sábado, 4 de outubro de 2008

ALEGRIA DO POVO

Ele foi uma unanimidade, o maior ponta direita de todos os tempos do Futebol Mundial. Seu jeito irreverente de jogar transformou os domingos pelos estádios. Era chamado de Alegria do Povo e pode-se se dizer que o Futebol tem duas fases: Antes e depois de Mané Garrincha. O nome Garrincha veio de um passarinho que ele gostava de caçar em seus tempos de criança. Certa vez, antes de uma partida internacional, um repórter lhe perguntou: "Quem é o lateral que vai te marcar"? Ele respondeu: "Escreve aí, é um tal de João". A partir daquele dia, todos passaram a ser identificados como João.

Garrincha era operário da América Fabril e jogava no Esporte Clube Pau Grande em 1952. Suas pernas tortas fizeram com que fosse rejeitado em diversos clubes, mas ficou no Botafogo, onde se projetou. Pela Seleção Brasileira conquistou o Bi-Campeonato Mundial em 1958 e 1962.

Garrincha sempre conhecido como Alegria do Povo

Garrincha e Pelé são os Melhores do Mundo
INAUGURAÇÃO DOS
PÉS
DE
GARRINCHA
NA
CALÇADA DA FAMA
DO
MARACANÃ




No ataque, Garrincha, Pelé e Romário. Se o encontro dos três craques brasileiros com a mesma camisa em um gramado não é possível, os três agora estão juntos no Maracanã, o palco do Futebol Mundial. Na Calçada da Fama do estádio foi inaugurada uma placa com os pés de Garrincha. A peça foi colocada em local nobre, próxima das marcas do Rei e do Baixinho. Esta placa foi doada à administração do estádio pela família do joalheiro Caio Mourão, torcedor do Botafogo que obteve a peça em 1992, após o fechamento do restaurante Pizzaiolo. Garrincha colocou seus pés em um quadrado de cimento em 1969, e a peça ficou exposta no local, ponto de encontro de artistas e boêmios em Ipanema,Zona Sul do Rio de Janeiro nas décadas de 60 e 70. Após o fechamento do restaurante, ficou guardada no ateliê do joalheiro. No ano em que o título mundial na Suécia completou 50 anos, o jornalista Diogo Mourão, filho de Caio, fez a doação para o Maraca.



Desde 2000, Garrincha fazia parte da Calçada da Fama. Mas apenas com o seu nome, assim como outros jogadores que deixaram esta vida antes da inauguração do local, como Ademir de Menezes. Familiares e companheiros de Garrincha compareceram à cerimônia de inauguração e elogiaram a iniciativa como Amarildo, Altair, Jair Marinho, Brito, Jairzinho e Roberto Miranda, Pinheiro e outros.
"No Botafogo, procurava ficar perto dele. Era um prazer vê-lo em campo"
Jairzinho
em entrevista a Manchete Esportiva 1ª Edição



Ao lado de Rosangela Santos filha de Garrincha




Os mágicos Pés de Garrincha agora no Maracanã



A emoção dos familiares de Garrincha




Com o Jornalista Diogo Mourão




Família Mourão feliz com a doação




O Jornalista Sérgio Cabral representou o Governador




O ex-craque Pinheiro e este Jornalista




Ao lado do ex-jogador Amarildo




Com Adílio, craque do Flamengo na década de 80













Nenhum comentário: