segunda-feira, 24 de setembro de 2007

25.09.2007




Edgard Roquette Pinto - Pioneiro do Rádio no Brasil




DATAS & FATOS



CAIXINHA DE EMOÇÕES - Hoje o Brasil festeja o Dia do Rádio. A data comemora o nascimento do Professor Edgard Roquette Pinto. Ele foi responsável pela criação da 1ª Estação do Brasil, A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Roquette Pinto na oportunidade ficou interessado pelas demonstrações promovidas pelas indústrias norte-americanas e formou um grupo de intelectuais da Academia Brasileira de Ciências, que tinha como Presidente Henrique Morize, também um dos PIONEIROS. O grupo conseguiu do Governo Brasileiro o empréstimo dos transmissores instalados na Praia Vermelha e desta forma começaram a primeiras transmissões. Apesar do empenho dos PIONEIROS, nos seus primeiros meses de funcionamento a Rádio Sociedade, operou sem uma programação definida. Depois de sete meses, começou a ser estruturada com a apresentação de programas. O Slogan da emissora passou a ser: " Trabalhar pela Cultura dos que vivem em nossa Terra e pelo Progresso do Brasil ". Este foi o período que se acreditava na mobilização cultural e o Rádio como Meio de Comunicação passou a contribuir com este processo. Depois com a criação de novas estações, veio o Período do Rádio Espetáculo (Décadas de 40, 50 e 60) e o Período do Rádio Informação e Prestação de Serviços (De final da década de 60 até hoje).



Apresento alguns fatos marcantes da História do Rádio no Brasil:



- De 1923 até o início da década de 30, surgiram emissoras em diversos estados brasileiros.

- Em 1931 foi fundada a Rádio Record de São Paulo. César Ladeira tornou-se conhecido como a Voz da Revolução
Constitucionalista.

- A Publicidade foi regulamentada em 1932.

- Em 1933, a Rádio Mayrink Veiga do RJ se destacava com apresentação de cantores da época como Carmem Miranda, Carlos Galhardo, Almirante e Orlando Silva.

- Na década de 30 a maior novidade foi o Programa Cassé, na Rádio Philips, apresentado por Adhemar Case. Um dos atrativos é a valorização da Publicidade. Nele surge o primeiro Jingle do Brasil, criado pelo compositor e desenhista Gabriel Nássara para a Padaria Bragança.

- Em 1936 entrou no ar a Rádio Nacional do RJ, que durante décadas foi a maior emissora da América Latina.

- O Concurso Rainha do Rádio passou a existir, quando representante das emissoras do RJ escolheram a Cantora Linda Batista durante um Baile Pré-Carnavalesco. O Concurso aconteceu por muitos anos.

- Borelli Filho passou a dirigir a Revista do Rádio, principal publicação especializada da época. A disputa pela preferência do público mobilizava os comunicadores e produtores. A maior disputa promocional foi entre Marlene (Favorita da Aeronáutica) e Emilinha Borba (Favorita da Marinha).

- O Jornalista e Empresário Assis Chateaubriand idealizou a Rádio Tupi nos Anos 30. No Império de Chatô, mais de 22 (vinte duas) emissoras passaram a ser transmitidas em todo o País.

- Programas de Auditório como de César de Alencar, Humorísticos e Radionovelas marcaram o Rádio Espetáculo a partir da década de 1940.

- O Programa Um Milhão de Melodias mereceu atenção especial em função de iniciar processo de americanização. Transmitido pela Rádio Nacional seguia um modelo apresentado nos Estados Unidos com a presença do Maestro Radamés Gnatalli e da Orquestra Brasileira. O repertório executado dividia-se em músicas nacionais e estrangeiras.

- Nos Anos 50 o sucesso das Radionovelas mobilizava o País. O Direito de Nascer estendeu-se por 260 (duzentos e sessenta) capítulos.

- O Radiojornalismo cresceu em importância durante a Segunda Guerra Mundial. O Repórter Esso foi o noticiário de maior importância e o mais famoso locutor foi Heron Domingues.

- A Emissora Continental do Rio de Janeiro passou a desenvolver a cobertura do Radiojornalismo Moderno. Carlos Pallut introduziu a Reportagem no Rádio, acompanhando os fatos diretamente do local que acontecia. A emissora inovou com a cobertura de todas as modalidades esportivas e do Carnaval Carioca, principalmente nos Anos 50 e 60. Com a Continental o Período do Rádio Informação e Prestação de Serviços passaram a ganhar dimensão.

- A Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna-se pioneira na década de 50. Foi à primeira emissora sem fins comerciais, funcionando ao vivo numa instituição de ensino superior. Nos Anos 90 passou a transmitir em AM estério.

- A Rádio Bandeirantes de São Paulo em 1954 lançou o Sistema Intensivo de Noticiário. A cada quinze minutos de programação, um era dedicado à transmissão de informações.

- Na década de 1960, a Rádio Jovem Pan de São Paulo é pioneira na transmissão de um informativo em Rede para diversos Estados do País com seu Jornal de Integração Nacional.

- A Rádio Jornal do Brasil, primeira a integrar um complexo jornalístico, montou uma estrutura de redação para apresentar os jornais falados. Nos Anos 70, este modelo seria resumido nos
slogan Rádio JB - Música e Informação.

- No dia 02 de Dezembro de 1970, Os Diários e Emissoras Associadas inauguraram em São Paulo a Rádio Difusora FM, a primeira do País a transmitir em FM - Freqüência Modulada.

- A primeira FM no Rio de Janeiro foi a Rádio Imprensa idealizada pela empresária Anna Khorry.

- A História das emissoras FM passou a ter impulso em 1977 quando entrou no ar a Rádio Cidade FM no Rio de Janeiro, ligada ao Grupo Jornal do Brasil. O objetivo passou a ser o jovem e uma programação inspirada nos modelos norte-americanos. Neste período destacava-se o comunicador Fernando Mansur. Em pouco tempo, obtêm a liderança na audiência e outras passaram a desenvolver o mesmo formato.

- Nos anos 70 e 80 o Sistema Globo de Rádio passou a liderar a audiência no Rio de Janeiro. A Rádio Globo RJ começa a desenvolver uma Programação Popular com comunicadores de sucesso como Haroldo de Andrade, Adelzon Alves, Edmo Zarife, Antonio Carlos, Luiz de França e outros... No Esporte Waldir Amaral e Jorge Curi e depois José Carlos Araújo sempre comandaram as transmissões com inovações e valorizando a Publicidade. Em São Paulo este trabalho foi desenvolvido pelo Locutor Osmar Santos.

- A principal concorrente no Rio de Janeiro da Globo sempre foi a Super Rádio Tupi que teve o Programa da Jornalista Cidinha Campos e o Radiojornalístico policial Patrulha da Cidade, no ar até os dias de hoje.

- Na década de 1990 entra no ar a Rádio CBN-Central Brasileira de Notícias, uma cadeia de emissoras voltadas à cobertura jornalística 24 horas por dia com o slogan A Radio que Toca Notícias.

- Na Virada do Milênio, surge a BANDNEWS FM com o slogan A Cada 20 Minutos Tudo Pode Mudar. A emissora do Grupo Bandeirantes passou a apresentar uma programação jornalística em Rede no FM. Sua estréia aconteceu no dia 20 de Março
de 2005 (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre), no dia 08 de Agosto de 2005 (Salvador), no dia 02 de Janeiro de 2006 (Curitiba) e em 19 de Junho de 2006 em Brasília.

- Em 2006, o empresário Miguel Nasseh traz de volta a Programação diária da Rádio Manchete do Rio de Janeiro. Em menos de um ano no ar a emissora conquista o público carioca e torna-se uma das mais novas emissoras de destaque investindo na aquisição de vários comunicadores de sucesso para sua programação.



O Rádio é o Meio de Comunicação de Maior Alcance



Parabéns a todos os companheiros que trabalham no meio como eu pelo

Dia do Rádio!!!











Nenhum comentário: