sábado, 13 de setembro de 2008


VIVA

O

CINEMA

NACIONAL






Vitória Frate e Thiago Martins protagonizaram Era uma Vez




Interessantes e criativos. Desta forma podemos avaliar os filmes brasileiros que estão em cartaz. De Breno Silveira, Era Uma Vez destaca a história de amor entre dois jovens que vivem realidades bem distintas. Ele mora na favela do Cantagalo e ela na Vieira Souto na orla de Ipanema. Além de mostrar esta relação, o filme entra no mundo da favela, da disputa de rivalidades, do controle pelo tráfico e pela sobrevivência. O longa realmente apresenta o que acontece nos contrastes da Cidade Maravilhosa, inclusive dos arrastões que existem nas praias, motivo que originou a prisão de um dos personagens e que modificou o contexto da história. Também podemos ver que ocorrem as festinhas regadas de álcool e drogas para facilitar negócios. Esta e sem dúvida uma realidade. O final da história é chocante e comprova que nenhum amor resiste as diferenças sociais. Vale destacar a bela interpretação do trio Thiago Martins, Vitória Frate e Rocco Pitanga.



O Futebol está presente no Linha de Passe
O Filme Linha de Passe de Walter Salles e Daniela Thomas é outro que vale conferir. O roteiro é desenvolvido na periferia de São Paulo com quatro irmãos, todos filhos de pais diferentes, criados pela mãe. Cada um tem sua história. Um deles sonha em ser jogador de Futebol e encontra as dificuldades das peneiras e da eliminação por idade. O menor sonha em conhecer o pai e tem uma verdadeira adoração por ônibus. Tem o evangélico completamente fanático e o motoboy, pai de um filho e que busca um caminho errado para a sobrevivência. Linha de Passe apresenta com uma bela fotografia a busca por uma identidade brasileira com ótimo roteiro e excelentes interpretações. No elenco, João Beldasserini, Vinícius de Oliveira (o mesmo de Central do Brasil), José Geraldo Rodrigues, Kaíque Santos e a magnífica Sandra Corveloni, que faz uma empregada doméstica e fanática torcedora do Corinthians, esperando o quinto filho. Ela foi a vencedora do Festival de Cannes. O final é um ponto de interrogação de todos os personagens, mas faz parte da intenção real do roteiro.


Carlos Vereza dá show como Bezerra de Menezes
Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito de Glauber Filho e Joe Pimentel apresenta a trajetóra de Bezerra de Menezes, conhecido como médico dos pobres. Ele foi um propagador da doutrina espírita no Brasil no século XIX. O filme aborda os valores familiares e a dificuldade de explicar o sentido de ser um praticante espírita no meio de católicos tradicionais, no caso a própria família de Bezerra de Menezes. A importância da caridade e a postura ética são singelamente destacados no decorrer do longa. O ator Carlos Vereza dá um show interpretando Bezerra de Menezes. Também participam Ana Rosa, Lúcio Mauro, Caio Blat entre outros.




Os desafinados buscaram sucesso nos EUA
Os Desafinados de Walter Lima Jr. destaca cinco amigos que formam na década de 1960 uma banda Rio Bossa Cinco. Eles buscam o sucesso e sonham em se apresentar no Carnegie Hall. Eles embarcam para Manhattam e lá, encontram uma brasileira que se junta ao grupo. O filme utiliza o tempo inteiro para nos apresentar os protagonistas e a rotina que eles estão deixando para trás ao embarcar para os EUA. Os Desafinados destaca além do movimento musical Bossa Nova o momento político no Brasil e na Argentina, tempo este de repressão em função das ditaduras. Este é um filme divertido, musical e pontuado pelas atuações dos artistas. O ator Rodrigo Santoro está sensacional. No elenco estão Alessandra Negrini, Cláudia Abreu, Selton Mello, Ângelo Paes Leme, Jair de Oliveira, André Moraes, Antônio Pedro, Michel Bercovitch, Renato Borghi, Vanessa Gerbelli, Kevin Gall, Daniel Lentini, Haythem Noor, e Teddy Sears.





Nenhum comentário: