quinta-feira, 6 de setembro de 2007

07.09.2007


Bandeira Brasileira

DATAS & FATOS
MOMENTO HISTÓRICO - Celebramos hoje a Independência do Brasil, um momento histórico que marcou a emancipação política do País, ou seja o final dos laços coloniais mantidos com Portugal. A Independência proclamada por D. Pedro I aconteceu às margens do Rio Ipiranga em São Paulo e foi uma reação do imperador aos Novos decretos da Corte Portuguesa que anulou as medidas administrativas que davam certa autonomia ao Brasil. D. Pedro I foi primeiro imperador do Brasil. Durante seu governo ocorreram várias crises políticas. Ele passou o bastão para seu filho D. Pedro II, que tinha na oportunidade 5 (cinco) anos de idade. Ao voltar para Portugal D. Pedro I lutou durante três anos contra seu irmão D. Miguel, com o objetivo de reconduzir sua filha mais velha, D. Maria da Glória, de volta ao trono português. A História do Império português no Brasil é muito interessante e apresenta inúmeros fatos e personagens.


PRIMEIRA TRANSMISSÃO - Hoje também comemoramos a primeira transmissão por meio de auto-falantes. Após a Primeira Guerra Mundial, as grandes indústrias eletro-eletrônicas norte-americanas passaram a buscar novos mercados, principalmente para garantir lucro, e o Brasil passou a ser um destes. A Repartição Geral dos Telégrafos pediu em 1922 que a Westinghouse, uma empresa dos Estados Unidos promovesse a primeira demonstração pública sonora, durante a Exposição Internacional do Rio de Janeiro, que comemorava o Centenário da Independência. O então Presidente da República do Brasil Epitácio Pessoa realizou a abertura do evento no alto do Corcovado, onde diversos auto-falantes foram instalados. Os sons das emissões foram captados em diversos pontos do Rio de Janeiro, então Capital Federal, onde outros auto-falantes também foram colocados. O público pode ouvir o discurso Presidencial como a execução da Ópera O Guarani, regida pelo maestro Carlos Gomes no Theatro Municipal. A demonstração promovida, acabou despertando o interesse dos pioneiros do Rádio no Brasil, que futuramente teriam a oportunidade de realizar uma transmissão pública radiofônica.


PAPO RÁPIDO
CANDIDATURA NA UNESCO -Um grupo de Historiadores realizou importante estudo para à apresentação para Unesco da candidatura da paisagem cultural do Rio de Janeiro como Patrimônio da Humanidade. De acordo com o conceito da Unesco, que integra a paisagem aos prédios e a história da cidade, eles definiram a área que vai do Mosteiro de São Bento ao Pão de Açúcar, como a de maior relevância cultural. Sem dúvida nossa cidade merece.


CASAS CASADAS - As Casas casadas de Laranjeiras finalmente está abrindo para o público. No seu anexo, já está funcionando uma livraria, uma cafeteria e um palco para shows. O local tem o nome de Espaço Rio Carioca. Quem está na direção é Daniel Leite que pretende também explorar os dois cinemas do local, ainda sem uma data para a inauguração. A Prefeitura do Rio de Janeiro precisa explicar por que depois de restaurada, As Casas Casadas ficaram por 4 (quatro) anos fechadas.


Nenhum comentário: