segunda-feira, 10 de março de 2008

MARÇO 2008





CALENDÁRIO



DIA 01 - FUNDAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - O Rio de Janeiro completa 443 anos. Foi fundado por Estácio de Sá em 1565. Hoje é considerada uma das mais belas cidade do mundo, conhecida como Cidade Maravilhosa.


O Cristo Redentor é uma das 7 maravilhas do mundo no RJ



DIA 01 - 50 ANOS DO MOVIMENTO MUSICAL BOSSA NOVA - A Bossa Nova tornou-se à partir da década de 1950 um dos movimentos da Música Popular Brasileira de prestígio, revelando e consagrando cantores e compositores.



DIA 05 - DIA DA MÚSICA CLÁSSICA - A data é comemorada em homenagem a Heitor Villa Lobos que nasceu neste dia. Ele recebeu sua primeira instrução musical aos seis anos, vinda do pai, que adaptou uma viola para que o filho pudesse estudar violoncelo. Foi um dos maiores maestros do Brasil.





Villa Lobos o gênio da maestria.



DIA 05 - DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO - A data homenageia as pessoas que colecionam selos. Foi instituida em 1969 durante um congresso organizado em São Paulo. Em 1829, Dom Pedro I assinou o decreto que reorganizou os correios no Brasil. Até então, o serviço seguia os regulamentos postais portugueses. Este documento permitiu a criação do primeiro selo brasileiro, que só foi emitido 14 anos depois em 1843.




DIA 07 - 200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL - Em 1806, com a declaração do Bloqueio Continental por Napoleão Bonaparte, Portugal se viu diante de um dilema insolúvel. O decreto exigia que as nações européias deixassem de comerciar com a Inglaterra, fechando seus portos aos navios ingleses. Com isso Napoleão pretendia quebrar o poderio econômico de seu principal inimigo e exercer total domínio sobre a Europa. A comitiva real desembarcou no Rio de Janeiro nesta data no cais do Largo do Paço, na atual Praça XV. A Família Portuguesa contribuiu com muita coisa, entre estas o progresso e a independência.


Dom João VI desembarcou no Brasil




DIA 08 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. A ideia da existência de um dia internacional foi inicialmente proposta durante o processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos, no ano de 1857 na cidade de Nova Iorque. Na Rússia, as comemorações serviram para a Revolução Russe de 1917. No Ocidente este dia foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas oficializou o Dia Internacional da Mulher.




Hebe Camargo foi a mulher pioneira da TV no Brasil




DIA 10 - DIA DO TELEFONE - A data comemora Alexander Graham Bell, um escocês naturalizado americano que inventou o aparelho telefônico em 1876. Hoje os telefones são modernos, móveis e possibilitam a comunicação imediata.


O telefone foi criado por Graham Bell




DIAS 20, 21, 22 E 23 - SEMANA SANTA - Para a religião Judaica, a data recebe o nome de Pessach (passagem) e marca o dia em que, liderados por Moisés, os judeus conseguiram atravessar o Mar Vermelho, em busca da terra prometida. Para os cristãos, é a comemoração da ressureição de Jesus. Acontece sempre depois da primeira lua cheia do outono, no Hemisfério Sul. Jesus foi crucificado e sepultado numa sexta-feira, voltou a vida na madrugada do domingo. Várias tradições acontecem, entre estas a troca de chocolate no domingo de Páscoa.




Os ovos de Páscoa são tradicionais nesta data



DIA 21 - DIA MUNDIAL DA FLORESTA - A data foi estabelecida em 1972, pela Confederação Européia de Agricultores, com a proposta de sensibilizar as populações para importância das florestas e da manutenção da vida. Marca o início da primavera no Hemisfério Norte. A Floresta Amazônica no Brasil é considerada o Pulmão do Mundo.




A Floresta apresenta fonte minerais e animais



DIA 27 - DIA DO CIRCO - É um tributo ao palhaço brasileiro Piolin, que no Circo Americano, apreendeu a fazer acrobacias, tocar violino e bandolim. No Brasil muitos palhaços fizeram história se apresentando nos circos, entre estes Arrelia, Toresmo e Carequinha.



Carequinha fez parte da infância de muita gente


DIA 27 - DIA MUNDIAL DO TEATRO - A data marca a inauguração do Teatro das Nações em Paris na França. A ONU enviou uma mensagem ressaltando a importância da arte teatral. O teatro sempre teve movimentos e artistas de grande prestígio e fama.





As máscaras representam a alegria e tristeza





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário: