar com a presença de aproximadamente 600 soldados em 1889. O marechal determinou que as tropas se apresentassem. Na realidade, o novo regime de governo foi proclamado em sua casa com a presença dos republicanos Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva e Aristides Lobo. Dom Pedro II e a Família Real foram convidados a deixar o País.




GLÓRIA E ORGULHO DE TODA UMA NAÇÃO – Hoje é o aniversário de fundação do Clube de Regatas do Flamengo, que completa 112 anos. Nos últimos anos do século XIX, a paixão esportiva no Rio de Janeiro era as regatas de remo que eram realizadas na Enseada de Botafogo. Em 1894 foi fundado o Clube de Regata Botafogo cujo remadores eram procurados principalmente pelas mulheres da sociedade. Isto causou um grande mal estar entre os homens do bairro vizinho, o do Flamengo, que se sentiam preteridos. Em 1895, estes homens resolveram fundar o Clube de Regatas do Flamengo. As disputas no Remo passaram neste período a ter muita rivalidade, principalmente quando em 1898, também foi criado o Clube de Regatas Vasco da Gama. No início do século XX, o Futebol passou a ganhar popularidade no País. O Flamengo aderiu esta nova paixão em 1911, quando jogadores do Fluminense resolveram sair do clube e criar o setor de Futebol do Flamengo, então aderindo as cores preto, vermelho e branco, eram as cores cobra coral. Como houve relutância dos remadores, contrários à adesão ao Futebol, os atletas da nova modalidade não tiveram permissão para utilizar o uniforme com estas cores. O Futebol Flamenguista passou a usar uma camisa que recebeu o nome de papagaio de vintém. Depois de algum tempo vieram os uniformes em preto e vermelho para todas as modalidades do clube. O Flamengo tem sem dúvida, muito mais torcedores do que muitos Países tem de população, por isso representa em todas as pesquisas a maior massa do Brasil. É uma potência de esportes, formando ao longo de sua história muitos atletas e, no Futebol é o único carioca Campeão Mundial de Clubes e cinco vezes Campeão Brasileiro. Parabéns ao Flamengo, por resistir tantos anos com democracia e conquistas esportivas.




FALANDO DE ESPORTES




FUTEBOL – Debaixo de um temporal, o Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0 e encostou no Flamengo na briga por uma vaga na Libertadores da América. Na realidade o goleiro Fernando Henrique do Flu foi o destaque da partida. Quem disse que o time carioca iria fazer corpo mole, queimou a língua já que a equipe no segundo tempo se adaptou ao péssimo gramado e até merecia empatar.




O Urawa Reds tornou-se o primeiro clube japonês a ser Campeão Asiático, ao derrotar por 2 a 0 o Sepaham. Com esta vitória, a equipe em que atua o brasileiro Washington, garantiu vaga no Mundial de Clubes.




O América do México é finalista da Copa Sul Americana. O time derrotou por 2 a 0 o Millonarios da Colômbia. A decisão será contra River Plate ou Arsenal.




NATAÇÃO – Na última prova do Brasil na etapa de Estocolmo da Copa do Mundo, o brasileiro Thiago Pereira conquistou sua 3ª Medalha de Ouro, agora nos 200 metros medley com o tempo de 1min55s8, um novo recorde Sul Americano. Entre as mulheres, Fabíola Molina também faturou o ouro nos 100 metros costa com o tempo de 1min00s70.




O PROFESSOR DA NOTÍCIA COMENTA




A BUSCA DE UM FUTURO PROMISSOR – Hoje é o aniversário do Flamengo e vejo que surgem as notícias do Programa Revitalização da Gávea com seus quatro projetos: Centro de Excelência de Remo, Expansão da Sede, Novas Instalações para os Esportes Olímpicos e, Estádio do Clube, em fase de adequação à decisão do Governo do Estado. É importante que um clube que tem uma torcida imensa e é popular passe a investir na modernidade. Em outras épocas, o Flamengo além de formar atletas, dominava a base das Seleções Olímpicas de várias modalidades. Esta realidade deixou de acontecer e o clube fica sempre restrito a alguns esportes tradicionais. No Futebol, sempre teve presente nas principais disputas, mas apesar do Maracanã, nunca desenvolveu um projeto de Estádio. Não acredito que seja uma boa construí-lo naquela região, onde está abrigado o próprio Flamengo. Ser concessionário do Maracanã, pode ser uma solução, mas o Estádio não é um patrimônio rubro negro.









Nenhum comentário: